Altice emite 6 mil milhões de dólares para financiar compra da PT Portugal
Jornal de Negócios
Um dia depois da PT SGPS ter aprovado a venda da PT Portugal à Altice, a companhia francesa arrancou com a operação de financiamento da compra da empresa portuguesa.
De acordo com a Bloomberg, que cita fontes conhecedoras da operação, a Altice pretende angariar 6 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros) em novo financiamento. A companhia francesa pretende emitir títulos de dívida a 10 e oito anos, em dólares e em euros, e contrair um empréstimo de 825 milhões de euros. A Altice tinha chegado a acordo com a Oi para comprar os activos portugueses da empresa brasileira por 7,4 mil milhões de euros.
Estas emissões vão decorrer depois de ontem os accionistas presentes da assembleia-geral da PT SGPS terem aprovado, com 97,8% dos votos a favor, a venda da PT Portugal à Altice, por parte da Oi.
A companhia francesa, que tem um "rating" da categoria de lixo, aproveita também a descida das taxas de juro por toda a Europa, depois de ontem o presidente do BCE ter revelado que a autoridade monetária vai arrancar em Março com o programa de compra de dívida pública. A taxa de juro que os investidores estão a exigir para comprar títulos de dívida na categoria de "lixo" desceu esta sexta-feira para 4,09%, refere a Bloomberg, que cita dados do Bank of America Merrill Lynch.
"Depois de ontem o BCE ter dado um impulso ao apetite pelo risco, não surpreende que a Altice não tenha perdido tempo" em ir ao mercado, comentou à Bloomberg Chris Ligham, da Aviva Investor.
A aquisição da PT Portugal é o segundo grande negócio da Altice no último ano, depois de ter procedido à fusão da SFR com a Numericable numa operação de 23 mil milhões de dólares (19,9 mil milhões de dólares).
Em Novembro do ano passado, quando anunciou o interesse na compra da PT Portugal, o CEO da Altice, Dexter Goei, revelou que a operação estava "totalmente financiada",afastando a necessidade da companhia realizar um aumento de capital. Na proposta que apresentou à Oi, a empresa francesa garantiu o apoio financeiro do Goldman Sachs, Morgan Stanley, JP Morgan, Credit Suisse e Deutsche Bank.
As acções da companhia liderada por Patrick Drahi (na foto) estão a reagir em alta ao resultado da assembleia-geral de ontem da PT SGPS. Sobem 5,92% para 69,05 euros.
_____________________________
ANTÓNIO FONSECA
____________
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário