Edgar Allan Poe (nascido
Edgar Poe;
Boston,
Massachusetts,
Estados Unidos,
19 de Janeiro de
1809 —
Baltimore,
Maryland,
Estados Unidos,
7 de Outubro de
1849) foi um
autor,
poeta,
editor e
crítico literário americano, integrante do
movimento romântico americano.
[1][2] Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de
contos e é geralmente considerado o inventor do gênero
ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de
ficção científica.
[3] Ele foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis.
[4]
Ele nasceu como Edgar Poe, em
Boston,
Massachusetts; quando jovem, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, de
Richmond,
Virginia, mas nunca foi formalmente adotado. Ele frequentou a
Universidade da Virgínia por um semestre, passando a maior parte do tempo entre bebidas e mulheres. Nesse período, teve uma séria discussão com seu pai adotivo e fugiu de casa para se alistar nas forças armadas, onde serviu durante dois anos antes de ser dispensado. Depois de falhar como cadete em
West Point, deixou a sua família adotiva. Sua carreira começou humildemente com a publicação de uma coleção anônima de poemas,
Tamerlane and Other Poems (1827).
Poe mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, tornando-se conhecido por seu próprio estilo de crítica literária. Seu trabalho o obrigou a se mudar para diversas cidades, incluindo
Baltimore,
Filadélfia e
Nova Iorque. Em Baltimore, casou-se com
Virginia Clemm, sua prima de 13 anos de idade. Em 1845, Poe publicou seu poema
The Raven, foi um sucesso instantâneo. Sua esposa morreu de
tuberculose dois anos após a publicação. Ele começou a planejar a criação de seu próprio jornal,
The Penn(posteriormente renomeado para
The Stylus), porém, em 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, morreu antes que pudesse ser produzido. A causa de sua morte é desconhecida e foi por diversas vezes atribuída ao álcool, congestão cerebral,
cólera, drogas,
doenças cardiovasculares,
raiva, suicídio, tuberculose entre outros agentes.
[5]
Poe e suas obras influenciaram a literatura nos
Estados Unidos e ao redor do mundo, bem como em campos especializados, tais como a
cosmologia e a
criptografia. Poe e seu trabalho aparecem ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão. Várias de suas casas são dedicadas como museus atualmente.
Edgar Allan Poe nasceu no seio de uma família
escocesa-
irlandesa, em
19 de janeiro de
1809, na cidade de
Boston, no estado de
Massachusetts, na região americana da
Nova Inglaterra, no nordeste do país.
[6] Segundo filho dos atores David Poe Jr. (1784-1811),
americano, e
Elizabeth Arnold Hopkins Poe (1787-1811),
inglesa, ele teve ainda um irmão mais velho, William Henry, nascido em 1808, e uma irmã caçula, Rosalie, nascida em 1811.
[7] Seu pai abandonou-os quando Edgar tinha cerca de um ano e meio de vida, em 1810,
[8] deixando ele, o irmão Henry e Elizabeth, esta grávida novamente, desamparados. Ela morreu poucas semanas depois de dar à luz Rosalie, já em 1811, devido tanto a complicações no parto quanto à
tuberculose, deixando os três filhos órfãos.
Depois da morte da mãe, o irmão mais velho de Edgar, Henry, foi mandado para casa de parentes no interior do país, enquanto sua irmã, Rosalie, foi enviada formalmente para a adoção. Já Edgar foi acolhido, embora não formalmente adotado, pelo empresário John Allan e sua esposa, Francis Allan, que residiam na época na cidade de
Richmond, no estado da
Virgínia, no
sudeste do país. O casal nunca o adotou legalmente,
[9] embora John tenha lhe dado o seu sobrenome, fazendo com que Edgar se chamasse, a partir de então,
Edgar Allan Poe.
[10] No entanto, John Allan e Edgar nunca conseguiram desenvolver uma boa relação, sendo que algumas fontes afirmam que Allan só acolheu o menino para criá-lo por insistência de sua esposa, Francis. De fato, Edgar se mostrou desde pequeno mais apegado à mãe adotiva do que ao pai, que permanecia sempre distante, o que fomentou, direta e indiretamente, a difícil relação estabelecida entre os dois a partir da adolescência e fase adulta do escritor, permeada por constantes brigas e discussões que ambos teriam ao longo da vida deste último.
Placa em homenagem ao escritor no centro de
Boston,
EUA, que marca o local aproximado de seu nascimento no início do século XIX
[11]
Com os pais adotivos de boa situação financeira, Edgar recebeu uma educação formal de qualidade em sua infância. Em 1815, aos seis anos de idade, se mudou com eles para a
Inglaterra, onde seu pai adotivo esperava expandir seus negócios. Lá, eles se estabeleceram por alguns anos no coração da capital,
Londres. Na
capital britânica, depois de frequentar a escola de Misses Duborg School, e a Manor School, Poe regressou com a família Allan a Richmond em 1820, aos onze anos, tendo sido então matriculado em um
colégio interno localizado nos arredores de
Charlottesville, Virgínia. Mais tarde, já adolescente, em 1826, foi admitido na
Universidade da Virgínia, também em Charlottesville. Desta viria a ser expulso depois de cerca de um ano de frequência, graças ao seu estilo aventureiro e boêmio.
Na sequência de desentendimentos com o seu pai adotivo, relacionados com as dívidas de jogo, Poe alistou-se nas forças armadas, sob o nome Edgar A. Perry, no ano de 1827.
[12] Nesse mesmo período, Poe publicou o seu primeiro livro,
Tamerlane and Other Poems. Depois de dois anos de serviço militar, acabaria por ser dispensado. Em 1829, a sua mãe adotiva, Francis, faleceu, ele publicou o seu segundo livro,
Al Aaraf,
[13] reconciliando-se com o seu pai adotivo, John Allan, que o auxiliou a entrar na Academia Militar de
West Point.
[14] Em virtude da sua, supostamente propositada, desobediência a ordens, ele acabou por ser expulso desta academia, em 1831, fato pelo qual o seu pai adotivo o repudiou até a sua morte, em 1834.
Antes de entrar em
West Point, Poe mudou-se para
Baltimore, no estado de
Maryland, onde estabeleceu-se na casa da sua tia viúva, Maria Clemm, e da sua filha, Virgínia Clemm, sua prima em primeiro grau.
[15] Durante esta época, Poe usou a escrita de ficção como meio de subsistência e, no final de 1835, tornou-se editor do jornal
Southern Literary Messenger em Richmond, tendo trabalhado nesta posição até 1837. Neste intervalo de tempo, Poe acabaria por casar-se, em segredo, com a sua prima Virgínia, de treze anos, em 1836.
Em 1837, Poe mudou-se para
Nova Iorque, onde passaria quinze meses aparentemente improdutivos, antes de se mudar em definitivo para a
Filadélfia, na
Pensilvânia, pouco depois de publicar
The Narrative of Arthur Gordon Pym. No verão de 1839, tornou-se editor assistente da
Burton's Gentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas literárias e teatrais. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua coleção
Tales of the Grotesque and Arabesque (traduzido para o francês por
Baudelaire como
Histoires Extraordinaires e para o português como
Histórias Extraordinárias), que, apesar do insucesso financeiro, é apontada como um marco da literatura norte-americana.
Retrato de Virginia Clem, a prima de 13 anos de Poe que se tornaria a esposa do escritor
Durante este período, sua esposa Virgínia Clemm-Poe, começou a sofrer de
tuberculose, que a tornaria inválida e acabaria por levá-la à morte. A doença da mulher acabou por levar Poe ao consumo excessivo de álcool e, algum tempo depois, este deixou a
Burton's Gentleman's Magazine para procurar um novo emprego. Regressou a
Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no periódico
Evening Mirror, antes de se tornar editor do mais renomado
Broadway Journal.
[16] Foi no
Evening Mirror, porém, que, no início de 1845, foi publicado o seu popular poema
The Raven (em português "O Corvo").
Em 1846, o
Broadway Journal faliu,
[16] e Poe mudou-se para uma casa no
Bronx, hoje conhecida como
Poe Cottage e aberta ao público,
[17] onde Virgínia morreu no ano seguinte.
[18] Biógrafos e críticos costumam sugerir que o tema de "morte de mulheres bonitas" que aparece frequentemente em suas obras decorre da perda de mulheres ao longo de sua vida, incluindo sua esposa.
[19]
Cada vez mais instável, após a morte da mulher, Poe tentou cortejar a poeta Sarah Helen Whitman. No entanto, o seu noivado com ela acabaria por falhar, alegadamente em virtude do comportamento errático e alcoólico de Poe, mas bastante provavelmente também devido à intromissão da mãe de Sarah, que não via Edgar com bons olhos.
[20] Nesta época, segundo ele mesmo relatou, Poe tentou o suicídio por sobredosagem de láudano,
[21] e acabou por regressar a
Richmond, onde retomou a relação com uma paixão de infância, Sarah Elmira Royster, então já viúva.
[22]
Poe foi enterrado originalmente na parte de trás do cemitério de Westminster, sem uma lápide. A da imagem marca hoje em dia o lugar original.
No dia
3 de Outubro de
1849, Poe foi encontrado nas ruas de
Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de
delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois.
[23] Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, "Lord, please, help my poor soul", em português, "Senhor, por favor, ajude minha pobre alma."
[23]
Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de não comprovada, a ideia de ter sido causada por embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, entre as quais estão presentes:
diabetes,
sífilis,
raiva, e doenças cerebrais raras.
As obras mais conhecidas de Poe são
góticas,
[24] um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público.
[25] Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o
luto.
[26] Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do
romantismo sombrio, uma reação literária ao
transcendentalismo,
[27] do qual Poe fortemente não gostava.
[28]
Além do horror, Poe também escreveu
sátiras, contos de humor e
hoaxes. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do ridículo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural.
[25] De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou,
[29] e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular.
[30] Poe também reinventou a
ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como
balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".
[31]
Poe escreveu muito de seu trabalho usando temas especificamente oferecidos para os gostos do mercado em massa.
[32] Para esse fim, sua ficção incluiu muitas vezes elementos da popular
pseudociência, como
frenologia[33] e
fisiognomia.
[34]
A escrita de Poe reflete suas teorias literárias, que ele apresentou em sua crítica e também em peças literárias como "The Poetic Principle".
[35]
Ele não gostava de didatismo
[36] e
alegoria,
[37] pois acreditava que os significados na literatura deveriam ser uma subcorrente sob a superfície. Trabalhos com significados óbvios, ele escreveu, deixam de ser arte.
[38] Acreditava que o trabalho de qualidade deveria ser breve e concentrar-se em um efeito específico e único.
[35] Para isso, acreditava que o escritor deveria calcular cuidadosamente todos sentimentos e ideias.
[39]
Em "The Philosophy of Composition", uma peça na qual Poe descreve seu método de escrita em "The Raven", ele afirma ter seguido estritamente este método. Porém, foi questionado se ele realmente seguiu esse sistema.
T. S. Eliot disse: "É difícil para nós lermos esta peça sem pensar se Poe escreveu seu poema com tanto cálculo, ele poderia ter pego um pouco mais de dores sobre isto: o resultado dificilmente tem crédito ao método".
[40] O biógrafo Joseph Wood Krutch descreveu a peça como "um exercício um tanto engenhoso na arte de racionalização".
[41]
Durante sua vida, Poe era sobretudo conhecido como um crítico literário.
James Russell Lowell, também crítico, dizia que ele era "o mais distinto, filosófico e destemido crítico de obras que tem escrito na América", sugerindo – retoricamente – que ele ocasionalmente usava
ácido prússico ao invés de tinta.
[42] As críticas cáusticas de Poe fizeram com que ele ganhasse o apelido de "Homem Tomahawk". Seu alvo favorito era o poeta de
Boston, aclamado em sua época,
Henry Wadsworth Longfellow, que era frequentemente defendido por seus companheiros literários no que seria mais tarde chamada de "A Guerra de Longfellow". Poe acusava Longfellow de "a heresia da didática", escrevendo poesias enfadonhas, derivativas e tematicamente plagiadas.
[43]
Poe também era conhecido como um escritor de ficção e se tornou um dos primeiros escritores americanos do século XIX a se tornar mais popular na Europa do que nos Estados Unidos.
[44] Poe era respeitado especialmente na França, em parte devido as traduções sem demora de
Charles Baudelaire, estas que vieram a se tornar as edições definitivas das obras de Poe pela Europa.
[45]
Os contos de detetive de Poe com o personagem
C. Auguste Dupin acabariam por se tornar a base para as futuras historias de detetive da literatura. Segundo sir
Arthur Conan Doyle: "Cada uma [das estórias de detetive de Poe] é uma raiz da qual toda uma literatura se desenvolveu.... Onde estavam as estórias de detetives antes de Poe soprar o sopro da vida nelas?"
[46] A associação
Mystery Writers of America nomeou seus prêmios para a excelência no gênero de "Edgars".
[47] Poe também influenciou o gênero de ficção científica, especialmente
Jules Verne, que escreveu uma continuação para o romance de Poe
A Narrativa de Arthur Gordon Pym chamada
An Antarctic Mystery, também conhecida como
The Sphinx of the Ice Fields.
