quinta-feira, 5 de março de 2015

OBSERVADOR - 360º - 5 DE MARÇO DE 2015

360º‏

360º

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia
O primeiro-ministro israelita discursou perante o congresso norte-americano, pedindo aos senadores que não deem luz verde a qualquer acordo para suspender os programas nucleares do Irão, colocando este país ao nível do Estado Islâmico. O discurso foi muito aplaudido pelos republicanos, mas estevelonge de convencer os democratas. Dito isto, criou mais um problema a Barack Obama.

Enquanto isso, dois campos petrolíferos no centro da Líbia foram ocupados nesta terça-feira por islamitas radicais. A Líbia é palco desde há várias semanas de uma série de ataques reivindicados pelo grupo Estado Islâmico. 

O inquérito do Ministério da Justiça dos EUA à morte de um jovem negro em Ferguson, por um agente policial, indica que a polícia da cidade é culpada de violações regulares dos direitos constitucionais dos cidadãos - sobretudo por racismo. O caso aconteceu em agosto de 2014 e levantou enormes protestos em várias cidades do país.  

Pela primeira vez em quatro anos, a Apple conseguiu bater a Samsung na venda de smartphones, devendo os resultados ao novo iPhone6. A diferença no último trimestre do ano foi curta, mas a tendência de subida é surpreendente.
Informação relevante

Voltamos ao caso Sócrates: Joaquim Barroca, um dos donos do grupo Lena, terá sido o autor das transferências feitas para ascontas suíças de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, também ele preso preventivamente na Operação Marquês. O DN diz que os movimentos financeiros ocorreram entre 2007 e 2009, tendo sido identificados nos dados bancários fornecidos pelas autoridades suíças.
Também esta manhã, o jornal i acrescenta que os investigadores estão a recolher informações a partir de outros inquéritos abertos, relativos a contratos adjudicados ao grupo Lena. Entre estes, encontram-se os inquéritos às Parcerias Público-Privadas Rodoviárias e à Parque Escolar. Aqui tem uma síntese das duas notícias, que podem ser consultadas aqui e aqui.

Pedro Passos Coelho deve "pedir desculpa aos portugueses"disse ontem à noite Pedro Santana Lopes, na sequência da dívida só agora paga à Segurança Social. Santana aproveitou para deixar uma farpa a Marcelo Rebelo de Sousa, que no domingo criticou fortemente o primeiro-ministro:"Descarregou a bílis toda para ver se despacha Passos Coelho e a questão presidencial”.
Quanto a Passos, garantiu ontem nunca ter "usado o cargo para enriquecer" (numa alusão implícita a José Sócrates), admitindo não ter sido sempre "um cidadão exemplar" - um discurso interpretado pelo Público como antecipando problemas também no "cadastro fiscal". A oposição (PS e PCP) quer enviar hoje, através do Parlamento, uma série de 18 perguntas ao primeiro-ministro, para que este apresente mais dados sobre a sua carreira contributiva.
Certo é que Passos Coelho é bastante criticado nas colunas de opinião desta manhã. Dois exemplos: Bruno Faria Lopes diz no Económico que o PM "perdeu a face"; enquanto Ana Sousa Dias, no DN, ironiza sobre "A transparência, essa questão pessoal" (link não disponível). Ao contrário, pode ler aqui no Observador aMaria João Avillez, sobre "a utilidade pública da descoberta" de Passos.

Na OPA ao BPI, é a proposta de Isabel dos Santos para uma fusão BPI/BCP que marca a atualidade. O DN entrevista o presidente da Santoro (de Isabel dos Santos), que mostra a ambição de "replicar na banca o sucesso obtido nas telecomunicações" - e faz um texto sobre o impasse na OPA, admitindo que esta possa cair.
Também o Económico parece otimista sobre esta operação: "Só falta o sim dos catalães" - mas abre o cenário de uma subida do preço da OPA do Caixabank. Já os analistas ouvidos pelo Negóciosacreditam mais na OPA do que na fusão. Hoje, o conselho de administração do BPI vai analisar a proposta.
Ontem, a empresária angolana ouviu o presidente da EDP abrir caminho à discussão da sua proposta: "Tem de ser profundamente analisada", disse António Mexia na apresentação de resultados da empresa, onde admitiu contestar no próximo ano a taxa de energia criada pelo atual Governo.
(Sobre este tema, recomendo-lhe ainda um outro texto nosso, aqui em baixo nos Especiais).

