terça-feira, 13 de dezembro de 2022

EFEMÉRIDES - WIKIPÉDIA - 13 DE DEZEMBRO DE 2022

 

13 de dezembro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dezembro
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Ano:2022
Década:2020
Século:XXI
Milênio:3.º

13 de dezembro é o 347.º dia do ano no calendário gregoriano (348.º em anos bissextos). Faltam 18 para acabar o ano.

Eventos históricos

Nascimentos

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

1901–1950

1951–2000

Mortes

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

Século XXI

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia do Marinheiro
  • Dia do Pedreiro
  • Dia do engenheiro avaliador e perito de engenharia
  • Dia Nacional do Forró
  • Feriado municipal em Luziânia e Ourinhos - dia de Santa Luzia e aniversário dessas cidades
  • Feriado municipal em IbipitangaMossoróPassa Quatro e dezenas de outros municípios - dia de Santa Luzia, padroeira dessas cidades. A relação de cidades que comemora-se o dia da padroeira Santa Luzia é longa e atinge dezenas de cidades.

Malta

Portugal

Cristianismo

Outros calendários

Referências

  1.  Bawlf, Samuel (26 de maio de 2009). The Secret Voyage of Sir Francis Drake: 1577-1580 (em inglês). [S.l.]: Bloomsbury Publishing USA
  2.  Kirk, Robert W. (24 de outubro de 2012). Paradise Past: The Transformation of the South Pacific, 1520-1920 (em inglês). [S.l.]: McFarland. p. 31
  3.  «The Treaty of Lisbon | Fact Sheets on the European Union | European Parliament»www.europarl.europa.eu (em inglês). Consultado em 11 de dezembro de 2022
Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre 13 de dezembro

SAMS-SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL - O nome que nasceu há 47 anos - 13 DE DEZEMBRO DE 2022

 


SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social


Este é o nome que nasceu há  


47 ANOS - 13 DE DEZEMBRO DE 2022







Aos Bancários e a 
todos os funcionários dos SAMS-Serviços de Assistência Médico-Social 
- seja do Porto, de Coimbra ou de Lisboa


Meus Amigos:

É VERDADE ! 

Os SAMS ou melhor, o seu nome nasceu precisamente no dia 13 de Dezembro de 1975, já lá vão exactamente 47 anos, e o culpado, sou EU.

Foi na terceira e última reunião dos representantes dos 3 Sindicatos SBC, SBN e SBSI, realizada em Lisboa, nas instalações da antiga CAFEB - Caixa de Previdência e Abono de Familia dos Empregados Bancários, na Rua Elias Garcia.

Antes já se havia realizado a primeira reunião em Coimbra nas instalações da UGT em 13 de Outubro e a segunda no Porto, em 25 de Novembro, nas instalações do SBN, sitas na Praça Humberto Delgado, nas quais se estabeleceram praticamente todos os Capítulos, artigos e alíneas referentes aos Estatutos e Regulamento da Entidade que em Janeiro de 1976, iria organizar e dirigir os Serviços de Saúde de todos os Empregados Bancários do País.


Nessa reunião como acima digo, estavam presentes as Direcções dos 3 Sindicatos (já referidos) acompanhadas dos seus staffs que incluíam juristas, economistas e os Chefes de Serviços Clínicos, sendo eu interinamente o Chefe dos mesmos no que se refere ao SBN. 

Enquanto eram alinhavados todos os assuntos pendentes - documentação, formação dos sectores, necessidade de admissões de pessoal administrativo, médicos, enfermeiros, programa de comparticipações, entrada em funcionamento, etc., etc. havia também necessidade de dar um nome à Instituição.

Várias hipóteses foram colocadas por alguns elementos e apenas uma delas, exposta por mim, dizia:  

SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social

que foi aprovada por unanimidade. 

Embora tivesse sido ventilada a hipótese de que os SAMS pudessem ter uma Direcção única de 3 pessoas, que funcionaria com um Delegado, como "vice-presidente" de cada Sindicato e com um "presidente" que todos os anos seria representado por cada Sindicato à vez, foi considerado também por unanimidade que cada Sindicato dirigiria autonomamente o seu SAMS.  

Aliás como o SBN se propunha iniciar a sua actividade já em Janeiro e o SBC e o SBSI só queriam iniciá-la em Fevereiro, foi aceite a última hipótese.

E foi assim que os SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social, obteve a sua identificação.


Os meus melhores cumprimentos 









ANTÓNIO FONSECA

13 de Dezembro de 2022

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

DIA INTERNACIONAL DA NEUTRALIDADE - 12 DE DEZEMBRO DE 2022

 

Dia Internacional da Neutralidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia Internacional da Neutralidade
Sede das Nações Unidas em Genebra
Celebrado porOrganização das Nações Unidas
TipoInternacional
Data12 de dezembro
FrequênciaAnual

Dia Internacional da Neutralidade é comemorado no dia 12 de dezembro e foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que ao fazê-lo pretende consciencializar para a importância que a neutralidade tem nas relações internacionais.

História

Este dia foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 3 de fevereiro de 2017 com a assinatura da Resolução 71/275.[1]

Objectivos

Ao proclamar a celebração deste dia, a ONU pretende consciencializar para a importância que a neutralidade tem nas relações internacionais, o que vai de encontro ao que é defendido no Artigo 2 da Carta da ONU, segundo o qual os Estados têm resolver os conflitos que possam surgir entre eles de forma pacífica.[2]

Simultaneamente, reconhece a importância da diplomacia preventiva e do papel desempenhado por países neutros na prevenção de conflitos e negociação da paz em situações de tensão política.[2][3]

Referências

  1.  «Dia Internacional da Neutralidade | Eurocid»eurocid.mne.gov.pt. Consultado em 17 de junho de 2022
  2. ↑ Ir para:a b «Em Dia Internacional da Neutralidade, ONU enfatiza diplomacia preventiva»ONU News. 12 de dezembro de 2020. Consultado em 17 de junho de 2022
  3.  «Dia Internacional promove conscientização do público sobre valor da neutralidade nas relações internacionais»ONU News. 12 de dezembro de 2019. Consultado em 17 de junho de 2022

Ligações externas

DIA MUNDIAL DA COBERTURA UNIVERSAL DA SAÚDE - 12 DE DEZEMBRO DE 2022

 

Saúde universal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em 2009, 58 países possuíam legislação que presta assistência médica universal.

Saúde universal geralmente se refere a um sistema de saúde pública que presta assistência médica e proteção financeira a todos os cidadãos de um determinado país.[1][2][3] É organizado em torno de fornecer um pacote específico de benefícios para todos os membros de uma sociedade com o objetivo final de prover proteção ao risco financeiro, além de melhor acesso aos serviços de saúde.[4]

A assistência universal não tem um tamanho único e não implica cobertura para todas as pessoas para todos os tipos de problemas. A saúde universal podem ser determinados por três dimensões críticas: quem está coberto, quais serviços são cobertos e quanto do custo é coberto pelo sistema.[4] É descrito pela Organização Mundial de Saúde como uma situação em que os cidadãos podem acessar serviços de saúde sem incorrer em dificuldades financeiras.[5] Os Estados membros das Nações Unidas concordaram em trabalhar para a cobertura de saúde universal até 2030.[6]

Indicadores de cobertura

Indicadores de saúde devem refletir tanto os fatores que influem sobre o estado de saúde como ter capacidade discriminatória para permitir comparações entre áreas geográficas ou períodos de uma mesma área. O indicadores de cobertura segundo Laurenti et al. (1985) se enquadram no grupo proposto pela OMS daqueles que devem medir os recursos materiais e humanos relacionados às atividades de saúde, abrangendo, em relação à população: a rede de postos de saúde, número de profissionais de saúde e o número de leitos hospitalares. [7]

Observe-se que se considerarmos a cobertura universal de saúde limita-se ao acesso a serviços de saúde a todas as pessoas, os indicadores da oferta de serviços de saúde é a medida, porém se incluímos ações de promoção e incentivo, prevenção, tratamento e reabilitação como entendido na Leio Orgânica da Saúde que criou o SUS no Brasil (Lei Nº 8 080, de 1990) [8] ou seja a "universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência" e, que esse acesso, como afirmado anteriormente, signifique não encontrar dificuldades financeiras ao pagar por esses serviços e demais exigências da recuperação da saúde (medicação, próteses, etc.), nos deparamos com outros dois conceitos fundamentais, também expressos na citada "Lei Orgânica da Saúde": integralidade e equidade.

Para Mendoza-Parra, o desenvolvimento de sistemas de financiamento da saúde que permitam o acesso universal a serviços de saúde a todas as pessoas, envolve a decisão (e consequentemente uma medida de avaliação) de como como se protegem as pessoas das consequências financeiras do enfrentamento de uma doença e seu cuidado e como se utilizam os recursos disponíveis nesse sistema, de forma otimizada.[9]

A OMS no "Dia Mundial da Saúde"[10] propõe que a Cobertura universal de saúde pode ser avaliada basicamente por dois indicadores:

  • A percentagem da população que pode aceder a serviços de saúde essenciais de qualidade;
  • A percentagem da população que gasta grande parte do rendimento familiar na saúde.

Divididos por sua vez em 16 serviços de saúde essenciais subdivididos em 4 categorias como indicadores do nível e equidade da cobertura em distintos países a saber:

  • Saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil:
    • planeamento familiar;
    • cuidados pré-natais e ao parto;
    • vacinação completa das crianças;
    • comportamentos de prevenção da pneumonia.
  • Doenças infecciosas:
    • tratamento da tuberculose;
    • tratamento antirretroviral do VIH;
    • tratamento da hepatite;
    • uso de mosquiteiros tratados com insecticida para a prevenção do paludismo;
    • saneamento adequado.
  • Doenças não transmissíveis:
    • prevenção e tratamento da hipertensão;
    • prevenção e tratamento da glicemia;
    • rastreio do cancro do colo do útero;
    • (Não) fumo de tabaco.
  • Capacidade e acesso aos serviços:
    • acesso básico aos hospitais;
    • densidade de profissionais de saúde;
    • acesso a medicamentos essenciais;
    • segurança sanitária: cumprimento do Regulamento Sanitário Internacional.

Ver também

Referências

  1.  GIOVANELLA, Ligia et al . Sistema universal de saúde e cobertura universal: desvendando pressupostos e estratégias. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 23, n. 6, p. 1763-1776, June 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000601763&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Feb. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.05562018.
  2.  WHO/OMS World Health Organization. Cobertura universal de saúde. WHO - World Health Organization. Aces. Fev. 2020
  3.  Wagstaff, A., Flores, G., Hsu, J., Smitz, M.-F., Chepynoga, K., Buisman, L. R., … Eozenou, P. (2018). Progress on catastrophic health spending in 133 countries: a retrospective observational study. The Lancet Global Health, 6(2), e169–e179. doi:10.1016/s2214-109x(17)30429-1
  4. ↑ Ir para:a b World Health Organization (22 de novembro de 2010). «The world health report: health systems financing: the path to universal coverage». Geneva: World Health Organization. ISBN 978-92-4-156402-1. Consultado em 11 de abril de 2012
  5.  «Universal health coverage (UHC)». Consultado em 30 de novembro de 2016
  6.  http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs395/en/
  7.  LAURENTI, Ruy et al. Estatísticas de saúde. SP: EPU, 1985 p.162
  8.  BRASIL, LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm Acesso 20/03/2020
  9.  MENDONZA-PARRA, Sara. (2016). Coverage, universal access and equity in health: A characterization of scientific production in nursing. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 24. 10.1590/1518-8345.1082.2669 http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-02669.pdf aces. 20/03/2020
  10.  Organização Mundial de Saúde (OMS); Mackenzie, L. Cobertura universal de saúde. WHO WEB Sitehttps://www.who.int/world-health-day/pt/world-health-day-2019/fact-sheets/details/universal-health-coverage-(uhc) Aces. 20/03/202
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