quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

CECILIA GUIMARÃES - ACTRIZ PORTUGUESA - FALECEU EM 2021 - 2 DE FEVEREIRO DE 2023

 

Cecília Guimarães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cecília Guimarães
Nascimento28 de maio de 1927
LisboaPortugal
Nacionalidadeportuguesa
Morte02 de fevereiro de 2021 (93 anos)
AlvaladeLisboaPortugal
Ocupaçãoactriz

Cecília Guimarães (Lisboa28 de Maio de 1927 - LisboaAlvalade2 de Fevereiro de 2021) foi uma actriz portuguesa.

Biografia

Cecília Guimarães nasceu a 28 de Maio de 1927 em Lisboa.[1][2]

Após o curso do Conservatório Nacional, estreou-se com A Qualquer Hora o Diabo Vem de Pedro Bom, no Teatro da Rua da Fé (1951). Passa pela Companhia Alves da Cunha e Teatro do Gerifalto. No Teatro Experimental do Porto, onde, com direcção de António Pedro, interpretou O Crime da Aldeia Velha de Bernardo Santareno.[3] Ainda na década de 50, vai trabalhar para o escritório da Fábrica de Condutores Eléctricos Diogo d'Avila (Cabos Avila).[carece de fontes] É então convidada por António Lopes Ribeiro para participar no filme O Primo Basílio, onde é distinguida com o prémio à "Melhor Actriz" do SNI.[4]

É uma das actrizes pioneiras na televisão, interpretando várias peças de teleteatro. Pertenceu ao elenco da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro durante vários anos (Teatro Nacional D. Maria II). Trabalhou ainda no Teatro Experimental de Cascais, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga ou Artistas Unidos.

Participou em vários filmes, como: "As Horas de Maria" (1979); "Francisca" (1981); "O Lugar do Morto" (1984); "A Filha" (2003); "Axilas" (2016); "A Canção de Lisboa" (2016); "Olga Drummond" (2018).

Na televisão fez algumas telenovelas, telefilmes e várias séries, como: "A Mala de Cartão" (1988); "A Morgadinha dos Canaviais" (1990); "Cluedo" (1995); "Filhos do Vento" (1997); "Casa da Saudade" (2000); "Estação da Minha Vida" (2001) ou "Hotel Cinco Estrelas" (2013).

Faleceu a 2 de Fevereiro de 2021, aos 93 anos, vítima de complicações ligadas à COVID-19 durante a pandemia de COVID-19 em Portugal, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internada.[5]

Televisão

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AnoTítuloCanalRef.
1957Caminho de SombraRTP[6]
1961Suave Milagre[7]
1978Ivone, a Faz Tudo[8]
1990A Morgadinha dos Canaviais
1993Terra Instável[9]
1995CluedoRTP
1997Filhos do VentoRTP
1999Todo o Tempo do MundoTVI
2000Casa da SaudadeRTP
2001Estação da Minha Vida[10]
A Minha Família é uma AnimaçãoSIC
2011Velhos AmigosRTP
2012A Família MataSIC
2013Hotel Cinco EstrelasRTP[11]
2016A Única MulherTVI[12]
    • Lista muito incompleta

Cinema

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AnoTítuloRef.
1959O Primo Basílio[13]
1962Retalhos da Vida de um Médico[13]
1963A Ribeira da Saudade[13]
1977As Horas de Maria[13]
1979O Convidado Debaixo da Mesa[13]
1983A Barca do Inferno[13]
1981Francisca[13]
1984O Lugar do Morto[13]
1992Das Tripas Coração[13]
Viuvez Secreta[13]
1993Encontros Imperfeitos[13]
1996Mortinho por Chegar a Casa[13]
Ilhéu de Contenda[13]
2000Combate de Amor em Sonho[13]
A Drogaria[14]
2002O Princípio da Incerteza[13]
2003A Filha[13]
2013Onde Está a Tia? (curta)[13]
2016Axilas[13]
A Canção de Lisboa[13]
2018Olga Drummond[15][16]

Teatro

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AnoTítuloTeatroRef.
1951A Qualquer Hora o Diabo VemTeatro da Rua da Fé[17]
1953Um Anjo Entrou Pela JanelaTeatro Avenida[18][19]
No Nosso TempoTeatro Avenida[20]
Duas CausasTeatro Avenida[11][21][22]
O PrincípeTeatro Avenida[23]
1954A Irmã de S. SulpícioTeatro Apolo[24]
1955YermaTeatro da Trindade[25]
Quando a Verdade MenteTeatro da Trindade[26][27]
As Três IrmãsTeatro da Trindade[28][29]
1956Já Aqui EstiveTeatro da Trindade[30]
LourdesTeatro da Trindade[31]
Amor de PerdiçãoTeatro da Trindade[32][33]
1957Não Clarim! Sim Clarão!Teatro da Trindade (Teatro do Gerifalto)[34][35]
O Primeiro Natal da Bruxa CarpidimTeatro da Trindade (Teatro do Gerifalto)[34][35][36]
1959O Crime da Aldeia VelhaTeatro Experimental do Porto[37]
1962Oito MulheresTeatro Nacional D. Maria II[38]
1963Trilogia das BarcasTeatro Nacional D. Maria II[39]
1964Divinas PalavrasTeatro Nacional D. Maria II[40]
MacbethTeatro Nacional D. Maria II[41][42]
1965CicloneTeatro Avenida[43]
1966Um Príncipe do Meu BairroTeatro Avenida[44]
1967Senhora na Boca do LixoTeatro Avenida[45]
Camarada MiussovTeatro Avenida[46]
1968Equilíbrio InstávelTeatro Capitólio[47]
1969A Esfera FacetadaTeatro Capitólio[48]
1970O Cravo EspanholTeatro Capitólio[49][50]
TchauTeatro Capitólio[51]
1971O DueloTeatro da Trindade
Ivone, Princesa de BorgonhaTeatro Experimental de Cascais[52]
1972A GaivotaTeatro da Trindade[53]
Guerras do Alecrim e ManjeronaTeatro Nacional de São Carlos[11]
1973Adriano VIITeatro da Trindade/Teatro Monumental[54]
1974Sábado, Domingo e SegundaTeatro da Trindade[55][56]
O Terror e a Miséria no III ReichTeatro da Cornucópia[57]
1978O Crime do Padre AmaroTeatro Maria Matos
1979A MãeTeatro Experimental de Cascais[58]
1981Onde Vaz, Luiz?Teatro Experimental de Cascais[59][60]
1982Portugal Anos 40Teatro Experimental de Cascais[61]
1983TrioTeatro Experimental de Cascais[62]
1984Aurora da Minha VidaTeatro Experimental de Cascais[63][64]
1986No Natal a Gente Vem-te BuscarTeatro Experimental de Cascais[65]
Galileu GalileiTeatro Experimental de Cascais[66][67]
1987FantásioCompanhia de Teatro de Braga[68]
1988Dona Rosinha, a SolteiraTeatro de Almada[69]
1990Felicidade e Erva DoceTeatro de Almada[70]
1991Dias Inteiros nas ÁrvoresTeatro de Almada[71]
1992Vida do Grande D. Quixote de La Mancha e do Gordo Sancha PançaTeatro de Almada[72]
1994A Paixão do JardineiroTeatro Experimental do Porto[73]
1996Três Mulheres AltasTeatro Nacional D. Maria II[74]
2000FidelidadesTeatro Maria Matos[75]
2004TerrorismoTeatro Taborda (Artistas Unidos)[64]
2006Uma Cama Para SeteDigressão[76][77]
2010Vozes de TrabalhoTeatro da Trindade[78]
    • Lista incompleta

