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Bolero (Ravel)
Bolero (Boléro, no título original francês) é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. Originalmente composta para um Ballet, a obra, que teve sua première em 1928, é considerada a obra mais famosa de Ravel.[1]
A Música
Composta entre Julho e Outubro de 1928 no Tempo di Bolero, moderato assai ("tempo de bolero, muito moderado"), o Bolero tem um ritmo invariável (escrito para = 72, ou seja, com a duração teórica de catorze minutos e dez segundos), e uma melodia uniforme e repetitiva. Deste modo, a única sensação de mudança é dada pelos efeitos de orquestração e dinâmica, com um crescendo progressivo e uma curta modulação em mi maior próxima ao fim, mas retorna ao dó maior original faltando apenas oito compassos do final. Originalmente, na própria cópia da partitura de Ravel, a marca do metrônomo é = 76, mas esta está riscada e 66 está substituindo a marcação original.[2] Ravel observa esta segunda marca na sua gravação com a Orquestra Lamoureux.[2] Mais tarde, outras edições do Bolero sugerem o 72.[3] Na primeira gravação de Piero Coppola,[4] à qual Ravel estava presente, o Bolero teve uma duração similar de 15 minutos e 40 segundos. Ravel, mais tarde comentou a um jornalista do Daily Telegraph que a obra duraria 17 minutos.[5]
Forma uma obra singular, que Ravel considerava como um simples estudo de orquestração. A sua imensa popularidade tende a secundarizar a amplitude da sua originalidade e os verdadeiros objectivos do seu autor, que passavam por um exercício de composição privilegiando a dinâmica em que se pretendia uma redefinição e reinvenção dos movimentos de dança. O próprio Ravel ficou surpreendido com a divulgação e popularidade da obra, muito devido às variações que numerosos maestros, incluindo Willem Mengelberg e Arturo Toscanini, introduziram nas suas interpretações.
Origem
A origem do Bolero provém de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que encomendou a Ravel a criação de um balé a caráter espanhol. Ravel pensou poder arranjar alguns extratos de Iberia, um conjunto de peças para piano de Isaac Albéniz, mas ele não pôde obter os direitos de fazer como desejava, pois Albéniz havia dado os direitos de arranjo a seu pupilo Ferdinand Enrique Arbos.
Em vez disso, Ravel compôs uma nova obra.
A estreia deu-se em Paris, na Ópera Garnier, em 22 de Novembro de 1928 sob direcção de Walther Straram, com coreografia de Bronislava Nijinska e cenários de Alexandre Benois. Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo devido à sensualidade da coreografia.
Direitos autorais
A obra é de domínio público desde o dia 1º de maio de 2016[6].
Curiosidades
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia. |
- O saxofone sopranino na partitura original é um saxofone em Fá; todavia, hoje só se fabricam saxofones sopraninos em Mi bemol. No tempo de Ravel ainda haveria fabricantes a produzir a família de Saxofones em Fá e em Dó com o intuito de serem usados em contexto de Orquestra Sinfónica. Hoje em dia é prática comum tocar ambas as partes, de soprano e de sopranino, usando apenas o saxofone soprano em Sib.
- Por brincadeira a peça é por vezes chamada de "o mais longo crescendo do mundo".
- O maestro português Pedro de Freitas Branco, amigo de Ravel, dirigiu uma execução lenta da obra ( = 54), o que fez com que a obra durasse 18m30s.
- O Bolero é tocado diariamente na Praia do Jacaré em Cabedelo-PB durante o pôr-do-sol, pelo músico Jurandy do Sax. Também em Belém-PA, junto à Estação das Docas, na orla da Baía do Guajará, diariamente às 18h o Bolero é reproduzido diariamente, em gravação.
- A música faz parte da trilha sonora do anime Digimon Adventure, do filme Legend of Galactic Heroes: My Conquest Is the Sea of Stars e do jogo Xenogears.
- Em 1961, o dançarino e coreógrafo Maurice Béjart criou sua versão para o Bolero, tornando-a uma de suas obras mais importantes. Em 1980, a coreografia de Béjart foi reproduzida pelo bailarino argentino Jorge Donn no filme Retratos da Vida (Les uns et les autres), do diretor francês Claude Lelouch.
- Billie Joe Armstrong tocou uma parte desta música no início álbum ao vivo Awesome as fuck da banda de punk rock Green Day.
- Uma parte do Bolero é tocada no oitavo episódio da segunda temporada do remake da popular série britânica Doctor Who.
- No desfile cívico-militar do Dia da Independência, 7 de setembro de 2014, a tropa da Polícia Militar da Paraíba desfilou aos acordes do Bolero de Ravel, adaptado pela Banda de Música da PMPB.
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Referências
- ↑ Orestein, Arbie, Ravel: Man and Musician (:"Ravel: Homem e Músico")---matéria Online em Inglês.
- ↑ ab Woodley, Ronald (2000), "Syle and practice in the early recordings", em Mawer, Deborah, The Cambridge Companion to Ravel, Cambridge University Press, pp. 236-237, ISBN 0-521-64856-4 ---em Inglês
- ↑ Ravel & Orenstein, A Ravel Reader, "Correspondência, Matérias e Intrevistas", por Maurice Ravel, Arbie Orestein, Appendix F, p. 541---em Inglês.
- ↑ [Boléro de Maurice Ravel, The Gramophone Company, Audio (gravação), por Piero Coppola, Paris, 8 de janeiro de 1930.]
- ↑ Calvocoressi, M. D.. "M. Ravel discusses his own work: The Boléro explained", Daily Telegraph, 1931-07-11. re-editado em "Ravel & Orenstein", p. 477---em Inglês
- ↑ «Clássico musical, 'Bolero', de Ravel, entra para domínio público». Folha de S.Paulo. 1 de maio de 2016. Consultado em 3 de maio de 2016
Ligações externas
Maurice Ravel
Maurice Ravel | |
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Nascimento | Joseph Maurice Ravel 7 de março de 1875 Ciboure |
Morte | 28 de dezembro de 1937 (62 anos) Paris |
Sepultamento | Cemitério de Levallois-Perret |
Cidadania | França |
Ocupação | maestro, pianista, compositor, músico, piano |
Prêmios |
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Obras destacadas | Daphnis et Chloé, Bolero, Miroirs, Piano Concerto, Gaspard de La Nuit |
Movimento estético | impressionismo na música |
Religião | nada |
Causa da morte | transtorno neurológico |
Joseph Maurice Ravel (Ciboure, 7 de março de 1875 - Paris, 28 de dezembro de 1937) foi um compositor e pianista francês, conhecido sobretudo pela sutileza das suas melodias instrumentais e orquestrais, entre elas, o Bolero, que considerava trivial e descreveu como "uma peça para orquestra sem música".
Começou a manifestar interesse pela música aos 7 anos. Desde então dedicou-se ao estudo do piano, mas só começou a frequentar o Conservatório de Paris aos 14. Posteriormente, em 1895, passou a estudar só e retornou ao Conservatório em 1898, quando estudou composição com Gabriel Fauré. Concorreu no Prix de Rome, mas não foi bem sucedido.
Foi influenciado significativamente por Claude Debussy, mas também por compositores anteriores, como Mozart, Liszt e Strauss, mas logo encontrou seu próprio estilo, que ficou, porém, marcado pelo Impressionismo.
É mundialmente conhecido pelo seu Bolero, ainda hoje a obra musical francesa mais tocada no mundo. A composição foi encomendada pela bailarina Ida Rubinstein e estreou na Ópera de Paris em 1928.
Faleceu das consequências de uma doença cerebral orgânica, PiD, agravada por um acidente de táxi ocorrido em 1932.[1][2] Durante o período que precedeu a sua morte, havia perdido parte da sua capacidade de compor devido às lesões cerebrais causadas pelo acidente. A sua inteligência sempre se manteve intacta mas o seu corpo já não respondia adequadamente, por causa de graves problemas motores.
Biografia
Uma infância feliz
Em 1875, a Terceira República Francesa de Patrice Mac-Mahon se curava das feridas causadas pela derrota na Guerra Franco-Prussiana. Contudo, respirava um ressurgimento espiritual, a França seria testemunha de um período bastante fecundo na Arte. Quatro dias após a fria estreia de Carmen de Bizet, nasceu Ravel, em 7 de março, na casa número 12 do Quai de la Nivelle, em Ciboure (Ziburu em basco), comuna dos Pirenéus Atlânticos, parte do País Basco francês. Seu pai, Joseph Ravel (1832-1908), era um renomado engenheiro civil, de ascendência suíça e saboia (Ravez). Sua mãe, Marie Delouart-Ravel (1840-1917), era de origem basca, descendente de uma antiga família espanhola (Deluarte ou Eluarte). Teve um irmão, Édouard Ravel (1878-1960), com quem manteve em toda sua vida uma forte relação afetiva.[3]
Poucos meses depois, em junho de 1875, a família Ravel se mudou para Paris. O músico não retornou ao País Basco antes dos 25 anos. Entretanto, mais tarde regressaria regularmente para residir em Saint-Jean-de-Luz, para passar as férias ou trabalhar.
A infância de Ravel foi feliz. Seus pais, atentos e cultos, frequentaram o meio artístico, fomentando os primeiros passos de seu filho que tão logo se revelou um talento musical excepcional. Começou os estudos de piano aos seis anos, sob a guia de Henry Ghys. Criança ajuizada, ainda que também caprichoso e teimoso, logo demonstrou seu talento natural para a música, ainda que, para desespero de seus pais e professores, reconheceu mais tarde ter adicionado aos seus numerosos talentos «a mais extrema preguiça.»[4] De fato, no início seu pai, para obrigá-lo a praticar o piano, tinha que lhe prometer pequenas gorjetas.[5] Em 1887 recebeu precocemente aulas de Charles René (harmonia, contraponto e composição). O clima artístico e musical prodigiosamente fértil de Paris do fim do século XIX não podia, senão, estimular o desenvolvimento do jovem.
“ | Toda criança é sensível à música - a todo tipo de música. Meu pai, muito mais culto nesta arte que a maioria dos aficionados, soube desenvolver meus gostos e estimular precocemente minha paixão. | ” |
Um futuro promissor
Ao ingressar no Conservatório de Paris em 1889, Ravel foi aluno de Charles de Bériot. Ali conheceu o pianista espanhol Ricardo Viñes, que acabou sendo um grande amigo e o intérprete escolhido para suas melhores obras. Os dois participariam do grupo conhecido como Les Apaches que causou agitação na estreia de Pelléas et Mélisande de Claude Debussy, em 1902. Impressionado com a música do Extremo Oriente na Exposição Universal de 1889, entusiasmado com a dos rebeldes Emmanuel Chabrier e Erik Satie, admirador de Mozart,[7] Saint-Saëns e Debussy, influenciado pela leitura de Baudelaire, Edgar Poe, Condillac, Villiers de L’Isle-Adam e, sobretudo, de Stéphane Mallarmé, Ravel manifestou precocemente um caráter firme e um espírito musical muito independente. Suas primeiras composições provavam que eram já demonstrações de uma personalidade e uma maestria tal que seu estilo só evoluiria com o tempo: Ballade de la reine morte d’aimer (Balada da rainha morta de amor, 1894), Sérénade grotesque (Serenata grotesca, 1894), Menuet antique (1895), Habanera (1895 - para dois pianos).
Em 1897, Ravel entrou para a classe de contraponto de André Gedalge. Nesse mesmo ano, Gabriel Fauré foi também seu professor. Este julgou o compositor benevolente e o saudou como «muito bom aluno, laborioso e pontual» e sua «sinceridade que desarma».[8] Ao final de seus estudos compôs a Abertura para Shéhérazade (cuja estreia ocorreu em maio de 1899 entre os assobios do público) e a famosa Pavane pour une infante défunte (Pavana para uma infanta defunta) de título curioso,[9] que continua sendo sua obra pianística mais tocada pelos melômanos aficionados, ainda que seu autor não a tivesse em muita estima.[10]
Sepultado no Cemitério de Levallois-Perret.[11]
Obras principais (por ordem cronológica)
- Menuet antique (1895)
- Valse en Ré majeur pour piano (1898)
- Pavane pour une Infante Défunte (1899)
- Ouverture Schéhérazade (1899)
- Fugue en Ré majeur (1900)
- Jeux d'eau (piano, 1901)
- Quatuor en Fa majeur pour cordes (1902-1903)
- Schéhérazade (1903)
- Sonatine (piano, 1903-1905)
- String Quartet in F major (1903)
- Miroirs ("Reflections"): Noctuelles ("Night moths"), Oiseaux tristes ("Sad birds"), Alborada del Gracioso ("Dawn song of the jester"), Une barque sur l'océan ("A boat on the ocean"), La vallée des cloches ("Valley of the bells") (piano 1905)
- Introduction and allegro (1905)
- Une barque sur l'océan (1906)
- Histoires naturelles ("Tales from nature") (Jules Renard, 1906)
- Rhapsodie espagnole (orchestre) (1907)
- L'heure espagnole ("The Spanish Hour") (opera, 1907–1909)
- Gaspard de La Nuit (1908)
- Ma Mère l'Oye (ballet 1908-1910)
- Daphnis et Chloé (ballet 1909-1912)
- Valses nobles et sentimentales (piano 1911, orchestra 1912)
- Trois Poèmes de Stéphane Mallarmé, (1913)
- La Tombeau de Couperin (1914)
- Piano Trio in A minor (1914)
- Alborada del gracioso (1919)
- L'enfant et les sortilèges (1919-1925)
- La Valse (1920)
- Tzigane (violino e piano, 1924)
- Chansons Madécasses ("Songs of Madagascar") (Evariste Parny, 1926)
- Fanfare (1927; for the children's ballet L'Éventail de Jeanne
- Bolero (1928)
- Piano Concerto para mão Esquerda (1929–1930) para o pianista Paul Wittgenstein. Wittgenstein era irmão do filósofo Ludwig Wittgenstein.
- Concerto en sol majeur (1931-1932)
- Don Quichotte à Dulcinée ("Serenade de Don Quixote a Dulcinea") (1932–1933)
- Sonata para Violino e violoncelo
- Sonata para Violino e Piano
Referências
- ↑ A Disease That Allowed Torrents of Creativity por SANDRA BLAKESLEE (The New York Times) em 8 de abril de 2008
- ↑ Maurice Ravel's illness: a tragedy of lost creativity.por Henson RA - Br Med J (Clin Res Ed). 1988 Jun 4;296(6636):1585-8.
- ↑ Marnat M, Maurice Ravel, Fayard, 1986, p. 19-22.
- ↑ Jankélévitch V, Ravel, Seuil, 1995, p. 127.
- ↑ Ravel, el hombre y su misterio, Jean Gallois, em Los Grandes Compositores, Salvat S. A. de Ediciones, Pamplona, 1984, ISBN 8471374579.
- ↑ Nota: O breve Esquisse autobiographique (Esboço autobiográfico) de Maurice Ravel, ditado pelo músico ao seu aluno e amigo Roland-Manuel em outubro de 1928, apareceu pela primeira vez na Revue musicale de dezembro de 1938. Posteriormente apareceu completo nas obras de Arbie Orenstein (Lettres, écrits et entretiens, Flammarion, 1989, p. 43-47) e de Vladimir Jankélévitch (Ravel, Seuil, 1995, p. 197-204).
- ↑ Citação: «Meu músico preferido? Se tenho um?… Em todo caso, considero que Mozart continua sendo o mais perfeito de todos. (…) Ele não é mais que música.» Ravel citado por Nino Franck no periódico Candide, maio de 1932.
- ↑ Boletim escolar de Fauré sobre Ravel, junho de 1900.
- ↑ Citação: «Ao juntar as palavras que compõem este título não pensei em outra coisa que no prazer de fazer uma aliteração…» Em: Ravel, el hombre y su misterio, Jean Gallois, Los Grandes Compositores, Salvat S. A. de Ediciones, Pamplona, 1982.
- ↑ Citação: «Percebo muito bem os defeitos: a influência de Chabrier, demasiado óbvia, e a forma fartamente pobre. Creio que a notável interpretação desta obra incompleta e sem audácia contribuiu muito com seu êxito». Ravel citado na resenha musical da S.I.M., fevereiro de 1912, en : Orenstein A, Lettres, écrits et entretiens, Flammarion, 1989, p. 295.
- ↑ Maurice Ravel (em inglês) no Find a Grave
Bibliografia
- «Maurice Ravel». Farmington Hills, MI: Thomson Gale. Biography Resource Center (subscription). 25 (Contemporary Musicians). 1999
- Ivry, Benjamin (2000). Maurice Ravel: a Life. Nova Iorque: Welcome Rain. ISBN 1566491525. OCLC 44172900
- Larner, Gerald (1996). Maurice Ravel. Londres: Phaidon Press. ISBN 0714832707. OCLC 35985736
- Mawer, Deborah, ed. (2000). The Cambridge Companion to Ravel Cambridge Companions to Music ed. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 0521648564. OCLC 59558270
- BENEDETTI, Danieli Verônica Longo.
- (em português) Le Tombeau de Couperin (1917) de Maurice Ravel: obra de uma guerra.
- (em português) Obras de guerra: produção musical francesa na Primeira Guerra Mundial. Annablume/FAPESP, 2013.
- (em português) Maurice Ravel e a Guerra
- (em francês) Carta de Maurice Ravel ao Comitê da Liga Nacional pela Defesa da Música Francesa (1916).
Ligações externas
- Obras de Maurice Ravel no International Music Score Library Project
- Partituras gratuitas de Maurice Ravel na CPDL, a Biblioteca Coral de Domínio Público
- «www.kreusch-sheet-music.net». - Free Scores by Ravel
- Maurice Ravel on Wikilivres
- «Maurice Ravel Frontispice». at www.maurice-ravel.net
- «Epitonic.com: Maurice Ravel». Miroirs e Gaspard De La Nuit
- «Biography of Maurice Ravel»
- «Analysis of Ravel's Trio»
- «Classic Cat - Ravel». -
- «The mystery of the missing Bolero millions - an artist's rights saga! - and a tale of greed?»
- «Many quotations about Ravel's personality»
- «Piano Rolls». (The Reproducing Piano Roll Foundation)