quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NOTÍCIAS DE "OBSERVADOR" - 360 º - 13 de Novembro de 2014


360º

Observador (newsletters@observador.pt)
 
 
09:19
 
 Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormiaO módulo Philae aterrou no cometa e já enviou a primeira imagem, tirada durante a descida. Apesar de nem tudo ter corrido bem e de só a ESA celebrou a primeira "acometagem" da humanidade, uma viagem que foi desenhada por portugueses, três em Braga e outros três em Berlim. Nesta saga que ficará para memória coletiva, sobra ainda uma pergunta a que procurámos dar-lhe resposta: que cometa é este que visita a Terra a cada seis anos e meio?

ébola matou já mais de cinco mil pessoas, com os números na Serra Leoa ainda a subir. A Organização Mundial de Saúde anota, porém, que a situação na Guiné e na Libéria está a ficar menos grave.

O Governo francês prepara-se para reconhecer a Palestina como um Estado, tornando-se o segundo país europeu a fazê-lo. Uma resolução socialista que vai ser votada na Assembleia defende que esta é a melhor maneira de se chegar "a uma solução definitiva para o conflito".

Segundo a BBC, a FIFA deve dar, hoje, luz verde à realização do mundial de futebol de 2022 no Qatar, com base num relatório que a BBC diz ilibar o país (e a própria FIFA) de indícios de corrupção.
Pelo meio, divulgou já a lista dos melhores golos do ano, com uma mulher entre os candidatos.

Informação relevanteAntónio Costa deu ontem a primeira entrevista televisiva depois da vitória nas primárias do PS, baixando as expectativas sobre uma revolução se e quando chegar a São Bento:"Ninguém faz assim (um gesto) e a austeridade desaparece". A promessa de reposição dos salários da função pública não é, por exemplo, de efeitos imediatos, assim como o fim da sobretaxa de IRS. Mas o líder socialista promete ir a eleições com um plano claro. E aproveitou para se defender das críticas sobre a taxa aplicada ao turismo: "É só um euro".
Esta manhã, o DN conta que a Câmara tentou negociar com associação hoteleira um acordo e que este esteve quase fechado. O problema é que a assembleia-geral da associação estava marcada para a tarde de segunda-feira, horas depois de Costa ter anunciado a taxa publicamente e o voto que saiu da reunião foi negativo.
Já o Negócios, explica na sua edição desta manhã que a Câmaradesistiu de aplicar uma outra taxa, aplicada às empresas que fazem obras na via pública.

No Governo, há também notícias de uma descoordenação. Segundo o Público e o JN, a ministra da Justiça preparou para levar hoje a Conselho de Ministros uma proposta que daria à PJ o exclusivo das escutas, tirando essa competência à PSP e GNR. A oposição do ministro da Administração Interna terá levado, dizem os jornais, a que fosse retirada da agenda. O gabinete de Paula Teixeira da Cruz diz ao Público que voltará ao assunto, num outro diploma, mais à frente no tempo.
A ministra tem um problema adicional em vista: as críticas da sempre dura Ordem dos Advogados, que a acusa de ter "inventado" uma tese de "sabotagem do Citius" para... "manipular a opinião pública".

Há outra descoordenação notória, sobre os dados do surto de Legionella. O diretor-geral de Saúde deu esta noite uma entrevista, clarificando que há cinco mortos oficialmente confirmados, quatro em investigação e 40 pessoas em estado grave. O ministro da Saúde enviou, entretanto, uma carta ao sindicato dos enfermeiros, pedindo-lhes que adiassem a greve para evitar problemas no controlo do surto. A resposta, segundo a TSF, parece ser negativa.
No plano ambiental, nota para a empresa Adubos de Portugal, que garantiu ter cumprido "todas as normas de segurança", explicando ter sido alvo "de várias inspeções". O Público dedica-se à polémica sobre a legislação em vigor, explorando se as alterações legais dos últimos anos podiam ou não ter evitado o problema - concluindo que não, a avaliar pelo título.
Enquanto os dados da inspeção não chegam, o Observador preparou um trabalho explorando o que se pode ter passado nas fábricas para que o surto tivesse chegado a este ponto. A explicação mais simples é uma falha na manutenção.

Uma boa notícia: um relatório que vai ser hoje apresentado, e que é antecipado pelo DN, diz que Portugal foi o país que mais reduziu o abandono escolar entre 2010 e 2013. A recuperação do atraso neste índice deixou para trás Espanha e Malta, embora a meta europeia esteja ainda longe da vista.

Outra boa notícia: a baixa do preço do barril de petróleo, já em níveis históricos, pode ajudar o PIB português, explica o Negócios, e também o preço do gás, como lhe conta o Observador.

E uma notícia menos boa: em 2013 saíram 110 mil portugueses do país, à procura de outros destinos.

Notícias surpreendentesCuidado com as notas escritas: a sua memória pode ser prejudicada pela preguiça e adormecer à sombra da bananeira.

Para memória coletiva, a fotógrafa Camille Seaman documentou de forma única a mudança na paisagem polar. A viagem durou 10 anos e mostra como são visíveis os efeitos do aquecimento global.

Talvez haja uma razão para não lhes chamamos o melhor amigo do homem: um estudo recente mostra que os gatos toleram o ser humano, mas não se renderam a ele. Podemos estar perante um amor não correspondido?

Por que é que choramos de alegria? Um grupo de psicólogos estudou a questão e garante-nos que esta é a maneira que o nosso corpo encontra para recuperar das emoções mais fortes.

É assim, uma vez mais a falar-lhe de felicidade, que me despeço por hoje. Tenha um dia produtivo e de sorriso largo.
Vá passando por nós, em observador.pt, para saber as últimas.

Até já!




 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2014 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

*********************************************

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue