quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ANTERO DE QUENTAL - ESCRITOR - MORREU EM 1891 - 11 DE SETEMBRO DE 2024

 


Antero de Quental

 Nota: Para outros significados, veja Antero de Quental (desambiguação).
Antero de Quental
Antero de Quental, poeta açoreano c. 1887
Nome completoAntero Tarquínio de Quental
Pseudónimo(s)Carlos Fradique Mendes (também usado por Eça Queirós e Batalha Reis)
Nascimento18 de abril de 1842
Ponta Delgada
Morte11 de setembro de 1891 (49 anos)
Ponta Delgada
ResidênciaPonta DelgadaAçores

Avenida da Boavista 1975, Porto

NacionalidadePortuguês
Alma materUniversidade de Coimbra
Ocupaçãoescritor
Principais trabalhosSonetos de Antero (1861)
Beatrice e Fiat Lux (1863)
Odes Modernas (1865)
Bom Senso e Bom Gosto (1865)
A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais (1865)
Defesa da Carta Encíclica de Sua Santidade Pio IX (1865)
Portugal perante a Revolução de Espanha (1868)
Primaveras Românticas (1872)
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa (1872)
A Poesia na Actualidade (1881)
Sonetos Completos (1886)
A Filosofia da Natureza dos Naturistas (1886)
Tendências Gerais da filosofia na Segunda Metade do Século XIX (1890)
Raios de extinta luz (1892)
Movimento literárioQuestão CoimbrãGeração de 70
Carreira musical
Período musical1861 - 1891
Assinatura

Antero Tarquínio de Quental (Ponta Delgada18 de abril de 1842 – Ponta Delgada11 de setembro de 1891[1]) foi um escritor e poeta português do século XIX que teve um papel importante no movimento da Geração de 70.

Biografia

Nascido na Ilha de São Miguel (Açores, filho do combatente liberal Fernando de Quental Solar do Ramalho — do qual mandou tirar a pedra de armas da família —, 10 de maio de 1814 — Ponta Delgada, Matriz, 7 de março de 1873) e de sua mulher Ana Guilhermina da Maia (Setúbal, 16 de julho de 1811 — Lisboa, 28 de novembro de 1876). O casal teve sete filhos, sendo Antero o quarto, numa família onde proliferavam as mortes prematuras e a loucura.[2]

Durante a sua vida, Antero de Quental dedicou-se à poesia, à filosofia e à política. Deu início aos seus estudos na cidade natal, mudando-se para Coimbra aos 16 anos, ali estudando Direito e manifestando as primeiras ideias socialistas. Fundou em Coimbra a Sociedade do Raio, que pretendia renovar o país pela literatura.

Em 1861, publicou os seus primeiros sonetos. Quatro anos depois, publicou as Odes Modernas, influenciadas pelo socialismo experimental de Proudhon, enaltecendo a revolução. Nesse mesmo ano iniciou a Questão Coimbrã, em que Antero e outros poetas foram atacados por António Feliciano de Castilho, por instigarem a revolução intelectual. Como resposta, Antero publicou os opúsculos Bom Senso e Bom Gosto, carta ao Exmo. Sr. António Feliciano de Castilho, e A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais.

Ainda em 1866 mudou-se para Lisboa, onde experimentou a vida de operário, trabalhando como tipógrafo, profissão que exerceu também em Paris, entre janeiro e fevereiro de 1867.

Em 1868 regressou a Lisboa, onde formou o Cenáculo, de que fizeram parte, entre outros, Eça de QueirósAbílio Guerra Junqueiro e Ramalho Ortigão.

Foi um dos fundadores do Partido Socialista Português.

De 1869 data a sua viagem à América, com partida do Porto, a bordo do patacho Carolina, do seu amigo algarvio Joaquim de Almeida Negrão. Sabe-se que visitou primeiro Halifax, no Canadá, e depois Nova Iorque, onde permaneceu cerca de um mês. Desta viagem, que terá sido atribulada, não ficou nenhum testemunho da autoria de Antero, mas apenas os relatos feitos anos depois por Joaquim Negrão, que alguns hoje consideram parcialmente desmemoriado ou fantasista.[3]

Retrato de Antero

Em 1870, fundou em Lisboa o jornal A República - Jornal da Democracia Portuguesa, com Oliveira Martins.

Na mão de Deus
Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.
Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depus do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.
Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva ao colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,
Selvas, mares, areias do deserto...
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!
Antero de Quental

Em 1871, encontramo-lo a reunir-se em Lisboa com delegados da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) para apresentar as ideias anarquistas.[4] Os primeiros contactos com os emissários espanhóis da Internacional são feitos através de José Fontana, Antero de Quental e Jaime Batalha Reis. Este último escreve nas suas memórias os encontros políticos que permitiram a entrada de Portugal na Primeira Internacional. José Fontana, desconfiado que a polícia estava a observar os seus movimentos, acabou por propor que as futuras reuniões fossem realizadas na privacidade de um barco no rio Tejo.[5]

Nessa altura, em maio do mesmo ano, igualmente participa numa conferência Iberista e aí apresenta um polémico discurso em que tenta explicar as razões do atraso português, e do espanhol, desde o século XVII.[6]

Nos finais de 1871 vai elaborar o panfleto O que é a Internacional? que é alvo de uma tradução para o castelhano pela Comissão de Propaganda do Conselho Local da Federação Madrilena e publicada em 1872 em Espanha.[7]

Antero de Quental, juntamente com José Fontana, em 1872, passou a editar o jornal socialista O Pensamento Social.

Colaborou igualmente em diversas outras publicações periódicas, nomeadamente: A Esperança[8] (1865-1866), Renascença[9] (1878-1879?), O Pantheon[10] (1880-1881). A título póstumo, encontramos textos de Antero de Quental, publicados em, Branco e Negro (1896-1898), Contemporânea (1915-1926), A imprensa (1885-1891), O Thalassa (1913-1915), no periódico O Azeitonense[11] (1919-1920).

Em 1873 herdou uma quantia considerável de dinheiro, o que lhe permitiu viver dos rendimentos dessa fortuna. Em 1874, com tuberculose, descansou por um ano, mas em 1875, fez a reedição das Odes Modernas.

fotografia de Antero quental

Em 1879 mudou-se para o Porto, e em 1886 publicou aquela que é considerada pelos críticos como a sua melhor obra poética, Sonetos Completos, com características autobiográficas e simbolistas.

Em 1880, adoptou as duas filhas do seu amigo, Germano Meireles, que falecera em 1877. Em setembro de 1881 foi, por razões de saúde e a conselho do seu médico, viver em Vila do Conde, onde residiu até maio de 1891, com pequenos intervalos nos Açores e em Lisboa. O período em Vila do Conde foi considerado pelo poeta o melhor da sua vida: "Aqui as praias são amplas e belas, e por elas me passeio ou me estendo ao sol com a voluptuosidade que só conhecem os poetas e os lagartos adoradores da luz".[12]

Em 1886 foram publicados os Sonetos Completos, coligidos e prefaciados por Oliveira Martins. Entre março e outubro de 1887, permaneceu nos Açores, voltando depois a Vila do Conde. Devido a essa sua estadia, foi fundado nesta cidade, em 1995, o "Centro de Estudos Anterianos"

Local do suicídio de Antero de Quental junto ao Convento de Nossa Senhora da Esperança em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, nos Açores.

Em 1890, devido à reacção nacional contra o ultimato inglês, de 11 de janeiro, aceitou presidir à Liga Patriótica do Norte, mas a existência da Liga foi efémera. Quando regressou a Lisboa, em maio de 1891, instalou-se em casa da irmã, Ana de Quental. Portador de distúrbio bipolar, nesse momento o seu estado de depressão era permanente. Após um mês, em junho de 1891, regressou a Ponta Delgada, cometendo suicídio no dia 11 de setembro de 1891, com dois tiros, num banco de jardim junto ao Convento de Nossa Senhora da Esperança, onde está na parede a palavra "Esperança", no Campo de São Francisco, cerca das 20h00.

Os seus restos mortais encontram-se sepultados no Cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada.[13]

Foi impressa uma nota de 5.000$00 Chapas 2 e 2A de Portugal com a sua imagem.

Análise da obra


Properly speaking there has been no Portuguese literature before Antero de Quental;
before that there has been either a preparation for a future literature,
or foreign literature written in the Portuguese language.
Fernando Pessoa[14]

A poesia de Antero de Quental apresenta três faces distintas:

  • A das experiências juvenis, em que coexistem diversas tendências;
  • A da poesia militante, empenhada em agir como “voz da revolução”;
  • E a da poesia de tom metafísico, voltada para a expressão da angústia de quem busca um sentido para a existência.

A oscilação entre uma poesia de combate, dedicada ao elogio da acção e da capacidade humana, e uma poesia intimista, direcionada para a análise de uma individualidade angustiada, parece ter sido constante na obra madura de Antero, abandonando a posição que costumava enxergar uma sequência cronológica de três fases.

Antero atinge um maior grau de elaboração em seus sonetos, considerados por muitos críticos uns dos melhores da língua e comparados aos de Camões e aos de Bocage. Há, na verdade, alguns pontos de contato estilísticos e temáticos entre esses três poetas: os sonetos de Antero têm inegável sabor clássico, quer na adjetivação e na musicalidade equilibrada, ou na análise de questões universais que afligem o homem.

Obras

  • Sonetos de Antero, 1861
  • Beatrice e Fiat Lux, 1863
  • Odes Modernas, 1865 (na origem da polémica Questão Coimbrã). Reeditadas em 1875.
  • Bom Senso e Bom Gosto, 1865 (opúsculos)
  • A Dignidade das Letras e as Literaturas Oficiais, 1865 (na origem da polémica Questão Coimbrã)
  • Defesa da Carta Encíclica de Sua Santidade Pio IX, 1865
  • Portugal perante a Revolução de Espanha, 1868 (eBook)
  • Causas da decadência dos povos peninsulares, 1871
  • Primaveras Românticas, 1872
  • Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa, 1872 (eBook)
  • A Poesia na Actualidade, 1881
  • As Fadas, 1883 (incluído em Tesouro Poético da Infância)[15]
  • Sonetos Completos, 1886 (eBook)
  • A Filosofia da Natureza dos Naturistas, 1886 (eBook)
  • Tendências Gerais da filosofia na Segunda Metade do Século XIX, 1890
  • Raios de extinta luz, 1892 (eBook)
  • O Infante D. Henrique (M. Gomes Editor, 1894).
  • A Bíblia da Humanidade (eBook)
  • Leituras Populares (eBook)
  • Liga Patriótica do Norte (eBook)
  • Prosas

Ver também

Referências

  1.  Carlos Loures. Antero de Quental - www.vidaslusofonas.pt. [S.l.: s.n.] Arquivado do original em 27 de junho de 2012
  2.  Revista COLóQUIO/Letras N.º 123/124 (Jan. 1992). A doença de Antero: Influência da relação Mãe-Filho, pág. 53.
  3.  Antonio Arroyo, em A Viagem de Antero de Quental á América do Norte (Porto: Renascença Portuguesa, 1916), baseia-se nos relatos feitos por Joaquim Negrão a Bulhão Pato e a ele próprio; Ana Maria Almeida Martins, em Antero de Quental e a Viagem à América. Remando contra a Maré (Lisboa: Tinta-da-China, 2011), questiona vários pontos da história de Negrão e do livro de Arroyo, mas não acrescenta novas informações sobre a estadia de Antero na América.
  4.  «Anarquismo em Portugal, Carlos Fontes, afilosofia.no.sapo.pt». Consultado em 21 de julho de 2013. Arquivado do original em 7 de março de 2014
  5.  Lázaro, João (2019). «Associação Internacional dos Trabalhadores em Portugal (1871–1873).». Associação Nacional de História. "Revista Mundos do Trabalho" (11): 4. Consultado em 5 de junho de 2022
  6.  «O Portal da História - Discurso do mês: Antero de Quental»www.arqnet.pt. Consultado em 9 de setembro de 2022
  7.  Lázaro, João (2020). O Movimento Operário na Monarquia Constitucional: do debate público à mobilização política (1865-1877). Lisboa: ISCTE-IUL. p. 114
  8.  Helena Roldão (26 de fevereiro de 2016). «Ficha histórica: A esperança : semanario de recreio litterario dedicado ás damas» (pdf)Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 11 de abril de 2016
  9.  Helena Roldão (3 de outubro de 2013). «Ficha histórica: A renascença : orgão dos trabalhos da geração moderna» (pdf)Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 31 de março de 2015
  10.  Helena Roldão (25 de Maio de 2013). «Ficha histórica: O pantheon: revista de sciencias e lettras (1880-1881)» (pdf)Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 9 de Fevereiro de 2015
  11.  Jorge Mangorrinha (1 de abril de 2016). «Ficha histórica:O Azeitonense: orgão independente defensor dos interesses de Azeitão (1919-1920)» (pdf)Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 18 de setembro de 2016
  12.  Quental, Antero (1881), "Carta a Jaime Batalha Reis", em: Martins, Ana Maria Almeida ([1989) "Antero de Quental, Cartas, Volumes I e II", Ponta Delgada: Universidade dos Açores / Ed. Comunicação.
  13.  "Homenagem Antero de Quental 1841-1891". Correio dos Açores, ano 91, nº 26.928, 10 set 2011. p. 32.
  14.  Fernando Pessoa, Carta a William Bentley, 1915.in Correspondência 1905-1922, ed. Manuela Parreira da Silva, Lisboa, Assírio & Alvim, 1999, p. 197, ISBN 972-37-0505-2.
  15.  «As Fadas»Wikisource

Bibliografia

  • LÁZARO, J. Associação Internacional dos Trabalhadores em Portugal (1871–1873). Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 11, p. 1-19, 2019.
  • Carvalho, J. L. C. D. de. O Movimento Operário na Monarquia Constitucional: do debate público à mobilização política (1865-1877) [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa], 2021.
  • SÁ, Victor de. Antero de Quental. Braga, ed. do autor, 1963. Coleção Cultura e Ação, n.º 8.
  • Literatura Portuguesa no Mundo "Dicionário Ilustrado"(vol. 10) ISBN 972-0-01251-X
  • VÁRIOS (2000). Nova Enciclopédia Barsa. [S.l.]: Encyclopædia Britannica do Brasil. Volume 12, ISBN 85-7026-492-5

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SANTA EUGÉNIA DE ROMA - (mais SÃO PROTO e SÃO JACINTO) - 11 DE SETEMBRO DE 2024

 

Eugênia de Roma

Santa Eugênia de Roma
Vitral de Santa Eugênia em Notre-Dame de Clignancourt, Paris
Mártir
Veneração porIgreja Católica e Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica25 de dezembro na Igreja Católica
24 de dezembro na Igreja Ortodoxa
 Portal dos Santos

Eugênia (português brasileiro) ou Eugénia (português europeu) de Roma foi uma mártir cristã durante o Império Romano. A sua história, que é parte da Legenda Áurea e considerada apócrifa, afirma que ela foi convertida por e martirizada com Jacinto e Proto, seus camareiros, durante a perseguição de Valeriano.

Lenda

Diz-se que ela era filha de Filipe, o "duque" de Alexandria e governador da província romana do Egito. Ela então fugiu de casa disfarçada de homem e foi batizada por Heleno, bispo de Heliópolis. Posteriormente ela se tornou um abade, ainda fingindo ser um homem. Continua a lenda que ela - ainda fingindo - curou uma mulher de uma doença e quando ela tentou se insinuar para Eugênia, ela a rejeitou e acabou sendo acusada falsamente de adultério em público. Ela foi levada à corte onde, ainda disfarçada, ela se encontrou com seu pai como juiz. No julgamento, sua verdadeira identidade feminina foi descoberta e ela foi perdoada. Seu se converteu para a fé cristã e se tornou bispo de Alexandria, o que incitou o imperador Valeriano a executá-lo. Eugênia e todos os que moravam com ela se mudaram então para Roma, onde converteram muitos para o cristianismo nascente, especialmente as donzelas, o que não impediu o seu martírio. Proto e Jacinto foram decapitados e Eugênia se seguiu, logo após ela ter tido - conforme a lenda - uma visão de Cristo num sonho afirmando que ela morreria na Festa de Natal. Ela foi decapitada em 25 de dezembro de 258.

Legado

Igreja de Santa Eugênia, Rio CovoBarcelos

Há uma pequena vila no norte de Portugal com o nome de Santa Eugénia de Rio Covo e que contém uma igreja com uma pintura da santa vestida como um garoto em roupas da época romana. Uma lenda local afirma que Santa Eugênia passou pela região numa estrada romana nas proximidades e Moure, que se encontra numa grande encruzilhada de estradas romanas. Há também uma tumba que data de por volta do ano 1000 na cidade de Barcelos, no alto de um morro onde se lê: "Tumba de Santa Eugênia". Durante a Idade Médiarelíquias de santos eram removidas de Roma por monges e levados para toda Europa na esperança de revendê-las. Patrick J. Geary, em sua obra "Furta Sacra", afirma que "… em 5 de abril de 838, um monge chamado Felix apareceu em Fulda com as relíquias de São CornélioCalistoAgapitoSão JorgeVicente de Saragoça, Máximo, Santa Cecília, Santa Eugênia, Santa DignaSanta Emérita e Columbana.".[1]

Influências modernas

Ela foi reconhecida pela moderna comunidade LGBT como um exemplo de santo transgénero, particularmente refletida na peça de 1996 de Lorae Parry, Eugenia, sobre uma imigrante italiana para a Nova Zelândia no século XX que vive como um homem.[2]

Referências

  1.  Geary, Patrick J (1990). Furta Sacra: Thefts of Relics in the Central Middle Ages (em inglês). Princeton: Princeton University Press. 48 páginas
  2.  Parry, Lorae. 1996. Eugenia. Wellington: Victoria University Press.

Ligações externas

SÃO JACINTO - 11 DE SETEMBRO DE 2024

 


Jacinto de Cracóvia

 Nota: "São Jacinto" redireciona para este artigo. Para a freguesia de Portugal, veja São Jacinto (Aveiro).
São Jacinto
Jacinto, santo (Ludovico Carracci, 1594)
Frade da O.P e Apóstolo da Polônia
Nascimentoc. 1185
Kamień Śląski
Morte15 de agosto de 1257
Cracóvia
Veneração porIgreja Católica
Canonização1594
por Papa Clemente VIII
Festa litúrgica17 de agosto
 Portal dos Santos

São JacintoJacek Odrowąż, em polonês (Kamień Śląski, c. 1185 – Cracóvia15 de agosto de 1257) é um santo polonês, da Ordem dos Pregadores (dominicano). As notícias sobre as suas origens são todas provenientes de textos hagiográficos tardios (século XVI) e pouco confiáveis, escritas por ocasião da sua canonização (1594).

Mas sabe-se que Jacinto Odrowacz pertencia a uma família aristocrática e nasceu no castelo de Lanka, Cracóvia (antiga Kamien), na Silésia; depois de estudar direito canónico e teologia em Cracóvia, Praga e Bolonha, foi ordenado sacerdote e tornado cônego da catedral de Cracóvia; e que foi à Itália a acompanhar seu bispo.

Certamente ele estava em Bolonha em 1221 e conheceu São Domingos, que em maio desse ano, celebrava na cidade de Emília-Romanha o segundo capítulo geral da sua Ordem.

Ele decidiu se tornar um noviço dominicano e depois partiu para a Europa Oriental, sobre a qual tinha sido instruído para espalhar a Ordem: fundou mosteiros em FriesachCracóviaGdańsk e Kiev, assim como, o de BreslauSandomir e Dantzig;[1] e em nome do Papa Gregório IX, ele trabalhou para a união das Igrejas do Oriente e do Ocidente.

Morreu em Cracóvia; é chamado de o "Apóstolo da Polônia"; foi canonizado em 1594, pelo papa Clemente VIII e sua memória litúrgica é em 17 de agosto.

No Brasil

No Brasil há somente duas Igrejas dedicadas a São jacinto; Uma em Teófilo Otoni - MG, outra no distrito de São Jacinto, São Roque do Canaã -ES. Essa última é a Igreja de São Jacinto e Sant'Ana.

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