Referências

  1.  «Cinema Português»cvc.instituto-camoes.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  2.  https://www.ctalmada.pt/festivais/2012/homenagem_cecilia_guimaraes.shtml
  3.  «06545.083.17721»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  4.  José de Matos-Cruz (2000). «Eça de Queirós em imagens animadas». Revista Camões' n.º 9/10 (Centro Virtual Camões - Camões IP). p. 5 (152). Consultado em 8 de dezembro de 2018
  5.  Simões, Rafaela (2 de fevereiro de 2021). «Morreu Cecília Guimarães, vítima da COVID-19. A atriz tinha 93 anos». Magg.sapo.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  6.  Portugal, Rádio e Televisão de. «RTP - Rádio e Televisão de Portugal»www.rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  7.  Portugal, Rádio e Televisão de. «SUAVE MILAGRE (1961) - Artes e Cultura - Teatro - RTP»www.rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  8.  Portugal, Rádio e Televisão de. «Pompas Fúnebres - Autoretratos: Ivone Silva, "A Faz Tudo" - Séries Nacionais - RTP»www.rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  9.  Portugal, Rádio e Televisão de. «O Quarto Interdito - Terra Instável - Séries Nacionais - RTP»www.rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  10.  «Estação da Minha Vida – Episódio 01»rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  11. ↑ Ir para:a b c Marta Mesquita (16 de fevereiro de 2013). «Cecília Guimarães: "Dediquei toda a minha vida ao teatro"»Caras. Consultado em 8 de dezembro de 2018
  12.  «A Única Mulher»TVI Player. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  13. ↑ Ir para:a b c d e f g h i j k l m n o p q r s «Pessoa : Joaquim Rosa». Não são referidos os realizadores. CinePT - Cinema Português (Universidade da Beira Interior). Consultado em 8 de dezembro de 2018Cópia arquivada em 3 de janeiro de 2018
  14.  Portugal, Rádio e Televisão de. «A DROGARIA - Filmes - RTP»www.rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  15.  «Divulgadas primeiras fotos do novo filme de Diogo Infante»Lux. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  16.  https://www.jornaldocentro.pt/online/regiao/curta-metragem-na-casa-da-insua-e-uma-homenagem-aos-atores/
  17.  Seara.com. «Cecília Guimarães»Teatro Nacional D. Maria II. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  18.  «06336.057.13564»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  19.  «06336.057.13565»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  20.  «"No Nosso Tempo" no Avenida, com Alves Cunha». Presumido tratar-se de publicidade. Diário de Lisboa (via Casa Comum - Fundação Mário Soares). 17 de Novembro de 1953. p. 4. Consultado em 7 de dezembro de 2018
  21.  «06338.059.13905»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  22.  «06338.059.13906»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  23.  «06338.059.13932»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  24.  «MatrizNet»www.matriznet.dgpc.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  25.  «06524.062.14455»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  26.  «06525.063.14668»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
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  34. ↑ Ir para:a b «06528.066.15174»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  35. ↑ Ir para:a b «MatrizNet»www.matriznet.dgpc.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
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  53.  «06813.163.25922»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  54.  «MatrizNet»www.matriznet.dgpc.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  55.  «TV Palco»rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
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  57.  «Teatro da Cornucópia - 3 - O Terror e a Miséria no III Reich»www.teatro-cornucopia.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  58.  «06831.181.28550»casacomum.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  59.  «MatrizNet»www.matriznet.dgpc.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  60.  «…ONDE VAZ, LUÍS?»www.tecascais.com. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  61.  «Fila 1»rtp.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  62.  «TRIO»www.tecascais.com. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  63.  «Teatro Experimental de Cascais»Diário de Lisboa (via Casa Comum - Fundação Mário Soares). 17 de Novembro de 1953. p. 4, 5. Consultado em 7 de dezembro de 2018
  64. ↑ Ir para:a b «CETbase: Ficha»ww3.fl.ul.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
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  72.  «MatrizNet»www.matriznet.dgpc.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  73.  «CETbase: Ficha»ww3.fl.ul.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  74.  «CETbase: Ficha»ww3.fl.ul.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  75.  http://ww3.fl.ul.pt/CETbase/imgLib/imgBrowser.aspx?oT=RegistoFacsimile&pN=docID&pV=3650
  76.  «"Uma Cama para Sete" no Fundão»ointerior.pt. 2 de agosto de 2006. Consultado em 3 de fevereiro de 2021
  77.  http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=c51e1b58-dd6b-40c1-9d1e-b05aebaa2f8e&edition=71
  78.  https://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2010-11-25-musical-vozes-de-trabalho-estreia-esta-quinta-feira-no-teatro-da-trindade

Ligações externas

IMBOLC - FESTA CELTA DE INÍCIO DA PRIMAVERA - 2 DE FEVEREIRO DE 2023

 

Imbolc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neo-pagan wheel of the year

01 de agosto (H.Sul) - 02 de fevereiro (H. Norte)

Imbolc marca o ponto intermediário entre Solstício de Inverno e o Equinócio de Primavera

ImbolcImbolg ou Oilmec é um festival gaélico que marca o início da primavera. É comumente realizado nos primeiros dias de fevereiro ou a meio caminho entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera.[1][2] Historicamente, o festival de Imbolc foi observado na IrlandaEscócia e Ilha de Man. É considerado com um dos quatro festivais sazonais gaélicos, junto com BeltaneLughnasadh e Samhain.[3] Também corresponde ao festival galês Gŵyl Fair y Canhwyllau. Os cristãos comemoram, nessa data, o dia de santa Brígida, especialmente na Irlanda.[carece de fontes]

Boneco de "Jack Geada", representando o inverno, combate o boneco do "Homem Verde", representando a primavera, no Imbolc de 2008 em Huddersfield

Etimologia

O Imbolc irlandês deriva do antigo irlandês i mbolg, "na barriga".[4] É uma referência à gravidez de ovelhas. Um glossário medieval classifica o termo como Oimelc, "leite de ovelha".[5] Alguns neopagãos usam o termo Oimelc como um nome para o festival.

História

O Imbolc na Irlanda é celebrado nessa data desde o período neolítico.[6] Isto é confirmado pelo alinhamento de alguns monumentos megalíticos. Por exemplo: no montículo dos Reféns, na colina de Tara, a câmara interna está alinhada com o nascer do sol nas datas de Imbolc e Samnhain.[7]

O Imbolc é mencionado em algumas das primeiras literaturas irlandesas e há evidências de que tenha sido uma data importante desde os tempos antigos para os povos celtas. Acredita-se que ela era originalmente uma festa celta pagã, associada com a deusa Brighid e que foi cristianizada como um festival a santa Brígida, a imagem cristianizada da deusa Brighid. No Imbolc, cruzes de Brighid são feitas e uma figura em forma de boneca representando a deusa Brighid ou santa Brígida, chamada de Brídeóg, é construída para ser desfilada pelas ruas das cidades. Para receber suas bênçãos, as pessoas construíam uma "cama" para Brighid, um espaço onde era colocado oferendas e itens a serem abençoados. Fazendeiros e donos de criações comumente pediam para Brighid abençoar seus rebanhos e plantações.[carece de fontes]

Embora muitos dos costumes tenham se perdido no século XX, essa tradição ainda é observada em vários lugares, sendo considerados eventos culturais. Desde o final do século XX muitos neopagãos e wiccanos têm comemorado o Imbolc,[2] muitas vezes adaptando o evento à sua região. Porém, tais adaptações não representam a real festividade celta.[carece de fontes]

Commons
Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Imbolc

Referências

  1.  Danaher, Kevin (1972) The Year in Ireland: Irish Calendar Customs Dublin, Mercier. ISBN 1-85635-093-2, pp. 38
  2. ↑ Ir para:a b McNeill, F. Marian (1959, 1961) The Silver Bough, Vol. 1–4. William MacLellan, Glasgow; Vol. 2, pp. 11–42
  3.  Cunliffe, Barry (1997). The Ancient Celts. Oxford: Oxford University Press. Page 188-190
  4.  Chadwick, Nora K. (1970). The Celts. Harmondsworth: Penguin. ISBN 0-14-021211-6, p. 181
  5.  Meyer, Kuno, Sanas Cormaic: an Old-Irish Glossary compiled by Cormac úa Cuilennáin, King-Bishop of Cashel in the ninth century (1912).
  6.  "Imbolc"Newgrange UNESCO World Heritage website. Acessado em 1 de junho de 2011.
  7.  Knowth.com photo of Samhain sunrise at the Mound of Hostages "The Stone Age Mound of the Hostages is also aligned with the Samhain sun rise." The sun rises from the same angle on Imbolc.

APRESENTAÇÃO DO SENHOR - SENHORA DAS CANDEIAS - CANDELARIA - 2 DE FEVEREIRO DE 2023

 

Apresentação de Jesus no Templo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apresentação do Senhor
Vitral na Igreja de São Nicolau em Örebro, na Suécia.

Apresentação de Jesus no Templo, festividade litúrgica celebrada no dia 2 de fevereiro, celebra um episódio da infância de Jesus. É também a data em que se comemora a Festa da Candelária (festa à luz de velas), uma festa de origem pagã e latina comemorada tradicionalmente em alguns países, que depois se tornou uma festa religiosa cristã[1].

Na Igreja Ortodoxa e em algumas Igrejas Católicas Orientais, ela é uma das doze Grandes Festas, e é por vezes chamada de Hypapante (literalmente "Encontro", em grego); outros nomes tradicionais são Dia de Nossa Senhora das Candeias, ou da Candelária, ou da Purificação da Virgem Maria. Na Igreja Católica Romana, esta festividade religiosa é uma das mais importantes, realizada entre a Festa da Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro, e a Festa do Trono de São Pedro, no dia 22 de fevereiro.

No rito latino da Igreja Católica, a Apresentação de Jesus no Templo é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, esta festividade tem sido referida como a festa da Apresentação do Senhor.

Relato bíblico

Apresentação do Senhor
Afresco de Giotto na Capela Scrovegni, em Pádua.

Este episódio foi descrito em Lucas 2:22–40. De acordo com o evangelho, a Virgem Maria e São José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém quarenta dias depois do nascimento para completar o ritual de purificação de Maria após o parto e para realizar a redenção do primogênito, de acordo com a Torá[2]São Lucas explicitamente afirma que José e Maria escolheram a opção disponível para os pobres (os que não podiam comprar um cordeiro[3]), sacrificando «Um par de rolas ou dois pombinhos.» (Lucas 2:24). Levítico 12:1–4 indica que este evento deve se realizar quarenta dias após o nascimento de um menino, daí a Apresentação ser celebrada quarenta dias depois do Natal.

Ao trazer Jesus até o Templo, eles encontraram Simeão. O evangelho relata que Simeão recebeu uma promessa de que ele «ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.» (Lucas 2:26). Simeão então entoou uma oração que ficaria conhecida como Nunc Dimittis (ou "Cântico de Simeão"), que profetiza a redenção do mundo por Jesus:

«Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.» (Lucas 2:29–32)

Simeão então profetizou a Maria: «Este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para sinal de contradição. (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados.» (Lucas 2:34–35)

A idosa profetisa Ana também estava no Templo e ofereceu orações e glórias a Deus, contando a todos os que estavam por ali sobre Jesus e seu papel na redenção de Israel (Lucas 2:36–38).

Nome da festa

Na Igreja Católica Romana, a festa é conhecida como "Apresentação do Senhor" nos livros litúrgicos publicados pela primeira vez pelo papa Paulo VI[4] e como "Purificação da Abençoada Virgem Maria" nas edições anteriores. Na Igreja Ortodoxa e nas Igrejas Católicas Orientais de rito bizantino, como "Festa da Apresentação de Nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo no Templo" ou como "O Encontro de Nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo".

Ela é conhecida como "Apresentação de Nosso Senhor" na Igreja Evangélica Luterana da América. Em algumas igrejas protestantes, a festa é conhecida como o "Nomeação de Jesus" (embora, historicamente, ele teria recebido seu nome no oitavo dia após o nascimento, quando ele foi circuncidado.

História

A festa da Apresentação do Senhor é uma das mais antigas festas da Igreja. Há sermões obre ela compostos pelos bispos Metódio de Patara († 312), Cirilo de Jerusalém († 360), Gregório, o Teólogo († 389), Anfilóquio de Icônio († 394), Gregório de Níssa († 400) e João Crisóstomo († 407).

A mais antiga referência sobre os rituais litúrgicos específicos sobre a festa foram descritos pela freira Egéria durante a sua peregrinação à Terra Santa entre 381 e 384. Ela reportou que 14 de fevereiro era um dia solene em Jerusalém, com uma procissão até a Basílica da Ressurreição de Constantino I, com uma homilia sobre Lucas 2:22 e uma Liturgia Divina. A chamada Itinerarium Peregrinatio ("Itinerário da Peregrinação") de Egéria não oferece, porém, nenhum nome específico para a festa. A data de 14 de fevereiro indica que em Jerusalém, na época, celebrava-se o nascimento de Jesus em 6 de janeiro, dia da Epifania. Nas palavras dela:

Originalmente, a festa era uma celebração menor. Mas então, em 541, uma terrível praga irrompeu em Constantinopla matando milhares. O imperador bizantino Justiniano I, em consulta com o patriarca de Constantinopla, ordenou um período de jejum e oração por todo o Império Bizantino. E, na festa do "Encontro do Senhor", organizou grandes procissões por todas as cidades e vilas, além de um serviço solene de orações (Litia) para pedir a libertação de todos os males e o fim da praga. Em agradecimento, em 542, a festa foi elevada para uma celebração mais solene e passou a ser celebrada por todo o império pelo imperador.

Apresentação do Senhor
1500-01. Por Hans Holbein, o Velho, atualmente no Kunsthalle de Hamburgo, na Alemanha.

Em Roma, a festa aparece no "Sacramentário Gelasiano", uma coleção de manuscritos dos séculos VII e VIII associados com o papa Gelásio I, mas com muitas interpolações e algumas fraudes. É ali que aparece pela primeira vez o novo título da festa, "Purificação da Abençoada Virgem Maria".

Celebrações litúrgicas

Tradicionalmente, a festividade de Nossa Senhora das Candeias (ou da Candelária) era a última festa do ano cristão, que era todo marcado em relação à data do Natal. As festas móveis são calculadas em relação à data da Páscoa.

