domingo, 25 de setembro de 2022

DIA MUNDIAL DO SONHO - 25 DE SETEMBRO DE 2022

 

Sonho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Sonho (desambiguação).
O Sonho (Pierre Puvis de Chavannes, 1883)
Sonho de uma freira (Karl Pawlowitsch Brjullow, século XIX)
O sonho do eunuco por Jean Lecomte du Nouÿ.

sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado em um debate que envolva religiãociência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.[1] Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

O psiquiatra e pesquisador americano John Allan Hobson considerou os sonhos como "um mero subproduto da atividade cerebral noturna". Existem duas fases do sono: a primeira é o sono de ondas lentas, em que a atividade do cérebro é baixa e, por isso, não se formam filmes em nossa mente. Já a segunda fase é de alta atividade e nomeada REM - sigla em inglês para "movimentação rápida dos olhos" (Rapid Eyes Movement); é durante a fase de REM que os sonhos ocorrem, pelo menos nos adultos. [2]

Sonho e Freud

Foi em 1900, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos[3], que Sigmund Freud (1856-1939) deu um caráter científico à matéria. Em seu livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho, geralmente como a “realização de um desejo”. Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

Sonho e Jung

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, baseado na observação dos seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Ou seja, alguém masculinizado pode sonhar com figuras femininas que tentam demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude.

Na busca pelo equilíbrio, personagens arquetípicas interagem nos sonhos em um conflito que buscam levar ao consciente conteúdos do inconsciente. Entre essas personagens, estão a anima (força feminina na psique dos homens), o animus (força masculina na psique das mulheres) e a sombra (força que se alimenta dos aspectos não aceitos de nossa personalidade). Esta última, nos sonhos, são os vilões. Um aspecto muito importante em se atentar nos sonhos, segundo a linha junguiana, é saber como o sonhador, o protagonista no sonho (que representa o ego) lida com as forças malignas (a sombra), para se averiguar como, na vida desperta, a pessoa lida com as adversidades, a autoridade e a oposição de ideias. Jung aponta os sonhos como forças naturais que auxiliam o ser humano no processo de individualização.

Ao contrário de Freud, as situações absurdas dos sonhos para Jung não seriam uma fachada, mas a forma própria do inconsciente de se expressar. Para o mestre suíço, há os sonhos comuns e os arquetípicos, revestidos de grande poder revelador para quem sonha. A interpretação de sonhos é uma ferramenta crucial para a psicologia analítica, desenvolvida por Jung.

Abordagem psicanalítica

Os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz, ou seja, as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente podem se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia, poderíamos pensar numa espécie de "fotografia" do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Nos sonhos sua linguagem são o que Freud denomina símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que reconhecer o que os símbolos representam nesse sonho. semelhante ao que foi estudado por Stanislavski, a simbologia dos sonhos não só está dada pelo contato que o criador do sonho teve com o objeto mas também com o caráter, ou seja, a forma que ele lida relaciona sentimentalmente esse objeto a coisas de sua vida, um exemplo prático o mar pode apresentar distintas simbologias(que são importantes para a interpretação dos sonhos se trata de descobrir a raiz) variando de pessoa a pessoa(inclusive a época) para alguns o mar pode significar destruição (o mar destruindo estruturas deixadas na praia) mas para outros invasão (a água avançando e invadindo território) de acordo com Freud o que a pessoa sente quanto a esse objeto ou essa situação é fundamental para a interpretação de sonho[1]."Os sonhos são a estrada real para o conhecimento da mente"[1]. Portanto as terapias psicanalíticas usam interpretação dos sonhos como um recurso para "elaborar". Carl Gustav Jung passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos.

Sonho e sono REM

Eletroencefalograma de uma fase REM.
Ver artigo principal: REM (sono)

Existem outras correntes, que veem o sonho de modo diverso. Os neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem. Essa teoria só não explica como esses enredos supostamente desconexos são responsáveis por grandes insights, como em Thomas Edison, por exemplo. Existem muitos outros casos de sonhos reveladores em várias áreas da ciência e da arte, que todavia não impedem que os sonhos sirvam também para recuperar a saúde do organismo e do cérebro.

Sonhos e revelações

A oniromancia, previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: consta na Torá e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. No Novo Testamento, São José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e depois da visita dos Reis Magos um anjo em sonho o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar a Israel.

Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal.

No islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.

Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.

Pensadores, cientistas e matemáticos como René Descartes e Friedrich August Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Descartes, em viagem à Alemanha, teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekulé propôs a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia sua própria cauda. O grande pai da tabela periódicaDmitri Mendeleiev, afirmou ter tido um sonho no qual era mostrado o modelo da tabela periódica atual.

Cores vs preto e branco

Uma parte minoritária da população, cerca de 12%, sonha em preto e branco. Em 2008, um estudo da Universidade de Dundee descobriu que pessoas que foram expostas apenas a televisão e filmes em preto e branco quando crianças reportam ter sonhos monocromáticos 25% das vezes em que sonham.[4][5]

Ver também

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Referências

  1. ↑ Ir para:a b c A Interpretação dos Sonhos de Sigmund Freud
  2.  RIBEIRO, Sidarta (2010). «Sonhos. De onde vêm as historias que vivemos dormindo?»Ciências hoje das crianças (219). 3 páginas
  3.  «UFRGS - A interpretação dos sonhos - versão para download». Consultado em 13 de março de 2009
  4.  O'Connor, Anahad. «Nem todas as pessoas sonham colorido, dizem cientistas»G1.com. Consultado em 19 de Dezembro de 2018
  5.  Alleyne, Richard. «Black and white TV generation have monochrome dreams»Daily Telegraph. Consultado em 19 de Dezembro de 2018

Bibliografia

  • (1) GARCIA, Rafael. O sonho acabou? Revista Galileu, n. 145, agosto, 2003.
  • HISGAIL, Fani (org.). A ciência dos sonhos. São Paulo: Unimarco, 2000.
  • FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
  • HALL, James. Jung e a interpretação dos sonhos. São Paulo: Cultrix, 1997.

DIA MUNDIAL DOS SURDOS - 25 DE SETEMBRO DE 2022

 

Dia Mundial do Surdo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Dia Nacional dos Surdos.

Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo. Há também o Dia Nacional dos Surdos, que no Brasil é comemorado dia 26 de setembro.[1]

Referências

  1.  «Comemorações do Dia Mundial do Surdo realizam-se domingo, em Guimarães» 🔗. Guimarães Digital. Consultado em 2 de abril de 2013. Arquivado do original em 5 de novembro de 2012
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SÃO FIRMINO DE AMIENS - 25 DE SETEMBRO DE 2022

 

Firmino de Amiens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Firmino de Amiens
Pintura de São Firmino na Catedral de Nimes
Bispo e Mártir
NascimentoPamplona 
272 d.C.
MorteAmiens 
25 de setembro de 303 (31 anos)
Veneração porcatólicos
Festa litúrgica7 de julho em Pamplona
25 de setembro nas demais cidades
AtribuiçõesComo Bispo, colocando sua cabeça em sua mão ou observando o solo
PadroeiroAmiensLesaka, co-patrono de Pamplona, barqueiros, viticultores e padeiros.
Gloriole.svg Portal dos Santos

São Firmino, do latim Firminus (Pamplona272 - Amiens25 de setembro de 303) foi um missionário cristão navarro, primeiro bispo de Pamplona[1] (provável) e primeiro bispo de Amiens, onde fundou a igreja local. Foi decapitado aos 31 anos de idade. É patrono de AmiensLesaka, da diocese de Pamplona, e co-patrono de Navarra junto com São Francisco Xavier.

Hagiografia

Segundo a lenda, nasceu em Pompaelo (a atual Pamplona), filho de um senador pagão de nome Firmo, um alto funcionário da administração romana que governou Pamplona no século III. A pregação de Santo Honesto, que marchara à península após ser milagrosamente liberado da sua prisão em Carcassonne, comoveu aos seus pais, que contudo não se converteram até ouvir a são Saturnino de Toulouse. O santo batizaria a Firmino e aos seus pais no lugar que hoje se chama popularmente pocico de San Cernin.

Sob a tutela de Honesto o jovem Firmino aprendeu a religião e a arte da pregação. Aos 18 anos foi enviado a Toulouse, onde seria ordenado. Após pregar em Navarra, foi para Amiens. Havendo organizado a construção da igreja local, foi nomeado bispo aos 24 anos. A oposição oficial à doutrina cristã fez que fosse encarcerado e decapitado.

En 1186 o bispo Pedro de Paris levou de Amiens a Pamplona uma relíquia da cabeça de Firmino.

Atualmente é celebrado em 7 de julho em Pamplona com festas de fama internacional, os Sanfermines, das quais o evento mais conhecido são os encierros (corridas de touros). Tradicionalmente os participantes dos encierros pedem ajuda a São Firmino entoando cânticos em frente a uma imagem do santo na Cuesta de Santo Domingo, no local onde são iniciadas as corridas. Outro momento alto dos Sanfermines é a procissão de São Firmino, realizada na manhã do dia 7 de julho.

Ver também

Referências

  1.  «Firmino de Amiens»Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 1 de dezembro de 2019

Ligações externas

Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Firmino de Amiens

NOSSA SENHORA DAS MERCÊS - 25 DE SETEMBRO DE 2022

 

Nossa Senhora das Mercês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nossa Senhora das Mercês
"Nossa Senhora das Mercês é de todos e para todos"
Nossa Senhora das Mercedes
Venerada pelaIgreja Católica
Festa litúrgica24 de setembro
AtribuiçõesEscapulário de Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica.

A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.[1]

Aparição

Igreja De Nossa Senhora das Mercês, na cidade histórica de São João Del Rei, MG, no qual é festejada no mês de setembro.

Durante a invasão moura na Espanha, os cristãos estavam sendo perseguidos, e muitos eram escravizados. Numa noite, Pedro Nolasco, Raimundo de Peñafort, um teólogo, e o rei de Aragão, Dom Jaime I tiveram o mesmo sonho. No sonho, apareceu a Virgem, dizendo-lhes para fundar uma ordem com o objetivo de proteger os cristãos e libertar os fiéis cativos. Pedro Nolasco e o teólogo, Raimundo, descobriram que tiveram o mesmo sonho, e ambos pediram a permissão do rei para fundar a ordem, e para sua surpresa, o rei também tivera o mesmo sonho. Então foi criada a Ordem Real, Celestial e Militar de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, e Pedro foi nomeado o grão-mestre da Ordem, sendo canonizado com o nome de São Pedro Nolasco. E assim, a devoção à Virgem das Mercês foi se espalhando por toda a Europa. A festa de Nossa Senhora das Mercês e celebrada com louvor no Peru onde ela é padroeira. No Brasil, desde o século XVII é festejada na cidade de: Jaicós Piauí de 15 a 24 de Setembro com novena, e no dia de nossa senhora (24 de setembro) a programação conta com missas, sendo algumas presididas pelo bispo diocesano, e procissão, que atrai milhares de fieis de mais de 9 Estados do Brasil. É celebrada na cidade de Itapipoca, CE, dos dia 14 a 24 de setembro, sendo algumas celebrações presidida pelos bispos: diocesano e emérito da Diocese de Itapipoca. Em São João del Rei (Minas Gerais), O título de Maria das Mercês é celebrado com pompa. São dez dias de festa, com novena solene e, por tradição, barroca, que conta com a participação de diversos bispos do Brasil, além de missas cantadas. No dia da virgem, a programação conta com santas missas solenes, inclusive algumas presididas pelo bispo diocesano, e à noite, a festa se encerra com a majestosa procissão, que "arrasta" milhares de fiéis junto aos andores de Nossa Senhora das Mercês, São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato. Um dos atrativos é o belíssimo show pirotécnico à chegada da procissão. Em Tejuco distrito de Brumadinho em Minas Gerais e celebrado o jubileu em honra a santa. Existe uma cidade em Minas Gerais chamada Mercês, onde há uma belíssima igreja em homenagem a santa e onde o jubileu é comemorado por dez dias, tendo seu ápice no dia 24 de setembro. É Padroeira de Cuité Paraíba desde 1768 celebrada com grande procissão e missa. Em são Raimundo Nonato, PI, no bairro Aldeia existe um templo dedicado a nossa senhora das mercês, onde todos os anos muitos fies se reúnem em louvores a santa do dia 15 a 24 de setembro.

Referências

  1.  LIMA JÚNIOR, Augusto de. História de Nossa Senhora em Minas Gerais: origens das principais invocações. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008, p.117
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