Outras taxas, melhor dizendo, isenções delas, é o que se discute ainda na Câmara de Lisboa. Ontem o vice-presidente Manuel Salgado contestou como "falsas" as acusações de Helena Roseta(presidente da Assembleia Municipal) sobre o custo da isenção proposta ao Benfica: "Onde foi V. Exa. encontrar o valor de 4,6 milhões de euros?” A boa notícia para a Câmara de António Costa é que a cidade subiu dois lugares num ranking de cidades com melhor qualidade de vida face ao ano passado.

Não é só em Lisboa, mas no país todo: depois de sete anos em queda livre, os preços das casas voltaram a subir no ano passado“Apesar de poder ser extemporânea a afirmação de que o mercado está em plena recuperação, pode afirmar-se claramente que encontrou e consolidou uma trajetória de estabilização”diz um dos autores do índice.

Agora uma coincidência entre António Costa e Rui Moreira: diz o Diário Económico que o PS admite uma alteração ao financiamento dos municípios, entregando-lhes parte do IVArecolhido nos respetivos concelhos. Também ontem, o autarca do Porto reclamou uma mudança urgente na mesma lei, precisamente para dar mais autonomia às câmaras municipais (notícia do JN, sem link disponível).

No que respeita a políticas públicas, fique atento a dois temas: o estudo revelado pelo DN sobre segurança interna, onde um grupo de peritos defende um comando operacional único para as polícias (mas não uma fusão destas); e um estudo pedido pelo Ministério da Educação que defende várias alterações naeducação inclusiva - apesar da avaliação positiva que faz do sistema (notícia da Marlene Carriço, aqui no Observador).

Os nossos especiais

Uma fusão virtuosa? Isabel dos Santos deu seis argumentos para propor uma fusão entre BPI e BCP. O Edgar Caetano e a Ana Suspiro foram perceber em que são fundamentados e o que dizem sobre eles os especialistas. E deixam um alerta: "O caminho para a criação do maior banco português será um processo complexo, delicado, com várias frentes de negociação com supervisores nacionais e europeus, e moroso."

Quer ser milionário? Não é preciso ser bandido, garante o David Almas, que nos aconselha a não desesperar: "Se quer chegar ao milhão de euros, saiba quanto e como amealhar. Os melhores investimentos são as suas armas". Sim, ele explica-nos por B,A, BA como ainda pode chegar ao milhão de euros, começando por uma regras simples: deixar de lado 10% do rendimento líquido. 

Notícias surpreendentes
Chama-se DRD4-7R e é o gene responsável por determinar se alguém prefere a comodidade de casa ou ou uma boa e longa viagem. Sim, segundo a National Geographic isto explica-se mesmo pelos genes. E leva-nos a outras conclusões.
No campo dos estudos científicos que não vão mudar a vida de ninguém, atingiu-se agora um novo patamar de originalidade: foi calculado o número de lambidelas necessárias para atingir o centro do chupa-chupa. Quer saber quantas?

Sim, percebo: o chupa-chupa faz mal, não é? E se lhe disser que há quem tenha desenhado uma tabela periódica dos doces, para o ajudar a escolher quais pode comer e com quais terá de ter mais cuidado? Veja aqui (mas cuidado, é bastante tentador).

É um doce de história, mas noutro sentido: a Dolce & Gabbana fez um desfile de homenagem às mães e pôs as modelos a desfilar com bebés. Veja se não é uma delícia.

Esta manhã termino por aqui, cheio de coisas boas. O Observador está aqui com muitas outras, mas sobretudo com toda a informação importante do dia. Sem hora marcada, sempre que quiser estar a par do que se passa em Portugal e no mundo.

Um lembrete: Hoje, às 16h, é dia de a comissão de inquérito ouvir Henrique Granadeiro - audição que vamos acompanhar em direto.

Dia bom! Até já!
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador

===================

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue