segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

SÃO LOURENÇO - 7 DE FEVEREIRO DE 2022

 

Lourenço de Huesca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "São Lourenço" redireciona a este artigo. Para outros significados, veja São Lourenço (desambiguação).
São Lourenço de Huesca
Martírio de São Lourenço, por Rubens
Mártir
NascimentoHuesca ou ValênciaEspanha 
ca. 225
MorteRoma 
10 de agosto de 258 (33 anos)
Principal temploBasílica S. Lourenço Fora dos Muros, na Via Tiburtina, Roma.
Festa litúrgica10 de agosto
AtribuiçõesGrelha (instrumento de seu martírio) e uma Bíblia
Gloriole.svg Portal dos Santos

Lourenço de Huesca ou São Lourenço (Huesca ou ValênciaHispânia, 225?[1] – Roma10 de agosto de 258) foi um mártir cristão.

O cargo de diácono era de grande responsabilidade, pois consistia no cuidado dos bens da Igreja e a distribuição de esmolas aos pobres. No ano 257, o imperador romano Valeriano decretou a perseguição aos cristãos e, ao ano seguinte, foi detido e decapitado o Papa Sisto II.

Segundo as tradições, quando o Papa São Sisto se dirigia ao local da execução, São Lourenço ia junto a ele e chorava. "aonde vai sem seu diácono, meu pai?", perguntava-lhe. O Pontífice respondeu: "Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirá".

Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: "Estes são o património (riquezas) da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: "podem me virar agora, pois este lado já está bem assado".

Tornou-se um mártir cristão e é considerado um servo fiel da Igreja.

Santo Agostinho diz que o grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura. Também afirma que Deus obrou muitos milagres em Roma por intercessão de São Lourenço. Este santo foi, desde o século IV, um dos mártires mais venerados e seu nome aparece no cânone da missa. Foi sepultado no cemitério de Ciriaca, em Agro Verão, sobre a Via Tiburtina. Constantino ergueu a primeira capela no local que ocupa atualmente a Basílica de São Lourenço Extramuros, a qual é a quinta basílica patriarcal de Roma.

Em todo o mundo cristão, existem muitas igrejas dedicadas a este santo. Geralmente, as estátuas dele apresentam uma grelha (o instrumento que lhe causou a morte) e uma Bíblia nas suas mãos.

É comemorado no dia 10 de Agosto.

Ver também

Referências

  1.  Bennett, Janice (1 de novembro de 2004). St. Laurence And The Holy Grail: The Story Of The Holy Grail Of Valencia (em inglês). São Francisco, Califórnia, Estados Unidos: Ignatius Press. p. 61. ISBN 978-1586170752. Consultado em 12 de agosto de 2019

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
WikilivrosLivros e manuais no Wikilivros
CommonsCategoria no Commons


Ícone de esboçoEste artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

FESTA DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR - 7 DE FEVEREIRO DE 2022

 

Estigma (fenômeno)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cinco Chagas de Jesus)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Estigma (desambiguação).
Estigmas em São Francisco de Assis

Os estigmas são marcas manifestadas fisicamente mas que tradicionalmente são reputadas como tendo origem espiritual, e que alguns acreditam reproduzirem as cinco chagas de Jesus Cristo. Os estigmas podem tomar formas variadas, como úlceras, chagas, ferimentos, queimaduras, bolhas e lacerações, dentre outros, e normalmente são verificados em um dos cinco pontos do corpo pelos quais Jesus teria sido pregados à cruz: péspunhos e tórax.

Enquanto festividade católica, em Portugal é realizada especialmente no dia 7 de Fevereiro.[1]

Pesquisa científica

Estigmatização de Santa Catarina de Siena (c. 1515) por Domenico Beccafumi

Muitos estigmatizados têm sido expostos por se utilizarem de artifícios fraudulentos.[2][3] Magdalena de la Cruz, por exemplo, que durante sua vida foi venerada como santa, confessou à beira da morte que seus estigmas haviam sido criados artificialmente e de forma deliberada.[4]

Um dos primeiros neurologistas, Désiré-Magloire Bourneville, publicou diversos trabalhos afirmando que santos afirmando produzir milagres ou estimas, e aqueles alegando serem possuídos por entidades demoníacas, na realidade são afetados por epilepsia ou histeria.[5][6] Outros estudos modernos têm mostrado que estigmas têm origem histérica, ou são produtos de transtornos dissociativos de identidade.[7][8][9][10]

Diversos estudos tem demonstrado que existem relações claras entre constrições produzidas pela fome, estresse mental e auto-mutilação, principalmente no contexto de crenças religiosas.[11] Casos de anorexia nervosa frequentemente apresentam auto-mutilações semelhantes a estígmas, como parte de rituais típicos de transtornos obsessivo-compulsivos. Além disso, a relação entre fome e auto-mutilação tem sido verificada entre prisioneiros de guerra e durante episódios de fome generalizada.[12][13][14]

O psicólogo Leonard Zusne em seu livro Anomalistic Psychology: A Study of Magical Thinking (1989) conclui que:

Casos de estigma recaem em duas categorias: feridas auto-infligidas, que podem ser tanto casos de fraude quanto de auto-mutilação inconsciente, e feridas causadas por estados emocionais... auto-indução (através de auto-sugestão) de coceiras e subsequentes arranhões, dos quais o indivíduo não tem consciência, tem grande chance de ocorrer em pessoas impressionáveis, na presença de estímulos como imagens mentais ou físicas de cenas da crucificação usadas em meditação, e quando deseja-se receber estigmas. O motivo por detrás disso pode ser um conflito inconsciente e um desejo de escapar de uma situação intolerável, para uma situação de invalidez na qual as necessidades da pessoa recebem atenção e cuidado. [...] Muitos casos de estigmas podem ser explicados como fraude ou como feridas auto-provocadas.[15]

Em seu Stigmata: A Medieval Phenomenon in a Modern Age, Ted Harrison sugere que não existe um único mecanismo que produza marcas de estigmas. Harrison não encontrou quaisquer evidências, em estudos de casos contemporâneos, de que estigmas possam ser produzidos de maneira supernatural. Ele conclui, no entanto, que feridas de origem natural nem sempre precisam ser fraudes, no sentido mais comum do termo, pois os motivos que levam pessoas a se auto-mutilarem de maneira inconsciente podem constituir verdades para a pessoa que se auto-mutila. Por exemplo alguns estigmatizados mutilam-se como forma de sofrer com Cristo, como forma de piedade. Outros mutilam-se acidentalmente, e suas feridas são consideradas estigmas por outras pessoas. Segundo ele, frequentemente feridas causadas naturalmente possuem profundas e genuínas respostas religiosas.[16]

Outros estudos têm apontado que os raros casos de estigmas que não resultam de auto-mutilação condizem com sintomas de condições como a painful bruising syndrome.[10][17][18][19][20]

O investigador cético Joe Nickell, que tem investigados casos recentes de estigmas, como aquele de Katya Rivas, afirma que esses casos não podem ser distinguidos de fraudes. [21]

Em 2002, um estudo psicoanalítico da estigmatizada Therese Neumann apontou que suas feridas resultavam de sintomas de estresse pós-traumático, expressos de forma inconsciente em auto-mutilação, por força de uma auto-sugeribilidade anormal.[22]

Estigmatizados famosos

Na mídia

Ver também

Referências

  1.  As Cinco Chagas do Senhor (festa em Portugal), evangelhoquotidiano.org, 07 de Fevereiro de 2012
  2.  Carroll, Robert Todd. (2003). The Skeptic's Dictionary: A Collection of Strange Beliefs, Amusing Deceptions, and Dangerous Delusions. Wiley. pp. 366-367. ISBN 0-471-27242-6
  3.  Nickell, Joe. (2004). "The Stigmata of Lilian Bernas"Skeptical Inquirer. Retrieved 12 May 2016.
  4.  Nickell, Joe. (2001). Real-Life X-Files: Investigating the Paranormal. University of Kentucky Press. p. 281. ISBN 0-8131-2210-4 "That many stigmatics were fakes is well established. For example, Magdalena de la Cruz, having become ill in 1543 and fearful of dying a sinner, confessed that her stigmata, inedia, and other phenomena were deliberate deceptions."
  5.  Porter, Dorothy; Porter; Roy. (1993). Doctors, Politics and Society: Historical Essays. Rodopi. pp. 120-121. ISBN 90-5183-510-8
  6.  Hustvedt, Asti. (2011). Medical Muses: Hysteria in Nineteenth-Century Paris. Bloomsbury. p. 279. ISBN 978-1-4088-2235-7
  7.  Mazzoni, Cristina. (1996). Saint Hysteria: Neurosis, Mysticism, and Gender in European Culture. Cornell University Press. pp. 24-28, pp. 136-140. ISBN 0-8014-3229-4
  8.  Seidl, O. (2008). Stigmatisation and Absence of Nutrition in the Case of Therese Neumann (1898-1962). Nervenarzt 79 (7): 836-843.
  9.  Regal, Brian (2009). Pseudoscience: A Critical Encyclopedia. Greenwood. pp. 154-155. ISBN 978-0-313-35507-3
  10. ↑ Ir para:a b Kluger, N; Cribier, B. (2013). Stigmata: From Saint-Francis of Assisi to Idiopathic Haematidrosis. Ann Dermatol Venereol 140: 771-777.
  11.  Daniel Fessler (2002). «Starvation, serotonin, and symbolism. A psychobiocultural perspective on stigmata» (PDF)Mind and Society: Cognitive Studies in Economics and Social Sciences. Mind and Society: Cognitive Studies in Economics and Social Sciences. 3 (2): 81–96. Consultado em 12 de setembro de 2009
  12.  Yaryura-Tobias, Jose A.; Fugen A. Neziroglu; Steven Kaplan (1995). «Self-mutilation, anorexia, and dysmenorrhea in obsessive compulsive disorder». International Journal of Eating Disorders17 (1): 33–38. PMID 7894450doi:10.1002/1098-108X(199501)17:1<33::AID-EAT2260170104>3.0.CO;2-2
  13.  Curtin, A. P. (1946). «Imprisonment under the Japanese»BMJ2 (4476): 585–586. ISSN 0959-8138PMC 2054516Acessível livrementePMID 21284113doi:10.1136/bmj.2.4476.585. Consultado em 12 de setembro de 2009
  14.  University of Minnesota. Laboratory of Physiological Hygiene; Ancel Keys (1950). The Biology of Human Starvation. [S.l.]: University of Minnesota Press
  15.  Zusne, Leonard; Jones, Warren H. (1989). Anomalistic Psychology: A Study of Magical Thinking. Lawrence Erlbaum Associates, Inc. pp. 54-56. ISBN 978-0-805-80507-9
  16.  Harrison, Ted (outubro de 1994). Stigmata: A Medieval Phenomenon in a Modern Age. [S.l.]: St Martins Press. ISBN 0-312-11372-2
  17.  Early, Loretta F; Lifschutz, Joseph E. (1974). A Case of Stigmata Loretta. Arch Gen Psychiatry 30 (2):197-200.
  18.  Ratnoff O, D. (1980). The psychogenic purpuras: A review of autoerythrocyte sensitization, autosensitization to DNA, “hysterical” and factitial bleeding, and the religious stigmata. Semin Hematol 17: 192-213.
  19.  Panconesi, E., & Hautmann, G. (1995). Stress, Stigmatization and Psychosomatic Purpuras. International Angiology 14: 130-137.
  20.  Armando De Vincentiis. (2011). "New insights into the phenomenon of Natuzza Evolo"Italian Committee for the Investigation of Claims on the Paranormal. Retrieved 12 May 2016.
  21.  Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Nickell 2001
  22.  Albright, M. (2002). «The Stigmata: The Psychological and Ethical Message of the Posttraumatic Sufferer». Psychoanalysis and Contemporary Thought25 (3): 329–358
Ícone de esboçoEste artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

EFEMÉRIDES - WIKIPÉDIA - 7 DE FEVEREIRO DE 2022

 

7 de fevereiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fevereiro
DomSegTerQuaQuiSexSáb
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272812345
Ano:2022
Década:2020
Século:XXI
Milênio:3.º

7 de fevereiro é o 38.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 327 para acabar o ano (328 em anos bissextos).

Eventos históricos

1984: Bruce McCandless solto no espaço
2009: Queimadas em Victoria, Austrália

Nascimentos

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

1901–1950

1951–2000

Mortes

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

1901–1950

1951–2000

Século XXI

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.
  • Dia Nacional do Gráfico.

Mitologia grega

Cristianismo

Outros calendários

Idade da Lua

Para saber a Idade da Lua neste dia procure em cada ano a letra correspondente (minúscula ou maiúscula), por exemplo, em 2019, para a Epacta e Idade da lua é a letra E:

Letraabcdefghiklmnpqrstu
Idade9101112131415161718192021222324252627
LetraABCDEFFGHMNP
Idade28291234345678

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue