quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

OITAVÁRIO DE ORAÇÃO PELA UNIÃO DOS CRISTÃOS - 25 DE JANEIRO DE 2023

 

Congregação Franciscana da Penitência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Congregação Franciscana da Penitência (em inglêsSociety of Atonement, sigla S.A.), também conhecida como Comunidade dos Irmãos e Irmãs da Penitência é uma congregação católica (inicialmente episcopaliana) do ramo franciscano fundada por Paul Wattson com a participação da irmã Lurana White que tem por fim a União Visível da Igreja de Cristo. Iniciou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos(pt-BR) ou Oitavário pela Unidade da Igreja(pt-PT?) que dura de 18 (festa da Cátedra de Pedro) a 25 de janeiro (festa da Conversão de São Paulo).

Gérmen da Congregação

O Reverendo Joseph Newton Wattson, pai do fundador, narrou a seu filho: "Encontrava-me na catedral católica de Baltimore quando Walworth, um padre paulino, dirigiu a palavra a uma numerosa assembleia de homens que se aglomerava diante das portas. Sabes, Warwolth e eu éramos ambos estudantes no General Theological Seminary…Aquilo de que temos necessidade na Igreja Episcopal é uma ordem de pregadores, como a dos paulinos."[1]

E, repentinamente, o menino de dez anos (era o que contava na época o, então, Lewis Wattson) ouviu uma voz interior que lhe dizia: "É isto que um dia farás: fundarás uma ordem de pregadores, como a dos paulinos."[1]

O Nome

No domingo 9 de julho de 1893, o Reverendo Lewis T. Wattson, então reitor da igreja espiscopal de São João em KingstonNY, abriu a Bíblia King James Version com uma finalidade específica: encontrar nas suas páginas um nome para a Comunidade religiosa que era, por Deus, incitado a fundar.

Leu o versículo 11 do capítulo 5 da Carta de São Paulo aos Romanos que reza:

Dividida por sílabas, a palavra inglesa é lida at-one-ment (pt:sob uma mente, um só propósito).

Fundação

Lurana White, devota noviça da Comunidade religiosa episcopal do Santo Menino Jesus de Albany, em Nova York, escreveu na primavera de 1897 ao Pe. Wattson, então Superior de uma comunidade em Omaha, Nebraska. Ainda não o conhecia, mas escrevera-lhe porque tinha-lhe ouvido falar que apoiava uma "muito elevada Igreja" e tinha sido um tenaz promotor do rito e do ensinamento católico quando reitor da igreja episcopal de São João, NY.

Lurana falava em sua carta da grande vontade que sentia de entrar numa comunidade religiosa com voto de pobreza segundo o espírito franciscano - santo venerado, também, na Igreja Anglicana. Deu-se início ao longo período de correspondências nas quais o Pe. Wattson revela o desejo que o Espírito Santo incutira em seu coração, de fundar uma comunidade religiosa que tivesse por finalidade a unidade dos cristãos e a obra missionária.

Encontraram-se pela primeira vez em outubro de 1898, em retiro. No encerramento, ao terceiro dia, firmaram um acordo com Deus de fundarem a Comunidade dos Irmãos e Irmãs da Penitência (enSociety of Atonement). Deram um ao outro um crucifixo que, conforme narrou posteriormente a irmã White, "representou a oblação total de nós mesmos nas mãos de Deus, em vista da fundação da Comunidade do Atonement".

A irmã sugeriu, para começar, o nome de uma cidade não muito distante de Garrison onde, segundo alguns de seus amigos, havia uma pequena igreja abandonada. Como São Francisco tinha iniciado a sua vocação ouvindo as palavras: "Agora vai, Francisco, e repara a minha Igreja que está em ruinas!", do mesmo modo era oportuno começar a nova comunidade na igreja de São João da Solidão, um pequeno templo abandonado na região de Graymoor.

O padre Wattson emitiu os votos, assumindo o nome de Paul James Francis (ptPaulo Tiago Francisco). Lurana fez o mesmo, mas conservou seu nome de batismo.

Período Anglicano (até 1909)

Na opinião do Padre Paul e da Madre Lurana, a Única Igreja de Cristo encontrava a sua continuidade na Igreja Católica, na Comunhão Anglicana e na Igreja Ortodoxa. Cada uma delas era a verdadeira Igreja de Cristo e enquanto cada confissão representava uma sua manifestação, tanto a Comunhão Anglicana quanto a Igreja Ortodoxa sofriam por causa da ruptura com a Sé de Pedro que, para ambos, representava, por vontade Divina, a unidade da Igreja.

oração e o pensamento predominantes do Atonement voltavam-se para a "amada Comunhão Anglicana" que, ansiavam, deveria reunificar-se corporativamente à Igreja de Roma.

Em outubro de 1900, Madre White pergunta ao Padre Paul: "O senhor dá-se conta dos riscos das repercussões, dos ostracismos e dos perigos que exporá a Comunidade do Atonement, ao empreender tal propaganda?", que responde: "Sim, dou-me conta disto. Não obstante, se o nosso testemunho nascer de Deus, mais cedo ou mais tarde há de prevalecer, mesmo que mundo inteiro se pusesse contra nós"!

Numa pregação proferida no dia 28 do mesmo mês, o padre afirmava que a fé, transmitida pelos santos de uma vez para sempre, não era outra senão a fé da Santa Igreja Católica Romana e que a Cátedra de Pedro é o centro de toda cristandade. E concordavam os fundadores sobre a doutrina da infabilidade papal, a jurisdição universal de iure divino do sucessor de Pedro, o Papa, e a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Por outro lado, estavam persuadidos que o ensinamento de Leão XIII acerca da validade da ordenação anglicana (Apostolicae Curae de 1896) não era irrevogável.

Notas

  1. ↑ Ir para:a b James F. Puglisi apud L'Osservatore Romano[1]

Ver também

Ligações externas

COMEMORAÇÃO DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO - 25 DE JANEIRO DE 2023

 

Conversão do apóstolo Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conversão de São Paulo, do livro d'Heures d'Étienne Chevalier (c. 1450–1460), o Livro das Horas, por Jean Fouquet, agora no Castelo de Chantilly.

conversão do apóstolo Paulo, chamada também de conversão de são Paulo, é, de acordo com o Novo Testamento, um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus. É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C.[1][2][3] 

Ananias restabelecendo a visão de São Paulo (c.1631) por Pietro da Cortona.

Descrição do Novo Testamento

No Novo Testamento, a experiência da conversão de Paulo é discutida nas próprias cartas de Paulo e nos Atos dos Apóstolos. De acordo com ambas as fontes, Paulo não era um seguidor de Jesus e não o conheceu antes da crucificação. Por conseguinte, sua conversão miraculosa ocorreu após esse evento.

A conversão de São Paulo, uma pintura de 1600 de Caravaggio.

Vida de Paulo antes da conversão

Antes de sua conversão, Paulo, então conhecido como Saulo, era um fariseu "observador da lei", que "intensamente perseguiu" os seguidores de Jesus. Alguns estudiosos afirmam que, segundo a Epístola aos Gálatas, Paulo era um zelota.

Atos dos Apóstolos

O livro Atos dos Apóstolos discute a experiência de conversão de Paulo em três pontos diferentes no texto, com mais detalhes nas cartas de Paulo. O livro dos Atos registra que Paulo estava saindo de Jerusalém a caminho de Damasco para prender os seguidores de Jesus, com a intenção de voltar a Jerusalém com prisioneiros para interrogatório e possível execução. A viagem é interrompida quando Paulo vê uma luz ofuscante, e se comunica diretamente com uma voz divina. A partir de então, ele fica cego.

capítulo nove conta a história da conversão de Paulo como uma narrativa em terceira pessoa. O relato continua com uma descrição de Ananias de Damasco recebendo uma revelação divina instruindo-o a visitar Saulo na casa de Judas e colocar as mãos sobre ele para restaurar a vista de Paulo.[4] Ananias fica, inicialmente, relutante, depois de ter ouvido falar sobre a perseguição que Saulo movia contra os cristãos, mas, finalmente, decide obedecer ao mandamento divino. Nos Atos dos Apóstolos, a conversão de Paulo ocorre em um discurso que Paulo dá quando é preso em Jerusalém.[Atos 22:6-21][1] Paulo se dirige à multidão e diz-lhes de sua conversão, com uma descrição essencialmente igual à do capítulo nove de Atos dos Apóstolos, mas com ligeiras diferenças. Essa profissão de fé foi quase que integralmente em aramaico, pois estava claramente sob audiência judaica.[5][5]

Commons
Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Conversão do apóstolo Paulo

Ver também

Referências

  1.  Bromiley, Geoffrey William (1979). International Standard Bible Encyclopedia: A-D (International Standard Bible Encyclopedia (W.B.Eerdmans)). [S.l.]: Wm. B. Eerdmans Publishing Company. 689 páginas. ISBN 0-8028-3781-6
  2.  Barnett, Paul (2002). Jesus, the Rise of Early Christianity: A History of New Testament Times. [S.l.]: InterVarsity Press. 21 páginas. ISBN 0-8308-2699-8
  3.  L. Niswonger, Richard (1993). New Testament History. [S.l.]: Zondervan Publishing Company. 200 páginas. ISBN 0-310-31201-9
  4.  John Phillips, Exploring Acts: An expository commentary, Kregel Academic, 2001, ISBN 0-8254-3490-4, p. 179.
  5. ↑ Ir para:a b C. K. Barrett, A Critical and Exegetical Commentary on the Acts of the Apostles: Introduction and commentary on Acts XV-XXVIII, Continuum, 2004, ISBN 0-567-08395-0, pp. 1029-1031.

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue