terça-feira, 16 de maio de 2023

FAFE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 16 DE MAIO DE 2023

 

Fafe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fafe
Praca25Abril Fafe Portugal 2006.JPG
Praça 25 de abril, em Fafe
Brasão de FafeBandeira de Fafe
Localização de Fafe
GentílicoFafense
Área219,08 km²
População48 497[1] hab. (2021)
Densidade populacionalauto hab./km²
N.º de freguesias25
Presidente da
câmara municipal
Antero Barbosa (PS2021-2025)
Fundação do município
(ou foral)
1513
Região (NUTS II)Norte
Sub-região (NUTS III)Ave
DistritoBraga
ProvínciaMinho
OragoNossa Senhora de Antime (orago do município)
Feriado municipal16 de maio
(Feiras Francas de Fafe)
Código postal4820 - ___ Fafe
Sítio oficialwww.cm-fafe.pt
Município de Portugal Flag of Portugal.svg

Fafe é uma cidade portuguesa localizada na sub-região do Ave, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Braga.

É sede do Município de Fafe que tem uma área total de 219,08 km2[2], 48.497 habitantes[3] em 2021 e uma densidade populacional de 221 habitantes por km2, subdividido em 25 freguesias[4]. O município é limitado a norte pelos municípios de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, a leste por Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a sul por Felgueiras e a oeste por Guimarães.

O nome Fafe deve-se ao facto de, desde o início da formação de Portugal, D. Henrique de Borgonha, conde do Condado Portucalense, já senhor deste território, ter doado as atuais terras a um nobre de nome "D. Fafes". Mais tarde a terra foi chamada de Montelongo, porém, foi alterada para Fafe.

O ponto mais elevado do município encontra-se na Serra do Maroiço, no Alto de Morgair, a 894 metros de altitude.

    História

    Como qualquer outro município do Vale do Ave, Fafe teve grande propensão para a emigração. Na realidade, o século XIX marcou as terras de Fafe, sobretudo com a forte incidência emigratória para o Brasil, na época a terra mais apropriada, à procura de fortuna. Muitos destes emigrantes transportariam para Fafe as suas economias (muitas) aplicando-as na construção de belos edifícios e palacetes.

    Os anos sessenta marcaram outra fase de grande emigração, nomeadamente na corrida para os países da Europa onde a mão-de-obra era escassa - Alemanha, França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Em menor escala, a África do Sul, o Canadá e a Venezuela receberam emigrantes destas terras, ainda que para o Brasil se fossem registando amiudadas deslocações. O movimento emigratório operou grandes transformações nos "usos e costumes" dos fafenses, de um modo particular no pensamento, na economia e na cultura, que permitiu um significativo progresso no crescimento económico, fruto das transferências de capitais e sua aplicação.

    Estas mudanças e a "importação" de culturas e pensamentos diferentes, operaram realizações de vulto, sendo disso um bom exemplo a têxtil do Bugio e a Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, que ao tempo, foram pioneiras em organização, gestão e produção, constituindo grandes pólos de emprego e riqueza local, bem como grande atracção demográfica, na medida em que na freguesia de Fafe se instalou gente de diversas zonas do município e de municípios vizinhos. Graças à instalação da têxtil, o município sentiu o crescimento da sua riqueza e, por conseguinte, viu melhorar o poder económico das famílias.[5]

    Até 1840 o concelho tinha a designação de Montelongo ou Monte Longo, havendo registos que em 1801 teria 7 573 habitantes.

    Demografia

    A população registada nos censos foi:[1]

    População do município de Fafe
    AnoPop.±%
    186422 674—    
    187824 624+8.6%
    189025 736+4.5%
    190027 346+6.3%
    191130 102+10.1%
    192030 031−0.2%
    193032 959+9.7%
    194037 468+13.7%
    195042 243+12.7%
    196043 782+3.6%
    197043 212−1.3%
    198145 828+6.1%
    199147 892+4.5%
    200152 757+10.2%
    201150 633−4.0%
    202148 497−4.2%

    (Número de habitantes que tinham a residência oficial neste município à data em que os censos se realizaram.)

    Número de habitantes por Grupo Etário [6]
    1900191119201930194019501960197019811991200120112021
    0-14 Anos9 36410 75110 04611 16313 37814 66315 53914 33514 11711 6739 8867 8185 683
    15-24 Anos4 6525 1615 6716 0266 3457 6167 4337 8108 6268 7718 5366 1385 292
    25-64 Anos11 68512 51512 29013 84715 19617 14717 72716 65518 33021 95927 31928 23626 336
    = ou > 65 Anos1 5411 6071 5771 8172 1852 4763 0833 6854 7555 4597 0168 44111 186

    (Obs: De 1900 a 1950 os dados referem-se à população presente no município à data em que eles se realizaram Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente)

    Geografia

    Fafe situa-se num vale entre a Serra da Lameira, os Montes da Penha e outras montanhas. Numa vista aérea destacam-se três rios ladeados por arvoredo e que se espreguiçam pela periferia da cidade. São eles o Rio Ferro que tem a sua nascente em Ribeiros, o Rio do Bugio que inicia o seu percurso para os lados de S. Gens e o Rio Vizela que acolhe os outros dois e desagua no Rio Ave. O Rio Vizela nasce no Alto de Morgaír, na freguesia de Gontim, aos 894 m de altitude, sendo este o ponto mais alto do município. O município tem uma altitude média de 550 m.

    Na década de 1990 foi construída a Barragem de Queimadela, na freguesia de Queimadela, no leito do rio Vizela, com o objetivo de abastecer o município de Fafe com água, de forma mais eficiente, anteriormente disponibilizada pela Central Hidroelétrica de Santa Rita, na freguesia de Golães. Hoje em dia a área envolvente à albufeira é usada como parque de lazer e existem alguns percursos pedestres.

    Cultura

    Capa do livro de Camilo.

    Teatro - Cinema de Fafe

    Ver artigo principal: Cine-Teatro de Fafe

    Encerrado desde o princípio da década de 1980, por ameaçar ruína, a Câmara Municipal conseguiu, em 2001, depois de aturadas negociações, adquirir o imóvel, por 2,5 milhões de euros.

    Em 2008, adjudicou a empreitada de recuperação do imóvel pelo valor de 4.175.111,89 euros. Todo o conjunto do Teatro-Cinema foi devidamente recuperado no âmbito das obras de requalificação, para que o imóvel possa ser devolvido à fruição dos fafenses, como outrora, com todo o tipo de artes do espetáculo.

    Por outro lado, em seu redor foi construído um edifício para apoio técnico às atividades do Teatro-Cinema e que inclui também a instalação da Academia de Música José Atalaya e a construção de um estúdio de cinema, que serão inaugurados em data posterior.

    O Teatro-Cinema, que aproveitou já um edifício anteriormente existente no local, foi inaugurado, em 10 de janeiro de 1924, com a célebre Companhia de Aura Abranches. Era considerado, por essa altura, um dos melhores teatros da província e rivalizava mesmo com os das grandes cidades, em conforto, luxo, comodidade e condições de segurança para os artistas e o público.

    O cinema seria introduzido no edifício pouco de três meses após a abertura, em 20 de abril de 1924, enquanto o cinema sonoro aparece em finais de 1932.

    Nos primeiros anos de existência da casa de espetáculos, por aqui passaram as mais famosas companhias de teatro do país (Lucília Simões, Amélia Rey Colaço, Maria Matos, Chaby Pinheiro, Ester Leão, Cremilda de Oliveira, Rafael Marques, Palmira Bastos e Laura Alves, entre outras figuras do teatro português). A partir da década de 1930, a casa foi basicamente um local de exibição de cinema, o que se manteria até ao final da sua vida útil, quando foi mandada encerrar pela Direção-Geral de Espetáculos.

    Além do teatro e do cinema, a casa de espetáculos foi utilizada ao longo dos seus anos de atividade pelas coletividades locais para mostrarem as suas produções, bem como para a realização de festas de Carnaval e outras atividades, como sessões de propaganda política da oposição ao Estado Novo. A não esquecer a lenda do grande herói de Serafão.

    Património

    Arquitetura brasileira

    Hospital de São José de Fafe

    Devido à emigração para o Brasil, a arquitetura fafense teve as suas primeiras influências das terras de Vera Cruz. O maior exemplo disso é o Hospital São José de Fafe. O edifício do Hospital de Fafe deve a sua construção ao financiamento dos “Brasileiros de Torna – Viagem”, e emigrantes no Brasil, sendo uma réplica arquitectónica de outro, existente no Rio de Janeiro e propriedade da Sociedade Portuguesa de Beneficência dessa cidade, com estatutos aprovados em sessão da Assembleia geral de 17 de Maio de 1840.

    Um grupo de emigrantes residentes na cidade do Rio de Janeiro decidiu, em 8 de Abril de 1858, promover a construção, à época, na Vila de Fafe, de um Hospital de Caridade. Em 6 de Janeiro de 1859 foi inaugurada o lançamento da primeira pedra e, em 19 de Março de 1863 é inaugurada a primeira fase de construção.

    A Irmandade de São José ou da Misericórdia foi fundada em 23 de Março de 1862, com a finalidade de o administrar, conforme o que estava determinado pelo comissão de donatários e fundadores.

    A construção do hospital de São José da Misericórdia de Fafe é iniciada quatro meses depois da inauguração do Hospital Beneficência do Rio de Janeiro, inaugurado no dia 16 de Setembro de 1858, constituindo o de Fafe uma réplica quase fiel. A construção do Hospital de Fafe, além de ser uma cópia do edifício brasileiro, constitui mais uma demonstração da estreita ligação e vínculos da comunidade dos ausentes no Rio de Janeiro, com os residentes, da altura, Vila de Fafe.[8]

    Outros exemplares de arquitetura brasileira

    O edifício da Casa da Cultura de Fafe, anterior Escola Industrial de Fafe, o Edifício do "Ex-Grémio", o Edifício do Club Fafense bem como edifícios no Centro da Cidade (sito na Praça 25 de Abril) também são exemplos da arquitetura brasileira.

    Freguesias

    Freguesias do município de Fafe.

    O município de Fafe está dividido em 25 freguesias:[9]

    Freguesias do município de Fafe
    FreguesiaResidentes (2011)Residentes (2021)[1]
    Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído826773
    Agrela e Serafão11801208
    Antime e Silvares (São Clemente)20461942
    Ardegão, Arnozela e Seidões1083949
    Armil735687
    Cepães e Fareja22652153
    Estorãos15081540
    Fafe1570315456
    Fornelos13741352
    Freitas e Vila Cova804748
    Golães21352025
    Medelo16021544
    Monte e Queimadela801659
    Moreira do Rei e Várzea Cova20251656
    Paços10761015
    Quinchães22782171
    Regadas16611538
    Revelhe849788
    Ribeiros640545
    Santa Cristina de Arões15381551
    São Gens17031643
    São Martinho de Silvares13251256
    São Romão de Arões32953293
    Travassós15391444
    Vinhós642570
    Total5063348497

    Política

    Eleições autárquicas [10]

    Data%V%V%V%V%V%V%V%V%V%V%V%VParticipação
    PPD/PSDPSCDS-PPFEPU/APU/CDUADPXXIPSD-CDSBEPSNINDNCCH
    197635,66333,21316,6818,28-
    69,52 / 100,00
    197935,93346,8648,53-5,33-
    82,45 / 100,00
    1982AD52,574AD3,20-40,593
    82,27 / 100,00
    198533,70354,1644,82-4,44-
    76,64 / 100,00
    198933,00257,6353,16-3,31-
    71,92 / 100,00
    199329,87258,2153,12-5,18-
    70,81 / 100,00
    199723,91247,8341,39-2,32-21,791
    72,67 / 100,00
    2001CDS-PP57,995PPD/PSD6,78-BE32,162
    69,61 / 100,00
    200523,36251,3642,42-16,5812,04-0,72-
    70,99 / 100,00
    2009CDS-PP50,945PPD/PSD3,11-16,65126,353
    66,18 / 100,00
    201321,33235,1541,35-2,96-35,103
    61,64 / 100,00
    2017CDS-PP37,254PPD/PSD2,36-18,3621,70-36,693
    63,71 / 100,00
    202124,71253,7953,28-3,93-4,87-4,09-
    60,94 / 100,00

    Eleições legislativas

    Data%
    PSPSDCDSPCPUDPADAPU/

    CDU

    FRSPRDPSNBEPANPàFLCHIL
    197637,9726,8520,934,520,85
    197938,83ADADAPU1,2643,987,89
    1980FRS0,7547,877,2236,03
    198345,3826,9613,780,317,23
    198529,6332,209,540,597,3114,43
    198734,4248,104,23CDU0,474,522,46
    199139,1849,403,373,290,330,67
    199549,5636,376,710,463,330,36
    199952,7332,796,344,050,400,64
    200243,4941,207,403,681,11
    200553,5628,915,314,053,57
    200947,8328,347,554,297,03
    201140,0937,047,944,093,300,47
    201536,22PàFPàF4,417,770,6442,780,45
    201942,7830,123,223,628,072,410,470,640,45

    Personalidades Ilustres

    Cidades Geminadas

    Ver também

    Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fafe

    Referências

    1. ↑ Ir para:a b c Instituto Nacional de Estatística (23 de novembro de 2022). «Censos 2021 - resultados definitivos»
    2.  Instituto Geográfico Português, Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2013 Arquivado em 9 de dezembro de 2013, no Wayback Machine. (ficheiro Excel zipado)
    3.  «Conheça o seu Município»www.pordata.pt. Consultado em 29 de janeiro de 2022
    4.  Diário da RepúblicaReorganização administrativa do território das freguesias, Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, Anexo I.
    5.  «Concelho de Fafe»AEFAFE. Consultado em 21 de abril de 2012>
    6.  INE - http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros
    7.  «Castro de Santo Ovídio». Consultado em 17 de outubro de 2022
    8.  «Hospital São José». Consultado em 21 de abril de 2012>
    9.  Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Reorganização administrativa do território das freguesias, Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, Anexo I. Acedido a 19 de julho de 2013.
    10.  «Concelho de Fafe : Autárquicas Resultados 2021 : Dossier : Grupo Marktest - Grupo Marktest - Estudos de Mercado, Audiências, Marketing Research, Media»www.marktest.com. Consultado em 18 de dezembro de 2021
    11. ↑ Ir para:a b http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/gem101l0.php?
    12.  http://www.cm-fafe.pt/index.php/noticias-geral/741-camara-aprova-geminacao-com-a-cidade-de-sens-franca

    DIA INTRNACIONAL DA CONVIVÊNCIA EM PAZ - 16 DE MAIO DE 2023

     

    Paz

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paz (desambiguação).
    Anjo da paz

    Paz (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

    No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e - de um modo geral - de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.

    A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

    Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total paz interior.

    Tipos de paz

    • Paz Eterna: conceito elaborado pelo filósofo Immanuel Kant, inspirado nos ideais da Revolução Francesa. Designa um estado de paz mundial, obtido através de uma "república" única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e indivíduos. Como o próprio filósofo esclarece, o termo é derivado de uma piada, onde a inscrição "Paz Eterna" é usada como legenda na ilustração de um túmulo.
    • Paz pela Lei: lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na ideia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.
    • Paz pela força: obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão do status quo é desestimulada. Em inglês original, peace through strength.

    Prêmio Nobel da Paz

    Ver artigo principal: Prémio Nobel da Paz
    Peace dove blue sky.png

    O Prêmio Nobel da Paz é atribuído anualmente a pessoas que se evidenciaram pelo seu contributo para o fim de períodos prolongados de violência, conflito ou opressão através do seu empenho e liderança moral. No entanto, algumas controversas atribuições deste prêmio contemplaram antigos guerrilheiros e supostos terroristas que se acredita terem ajudado ao fim de situações similares fazendo concessões excepcionais no sentido da pacificação.

    Eis alguns laureados com o Prêmio Nobel da Paz cuja atribuição ainda hoje suscita alguma controvérsia na sociedade:

    Teorias

    Muitas diferentes teorias de "paz" existem no mundo da polemologia, que envolve o estudo da transformação dos conflitos, desarmamento e cessação de violência.[7] A definição de paz pode variar de acordo com a religião, cultura ou matéria de estudo.

    A paz é um estado de equilíbrio e entendimento em si mesmo e entre outros, onde o respeito é adquirido pela aceitação das diferenças, tolerância, os conflitos são resolvidos através do diálogo, os direitos das pessoas são respeitados e suas vozes são ouvidas, e todos estão em seu ponto mais alto de serenidade sem tensão social.

    Teoria dos Jogos

    Ver artigo principal: Jogo de guerra e paz

    O jogo de guerra e paz é uma abordagem de teoria dos jogos em relação à paz e resolução de conflitos. Um jogo iterado originalmente tocado em grupos de acadêmicos e por modelagem computacional por muitos anos a fim de estudar possíveis estratégias de cooperação e agressão.[8] Como os peace makers tornaram-se mais ricos ao longo do tempo, tornou-se claro que fazer a guerra tinha custos mais altos do que inicialmente previsto. A única estratégia que acumulava riqueza mais rapidamente era a "Genghis Khan", um agressor constante fazendo a guerra continuamente para ganhar recursos. Isto levou ao desenvolvimento da estratégia "cara agradável provocante", um pacificador até ser atacado, desenvolvido apenas para ganhar através de perdões ocasionais, mesmo quando atacado. Vários jogadores continuam a ganhar riqueza cooperando uns com os outros, enquanto prejudicam o agressor constante. Tais ações levaram, em essência, para o desenvolvimento da Liga Hanseática que visava ao comércio e defesa mútua depois de séculos de depredação viquingue.[9]

    Teoria da paz democrática

    Ver artigo principal: Teoria da paz democrática

    A teoria da paz democrática afirma que as democracias nunca entrarão em guerra umas com as outras.