[48] Segundo o autor de ficção científica
H. G. Wells, "
Pym conta o que uma mente muito inteligente poderia imaginar sobre o polo sul a um século atrás."
[49]
Assim como diversos artistas famosos, as obras de Poe geraram diversos imitadores.
[50] Uma interessante tendência entre os imitadores de Poe, no entanto, eram as alegações de
clarividentes ou pessoas com poderes
paranormais de estarem canalizando poemas do espírito de Poe. O mais notável destes casos foi o de Lizzie Doten, que em 1863 publicou
Poems from the Inner Life, no qual ela alega ter "recebido" novas obras pelo espírito do autor. Estas obras constituíam de retrabalhos de poemas famosos de Poe como
The Bells mas que refletiam uma nova perspectiva, mais positiva.
[51]
No entanto, Poe também era alvo de criticismo. Isto era parcialmente devido à visão negativa que existia devido ao seu carácter pessoal e a influência que este tinha em sua reputação.
[44] William Butler Yeats ocasionalmente criticava Poe e uma vez chegou a chama-lo de "vulgar".
[52] Transcendentalista Ralph Waldo Emerson reagiu ao poema "O Corvo" dizendo que "não via nada de mais nele",
[53] referindo-se a Poe de modo zombeteiro como "
the jingle man".
[54] Aldous Huxley escreveu que a composição literária de Poe "cai na vulgaridade" por ser "muito poética" – o equivalente a usar um anel de diamantes em cada dedo.
[55]
Acredita-se que apenas doze cópias do primeiro livro de Poe,
Tamerlane and Other Poems, ainda existem. Em dezembro de 2009, foi vendida uma cópia na sociedade de leilões
Christie's, em Nova Iorque, por seiscentos e sessenta dois mil e 500 dólares, um preço record pago por uma obra da literatura americana.
[56]
Eureka: Um poema em prosa, dissertação escrita em 1848, contém uma teoria cosmológica que previu a teoria do
Big Bang oitenta anos antes do seu surgimento,
[57][58] assim como uma solução plausível para o
paradoxo de Olbers.
[59][60] Poe ignorou o método científico em
Eureka e ao invés disso escreveu utilizando apenas sua intuição.
[61] Por esta razão ele a considerou uma obra de arte ao invés de um trabalho científico,
[61] mas insistiu que ainda assim era verdadeiro
[62] e considerou ser a obra prima de sua carreira.
[63] Ainda assim
Eureka está repleta de erros científicos. Em particular, as sugestões de Poe ignoram as
leis de Newtonrelacionadas à densidade e rotação de planetas.
[64]
Ilustração do artista Yan' Dargent baseada no conto "O Escaravelho de Ouro", publicada no artigo "Edgard Poë et ses oeuvres" (Edgar Poe e suas obras, 1862) de Jules Verne.
Poe tinha um grande interesse em
criptografia. Ele notou pela primeira vez suas habilidades no periódico da Filadélfia
Alexander's Weekly (Express) Messenger que estava convidando leitores a submeterem
cifras, o qual ele procedeu a resolver.
[65] Em julho de 1841, Poe escreveu um artigo chamadao "Algumas palavras sobre Escrita Secreta" no periódico
Graham's Magazine. Se aproveitando do interesse público no tópico, ele escreveu "
O Escaravelho de Ouro" incorporando cifras como parte essencial da estoria.
[66] O sucesso de Poe com criptografia não dependia muito em seu conhecimento profundo do campo (seu método era limitado a simples
cifra de substituição), mas sim no conhecimento adquirido da cultura de jornais e periódicos. Sua afiada habilidade analítica, tão evidente em suas estorias de detetive, permitia que ele visse que o público em geral não possuía o conhecimento necessário para saber como um simples criptograma de substituição possa ser resolvido, e ele usava isso a seu favor.
[65] A comoção criada por suas façanhas criptográficas desempenhou um papel importante em popularizar criptogramas em jornais e revistas.
[67]
Poe teve uma influência na criptografia além de incrementar o interesse público durante sua vida.
William Friedman, um dos principais criptologistas da América, foi profundamente influenciado por Poe.
[68] O interesse inicial de Friedman por criptografia veio após ler "O Escaravelho de Ouro" quando criança, interesse que mais tarde seria posto em uso para decifrar códigos da maquina
PURPLE, pertencente ao Japão, durante a
segunda guerra mundial.
[69]
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por
ANTÓNIO FONSECA