sábado, 5 de novembro de 2022

Coreia do Norte lança quatro mísseis de curto alcance - 5 DE NOVEMBRO DE 2022

 

Coreia do Norte lança quatro mísseis de curto alcance

SIC Notícias, Lusa - Há 1 hora
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As demonstrações de armamento norte-coreano têm escalado a um nível recorde este ano.

Coreia do Norte lança quatro mísseis de curto alcance
Coreia do Norte lança quatro mísseis de curto alcance© KIM HONG-JI

A Coreia do Norte lançou quatro mísseis de curto alcance no Mar Amarelo, informou este sábado o Exército sul-coreano, depois de uma série recorde de lançamentos de mísseis por Pyongyang esta semana.

Os militares da Coreia do Sul detetaram este sábado o lançamento "a partir de Donglim, província de Pyongan do Norte, para o Mar Ocidental entre as 11:32 e as 11:39 da locais (02:32 e 02:39 TMG e em Lisboa)", afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul num comunicado, utilizando outro nome para o Mar Amarelo.

A Coreia do Norte lançou esta semana dezenas de mísseis para o mar, incluindo um míssil balístico intercontinental que desencadeou avisos de evacuação no norte do Japão, e pilotou aviões de guerra dentro do seu território.

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Nova série de disparos norte-coreanos, um míssil balístico terá falhado no ar
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A Coreia do Norte descreveu as suas ações militares como uma resposta adequada a uma combinação de exercícios aéreos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, a que chamou uma exibição de "histeria de confronto militar" dos EUA.

Os Estados Unidos pilotaram dois bombardeiros supersónicos B-1B este sábado sobre a Coreia do Sul nos últimos dias dos exercícios conjuntos, numa demonstração de força destinada a intimidar a Coreia do Norte sobre a sua atividade intensificadora de testes.

O exercício "Tempestade Vigilante" (Vigilant Storm) que envolveu cerca de 240 aviões de guerra, incluindo caças F-35 avançados de ambos os países, desencadeou uma reação da Coreia do Norte.

O "Tempestade Vigilante" tinha sido inicialmente programado para terminar na sexta-feira, mas os aliados decidiram prolongar o treino até este sábado, em resposta a uma série de lançamentos balísticos norte-coreanos na quinta-feira, incluindo um ICBM que desencadeou alertas de evacuação e parou os comboios no norte do Japão.

Seul mobiliza jatos furtivos após detetar 180 caças norte-coreanos no espaço aéreo

O Exército sul-coreano mobilizou na sexta-feira a sua frota de caças furtivos depois de detetar movimento de 180 caças norte-coreanos.

Pyongyang continuou os disparos de artilharia pelo terceiro dia consecutivo enquanto prosseguem os exercícios militares conjuntos entre Seul e Washington.

“Os nossos militares detetaram cerca de 180 caças norte-coreanos” no espaço aéreo de Pyongyang, disse o Estado-Maior Conjunto em Seul, acrescentando que “mobilizaram 80 caças, incluindo F-35As”. Os aviões que participam nos exercícios militares com os Estados Unidos também estão “prontos para descolar”, segundo a mesma fonte, citada pela AFP.

Seul mobiliza jatos furtivos após detetar 180 caças norte-coreanos no espaço aéreo
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A Coreia do Sul e os Estados Unidos da América prolongaram até este sábado a "Tempestade Vigilante", um exercício aéreo conjunto que envolve centenas de aviões de guerra de ambos os lados.

Logo após este anúncio do prolongamento dos exercícios, os militares de Seul detetaram cerca de 80 disparos de artilharia do Norte em direção a uma "zona tampão" marítima da área de Kumkang, na província de Kangwon, na costa leste do país.

Os disparos são "uma clara violação" do acordo inter-coreano de 2018, que estabeleceu essas "zonas tampão" para reduzir as tensões entre os dois lados, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

DIA MUNDIAL DO CINEMA - 5 DE NOVEMBRO DE 2022

 

Cinematografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Cinema" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Cinema (desambiguação).
Arri Alexa, uma câmera digital

Cinematografia (do em gregoκίνημαkinema "movimentos" e γράφεινgraphein "registrar"), também chamada cinema ou sétima arte, pode ser definida como a técnica e a arte que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando uma "ilusão de movimento"[1], assim como a indústria que produz estas imagens. O termo cinema também é comumente utilizado para designar a sala onde são projetados filmes.

As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.[2][3][4] Mais especificamente, pode ser descrita como o "conjunto de princípios, processos e técnicas utilizados para captar e projetar numa tela imagens estáticas sequenciais (fotogramas) obtidas com uma câmera especial, dando impressão ao espectador de estarem em movimento".[5] O diretor de arte pode ser descrito como o principal colaborador visual de um diretor de cinema.[6] Também se usa a palavra 'cinegrafia', estando dicionarizada.

Os filmes são assim constituídos por uma série de imagens impressas em determinado suporte, alinhadas em sequência, chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de observar movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão: o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a sua fonte ter saído do campo da visão. O espectador tem assim a ilusão de movimento, devido a um efeito psicológico chamado movimento beta.

O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos. É a imagem animada que confere aos filmes o seu poder de comunicação universal. Dada a grande diversidade de línguas existentes, é pela dublagem ou pelas legendas, que traduzem o diálogo noutras línguas, que os filmes se tornaram mundialmente populares.

História

Ver artigo principal: História do cinema

Origens

Sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge

A origem da palavra "cinema" deve-se à circunstância de ter sido o cinematógrafo o primeiro equipamento utilizado para filmar e projetar. Por metonímia, a palavra também se refere à sala onde são projetadas obras cinematográficas. O uso da película para a produção de filmes encontra-se em recessão. O cinema digital está em plena expansão desde meados da primeira década do século XXI, tanto na tomada de vistas como na projeção. O digital permite, além disso, que os filmes circulem fora dos circuitos tradicionais de distribuição, entre particulares e instituições. A invenção da fotografia, e sobretudo a da fotografia animada, foram momentos cruciais para o desenvolvimento não só das artes como da ciência, em particular no campo da antropologia visual.

Cinematografia

Ver artigo principal: Película cinematográfica
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Roundhay Garden Scene (1888), o mais antigo filme sobrevivente

O cinema existe graças à invenção do cinematógrafo, inventado pelos Irmãos Lumière no fim do século XIX. Em 28 de dezembro de 1895, na cave do Grand Café, em Paris, realizaram os dois engenhosos irmãos a primeira exibição pública e paga da arte do cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada (os primeiros rolos de película tinham apenas quinze metros de comprimento). Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o seu conteúdo. Apesar de também existirem notícias de projeções um pouco anteriores, de outros inventores (como os irmãos Max e Emil Skladanowsky[7][8] na Alemanha), a sessão dos Lumière é aceita pela grande maioria da literatura cinematográfica como o marco inicial da nova arte. O cinema expandiu-se a partir de então pela França, por toda a Europa e Estados Unidos, por intermédio de cinegrafistas enviados pelos irmãos Lumière para captar imagens pelo mundo afora.

Inovações

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Annabelle Serpentine Dance, versão pintada a mão (1895)
Uma sala de cinema moderna

Nesta mesma época, um mágico ilusionista, chamado Georges Méliès, dono de um teatro nas vizinhanças do local da primeira exibição dos Lumière, quis comprar um cinematógrafo para o utilizar em seus espetáculos. Os Lumière não quiseram vender-lhe o aparelho: o pai dos irmãos inventores argumentava que o cinematógrafo tinha unicamente finalidade científica e que o mágico teria, por certo, prejuízo se gastasse dinheiro com a máquina para fazer entretenimento. Frustrado, Méliès conseguiu no entanto adquirir um aparelho semelhante na Inglaterra, fabricado por Robert William Paul, tornando-se assim o primeiro grande produtor de filmes de ficção, com narrativas sedutoras e truques aliciantes, destinados ao grande público: os primeiros efeitos especiais da história do cinema. Foi ele o criador da fantasia na produção e realização de filmes.

Logo depois, nas duas primeiras décadas do século XX, o diretor estadunidense David W. Griffith, um dos pioneiros de Hollywood, realizou filmes que o levaram a ser considerado pela historiografia cinematográfica o grande responsável pelo desenvolvimento e pela consolidação da linguagem do cinema, como arte independente, apesar das polêmicas (polémicas) ideológicas em que se envolveu. Foi ele o primeiro a fazer filmes em que se utilizou a montagem e em que certos movimentos de câmera (câmara) foram usados com maestria, estabelecendo assim os parâmetros da linguagem cinematográfica, que a partir de então se universalizou. Destaque para Intolerância, admirado até hoje por cineastas e cinéfilos de todo o mundo. Seguidamente, certos agentes do Construtivismo russoDziga Vertov no documentário e Sergei Eisenstein na ficção, darão uma importante e decisiva contribuição para o desenvolvimento das técnicas narrativas e de montagem no cinema.

Em suma, os irmãos Lumière e Meliès deram origem a dois géneros fundamentais de cinema: o cinema documental e o cinema de ficção. Como forma de registrar (registar) acontecimentos ou de narrar histórias, o cinema é considerado uma arte, denominada sétima arte, desde a publicação, em 1911, do Manifesto das Sete Artes do teórico italiano Ricciotto Canudo.

Capturando imagens e som para efeitos de comunicação, o cinema também é mídia. Desde a sua origem que é arte e comércio. A indústria cinematográfica cedo se transforma em negócio lucrativo em países como a Índia e os Estados Unidos, respetivamente o maior produtor em número de filmes por ano e o que possui a maior economia cinematográfica, tanto no mercado interno quanto no volume de exportações.

No suporte em película, a projeção de imagens estáticas em sequência para criar a ilusão de movimento terá de ser de no mínimo 16 fotogramas (quadros) por segundo, para que o cérebro humano não detete que são simples imagens isoladas. Desde 1929, juntamente com a universalização do cinema sonoro, as projeções cinematográficas no mundo inteiro foram padronizadas em 24 quadros por segundo. O cinema digital alterou este padrão. Em vídeo digital é comum o uso de 25 quadros por segundo e de 30 nos EUA.

Ver também

Referências

  1.  https://conceitos.com/cinema/[fonte confiável?]
  2.  «cinema Significado, definição em Dicionário Inglês»dictionary.cambridge.org. Consultado em 12 de julho de 2018
  3.  «Cinema: qual a diferença entre 4DX, IMAX, Macro XE e XD? - Cinema»Canaltech. 21 de julho de 2015
  4.  Dicionário Merriam-Webster, verbete "cinematography".
  5.  Dicionário Houaiss, verbete "cinematografia".
  6.  Giannetti, Louis (2008). Understanding Movies. Toronto: Pearson Prentice Hall. p. 66
  7.  Filmes de maior sucesso por década
  8.  Max Skladanowsky
Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cinematografia

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