domingo, 17 de maio de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 15 DE MAIO DE 2015

Descola ou não descola, voa ou não voa?‏

Descola ou não descola, voa ou não voa?

 
 
15-05-2015
 
 Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
publicidade
Publicidade
Expresso
NEWSLETTER
15 de Maio de 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
Descola ou não descola, voa ou não voa?
Antes de ir ao(s) tema(s) que inspiram o título da newsletter, chamo a atenção para a reportagem que o Micael Pereira foi fazer a Salvaterra de Magos, para explicar as circunstâncias do assassínio de um jovem de 14 anos, espancado até à morte com uma barra de ferro por outro, de 17A melhor amiga do suspeito, entretanto detido, conta tudo o que se terá passado nas horas que antecederam o crime.
E, no dia em que morreu B. B. King, Rui Veloso contou à Alexandra Carita a excitação que sentiu sempre que esteve com o rei do blues (fez seis concertos a meias com ele) e episódios como uma conversa, em português, do seu avô com o mago da guitarra.
Vamos agora ao título.
Não, o PS não descola – está a levantar muito, muito devagarinho. No mais recente inquérito da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, recolhe 38,1% das intenções de voto (mais 0,6% que no último barómetro), contra 33,6% para a coligação PSD/CDS (menos 1,1%). No artigo sobre a sondagem que publicamos no Expresso Diário, o Bernardo Ferrão e o Martim Silva fazem a análise deste e de outros resultados do inquérito de opinião, concluindo que faltam 13 deputados ao PS para conseguir a maioria.
O que voou, e muito, foi o valor das ações e obrigações nas bolsas da Europa. Foram 4,6 mil milhões de euros quevoaram em 15 dias na Europa, como explica a Elisabete Tavares, num artigo em que analisa o comportamento dos mercados desde o fim do mês passado
Para continuar com analogias aeronáuticas, lembramos que a troika levantou voo há um ano de Portugal. Num artigo do Expresso Diário de hoje, o João Silvestre e o Jorge Nascimento Rodrigues contam o que mudou desde então, depois de terem analisado os principais indicadores económicos e sociais.
Outro tema forte da edição de hoje do Expresso Diário é o que pensam os jovens sobre política. E, a este respeito, a juventude voa (muito) baixinho: estão cada vez mais afastados da política, a grande preocupação é conseguir um emprego estável. Mostra-o o resultado de um estudo encomendado por Cavaco Silva e apresentado hoje na Conferência Internacional sobre os Jovens. A Luísa Meireles esteve lá e conta-lhe tudo.
Na opinião, o Nicolau Santos discorre sobre a privatização da TAP (já agora fique a saber que já há três concorrentes confirmados e que o Governo vai anunciar tudo mais logo, por volta das 20h); o Daniel Oliveira diz que lhe apetecia lançar “Uma baforada para os pregadores da virtude”; o Henrique Raposo escreve sobre “Padres e maçons: nem pedófilos nem corruptos”; Henrique Monteiro fala sobre “Sondagens: a grande confusão” e José Gomes Ferreirapropõe uma campanha eleitoral ao contrário.
E pronto. Tenha um bom resto de dia e um excelente fim de semana, que o tempo vai estar de feição.
Na segunda-feira, logo pela manhãzinha, cá estará o Ricardo Costa, para lhe servir mais um Expresso Curto, para espevitar.
(Ah… não se esqueça: compre amanhã a edição impressa do Expresso, porque terminam hoje as duas semanas em que o Expresso Diário esteve aberto e vai precisar do código que está na capa da Revista E para o ler - sem custo - diariamente ao longo da próxima semana.)

Ler o Expresso Diário
13 é o número decisivo para António Costa
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS Socialistas aumentam vantagem para PSD e CDS mas maioria absoluta é quase impossível. Faltam 13 deputados ao PS
imagem
"Estou com um stress. Aparece no spot às oito. Não te atrases, por favor"
HOMICÍDIO Melhor amiga do suspeito de homicídio de Salvaterra, que já confessou o crime, revela as circunstâncias que antecederam a morte do adolescente de 14 anos
imagem
Jovens em 2015. Cada vez mais afastados da política e em busca de emprego seguro
UM ANO DEPOIS
O que mudou desde a saída da troika?
B. B. KING
Rui Veloso relembra os concertos em que tocou com o rei dos blues
MERCADOS FINANCEIROS
Europa perde 4,6 mil milhões de euros em 15 dias
imagem
BULLIYING
13 aos 18 anos. A altura de maior risco
PORTO
Um roteiro de sandes de chorar por mais
HOJE HÁ POESIA
Maria do Rosário Pedreira, a editora que “nunca soube fazer outra coisa que não ler e escrever”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue