sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

OBSERVADOR - 360º - vários - 5 de Dezembro de 2014

360º‏

360º

Observador (newsletters@observador.pt)
 
 
03-12-2014
 
 Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia
O Parlamento francês aprovou (339 votos a favor, 151 contra) umaresolução que reconhece o Estado da Palestina, juntando-se aos deputados do Reino Unido, da Irlanda e da Espanha, num primeiro passo para que os respetivos governos deem o passo formal. Por cá, PSD, PS e CDS tentam negociar um texto consensual no mesmo sentido.
Em Israel, o primeiro-ministro demitiu os ministros das Finanças e da Justiça e pediu a convocação de eleições antecipadas. Netanyahu acusou os ministros de deixarem armadilhas no caminho da coligação no Governo: “Não vou mais tolerar oposição dentro do Governo”.

Irão enviou alguns aviões militares para combater o Estado Islâmico, numa operação que garante não estar coordenada com os EUA ou com a coligação internacional contra os jihadistas. É, porém, a primeira notícia do envolvimento deste país nesta guerra.
O saxofonista Bobby Keys, que tocou com os Rolling Stones, Beatles, Eric Clapton, entre outros, morreu esta terça-feira aos 70 anos de idade, anunciou o grupo. “Os Rolling Stones estão consternados com a perda do amigo muito querido e lendário saxofonista, Bobby Keys. Vai fazer-nos muita falta”.

Vem aí (de novo) o ZX Spectrum: 32 anos depois do lançamento, o inventor do computador que marcou os anos 80 lançou uma campanha de crowdfunding para financiar uma nova versão, já com 100 jogos instalados. Quem disse que a tecnologia não pode fazer-nos regressar ao passado?

Informação relevanteMais uma reviravolta na reforma do IRS: a maioria PSD/CDS entregou várias propostas de alteração à proposta do Governo, repondo as deduções de despesas com as rendas, empréstimos à habitação, educação, PPR, lares e seguros de saúde. Os filhos até 3 anos também vão valer mais em IRS, acabando ainda a cláusula de salvaguarda. A discussão com o PS deve acontecer esta manhã, com a maioria à procura de um difícil entendimento.

Novidades também no caso BES: o jornal i revela esta manhã os dois pareceres que foram entregues ao Banco de Portugal,defendendo a prenda de 14 milhões que Ricardo Salgado recebeu do empresário José Guilherme. Um deles é de Calvão da Silva, histórico do PSD, que elogiou "o bom princípio geral de uma sociedade que se quer uma comunidade, com espírito de entreajuda e solidariedade".

Ontem, na comissão de inquéritoo presidente da KPMG Portugal contrariou a versão do Banco de Portugal, dizendo que a provisão criada para proteger os clientes de retalho do BES não era garantida apenas pela Tranquilidade, mas também pelas próprias ações do Espírito Santo Financial Group. Ficou a saber-se também que as obrigações ruinosas para o BES foram compradas e vendidas pelo banco do Panamá; e ficou ainda um mistério, sobre a provisão que não foi feita para as perdas do BES Angola.

Houve outra audição interessante, a de Vítor Bento, que é lida pelos vários jornais de modo diferente: o Público, por exemplo, fala de uma "versão diferente" dos dias antes da resolução; oEconómico retira que Bento lançou 'farpas' a Carlos Costa, protegendo a ministra das Finanças; ao passo que nós, aqui no Observador, sublinhámos que Bento nunca fez um "pedido assertivo" de intervenção pública no banco"

Hoje está prevista a divulgação das contas do Novo Banco, que permitirão iniciar o processo de venda. O Jornal de Negócios adianta que o banco quer recuperar para o seu balanço alguns créditos bons do GES; o DN anota que o maior problema está no imobiliário - acrescentando quem são os chineses interessados na compra do BESI. Questões a seguir, depois do fecho dos mercados.

Um salto à política, onde há uma mão cheia de notícias a marcar diferentes agendas. Já agora, dizer-lhe que Portugal melhorou ligeiramente noranking de perceção da corrupçãosubindo dois lugares no momento em que o tema entrou pela agenda mediática. Hoje, o Negócios tem um trabalho interessante, explicando as cinco mudanças legislativas mais recentes que facilitaram as investigações a crimes económicos.

Notícias surpreendentesEstrela Michelin? Não, obrigado. O restaurante de Julio Biosca recebeu a estrela Michelin em 2009, mas quatro anos e inúmeras reservas depois, o proprietário já não a quer: “O problema não é o guia em si mas o mundo que cria em redor dele. A loucura que entra pela porta. E quando toda a gente te diz que és o melhor, o dia em que te baixam a nota ficas maluco”.

Círculo Polar Ártico. Neve. Temperaturas negativas. Amplitude térmica anual de 30 graus. A noite no inverno e o dia no verão podem durar 24 horas. Num cenário tão improvável como este, que tal aventurar-se num concurso com um trenó puxado por cães ao longo de 300 quilómetros? Há uma portuguesa interessada e a pedir os votos de todos. Vai uma ajuda à Mónica?

Tempo frio, mas de sorriso na cara: o Natal chegou às principais cidades do mundo, com os enfeites, luzes e mercados a encher as principais praças e avenidas, levando muitos para a rua. Eis as melhores fotos da época, escolhidas a dedo para lhe aquecer a alma.
By the way: hoje, aqui em baixo, estreamos o nosso cantinho do Natal, não vá precisar de ajuda para escolher umas prendas.

Tenha um dia bom, já com espírito de festas. E produtivo, claro está. Vá passando por nós, no observador.pt, para saber as últimas.

Até já!


 





Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2014 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui

_____________________________________
«««««««««««««««««««««««««««««««««

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue