quarta-feira, 15 de março de 2023

JOAQUIM DE ALMEIDA - ACTOR PORTUGUÊS - NASCEU EM 1957 - 15 DE MARÇO DE 2023

 

Joaquim de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joaquim de Almeida
Nome completoJoaquim António Portugal Baptista de Almeida
Nascimento15 de março de 1957 (65 anos)
LisboaPortugal Portugal
OcupaçãoAtor
CônjugeAndrea Nemetz
Anne Rogoshan
Maria Cecilia Gonçalves

Joaquim de Almeida, nome profissional e artístico de Joaquim António Portugal Baptista de Almeida CvIH (Lisboa15 de março de 1957), é um ator português.

Biografia

Joaquim de Almeida nasceu em Lisboa, no seio de uma família da alta burguesia, ligada ao ramo farmacêutico, tendo o seu avô sido fundador dos laboratórios J.A.B.A.[1] — iniciais de José António Baptista de Almeida —, atualmente incorporados numa multinacional italiana, sob a designação Jaba Recordati[2].

Na adolescência foi um estudante indisciplinado e cábula, expulso de vários liceus da capital - Padre António Vieira, Pedro Nunes e D. Pedro V, até estabilizar no D. João de Castro. Foi igualmente associado e ativista do MAEESL - Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa, que no período que precedeu o 25 de abril de 1974 agitou as escolas e alimentou o movimento associativo universitário[1].

Após o 25 de abril — e por causa do encerramento da Escola de Teatro do Conservatório Nacional (atual Escola Superior de Teatro e Cinema), que frequentava há dois anos — Joaquim de Almeida deixou Portugal para continuar os seus estudos na Áustria. Para se sustentar neste país trabalhou como jardineiro na Embaixada do Zaire em Viena. Quem lhe arranjou este emprego foi o maestro António Victorino D'Almeida, que tinha então como companheira uma funcionária dessa embaixada. O próprio Joaquim de Almeida começaria a namorar com a secretária do embaixador, Andrea Nemetz, que se tornaria depois sua mulher[3].

Em 1976, Andrea Nemetz obtém uma bolsa para estudar piano nos EUA e o casal deixa a Áustria rumo aos Estados Unidos, nesse mesmo ano[3].

No ano seguinte, em 1977, Joaquim de Almeida concorre e é admitido no prestigiado Lee Strasberg Theatre and Film Institute, uma escola frequentada por atores como Robert De NiroAl Pacino[4][5][6].

Para pagar esses estudos trabalha num bar, do qual haveria de ser gerente, o La Gamelle. Na descrição do ator, esse era um espaço frequentado por mafiosos de Nova Iorque, numa época anterior à gestão de Rudolph Giuliani, quando a máfia italiana ainda controlava a cidade. E afirma que esse foi uma espécie de ensaio antropológico que depois lhe serviu para desempenhar vários papéis de mau da fita.

De facto, depois de achar que daria um bom ator de comédia, Joaquim de Almeida ficaria definitivamente com o rótulo de vilão após participar em filmes como Desperado, de Robert Rodriguez. Mas a sua carreira no cinema não começa aí. Começa em The Soldier, rodado em 1982, a que se segue o primeiro papel importante, com o filme rodado em 1983en:The Honorary Consul (film), no qual contracena com Michael CaineRichard Gere e Bob Hoskinsen: Good Morning, Babylon, um filme dirigido pelos Irmãos Taviani e que abriu o Festival de Cannes de 1987, tem um grande impacto na sua carreira.

Fluente em seis línguas, continuou a sua carreira atuando em diversos países, como PortugalInglaterraEspanhaFrançaItáliaBrasilArgentina e Alemanha, trabalhando em vários filmes.[5][6] No ano seguinte, apareceu em filmes conhecidos como Clear and Present Danger com Harrison Ford e Willem DafoeOnly You com Marisa Tomei e Robert Downey Jr.Desperado com Antonio Banderas e Salma Hayek e Behind Enemy Lines com Owen Wilson e Gene Hackman. Também desempenhou o premiado papel do sexy Michael, num filme independente La Cucina (filme). Em 2008 fez de Presidente René Barrientos em Che - Guerrilha, de Steven Soderbergh, onde contracena com Benicio del Toro, que desempenha o papel de Che Guevara, e em 2011 participou em Velocidade Furiosa 5: Assalto no Rio (Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, no Brasil), no papel de Hernan Reyes.

Apesar da sua naturalização como norte-americano, a 28 de Outubro de 2005, Joaquim de Almeida manteve sempre uma presença regular no cinema português. Entre elas o filme de Maria de Medeiros Capitães de AbrilUm Tiro no EscuroOs Imortais (ao lado de Emmanuelle Seigner), Call Girl e Contraluz, de 2010, um filme de Fernando Fragata, que foi o primeiro realizado por um português em Hollywood. Ganhou três Globos de Ouro (Portugal), de Melhor Ator em TentaçãoAdão e Eva e O Xangô de Baker Street .

Trabalhou também em televisão, tendo-se iniciado com um papel em Miami Vice, onde fez de Roberto 'Nico' Arroyo no 9º episódio - "Bought and paid for" ("Comprado a pronto", em Portugal) -, da 2ª temporada. Posteriormente participou sobretudo em 24, onde fez de Ramon Salazar, em Crusoe, onde representou Santos Santana e teve uma pequena aparição em CSI: Miami. Fez ainda de Gabriel Porchetto, no episódio "My Bloody Valentine" da série O Mentalista (12º episódio, da 4ª temporada) e de Antoine Lussier (chefe da inteligência francesa), no 2º episódio da série Missing, de 2012, onde estrela Ashley Judd.

Também é muito solicitado para locução, devido à sua voz inconfundível, fazendo de vilão Bane no desenho animado Batman, em 2004, no videojogo Saints Row e no filme The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay. Trabalhou em várias produções de William Shakespeare, tais como Blood Wedding (jogo)Participou, ainda, no thriller Christopher Roth, dirigido por Max Sender.[7]

Condecorações

A 10 de Junho de 1992 foi feito Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.

Filmografia

Televisão

  • 2020 - Warrior Nun - Cardinal Duretti
  • 2018 - Elementary - Cal Medina
  • 2017 - Training Day - Menjivar
  • 2016 - Queen of the South - Epifânio Vargas
  • 2015 - Mix - Ray
  • 2015 - Santa Bárbara - Marcelo Vidal (participação especial)[8]
  • 2014 - Revolution - Luis Nunez
  • 2013 - Once Upon A Time - King Xavier
  • 2013 - Bones - inspetor Raphael Valenza
  • 2012/2013 - Vermelho Brasil - João da Silva
  • 2012 - Revenge - Salvador Grobet
  • 2012 - Missing - Antoine Lussier
  • 2012 - Archer - Román Calzado (Voz)
  • 2012 - The Mentalist - Gabriel Porchetto
  • 2011 - Fast Five - Hernan Reyes
  • 2011 - The Glades - Alvaro Saldivar
  • 2011 - Rosa Fogo - Horácio Gomes
  • 2010 - Parenthood - Matthew Biscali
  • 2010 - República - Henrique
  • 2010 - Vuelo IL8714 - Hunter
  • 2008/2009 - Crusoe - Santos Santana
  • 2007 - CSI: Miami - Joseph Trevi
  • 2005 - Wanted - Capitão Manuel Valenza
  • 2005 - Have No Fear: The Life of Pope John Paul II - Arcebispo Oscar Romero
  • 2004 - The Batman (Série Animada) - Bane (voz)
  • 2004 - The West Wing - Carlos Carrio
  • 2003/2004 - 24 (3ª temporada) - Ramon Salazar
  • 2003 - Kingpin - traficante colombiano de cocaína
  • 2000 - Falcone - Caesar Nicoletti
  • 1999- Camino de Santiago - Gonzalo Leyva
  • 1999- Vendetta - Joseph Macheca
  • 1998 - Dollar for the Dead - Friar Ramon
  • 1998 - La Femme Nikita - Joaquim Armel
  • 1997 - L'enfant du Bout du Monde - Miguel Carmina
  • 1997 - Fatima - Avelino de Almeida
  • 1996/1997 - Nostromo - Col. Sotillo
  • 1996 - Dead Man's Walk - Major Laroche
  • 1992 - Aqui D'El Rei! - Manuel
  • 1985 - Miami Vice - Roberto 'Nico' Arroyo

Fez também dobragem no filme "Kung Fu Panda" como Tai Lung.

Cinema

  • 2017 - Downsizing - Director Dr. Pereira
  • 2017 - The Hitman's Bodyguard - Jean Foucher
  • 2015 - Diablo - Arturo
  • 2015 - A Date with Miss Fortune - José
  • 2015 - O Duelo - Capitão Vasco
  • 2015 - Three Holes, Two Brads, and a Smoking Gun - Joey
  • 2015 - Our Brand Is Crisis - Pedro Gallo
  • 2014 - Una Vida: A Fable of Music and the Mind - Dr. Alvaro Cruz
  • 2014 - Atlas Shrugged: Part III - Francisco d'Anconia
  • 2013 - Tres 60 - Alberto Ibarguren
  • 2013 - A Gaiola Dourada - José Ribeiro, Marido de Maria, o chefe de obra/pedreiro
  • 2013 - Robosapien: Rebooted, de Sean McNamara - Esperenza
  • 2011 - Fast Five - Hernan Reyes
  • 2011 - Mamitas - Professor Alexander Viera
  • 2010 - Contraluz - Jay
  • 2010 - Christopher Roth - Christopher Roth
  • 2008 - The Burning Plain , de Guillermo Arriaga - Nick Martinez
  • 2008 - Holy Money, de Maxime Alexandre - Mangini
  • 2008 - La Conjura de El Escorial, de Antonio del Real -Escobedo
  • 2008 - Che - Guerrilha, de Steven Soderbergh - Presidente René Barrientos
  • 2008 - Óscar. Una Pasión Surrealista , de Lucas Fernández - Oscar Domínguez
  • 2007 - La Cucina , de Allison R. Hebble e Zed Starkovich - Michael
  • 2007 - The Lovebirds, de Bruno de Almeida - Marco Correia
  • 2007 - El Corazon de La Tierra, de Antonio Cuadri - Baxter
  • 2007 - Call Girl, de António Pedro Vasconcelos - Mouros
  • 2007 - The Death and Life of Bobby Z, de John Herzfeld e Paul Walker - Don Huertero
  • 2006 - Moscow Zero, de María Lidón - Yuri
  • 2006 - Saints Row (videojogo), de Douglas Carrigan e Zach Hanks
  • 2006 - 53 Días de Invierno, de Judith Colell - Hugo
  • 2006 - The Celestine Prophecy, de Armand Mastroianni - Padre Sanchez
  • 2005 - Um Tiro no Escuro, de Leonel Vieira - Rafael
  • 2005 - Thanks to Gravity, de Rafael Escolar - Max
  • 2005 - Blue Sombrero, de Douglas Freel - El President
  • 2004 - Yo Puta, de María Lidón - Pierre
  • 2003 - Il Fuggiasco, de Andrea Manni - Lolo
  • 2003 - Os Imortais, de António Pedro Vasconcelos - Roberto Alua
  • 2002 - Entre Chiens et Loups, de Alexandre Arcady - Radman / Constantin
  • 2002 - Sueurs, de Louis-Pascal Couvelaire - Noh
  • 2002 - Survival Island, de David Hillenbrand e Scott Hillenbrand - Narrador
  • 2001 - O Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr. - Sherlock Holmes
  • 2001 - Behind Enemy Lines, de John Moore - Piquet
  • 2001 - Stranded, de María Lidón - Fidel Rodrigo
  • 2001 - La Voz de Su Amo, de Emilio Martínez Lázaro - Oliveira
  • 2000 - Água e Sal, de Teresa Villaverde - Marido
  • 2000 - Capitães de Abril, de Maria de Medeiros - Gervásio
  • 1999 - No Vacancy, de Marius Balchunas - Reynaldo
  • 1999 - Inferno, de Joaquim Leitão - Xana
  • 1999 - One Man's Hero, de Lance Hool - Cortina
  • 1998 - On the Run, de Bruno de Almeida - Ignácio
  • 1998 - La Cucaracha, de Jack Perez - José Guerra
  • 1997 - Corazón Loco, de Antonio del Real - Emilio
  • 1997 - Tentação, de Joaquim Leitão - Padre António
  • 1997 - Elles, de Luís Galvão Telles - Gigi
  • 1997 - Nous Sommes Tous Encore Ici, de Anne-Marie Miéville
  • 1996 - Afirma Pereira, de Roberto Faenza - Manuel
  • 1995 - Desperado, de Robert Rodriguez - Bucho
  • 1995 - Adão e Eva, de Joaquim Leitão - Francisco
  • 1994 - Only You, de Norman Jewison - Giovanni
  • 1994 - Clear and Present Danger, de Phillip Noyce - Col. Felix Cortez
  • 1994 - Uma Vida Normal, de Joaquim Leitão - Miguel
  • 1993 - El Baile de Las Ánimas, de Pedro Carvajal - Antonio
  • 1993 - Amok, de Joël Farges - o amante
  • 1993 - Sombras en Una Batalla, de Mario Camus - José
  • 1992 - Una Estación de Paso, de Gracia Querejeta - Miguel
  • 1992 - El Maestro de Esgrima, de Pedro Olea - Ayala
  • 1992 - Terra Fria, de António Campos - Leonardo
  • 1991 - Amor e Dedinhos de Pé, de Luís Filipe Rocha - Francisco Frontaria
  • 1991 - El Día Que Nací Yo, de Pedro Olea - Pelayo Menéndez
  • 1991 - Retrato de Família, de Luís Galvão Teles - Miguel Montenegro
  • 1991 - El Rey Pasmado, de Imanol Uribe - Almeida
  • 1991 - A Idade Maior, de Teresa Villaverde - Pedro
  • 1990 - Segno di Fuoco, de Nino Bizzarri - Luis Barreto
  • 1990 - A Ilha, de Joaquim Leitão - Andrea
  • 1990 - Sandino, de Miguel Littin - Augusto César Sandino
  • 1989 - Disamistade, de Gianfranco Cabiddu - Sebastiano Catte
  • 1989 - Love Dream, de Charles Finch
  • 1989 - Les Deux Fragonard, de Philippe Le Guay - Honoré Fragonard
  • 1988 - Terre Saccrée, de Emilio Pacull - Mateo
  • 1987 - Good Morning, Babilonia, de Paolo e Vittorio Taviani - Andrea Bonnano
  • 1987 - The Sun and the Moon, de Kevin Conway
  • 1987 - Milan noir, de Ronald Chammah - Tremaine
  • 1987 - Repórter X, de José Nascimento - Reinaldo Ferreira
  • 1983 - The Honorary Consul, de John Mackenzie - Leon
  • 1982 - The Soldier, de James Glickenhaus
  • 1979 - Un Uomo Americano, de Nino Marino - Miguel Montero

Família

Filho de João Baptista de Almeida e de sua mulher Maria Sara Alves Portugal (BelmonteInguiasCarvalhal Formoso, 1921 - 22 de Março de 2007), ambos licenciados em Farmácia e Diretores Técnicos da J.A.B.A. Laboratórios, neto paterno de José António Baptista de Almeida (Lagos, 1887 - Lisboa, 1950), também farmacêutico, diplomado pela Escola de Farmácia de Lisboa em 1909 e Fundador dos Laboratórios J.A.B.A., e neto materno de António Simão Portugal e de sua mulher Cândida Alves Leitão. Tem sete irmãos e irmãs: Isabel Maria, Ana Maria, Maria Margarida, Maria Sara, Jorge André Baptista de Almeida, João e José António.

Casou primeira vez na Áustria em 1976 com a pianista clássica húngara Andrea Nemetz, de quem se divorciou, sem geração.

Casou segunda vez em Nova IorqueCondado de Nova IorqueNova Iorque, em 1979 com a bailarina americana Anne Rogoshan, de quem se divorciou, sem geração.

Casou terceira vez em 1992 com a designer portuguesa Maria Cecília Gonçalves, de quem se divorciou, e tem um filho:

De Maria do Carmo Gaivão de Tavares Risques Pereira, prima em 3.º grau de Pedro Miguel de Santana Lopes e meia-sobrinha-5.ª-neta do 2.º Barão de Brissos, com quem viveu, tem uma filha:

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Diário de Notícias
  2.  Correio da Manhã
  3. ↑ Ir para:a b UpMagzine TAP Air Portugal
  4.  «Acting Classes»Lee Strasberg Theatre and Film Institute (em inglês). Strasberg.com. Consultado em 29 de novembro de 2010. Arquivado do original em 27 de setembro de 2011
  5. ↑ Ir para:a b «Biography for Joaquim de Almeida»Internet Movie Database (em inglês). Imdb.com. Consultado em 29 de novembro de 2010
  6. ↑ Ir para:a b «Biografia - Joaquim de Almeida». Sapo.pt. 27 de outubro de 2009. Consultado em 29 de novembro de 2010. Arquivado do original em 6 de outubro de 2009
  7.  «Cheeky New Poster for Christopher Roth». Dreadcentral.com
  8.  «CONHEÇA AS PERSONAGENS DE «SANTA BÁRBARA»». Consultado em 11 de setembro de 2015

Ligações externas

EM 44 a. C. - IDOS DE MARÇO - ASSASSINATO DE JULIO CÉSAR - 15 DE MARÇO DE 2023

 

Idos de Março

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Morte de Júlio César (1806) de Vincenzo Camuccini

Os Idos de Março (em latim: Idus Martiae, Latim tardio : Idus Martii)[1] é o 74º dia do calendário romano, data que atualmente corresponde a 15 de março. Foi incorporado em diversas cerimônias religiosas e notável para os romanos como um prazo para quitação de dívidas.[2] Em 44 a.C., tornou-se conhecido como a data do assassinato de Júlio César, o que fez dos Idos de Março um ponto de virada na história romana.

Idos

Os romanos não contavam do primeiro ao último dia de cada mês. Em vez disso, eles contavam a partir de três pontos fixos do mês: os Nones (sendo o quinto ou sétimo dia do mês, nove dias antes dos Idos), os Idos (o décimo terceiro dia na maioria dos meses, mas o décimo quinto nos meses de março, maio, julho e outubro), e as Calendas (o primeiro dia do mês seguinte).

Originalmente os Idos deveriam ser determinados pela lua cheia, refletindo a origem lunar do calendário romano. No calendário mais antigo, os Idos de março teriam sido a primeira lua cheia do ano novo.[3]

Cerimônias Religiosas

Painel criado para representar a Mamuralia, a partir de um mosaico dos meses em que março se posiciona no início do ano (primeira metade do século III d.C., de El DjemTunísia, na África Romana).

Os idos de cada mês eram sagrados para Júpiter, a divindade suprema dos romanos. O Flamen Dialis, sumo sacerdote de Júpiter, conduziu as "ovelhas de Ides" (ovis Idulis) em procissão de Via Sacra até Arx, onde foi sacrificada.[4]

Além do sacrifício mensal, os Idos de Março também marcavam as celebrações de Anna Perenna, uma deusa do ano (latim annus) cuja festa originalmente concluía as cerimônias do ano novo. O dia era comemorado com entusiasmo entre as pessoas comuns com piqueniques, bebidas e folia.[4]

Uma fonte da antiguidade tardia também coloca o Mamuralia nos Idos de Março.[5] Essa cerimônia, que tem aspectos de bode expiatório ou ritual pharmakos grego antigo, envolvia espancar um velho vestido com peles de animais e ocasionalmente expulsá-lo da cidade. O ritual pode ter sido um festival de ano novo representando a expulsão do ano velho.[6][7]

No período imperial posterior, os Idos começaram uma "semana santa" de festivais celebrando Cibele e Átis,[8][9][10] sendo o dia Canna intrat (em tradução livre, "A chegada em junco"), quando Átis nasceu e foi encontrado entre os juncos de um rio frígio.[11] Ele foi descoberto por pastores ou pela deusa Cibele, que também era conhecida como a Magna Mater ("Grande Mãe") (as narrativas diferem).[12] Uma semana depois, em 22 de março, a solene comemoração de Arbor intrat (em tradução livre, "A árvore inserida") comemorou a morte de Átis sob um pinheiro.

Um colégio de sacerdotes, os dendrophoroi ("portadores de árvores") cortam anualmente uma árvore,[13] penduram nela uma imagem de Átis[14] e a carregam para o templo da Magna Mater com lamentações. O dia foi formalizado como parte do calendário romano oficial sob Cláudio (54 d.C.).[15] Seguiu-se um período de luto de três dias,[16] culminando com a celebração do renascimento de Átis em 25 de março, data do equinócio de Primavera no calendário juliano.[17]

Assassinato de César

Verso da Moeda de Idos de Março emitida pelo assassino de César Brutus no outono de 42 a.C., com a abreviatura EID MAR (Eidibus Martiis – nos Idos de Março) sob um " tampa da liberdade " entre dois punhais

Nos tempos modernos, o Idos de Março são mais conhecidos como a data em que Júlio César foi assassinado em 44 a.C.

César foi esfaqueado até a morte em uma reunião do Senado. Cerca de 60 conspiradores, liderados por Brutus e Cassius, estavam envolvidos. De acordo com Plutarco,[18] um vidente havia avisado que o mal viria a César no idos de março. A caminho do Teatro de Pompeu, onde seria assassinado, César passou pelo vidente e brincou: "Bem, os Idos de março chegaram", dando a entender que a profecia não havia sido cumprida, em resposta o vidente disse: "Sim, eles vieram, mas não se foram."[18]

Esta reunião tornou-se mais famosa após a dramatização da peça Júlio César, de William Shakespeare, quando César é avisado pelo vidente sobre ter cuidado com os idos de março.[19][20] O biógrafo romano Suetônio[21] identifica o "vidente" como um arúspide chamado Espurina.

A morte de César foi um evento final na crise da República Romana, e desencadeou a guerra civil que resultaria na ascensão ao poder de seu herdeiro adotivo Otaviano (mais tarde conhecido como Augusto).[22] Escrevendo sobre Augusto, Ovídio retrata o assassinato como um sacrilégio, já que César também era o "Pontifex Maximus" (Pontífice Máximo) de Roma e um sacerdote de Vesta .[23]

No quarto aniversário da morte de César em 40 a.C., depois de obter uma vitória no cerco de Perugia, Otaviano executou 300 senadores e equites que lutaram contra ele sob Lúcio Antônio, irmão de Marco Antônio.[24] As execuções foram uma de uma série de ações tomadas por Otaviano para vingar a morte de César. Suetônio e o historiador Cássio Dio caracterizaram o massacre como um sacrifício religioso,[25][26] observando que ocorreu nos idos de março no novo altar ao deificado Júlio .

Ver também

Referências

  1.  Anscombe, Alfred (1908). The Anglo-Saxon Computation of Historic Time in the Ninth Century (PDF). [S.l.]: British Numismatic Society
  2.  «Ides of March: What Is It? Why Do We Still Observe It?». 15 de março de 2011
  3.  Scullard, H.H. (1981). Festivals and Ceremonies of the Roman Republic. [S.l.]: Cornell University Press. pp. 42–43. ISBN 9780801414022
  4. ↑ Ir para:a b Scullard, H.H. Festivals and Ceremonies of the Roman Republic. [S.l.: s.n.]
  5.  Lydus, John (6th century). De mensibus 4.36. [S.l.: s.n.] Other sources place it on 14 March.
  6.  Salzman, Michele Renee (1990). On Roman Time: The Codex-Calendar of 354 and the Rhythms of Urban Life in Late Antiquity. [S.l.]: University of California Press. pp. 124& 128–129. ISBN 9780520065666
  7.  Fowler, William Warde (1908). The Roman Festivals of the Period of the Republic. London: Macmillan. pp. 44–50
  8.  Lancellotti, Maria Grazia (2002). Attis, Between Myth and History: King, Priest, and God. [S.l.]: Brill
  9.  Lançon, Bertrand (2001). Rome in Late Antiquity. [S.l.]: Routledge
  10.  Borgeaud, Philippe (2004). Mother of the Gods: From Cybele to the Virgin Mary & Hochroth, Lysa (Translator). [S.l.]: Johns Hopkins University Press. pp. 51, 90, 123, 164
  11.  Gary Forsythe, Time in Roman Religion: One Thousand Years of Religious History (Routledge, 2012), p. 88; Lancellotti, Attis, Between Myth and History, p. 81.
  12.  Michele Renee Salzman, On Roman Time: The Codex Calendar of 354 and the Rhythms of Urban Life in Late Antiquity (University of California Press, 1990), p. 166.
  13.  Jaime Alvar, Romanising Oriental Gods: Myth, Salvation and Ethics in the Cults of Cybele, Isis and Mithras, translated by Richard Gordon (Brill, 2008), pp. 288–289.
  14.  Firmicus MaternusDe errore profanarum religionum, 27.1; Rabun Taylor, "Roman Oscilla: An Assessment", RES: Anthropology and Aesthetics 48 (Autumn 2005), p. 97.
  15.  Lydus, De Mensibus 4.59; SuetoniusOtho 8.3; Forsythe, Time in Roman Religion, p. 88.
  16.  Forsythe, Time in Roman Religion, p. 88.
  17.  Macrobius, Saturnalia 1.21.10; Forsythe, Time in Roman Religion, p. 88; Salzman, On Roman Time, p. 168.
  18. ↑ Ir para:a b PlutarchParallel Lives, Caesar 63
  19.  «William Shakespeare, Julius Caesar, Act 1, Scene II»The Literature Network. Jalic, Inc. 2010. Consultado em 15 de março de 2010
  20.  «William Shakespeare, Julius Caesar, Act 3, Scene I»The Literature Network. Jalic, Inc. 2010. Consultado em 15 de março de 2010
  21.  Suetonius, Divus Julius 81.
  22.  "Forum in Rome," Oxford Encyclopedia of Ancient Greece and Rome, p. 215.
  23.  Ovid, Fasti 3.697–710; A.M. Keith, entry on "Ovid," Oxford Encyclopedia of Ancient Greece and Rome, p. 128; Geraldine Herbert-Brown, Ovid and the Fasti: An Historical Study (Oxford: Clarendon Press, 1994), p. 70.
  24.  Melissa Barden Dowling, Clemency and Cruelty in the Roman World (University of Michigan Press, 2006), pp. 50–51; Arthur Keaveney, The Army in the Roman Revolution (Routledge, 2007), p. 15.
  25.  Suetonius, Life of Augustus 15.
  26.  Cassius Dio 48.14.2.

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