quarta-feira, 13 de julho de 2022

PAPUS (GÉRARD ANACLET VINCENT ENCAUSSE) - MÉDICO - NASCEU EM 1865 - 13 DE JULHO DE 2022

 

Papus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gérard Encausse
Papus
NascimentoGérard Anaclet Vincent Encausse
13 de julho de 1865
CorunhaEspanha
Morte25 de outubro de 1916 (51 anos)
ParisFrança
Sepultamentocemitério do Père-Lachaise
Nacionalidadefrancês
CidadaniaFrança, Espanha
CônjugeMadame J. Robert
Ocupaçãomédico, militar, ocultista
Obras destacadasPapus Tarot
Religiãoocultismo
Causa da mortetuberculose

Gérard Anaclet Vincent Encausse (CorunhaEspanha13 de Julho de 1865 — ParisFrança25 de Outubro de 1916), mais conhecido pelo pseudônimo de Papus, foi um médicoescritorocultistarosacrucianistacabalistamaçom e fundador do martinismo moderno.

Discípulo de Joseph Saint-Yves d’Alveydre (1842-1910), um iniciado da Igreja Gnóstica e frequente investigador de muitos grupos ocultos de seu tempo. Um dos mais famosos ocultistas da virada do século, ele foi o fundador da Escola Hermética em Paris, que atraiu muitos estudantes russos e dirigiu revista francesa de ocultismo, L’Initiation. Papus também foi o cabeça de duas sociedades esotéricas, a L’Ordre du Martinisme e a L’Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix.

Papus, juntamente com Oswald Wirthe Stanilas de Guaita,sonharam em unir os ocultistas de todo lugar numa fraternidade Rosacruniana reavivadade, uma ordem oculta internacional em que eles esperavam que o Império Russo desempenharia um papel de líder como ponte entre o Leste e o Oeste.[carece de fontes]

Biografia

Filho de pai francês, o químico Louis Encausse, e de mãe espanhola, de origem cigana, a senhora Irene Perez, desde 1869 passou a viver com a família no bairro de Montmartre, em Paris. Estudou primeiramente no colégio Rollin e, depois, com 17 anos, começou a frequentar a Faculdade de Medicina de Paris, onde se graduou com sua tese de doutorado sobre moléstias nervosas, um verdadeiro tratado sobre o assunto.

Teve sua crise de materialismo ainda nos tempos de faculdade, e o contato mantido com alguns membros de diversas ordens ocultistas, dentre eles Stanislas de Guaita, transformou a mera curiosidade em legítimo e profundo interesse pelos assuntos do Ocultismo. Teve como seu iniciador o Marquês Saint-Yves d'Alveydre, que herdou os documentos de um dos principais fundadores do ocultismo francês, Antoine Fabre d'Olivet.

Ainda jovem, começou a estudar os segredos ocultistas, passando horas na Biblioteca Nacional de Paris ou na Biblioteca do Arsenal, analisando os segredos da Alquimia e da Cabala. O nome "Papus" (nome do gênio da medicina no "Nuctemeron", de Apolonio de Tiana) foi adotado por influência de Eliphas Levi, e identifica uma entidade espiritual dedicada à terapia. Em 1882 foi iniciado por Henri Delaage na Sociedade dos Filósofos Desconhecidos, ordem que teria sido fundada por Louis Claude de Saint-Martin, no século XVIII, na França.[1]

Em 1888, Encausse, Saint-Yves e de Guaita juntaram-se com Joséphin Péladan e Oswald Wirth para fundar a Ordem Cabalística da Rosacruz. Encausse foi ainda o fundador do Grupo de Estudos Esotéricos e o editor das revistas L'Initiation e Le Voile d'Isis.[2]

En 1891, Encausse afirmou estar na posse dos documentos originais de Martinez de Pasqually, e com eles fundou uma ordem maçônica de martinistas denominada Ordem dos Superiores Desconhecidos ou, simplesmente, Ordem Martinista. Assegurava que tinha sido iniciado no Rito de San Martín pelo seu amigo Henri Delaage, o Visconde de Laage (que afirmava que o seu avô materno tinha sido iniciado na ordem pelo próprio Saint-Martín).[1] A Ordem Martinista converteu-se no principal feito de Encausse, e continua vigente na atualidade como um dos seus legados mais perduráveis. Em 1893, Encausse foi consagrado bispo da Igreja Gnóstica de França por Jules Doinel, o qual tinha fundado esta Igreja em 1890 com a intenção de fazer reviver a religião dos cátaros. Em 1895, Doinel abdicou como Primado da Igreja Gnóstica francesa, deixando o controle da mesma a um sínodo de três bispos, um dos quais era Encausse. Durante este período (1894, 1895), Encausse esteve filiado na Sociedade Teosófica. Em Março de 1895, filiou-se ao Templo da Golden Dawn Ahathoor de Paris, e em 1897 fundou a Sociedade Alquímica de França, juntamente com Saint-Yves d'Alveydre, Jollivet Castelot, de Guaita e outros.[3]

Encausse reconhecia "Maitre Philippe" (Philippe Nizier) como seu "mestre espiritual", porém o seu primeiro e verdadeiro mestre foi o Marquês Saint-Yves d'Alveydre, já citado.

Morte

Faleceu em 25 de outubro de 1916 de tuberculose, contraída nas linhas de batalha da Primeira Grande Guerra, onde atuou como major-médico.

Obras

Papus deixou 160 livros, almanaques, revistas e artigos, esta impressionante produção literária lhe rendeu o apelido de "Balzac" do oculto. No entanto, alguns o criticam por falta de rigor em seu trabalho na Cabala em particular. Através de seus talentos como popularizador, ele ajudou a abrir as mentes de seu tempo para as fontes vivas de pensamento analógico e imaginação criativa, continuando o trabalho que Eliphas Levi havia realizado.[4]

Teses

Bibliografia

(por ordem cronológica)

  • L'occultisme contemporain: Louis Lucas, Wronski, Éliphas Lévi, Saint-Yves d'Alveydre, Mme Blavatsky (1887)
  • Traité élémentaire de science occulte (1888), Paris, Carré. Dangles, 1990
  • La Pierre Philosophale (1889) [2] (Em português pela Sociedade das Ciências Antigas)
  • Le Tarot des Bohémiens, clef absolue des sciences occultes (1889), Paris, Carré. 3e éd. aug. 1926. Dangles, 1990
  • Essai de physiologie synthétique (1891), 2e éd. 1909, Librairie Hermétique, 150 p.
  • Traité méthodique de science occulte (1891), en 2 tomes, Paris, Éditions Dangles, Paris
  • La Cabbale, Tradition secrète de l'Occident (1892). Dixième éd. augmentée Dangles, 1977. 2e éd. 1903. Dangles, 14e éd., 1999, 365 p.
  • La science des mages et ses applications théoriques et pratiques (1892), Librairie du merveilleux. Bussière, 5e éd., 2003, 282 p.
  • Traité élémentaire de magie pratique (1893), Paris, Chamuel. Éd. revue et augmentée par Chacornac en 1924 sous le titre Traité méthodique de magie pratique. Dangles, 1999, 640 p.
  • Anarchie, indolence et synarchie: les lois physiologiques d'organisation sociale et l'ésotérisme (1894)
  • L'anatomie philosophique et ses divisions (1894), Paris, Chamuel.
  • Les Arts divinatoires. Graphologie, chiromancie, morphologie, physiognomonie, astrosophie, astrologie (1895), Paris, Chamuel. Éd. augmentée Dangles, 1992, 220 p.
  • Lumière invisible, médiumnité et magie (1896), éd. Suzanne Demoiny, 1992, 59 p.
  • Traité synthétique de chiromancie (1896). Éd. revue: Comment on lit dans la main (1902)
  • Traitement externe et psychique des maladies nerveuses. Aimants et couronnes magnétiques, miroirs, traitement diététique, hypnotisme, suggestion, transferts (1897), Paris, Chamuel
  • L'âme humaine avant la naissance et après la mort (1898), Paris, Chamuel.
  • Martinésisme, willermosisme, martinisme et franc-maçonnerie (1899), Chamuel. BookSurge, 2001, 131 p. (Em português pela SCA)
  • Comment est constitué l'être humain (1900), Chamuel (Em português pela SCA)
  • Qu'est-ce que l'occultisme? (1900), Paris, Chamuel. Éd. augmentée Leymarie 1929.
  • L'occultisme et le spiritualisme (1902), Paris, Félix Alcan, coll. « Bibliothèque de philosophie contemporaine ».
  • Comment on lit dans la main (1902)
  • Le livre de la chance bonne ou mauvaise (1908), Bussière, 1996, 120 p.
  • Le tarot divinatoire. Clef du tirage des cartes et des sorts (1909).
  • Ce que doit savoir un Maître Maçon (1910). Dangles, 10e éd., 1999, 188 p.
  • La réincarnation. L'évolution physique, astrale et spirituelle. Ce que deviennent nos morts (1912), 3e éd. aug. 1945. Dangles, 1999, 215 p. (Em português pela SCA)
  • Rituel de l'Ordre Martiniste (1913) (avec Teder)
  • Ce que deviennent nos morts (1918), O.C.I.A. 1949
  • ABC illustré d'occultisme (posthume, 1922), Paris, Dorbon.
  • La science des nombres (posthume, ?), Paris 5e, édition Buissière.

Traduzida ao português

  • A Reencarnação, Ed. Pensamento, São Paulo, Brasil, s/d.
  • Tratado Elementar de Magia Prática, Ed. Pensamento, São Paulo, Brasil, 1973.
  • O Tarô dos Boêmios, Sociedade das Ciências Antigas, Brasil, 1985.
  • A Cabala, Martins Editora, 2003.
  • ABC do Ocultismo, Martins Editora, 2003.
  • O Que Deve Saber Um Mestre Maçom, Editora Pensamento, 2011

Principais Revistas

  • Revista L'Initiation, 1888-1912 (primeira série) e posteriormente em 1953 (nova série).
  • Revista Mysteria, 1913-1914
  • Revista Le Voile d'Isis, 1890-1898 e 1905-1909.

Estudos sobre Papus

  • Philippe Encausse (filho de Papus): Papus, sa vie, son œuvre, Paris, Ed. Pythagore, 1932.
  • Marie-Sophie André e Christophe Beaufils, Papus, biographie, la Belle époque de l'occultisme, Berg international, 1995.
  • Jean-Pierre Bayard, Philippe Encausse, Pierre Mariel, Papus : Occultiste, ésotériste ou mage? Anthologie thématique du Dr Gérard Encausse, Mennecy, Éditions Ediru, 384 p., 2005, (ISBN 2-86734-050-0)
  • Arnaud de l'Estoile, Papus, Grez-sur-Loing, Éditions Pardès, Collection « Qui suis-je ? », 2006, 128 p.

Notas

  1.  «Biografia de Papus hermanubis». Consultado em 27 de fevereiro de 2011
  2.  «Biografia de Papus» (em francês). Consultado em 27 de fevereiro de 2011
  3.  Prefácio do tradutor da edição para a língua portuguesa de Tratado Elementar de Magia Prática (Editora Pensamento, São Paulo, 1973).
  4.  (Les Disciples de la science occulte : Fabre d'Olivet et Saint-Yves d'Alveydre, Paris, 1888 ; Traité élémentaire d'occultisme, Paris, 1888 ; Traité méthodique de sciences occultes, Paris, 1891, etc.)

SANTA CUNEGUNDES ou CUNEGUNDA - 13 DE JULHO DE 2022

 

Cunegunda de Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Cunegunda
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
Reinado1014 – 1024
 
Nascimento975
Morte3 de março de 1033 (58 anos)
 KaufungenHesseAlemanha
Sepultado emCatedral de BambergAlemanha
CônjugeHenrique II
CasaLuxemburgo
Otoniana
PaiSigifredo do Luxemburgo
MãeEdviges de Nordegávia
 
Canonização29 de março de 1200
por Papa Inocêncio III

Cunegunda de Luxemburgo (em alemãoKunigunde975 – Kaufungen, 3 de março de 1033), foi a esposa do imperador Santo Henrique II e santa católica. Ela é a padroeira do Luxemburgo, e a sua festa litúrgica é no dia 3 de março.[1] [2][3]

Biografia

Os seus pais eram Sigifredo do Luxemburgo e Edviges de Nordegávia. Ela era uma descendente de sétima geração de Carlos Magno. O seu casamento com Henrique II foi espiritual, isto é, eles casaram-se com companheirismo religioso e pelo mútuo acordo de não consumarem o seu relacionamento.

Cunegundes era muito ativa politicamente. Conforme o assessor mais próximo do seu esposo, ela participou nos conselhos imperiais.

Em 1014, Cunegunda foi com o esposo para Roma e tornou-se imperatriz, recebendo, juntamente com Henrique, a coroa imperial das mãos do Papa Bento VIII.

Após a morte de Henrique em 1024, ela tornou-se regente, juntamente com o seu irmão e entregou a insígnia imperial, quando Conrado II foi eleito para suceder.

Em 1025, exactamente um ano após a morte do esposo, Cunegunda retirou-se para Abadia de Kaufungen, um convento beneditino, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre após ter doado todos os seus bens.

Faleceu em 1033, e foi sepultada na Catedral de Bamberg, perto de seu esposo. Ela foi canonizada pelo Papa Inocêncio III a 29 de março de 1200.

Referências

  1.  «Catholic-forum.com». Consultado em 15 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2006
  2.  Catholic.com
  3.  Farmer, David Hugh (1997). The Oxford dictionary of saints 4. ed. Oxford [u.a.]: Oxford Univ. Press. 119 páginas. ISBN 0-19-280058-2

Ligações externas

Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cunegunda de Luxemburgo

Precedido por
Teofânia Esclerina
Rainha da Germânia
1002 — 1024
Sucedido por
Gisela da Suábia
Precedido por
Teofânia Esclerina
Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico
1014 — 1024
Sucedido por
Gisela da Suábia
Precedido por
Gisela da Borgonha
Duquesa consorte da Baviera
998 — 1005
Sucedido por
Gunilda da Dinamarca
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