Cristianismo ocidental

A festividade das Candeias (ou das Candelárias) ocorre passados quarenta dias após o Natal. Tradicionalmente, o termo "Candeias" ou "Candelárias" faz referência à prática na qual o sacerdote, no dia 2 de fevereiro, abençoa as velas de cera de abelha utilizadas nos serviços religiosos do ano todo, algumas das quais são distribuídas entre os fiéis para uso doméstico.

Porém, após as revisões do Concílio Vaticano II, esta festa passou a dar mais importância à profecia de Simeão, sendo retirada a importância das velas benditas e da Purificação da Santíssima Virgem Maria. O Papa João Paulo II ligou a festa com a renovação dos votos religiosos.

Esta festa nunca cai na Quaresma (a Quarta-feira de Cinzas mais cedo possível no ano cai em 4 de fevereiro, quando a Páscoa cai em 22 de março de um ano não bissexto). Porém, nos calendários que tinha um Tempo da Septuagésima, poderia acontecer que o "Aleluia" tinha que ser omitido da liturgia.

Em Portugal

Em Portugal festeja-se no dia 2 de fevereiro a festividade de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz. Na tradição popular, o estado do tempo neste dia condiciona o tempo para o resto do inverno. Dizendo-se "Nossa Senhora a rir, está o Inverno para vir. Nossa Senhora a chorar está o Inverno a passar." Quer isto dizer que se no dia estiver sol, ainda virá muito "Inverno", se no dia estiver chuva, o inverno já passou.

No Brasil

Para esta festa, compôs o Padre Mestre José Maurício Nunes Garcia em 1808 a "Missa em Fé da Purificação de N. Sr.ª".[5]

Cristianismo oriental

No rito bizantino, a "Apresentação do Senhor" é singular entre as Grandes Festas por combinar elementos de uma Grande Festa do Senhor com os de uma Grande Festa da Teótoco. Ela conta com uma pré-festa de um dia e uma pós-festa de sete.

O feriado é celebrado com uma vigília de noite inteira na véspera e uma celebração da Divina Liturgia na manha seguinte, na qual as velas de cera de abelha são abençoadas.

Outros Símbolos e tradições[6]

França, Bélgica et Suíça francófona

Os crepes são tradicionalmente preparados no dia da Candelária.

A Candelária é sempre celebrada nas igrejas no dia 2 de fevereiro e o presépio de natal deve ser desmontado a partir desta festa, que é a última do ciclo da Natividade. A Candelária é celebrada pelos leigos como o "dia dos crepes": a tradição é atribuída ao Papa Gelásio Primeiro, que distribuía crepes aos peregrinos que chegavam a Roma, mas também podemos ver o costume das Vestais, que durante a Lupercália fizeram uma oferenda de bolos preparados com o trigo da colheita velha para que a próxima fosse boa. Diz-se também que os crepes, pelo seu formato redondo e dourado, lembram o disco solar, evocando o retorno da primavera após o inverno escuro e frio.

Tradição

Ainda hoje existe todo um simbolismo ligado à confecção de crepes. Uma tradição que remonta ao final do século V e ligada a um rito de fertilidade consiste em refogar os crepes com a mão direita enquanto se segura uma moeda de ouro na mão esquerda (por exemplo, um luís de ouro ou, na sua falta, uma moeda qualquer) afim de desfrutar de prosperidade ao longo do ano, o desafio sendo de garantir que o crepe caia bem na frigideira. Diz-se também que o primeiro crepe feito deve ser guardado em um armário para que a próxima colheita seja abundante. Às vezes, se diz que é na parte superior de um armário e que o crepe ali colocado é então considerado como não mofado e como protetor de miséria e pobreza.

Estados Unidos e Canadá

A celebração da Candelária foi geralmente substituída na mídia pelo Dia da Marmota, embora a tradição da Candelária ainda persista com esse nome em várias regiões onde as tradições francesas permanecem vivas, como em Quebec, Acádia, Louisiana, no Vale do Mississippi e no Maine.

Ver também

Referências

  1.  Tradução do artigo da Wikipedia em francês: https://fr.wikipedia.org/wiki/Chandeleur
  2.  Levítico 12 e Êxodo 13:12–15
  3.  Levítico 12:8
  4.  Liturgy of the Hours, 2 February.
  5.  «Missa em Fá da Purificação de N. Sra.»
  6.  Tradução do artigo em francês da Wikipedia: https://fr.wikipedia.org/wiki/Chandeleur#Symbolique

Ligações externas

Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, Fevereiro de 2011]

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