    Teoria da paz ativa

    A partir dos ensinamentos de Johan Galtung, norueguês cofundador do campo da polemologia, em 'paz positiva',[10] e dos escritos de Maine Quaker Gray Cox, um consórcio de pesquisadores e disputantes na iniciativa experimental da Faculdade John Woolman chegaram a uma teoria da paz ativa. Esta teoria postula que a paz faz parte de uma tríade, que inclui também a justiça e a totalidade (ou bem-estar), em consonância com interpretações acadêmicas escritas do significado da palavra hebraica antiga S-L-M, ou "Shalom", chamado por alguns de a palavra da Bíblia para salvação, a justiça e a paz. Além disso, o consórcio integrou o ensino de Galtung dos significados dos termos da paz, manutenção da paz e construção da paz, para também se encaixarem em uma formulação triádica. Vermont Quaker John V. Wilmerding, Jr., fundador da John Woolman College, postula cinco estágios de crescimento aplicáveis a indivíduos, comunidades e sociedades, sendo que uma transcende primeiro a consciência da "superfície", que a maioria das pessoas tem, emergindo sucessivamente em aquiescência, pacifismo, resistência passiva, resistência ativa, e finalmente em paz ativa, dedicando-se à pacificação, manutenção da paz, e/ou construção da paz.

    Muitas pazes

    Seguindo Wolfgang Dietrich, Wolfgang Sützl[11] e os estudos da paz da Universidade de Innsbruck, alguns pensadores abandonaram qualquer definição única e abrangente de paz. Em vez disso, eles promovem a ideia de muitas pazes. Eles argumentam que, como não existe uma definição única ou correta de paz, a paz deve ser entendida como uma pluralidade. Esse entendimento pós-moderno da paz foi baseado na filosofia de Jean-François Lyotard. Ele serviu como base para o conceito mais recente de paz transracional e transformação de conflitos.

    Pazes trans-racionais

    Em 2008, Wolfgang Dietrich alargou a sua abordagem anterior das muitas pazes às chamadas "cinco famílias" de interpretações da paz: abordagem energética, moral, moderna, pós-moderna e trans-racional.[12] A trans-racionalidade une a compreensão racional e mecanicista da paz moderna em uma maneira relacional e baseada na cultura com narrativas espirituais e interpretações energéticas.[13] A compreensão sistêmica das pazes trans-racionais defende um método de transformação de conflitos centrado no cliente, a abordagem chamada de elicitiva.[14]

    Estudos da paz e conflitos

    logotipo da Campanha para o desarmamento nuclear tornou-se um símbolo da paz internacionalmente reconhecido.
    Ver artigo principal: Polemologia

    Os "Estudos da paz e conflitos" são um campo acadêmico que identifica e analisa comportamentos violentos e não violentos, bem como os mecanismos estruturais presentes em conflitos sociais violentos e não violentos. A finalidade dessa disciplina é entender melhor os processos que levam a uma condição humana mais desejável.[15] Uma variação, "Estudos para a Paz" (polemologia), é um esforço interdisciplinar visando à prevenção, deescalação e solução de conflitos. Isto contrasta com os estudos da guerra, dirigidos à consecução eficiente de vitória em conflitos. Disciplinas envolvidas podem incluir ciência políticageografiaeconomiapsicologiasociologiarelações internacionaishistóriaarqueologiaantropologiaestudos religiosos e estudos de gênero, dentre várias outras.

    O problema da paz é uma questão central no pensamento de gurus como Jiddu Krishnamurti e o Dalai Lama. É também preocupação maior do reputado filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, preocupação essa pela primeira vez expressa no seu livro Terre-Patrie (Terra-Pátria, de 1993), “a nossa casa e o nosso jardim”, pondo em destaque implicações globais.[16][17][18][19]

    Ver também

    Referências

    1.  «Martin Luther King - Biography» (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2011
    2.  «Henry Kissinger - Biography» (em inglês). Consultado em 8 de setembro de 2011
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    17.  HAVING TO BE – artigo de Ricardo Costa resumindo e clarificando o pensamento de Edgar Morin, dezembro 2019
    18.  Entrevista em francês do jornal Le Monde Une polarisation politique de plus en plus préoccupante (Uma polarização cada vez mais preocupante), de Marc-Olivier Bherer, novembro 2012
    19.  Os americanos que se preparam para um 'apocalipse' causado pela polarização política – artigo da BBC, 5 de dezembro 2019

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