Jackson pode tornar-se no melhor marcador do século XXI
Jackson Martínez está a cinco de igualar o número de golos que o incrível Hulk marcou vestido de azul e branco, podendo tornar-se no maior goleador do século XXI do universo azul e branco.
O golo que o Cha Cha Cha marcou, no início deste mês, ao Athletic, na Liga dos Campeões, permitiu-lhe chegar aos 73 tentos (em 111 jogos), ultrapassando os 72 de Radamel Falcao (em 87 jogos), considerado, de forma consensual, um dos melhores goleadores que vestiram de azul e branco nos últimos tempos.
Pela frente, e tendo em conta os nomes dos mais recentes goleadores a que o Dragão assistiu, Jackson tem o incrível Hulk que, vestido de azul e branco,apontou 78 golos (em 170 jogos).
Faltam, por isso, cinco tentos ao Cha Cha Cha para chegar ao degrau do atual jogador do Zenit, que representou os dragões entre 2008 e 2013.
Apesar de este fim de semana o FC Porto não jogar – foi eliminado da Taça de Portugal pelo Sporting – volta ao ´ativo` já esta terça-feira, contra o BATE Borisov, na Liga dos Campeões.
Tendo em conta a média de 0,66 golos por jogo do Cha Cha Cha e o facto de até ao momento, desde que chegou ao FC Porto, ter marcado em 53 por cento dos jogos que realizou, será realmente uma questão de dias para o colombiano igualar e ultrapassar Hulk, tornando-se no melhor marcador dos dragões do século XXI. Mais ainda, Jackson esteve ao serviço da sua seleção e ficou em branco, pelo que chegará à invicta com ´fome de golo`.
A ameaça Mário Jardel
Não tivesse Mário Jardel saído a meio do ano 2000 do universo azul e branco e esta marca do Cha Cha Cha estaria longe de ser atingida.
Tudo porque só na sua última temporada na invicta – 1999/00 -, antes de rumar à Turquia (Galatasaray), o goleador marcou, numa só época, 56 golos em 51 jogos. Só numa época, repetimos! Contudo, se dividirmos os golos entre século XX e XXI, Jardel fica bastante longe do cafetero, com ´apenas` 27 golos, apontado entre janeiro e maio de 2000. É a ´sorte` de Jackson.
________________________________
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário