terça-feira, 4 de janeiro de 2022

ISAAC NEWTON - FILÓSOFO - NASCEU EM 1643 - 4 DE JANEIRO DE 2022

 

Isaac Newton

Este é um artigo bom. Clique aqui para mais informações.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Newton" redireciona a este artigo. Para outros significados, veja Newton (desambiguação).
Isaac Newton
Newton retratado por Godfrey Kneller, 1689 (com 46 anos de idade)
Nascimento4 de janeiro de 1643
Woolsthorpe-by-Colsterworth
Morte31 de março de 1727 (84 anos)
KensingtonMiddlesex
Nacionalidadeinglês
ProgenitoresMãe: Hannah Ayscough
Pai: Isaac Newton
Alma materTrinity College
(Universidade de Cambridge)
Ocupaçãocientista
Principais trabalhos• Philosophiae Naturalis Principia Mathematica
• Leis de Newton
ReligiãoProtestantismo
Causa da morteCálculos renais
Assinatura
Isaac Newton signature ws.svg

Sir Isaac Newton PRS (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 25 de dezembro de 1642jul.4 de janeiro de 1643greg. — Kensington, 20 de março de 1727jul.31 de março de 1727greg) foi um matemáticofísicoastrônomoteólogo e autor inglês (descrito em seus dias como um "filósofo natural") que é amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos e como uma figura-chave na Revolução Científica. Seu livro Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), publicado pela primeira vez em 1687, lançou as bases da mecânica clássica. Newton também fez contribuições seminais à óptica e compartilha crédito com Gottfried Wilhelm Leibniz pelo desenvolvimento do cálculo infinitesimal.

Em Principia, Newton formulou as leis do movimento e da gravitação universal que criaram o ponto de vista científico dominante até serem substituídas pela teoria da relatividade de Albert Einstein. Newton usou sua descrição matemática da gravidade para provar as leis de movimento planetário de Kepler, explicar as marés, as trajetórias dos cometas, a precessão dos equinócios e outros fenômenos, erradicando a dúvida sobre a heliocentricidade do Sistema Solar. Demonstrou que o movimento dos objetos na Terra e nos corpos celestes poderia ser explicado pelos mesmos princípios. A inferência de Newton de que a Terra é um esferoide oblato foi posteriormente confirmada pelas medidas geodésicas de MaupertuisLa Condamine e outros, convencendo a maioria dos cientistas europeus da superioridade da mecânica newtoniana em relação aos sistemas anteriores.

Newton construiu o primeiro telescópio refletor prático e desenvolveu uma teoria sofisticada da cor com base na observação de que um prisma separa a luz branca nas cores do espectro visível. Seu trabalho sobre a luz foi coletado em seu livro altamente influente Ótica, publicado em 1704. Também formulou uma lei empírica do resfriamento, fez o primeiro cálculo teórico da velocidade do som e introduziu a noção de um fluido newtoniano. Além de seu trabalho sobre cálculo, como matemático Newton contribuiu para o estudo de séries de potências, generalizou o teorema binomial a expoentes não inteiros, desenvolveu um método para aproximar as raízes de uma função e classificou a maioria das curvas do plano cúbico.

Newton era membro do Trinity College e o segundo professor de matemática lucasiano na Universidade de Cambridge. Foi um cristão devoto, mas pouco ortodoxo, que rejeitava, em particular, a doutrina da Trindade. Também se recusava a receber ordens sagradas na Igreja da Inglaterra, o que era incomum para um membro da faculdade de Cambridge da época. Além de seu trabalho nas ciências matemáticas, Newton dedicou grande parte de seu tempo ao estudo da alquimia e da cronologia bíblica, mas a maior parte de seu trabalho nessas áreas permaneceu inédita até muito tempo após sua morte. Politicamente e pessoalmente vinculado ao partido Whig, Newton serviu dois breves mandatos como membro do Parlamento da Universidade de Cambridge, em 1689-1690 e 1701-02. Foi cavaleiro da rainha Ana em 1705 e passou as últimas três décadas de sua vida em Londres, servindo como diretor (1696-1700) e mestre (1700-1727) da Casa da Moeda Real, bem como presidente da Royal Society (1703–1727).

Biografia

Juventude

Isaac Newton nasceu (de acordo com o calendário juliano, em uso na Inglaterra na época) no dia de Natal, 25 de dezembro de 1642 (ou 4 de janeiro de 1643) "uma ou duas horas depois da meia-noite",[1] no Woolsthorpe Manor em Woolsthorpe-by-Colsterworth, uma aldeia no condado de Lincolnshire. Seu pai, também chamado Isaac Newton, morreu três meses antes. Nascido prematuramente, Newton era uma criança pequena; sua mãe Hannah Ayscough disse que ele caberia dentro de uma caneca de cerveja.[2] Quando Newton tinha três anos, sua mãe se casou novamente e foi morar com o novo marido, o reverendo Barnabas Smith, deixando o filho sob os cuidados de sua avó materna, Margery Ayscough (Blythe quando solteira). Newton não gostava de seu padrasto e mantinha alguma inimizade em relação a sua mãe por se casar com ele, como revelado por essa nota em uma lista de pecados cometidos até os 19 anos de idade: "Ameaçar meu pai (Smith) e minha mãe a queimar eles e a casa acima deles".[3] A mãe de Newton teve três filhos (Mary, Benjamin e Hannah) de seu segundo casamento.[4]

Dos doze anos até os dezessete anos, Newton foi educado na escola The King's School, em Grantham, que ensinava latim e grego e provavelmente transmitia uma base significativa de matemática.[5] Foi removido da escola e retornou a Woolsthorpe-by-Colsterworth em outubro de 1659. Sua mãe, viúva pela segunda vez, tentou fazer dele um fazendeiro, uma ocupação que ele odiava.[6] Henry Stokes, mestre da Escola King, convenceu sua mãe a mandá-lo de volta à escola. Newton voltou à escola motivado em parte pelo desejo de vingança contra um valentão que havia se tornado o aluno mais bem classificado,[7] se destacando principalmente pela construção de relógios de sol e modelos de moinhos de vento.[8]

Em junho de 1661 foi admitido no Trinity College, Cambridge, por recomendação de seu tio, Rev. William Ayscough, que havia estudado lá. Começou como um tipo de bolsista, pagando seus estudos ao cumprir as funções de manobrista - até receber uma bolsa de estudos em 1664, garantindo-lhe mais quatro anos até conseguir seu diploma de mestrado.[9] Naquela época, os ensinamentos da faculdade eram baseados nos de Aristóteles, que Newton complementou com filósofos modernos como Descartes e astrônomos como Galileu e Thomas Street, através dos quais ele aprendeu sobre o trabalho de Kepler. Colocou em seu caderno uma série de "Quaestiones" (questões) sobre a filosofia mecânica. Em 1665 descobriu o teorema binomial generalizado e começou a desenvolver uma teoria matemática que mais tarde se tornou o cálculo. Logo depois que Newton obteve seu diploma de bacharel em agosto de 1665, a universidade fechou temporariamente como precaução contra a Grande Praga. Apesar de ter sido indistinguível como estudante de Cambridge,[10] os estudos privados de Newton em Woolsthorpe ao longo dos dois anos seguintes viram o desenvolvimento de suas teorias em cálculo e outras áreas.[11]

Em abril de 1667 retornou a Cambridge e em outubro foi eleito membro da Trinity.[12][13] Foi necessário que os bolsistas se tornassem sacerdotes ordenados, embora isso não tenha sido cumprido nos anos de restauração, sendo uma afirmação de conformidade com a Igreja da Inglaterra suficiente. No entanto, em 1675, isto não poderia ser evitado.[14]

Seus estudos impressionaram o professor lucasiano Isaac Barrow, que estava mais ansioso para desenvolver seu próprio potencial religioso e administrativo (ele se tornou mestre de Trinity dois anos depois); em 1669, Newton o sucedeu, apenas um ano após receber seu mestrado. Foi eleito membro da Royal Society (FRS) em 1672.[15]

Anos intermediários

Matemática

Sir Isaac Newton[16]

Dizem que o trabalho de Newton "avança claramente todos os ramos da matemática estudados".[17] Seu trabalho sobre o assunto geralmente referido como fluxões ou cálculo, visto em um manuscrito de outubro de 1666, agora publicado entre os trabalhos matemáticos de Newton.[18] O autor do manuscrito De analysi per aequationes numero terminorum infinitas, enviado por Isaac Barrow a John Collins em junho de 1669, foi identificado por Barrow em uma carta enviada a Collins em agosto daquele ano como "[...] de um extraordinário gênio e proficiência nessas coisas."[19]

Seu trabalho usa extensivamente o cálculo na forma geométrica, com base nos valores-limite das proporções de quantidades extremamente pequenas: nos próprios Principia, Newton demonstrou isso sob o nome de "o método da primeira e da última proporções"[20] e explicou por que ele colocou suas exposições dessa forma,[21] comentando também que "por meio disso é realizada a mesma coisa que pelo método dos indivisíveis".[22]

Por causa disso, os Principia foram chamados "um livro denso com a teoria e a aplicação do cálculo infinitesimal" nos tempos modernos[23] e no tempo de Newton "quase tudo sobre cálculo".[24] Seu uso de métodos que envolvem "uma ou mais ordens do infinitamente pequeno" está presente em De motu corporum in gyrum de 1684[25] e em seus artigos sobre movimento "nas duas décadas anteriores a 1684".[26]

Newton relutou em publicar seu cálculo porque receava controvérsias e críticas.[27] Ele era próximo do matemático suíço Nicolas Fatio de Duillier. Em 1691, Duillier começou a escrever uma nova versão dos Principia de Newton e se correspondeu a Leibniz.[28]

Newton em 1702 por Godfrey Kneller

A partir de 1699, membros da Royal Society acusaram Leibniz de plágio.[29] A disputa começou com força total em 1711, quando a Royal Society proclamou em um estudo que era Newton quem era o verdadeiro descobridor e classificou Leibniz como uma fraude; mais tarde, verificou-se que Newton escreveu as considerações finais do estudo sobre Leibniz. Assim começou a amarga controvérsia que estragou a vida de Newton e Leibniz até a morte deste em 1716.[30]

Newton é geralmente creditado com o teorema binomial generalizado, válido para qualquer expoente. Descobriu as identidades de Newton, o método de Newton, classificou as curvas do plano cúbico (polinômios de três graus em duas variáveis), fez contribuições substanciais à teoria das diferenças finitas e foi o primeiro a usar índices fracionários e a empregar geometria analítica para derivar soluções para as equações diofantinas. Aproximou somas parciais da série harmônica por logaritmos (um precursor da fórmula de soma de Euler) e foi o primeiro a usar as séries de potência. O trabalho de Newton em séries infinitas foi inspirado nos decimais de Simon Stevin.[31]

Quando Newton recebeu seu mestrado e se tornou membro do "Colégio da Santíssima Trindade Indivisível" em 1667, ele assumiu o compromisso de que "definirei a teologia como objeto de meus estudos e tomarei as ordens sagradas conforme o tempo prescrito por estes estatutos [7 anos] chega, ou irei me demitir da faculdade."[32]

Foi nomeado Professor Lucasiano de Matemática em 1669, por recomendação de Barrow. Durante esse período, qualquer membro de uma faculdade em Cambridge ou Oxford era obrigado a receber ordens sagradas e se tornar um sacerdote anglicano ordenado. No entanto, os termos da cátedra lucasiana exigiam que o portador não fosse ativo na igreja - presumivelmente para ter mais tempo para a ciência. Newton argumentou que isso o isentaria da exigência de ordenação, e Carlos II, cuja permissão era necessária, aceitou esse argumento. Assim, um conflito entre as visões religiosas de Newton e a ortodoxia anglicana foi evitado.[33]

Óptica

Réplica do segundo telescópio refletor de Newton, que ele apresentou à Royal Society em 1672[34]

Em 1666, Newton observou que o espectro de cores que sai de um prisma na posição de desvio mínimo é oblongo, mesmo quando o raio de luz que entra no prisma é circular, ou seja, o prisma refrata cores diferentes por ângulos diferentes.[35]

De 1670 a 1672, Newton deu palestras sobre óptica.[36] Durante esse período investigou a refração da luz, demonstrando que o espectro multicolorido produzido por um prisma poderia ser recomposto em luz branca por uma lente e um segundo prisma.[37] Estudos modernos revelaram que a análise e ressíntese da luz branca de Newton devem uma dívida à alquimia corpuscular.[38]

Mostrou que a luz colorida não altera suas propriedades separando um feixe colorido e brilhando-o em vários objetos e que, independentemente de refletida, dispersa ou transmitida, a luz permanece da mesma cor. Assim, ele observou que a cor é o resultado de objetos que interagem com a luz já colorida, em vez de objetos gerando a própria cor. Isso é conhecido como teoria da cor de Newton.[39]

Ilustração de um prisma dispersivo que separa a luz branca nas cores do espectro, conforme descoberto por Newton

A partir deste trabalho, concluiu que as lentes de qualquer telescópio refratário sofriam com a dispersão da luz em cores (aberração cromática). Como prova do conceito, construiu um telescópio usando espelhos reflexivos em vez de lentes como objetivo de contornar esse problema. A construção do projeto, o primeiro telescópio refletor funcional conhecido, hoje chamado de telescópio Newtoniano, envolveu a solução do problema de um material de espelho e uma técnica de modelagem adequados. Newton retocou seus próprios espelhos a partir de uma composição personalizada de metal especular altamente refletivo, usando os anéis de Newton para julgar a qualidade da óptica de seus telescópios. No final de 1668, ele foi capaz de produzir este primeiro telescópio refletor. Tinha cerca de oito centímetros de comprimento e gerava uma imagem mais clara e ampliada. Em 1671, a Royal Society pediu uma demonstração de seu telescópio refletor.[40] O interesse deles o encorajou a publicar suas anotações, Of Colors,[41] que mais tarde ele expandiu para o trabalho Opticks. Quando Robert Hooke criticou algumas das ideias de Newton, ele ficou tão ofendido que se retirou do debate público.[42]

Em sua Hypothesis of Light de 1675, Newton postulou a existência do éter para transmitir forças entre as partículas. O contato com o filósofo platônico Henry More ressuscitou seu interesse pela alquimia. Substituiu o éter por forças ocultas baseadas em ideias herméticas de atração e repulsão entre partículas. John Maynard Keynes, que adquiriu muitos dos escritos de Newton sobre alquimia, afirmou que "Newton não era o primeiro da era da razão: ele era o último dos mágicos".[43] O interesse de Newton pela alquimia não pode ser isolado de suas contribuições para a ciência.[44]

Fac-símile de uma carta de 1682 de Isaac Newton ao Dr. William Briggs, comentando sobre a obra A New Theory of Vision de Briggs

Em 1704, Newton publicou o Opticks, no qual expôs sua teoria corpuscular da luz. Considerava a luz composta de corpúsculos extremamente sutis, que a matéria comum era composta de corpúsculos mais grossos e especulava que, através de um tipo de transmutação alquímica, "Não são os corpos e a luz brutos conversíveis entre si ... e não podem os corpos receber grande parte de sua atividade das partículas de luz que entram em sua composição?" Newton também construiu uma forma primitiva de um gerador eletrostático de atrito, usando um globo de vidro.[45]

Em seu livro Opticks, Newton foi o primeiro a mostrar um diagrama usando um prisma como um expansor de feixe e também o uso de matrizes de prisma múltiplo.[46] Cerca de 278 anos após a discussão de Newton, os expansores de feixe de prisma múltiplo tornaram-se centrais para o desenvolvimento de lasers ajustáveis. Além disso, o uso desses expansores prismáticos de feixe levou à teoria da dispersão de prisma múltiplo.[46]

Depois de Newton, muito foi alterado. Young e Fresnel combinaram a teoria das partículas de Newton com a teoria das ondas de Huygens para mostrar que a cor é a manifestação visível do comprimento de onda da luz. A ciência também lentamente percebeu a diferença entre a percepção da cor e a óptica matematizável. O poeta e cientista alemão Goethe não conseguiu abalar a fundação newtoniana, mas "um buraco Goethe encontrou de fato na armadura de Newton, ... Newton havia se comprometido com a doutrina de que a refração sem cor era impossível. Ele, portanto, pensava que as objetivas dos telescópios deviam permanecer imperfeitas para sempre, sendo incompatíveis o acromatismo e a refração. Esta inferência foi provada por Dollond como errada."[47]

Mecânica e gravitação

Gravura de um retrato de Sir Isaac Newton por John Vanderbank

Em 1679, Newton voltou ao seu trabalho sobre mecânica celeste, considerando a gravitação e seu efeito nas órbitas dos planetas, com referência às leis de Kepler. Isto foi estimulado por uma breve troca de cartas entre 1679 a 1680 com Hooke, nomeado para administrar a correspondência da Royal Society, e que abriu uma correspondência destinada a obter contribuições de Newton para as transações da Royal Society. O interesse de Newton em assuntos astronômicos recebeu mais estímulos pelo aparecimento de um cometa no inverno de 1680-1681, enquanto se correspondia com John Flamsteed.[48] Após as trocas com Hooke, Newton descobriu que a forma elíptica das órbitas planetárias resultaria de uma força centrípeta inversamente proporcional ao quadrado do vetor do raio. Newton comunicou seus resultados a Edmond Halley e à Royal Society em De motu corporum in gyrum, um folheto escrito em cerca de nove folhas que foram copiadas no Livro de Registro da Royal Society em dezembro de 1684.[49]

Principia foi publicado em 5 de julho de 1687 com o apoio e a ajuda financeira de Edmond Halley. Neste trabalho, Newton declarou as três leis universais do movimento. Juntas, essas leis descrevem a relação entre qualquer objeto, as forças que atuam sobre ele e o movimento resultante, estabelecendo as bases para a mecânica clássica. Eles contribuíram para muitos avanços durante a Revolução Industrial que logo se seguiram e não foram aprimorados por mais de 200 anos. Muitos desses avanços continuam sendo os fundamentos das tecnologias não relativísticas no mundo moderno. Usou a palavra latina gravitas (peso) para o efeito que seria conhecido como gravidade e definiu a lei da gravitação universal.[50]

No mesmo trabalho, Newton apresentou um método de cálculo como análise geométrica usando 'primeira e última razão', deu a primeira determinação analítica (baseada na lei de Boyle) da velocidade do som no ar, inferiu o achatamento da figura esferoidal da Terra, responsável pela precessão dos equinócios como resultado da atração gravitacional da Lua sobre o achatamento terrestre, iniciou o estudo gravitacional das irregularidades no movimento da Lua, forneceu uma teoria para a determinação das órbitas dos cometas e fez muito mais.[50]

A cópia do próprio Newton de seus Principia, com correções escritas à mão para a segunda edição, na Wren Library do Trinity College, Cambridge

Newton deixou claro sua visão heliocêntrica do Sistema Solar - desenvolvida de maneira um tanto moderna, porque já em meados da década de 1680 reconheceu o "desvio do Sol" em relação ao centro de gravidade do Sistema Solar.[51] Para Newton, não era precisamente o centro do Sol ou de qualquer outro corpo que pudesse ser considerado em repouso, mas "o centro de gravidade comum da Terra, do Sol e de todos os planetas deve ser estimado como o Centro do Mundo" e esse centro de gravidade "está em repouso ou avança uniformemente em linha reta" (Newton adotou a alternativa "em repouso" em vista do consentimento comum de que o centro, onde quer que estivesse, estava em repouso).[52]

O postulado de Newton de uma força invisível capaz de agir por longas distâncias o levou a ser criticado por introduzir "agências ocultas" na ciência.[53] Mais tarde, na segunda edição dos Principia (1713), Newton rejeitou firmemente essas críticas em um General Scholium conclusivo, escrevendo que bastava que os fenômenos implicassem uma atração gravitacional, como o fizeram; mas até agora não indicaram sua causa e era desnecessário e impróprio enquadrar hipóteses de coisas que não estavam implícitas nos fenômenos.[54]

Com os Principia, Newton tornou-se reconhecido internacionalmente.[55] Adquiriu um círculo de admiradores, incluindo o matemático nascido na Suíça Nicolas Fatio de Duillier.[56]

Classificação de cúbicos

Newton encontrou 72 das 78 "espécies" de curvas cúbicas e as classificou em quatro tipos. Em 1717, e provavelmente com a ajuda de Newton, James Stirling provou que todo cúbico era um desses quatro tipos. Newton também afirmou que os quatro tipos poderiam ser obtidos por projeção plana de um deles e isto foi comprovado em 1731, quatro anos após sua morte.[57]

Velhice

Isaac Newton na velhice em 1712, retrato de Sir James Thornhill

Na década de 1690, Newton escreveu uma série de folhetos religiosos que tratavam da interpretação literal e simbólica da Bíblia. Um manuscrito que Newton enviou a John Locke no qual disputou a fidelidade de 1 João 5:7 - a vírgula joanina - e sua fidelidade aos manuscritos originais do Novo Testamento, permaneceu inédito até 1785.[58]

Newton também foi membro do Parlamento da Inglaterra pela Universidade de Cambridge em 1689 e 1701, mas, segundo alguns relatos, seus únicos comentários foram reclamar de uma corrente de ar frio na câmara e solicitar que a janela fosse fechada.[59] Foi, no entanto, observado pelo diarista de Cambridge, Abraham de la Pryme, por ter repreendido estudantes que eram assustadores locais ao alegar que uma casa estava assombrada.[60]

Newton mudou-se para Londres para assumir o cargo de diretor da Casa da Moeda Real em 1696, uma posição que obteve através do patrocínio de Charles Montagu, 1º conde de Halifax, então chanceler do Tesouro da Inglaterra. Ele se encarregou da cunhagem de moedas e garantiu o emprego de vice-controlador da filial temporária de Chester para Edmond Halley. Newton tornou-se talvez o mestre mais conhecido da Casa da Moeda após a morte de Thomas Neale em 1699, cargo que Newton ocupou nos últimos 30 anos de sua vida.[61][62]

Como diretor, e depois como mestre, da Casa da Moeda Real, Newton estimou que 20 por cento das moedas recunhadas durante o Grande Recunhagem de 1696 eram falsificadas. A falsificação era alta traição, punível com o crime ser enforcado, arrastado e esquartejado. Apesar disto, condenar até os criminosos mais flagrantes poderia ser extremamente difícil. No entanto, Newton se mostrou digno da tarefa.[63]

Disfarçado em bares e tabernas, ele próprio reuniu muitas dessas evidências.[64] Apesar de todas as barreiras impostas à acusação e da separação dos ramos do governo, a lei inglesa ainda possuía costumes antigos e formidáveis de autoridade. O próprio Newton havia feito justiça à paz em todos os condados domésticos. Um rascunho da carta sobre o assunto está incluído na primeira edição pessoal de Newton da Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, que ele deveria estar alterando na época.[65] Então ele conduziu mais de 100 interrogatórios de testemunhas, informantes e suspeitos entre junho de 1698 e Natal de 1699. Newton processou com êxito 28   cunhadores.[66]

Brasão da família Newton de Great Gonerby, Lincolnshire, posteriormente usada por Sir Isaac.[67]

Newton foi nomeado presidente da Royal Society em 1703 e associado da Académie des Sciences francesa. Em sua posição na Royal Society, Newton tornou-se inimigo de John Flamsteed, o Astrônomo Real, publicando prematuramente a Historia Coelestis Britannica, de Flamsteed, que Newton havia usado em seus estudos.[68]

Em abril de 1705, a rainha Ana tornou Newton um cavaleiro durante uma visita real ao Trinity College, Cambridge. É provável que a cavalaria tenha sido motivada por considerações políticas relacionadas às eleições parlamentares em maio de 1705, em vez de qualquer reconhecimento do trabalho ou serviços científicos de Newton como Mestre da Casa da Moeda.[69] Newton foi o segundo cientista a ser cavaleiro, depois de Sir Francis Bacon.[70]

Como resultado de um relatório escrito por Newton em 21 de setembro de 1717 aos Comissários Lordes do Tesouro de Sua Majestade, a relação bimetálica entre moedas de ouro e moedas de prata foi alterada pela proclamação real em 22 de dezembro de 1717, proibindo a troca de guinéus de ouro por mais de 21 xelins de prata.[71] Isto inadvertidamente resultou em uma escassez de prata, pois as moedas de prata eram usadas para pagar as importações, enquanto as exportações eram pagas em ouro, efetivamente transferindo a Grã-Bretanha do padrão-prata para o padrão-ouro. É uma questão de debate sobre se Newton pretendia causar isto ou não.[72] Argumentou-se que Newton concebeu seu trabalho na Casa da Moeda como uma continuação de seu trabalho alquímico.[73]

Newton investiu na South Sea Company e perdeu cerca de 20 000 libras esterlinas (3 milhões de dólares em 2003) quando ela entrou em colapso por volta de 1720.[74]

No final de sua vida, Newton passou a residir em Cranbury Park, perto de Winchester, com a sobrinha e seu marido, até sua morte em 1727.[75] Sua meia sobrinha, Catherine Barton Conduitt [76] serviu como anfitriã em assuntos sociais em sua casa na Jermyn Street, em Londres; ele era seu "tio muito amoroso",[77] acordo com sua carta para ela quando ela estava se recuperando da varíola.

Morte

Newton morreu dormindo em Londres em 20 de março de 1727. Seu corpo foi enterrado na Abadia de Westminster. Voltaire pode ter estado presente em seu funeral.[78] Solteirão, ele havia cedido grande parte de seus bens a parentes durante seus últimos anos e morreu sem testamento.[79] Seus papéis foram para John Conduitt e Catherine Barton. Após sua morte, o cabelo de Newton foi examinado e descobriu-se que continha mercúrio, provavelmente resultante de suas atividades alquímicas. O envenenamento por mercúrio pode explicar a excentricidade de Newton na idade avançada.[79]

Relações pessoais

Embora tenha sido afirmado que ele já foi noivo,[nota 1] Newton nunca se casou. O escritor e filósofo francês Voltaire, que estava em Londres na época do funeral de Newton, disse que ele "nunca foi sensível a nenhuma paixão, não estava sujeito às fragilidades comuns da humanidade, nem tinha comércio com mulheres — uma circunstância que era me assegurada pelo médico e cirurgião que o atendeu em seus últimos momentos".[81] A crença generalizada de que ele morreu como um virgem foi comentada por escritores como o matemático Charles Hutton,[82] o economista John Maynard Keynes[83] e o físico Carl Sagan.[84]

Newton tinha uma estreita amizade com o matemático suíço Nicolas Fatio de Duillier, que conheceu em Londres por volta de 1689[56] — parte da correspondência entre eles sobreviveu.[85][86] Seu relacionamento chegou a um fim abrupto e inexplicável em 1693 e, ao mesmo tempo, Newton sofreu um colapso nervoso,[87] que incluiu o envio de cartas acusatórias loucas a seus amigos Samuel Pepys e John Locke — sua nota para este último incluía a acusação de que Locke "se esforçou para me envolver com mulheres".[88]

Após a morte

Fama

Monumento do túmulo de Newton na Abadia de Westminster

O matemático Joseph-Louis Lagrange disse que Newton foi o maior gênio que já viveu e, certa vez, acrescentou que Newton também era "o mais afortunado, pois não podemos encontrar mais de uma vez um sistema de mundo para estabelecer".[89] O poeta inglês Alexander Pope escreveu o famoso epitáfio:

A natureza e as suas leis estavam escondidas à noite; Deus disse "Que se faça Newton" e tudo se fez luz.

Newton era relativamente modesto sobre suas realizações, escrevendo em uma carta a Robert Hooke em fevereiro de 1676:

Se eu vi mais, foi por estar sobre os ombros de gigantes.[90]

Dois escritores acham que a citação acima, escrita em uma época em que Newton e Hooke estavam em disputa por descobertas ópticas, foi um ataque oblíquo a Hooke (dito ter sido baixo e corcunda), em vez de — ou além de — uma declaração de modéstia.[91][92] Em um livro de memórias posterior, Newton escreveu:

Não sei o que posso parecer para o mundo, mas para mim mesmo pareço ter sido apenas como um garoto brincando beira-mar e me desviando de vez em quando para encontrar uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita do que o normal, enquanto o grande oceano da verdade estava por descobrir diante de mim.[93]

Em 1816, um dente que se dizia pertencer a Newton foi vendido por 730 libras[94] (3 633 dólares) em Londres a um aristocrata que o colocou em um anel.[95] O Guinness World Records 2002 o classificou como o dente mais valioso da história, que valeria aproximadamente 25 mil libras (35 700 dólares) no final de 2001.

Albert Einstein mantinha uma foto de Newton em sua parede de estudos, ao lado de Michael Faraday e James Clerk Maxwell.[96] Em uma pesquisa realizada em 2005 com membros da Royal Society do Reino Unido (anteriormente chefiada por Newton) que perguntava quem teve maior efeito na história da ciência, Newton ou Einstein, os membros consideraram que Newton teve a maior contribuição geral. Em 1999, uma pesquisa de opinião de 100 dos principais físicos elegeu Einstein o "melhor físico de todos os tempos", com Newton como o segundo colocado, enquanto uma pesquisa paralela de físicos com base no site PhysicsWeb deu o primeiro lugar a Newton.[97]

Comemorações

Estátua de Newton em exposição no Museu de História Natural da Universidade de Oxford

O monumento de Newton (1731) pode ser visto na Abadia de Westminster, ao norte da entrada do coro, perto de sua tumba. Foi executado pelo escultor Michael Rysbrack (1694-1770) em mármore branco e cinza, com design do arquiteto William Kent. O monumento mostra uma figura de Newton reclinada em cima de um sarcófago, o cotovelo direito apoiado em vários de seus grandes livros e a mão esquerda apontando para um pergaminho com um desenho matemático. Acima dele, há uma pirâmide e um globo celeste, mostrando os signos do zodíaco e o caminho do cometa de 1680. Um painel de relevo mostra putto usando instrumentos como telescópio e prisma. A inscrição latina na base é traduzida como:

Aqui está enterrado Isaac Newton, Cavaleiro, que por uma força mental quase divina e por princípios matemáticos peculiares, explorou o curso e as figuras dos planetas, os caminhos dos cometas, as marés do mar, as diferenças entre os raios de luz e, o que nenhum outro estudioso imaginou anteriormente, as propriedades das cores assim produzidas. Diligente, sagaz e fiel, em suas exposições de natureza, antiguidade e sagradas Escrituras, ele justificou por sua filosofia a majestade poderosa e boa de Deus e expressou a simplicidade do Evangelho em suas maneiras. Os mortais se alegram com a existência de tal e tão grande ornamento da raça humana! Ele nasceu em 25 de dezembro de 1642 e morreu em 20 de março de 1726/7. Tradução de GL Smyth, Monumentos e gênios da Catedral de São Paulo e da Abadia de Westminster (1826), ii, 703-704.

De 1978 a 1988, uma imagem de Newton desenhada por Harry Ecclestone apareceu nas notas de banco da Série D uma libra esterlina emitidas pelo Banco da Inglaterra (as últimas notas de uma libra emitidas pelo Banco da Inglaterra). Newton era mostrado no verso das notas, segurando um livro e acompanhado por um telescópio, um prisma e um mapa do Sistema Solar.[98]

Visões religiosas

Newton (1995) segundo William Blake, de Eduardo Paolozzi, fora da Biblioteca Britânica

Embora nascido em uma família anglicana, aos trinta anos, Newton mantinha uma fé cristã que, se tivesse sido tornada pública, não seria considerada ortodoxa pelo cristianismo convencional,[99] sendo que um historiador o rotulou de "herege".[100]

Em 1672 começou a registrar suas pesquisas teológicas em cadernos que não mostrava a ninguém e que apenas recentemente foram examinados. Eles demonstram um amplo conhecimento dos escritos da Igreja primitiva e mostram que no conflito entre Atanásio e Ário, que definiu o Credo, ele ficou do lado de Ário, o perdedor, que rejeitava a visão convencional da Trindade. Newton "reconhecia Cristo como um mediador divino entre Deus e o homem, subordinado ao Pai que o criou".[101] Estava especialmente interessado em profecias, mas, para ele, "a grande apostasia era o trinitarismo".[102]

Newton tentou, sem sucesso, obter uma das duas bolsas que isentavam o titular da exigência de ordenação. No último momento, em 1675, recebeu uma dispensa do governo que isentava a ele e a todos os futuros detentores da cátedra lucasiana.[103]

Aos olhos de Newton, adorar a Cristo como Deus era idolatria, para ele o pecado fundamental.[104] Em 1999, o historiador Stephen D. Snobelen escreveu: "Isaac Newton era um herege. Mas ... ele nunca fez uma declaração pública de sua fé particular - que os ortodoxos teriam considerado extremamente radical. Ele escondeu sua fé tão bem que os estudiosos ainda estão revelando suas crenças pessoais".[100]

Em uma posição minoritária, T. C. Pfizenmaier oferece uma visão mais sutil, argumentando que Newton se aproximou da visão semiariana da Trindade de que Jesus Cristo era de uma "substância semelhante" (homoiousios) do Pai, em vez da visão ortodoxa de que Jesus Cristo é da "mesma substância" do Pai (homoousios) como endossada pelos modernos ortodoxos orientais, católicos romanos e protestantes. No entanto, esse tipo de visão "perdeu apoio ultimamente com a disponibilidade dos trabalhos teológicos de Newton"[105] e agora a maioria dos estudiosos identifica Newton como um monoteísta antitrinitário.[100]

Embora as leis do movimento e da gravitação universal tenham se tornado as descobertas mais conhecidas de Newton, ele advertiu contra usá-las para interpretar o Universo como uma mera máquina, como se fosse semelhante a um grande relógio. Ele disse: "Então a gravidade pode colocar os planetas em movimento, mas sem o Poder Divino, nunca poderia colocá-los em um movimento circulante, como ocorre com o Sol".[106]

Junto com sua fama científica, os estudos de Newton sobre a Bíblia e os pais da Igreja primitiva também foram dignos de nota. Newton escreveu trabalhos sobre crítica textual, principalmente Um Relato Histórico de Duas notáveis Corrupções das Escrituras e Observações sobre as profecias de Daniel e o Apocalipse de São João.[107] Ele datava a crucificação de Jesus Cristo em 3 de abril de 33 d.C., que concorda com uma data tradicionalmente aceita.[108]

Acreditava em um mundo racionalmente imanente, mas rejeitava o hilozoísmo implícito em Leibniz e Baruch Spinoza. O Universo ordenado e informado dinamicamente pode ser entendido e deve ser entendido por uma razão ativa. Em sua correspondência, Newton afirmou que, ao escrever os Principia, "eu estava de olho sobre tais Princípios que pudessem funcionar à consideração dos homens para a crença de uma Deidade".[109] Viu evidências de desígnio no sistema do mundo: "Uma uniformidade tão maravilhosa no sistema planetário deve ter sido efeito de escolha". Mas Newton insistiu que eventualmente seria necessária uma intervenção divina para reformar o sistema, devido ao lento crescimento de instabilidades.[110] Para isso, Leibniz o satirizou: "Deus Todo-Poderoso quer dar corda no seu relógio de vez em quando: caso contrário, deixaria de se mover. Ele não tinha, pelo que parece, providência suficiente para torná-lo um movimento perpétuo".[111]

A posição de Newton foi defendida vigorosamente por seu seguidor Samuel Clarke em uma famosa correspondência. Um século depois, a obra de Pierre-Simon LaplaceMécanique céleste, tinha uma explicação natural do porquê as órbitas do planeta não requerem intervenção divina periódica.[112] O contraste entre a visão de mundo mecanicista de Laplace e a de Newton é o mais estrito, considerando a famosa resposta que o cientista francês deu a Napoleão, que o criticou pela ausência do Criador na Mécanique céleste: "Sire, j'ai pu me passer de cette hyphotese"("Eu não preciso de tal hipótese").[113]

Os estudiosos debatem há muito tempo se Newton contestava a doutrina da Trindade. Seu primeiro biógrafo, Sir David Brewster, que compilou seus manuscritos, interpretou Newton como questionador da veracidade de algumas passagens usadas para apoiar a Trindade, mas afirma que ele nunca negou a doutrina da Trindade como tal.[114] No século XX, manuscritos criptografados escritos por Newton e comprados por John Maynard Keynes (entre outros) foram decifrados e tornou-se conhecido que Newton realmente rejeitava o trinitarianismo.[100]

Efeito no pensamento religioso

Newton, de William Blake; aqui, Newton é descrito criticamente como um "geômetra divino". Esta cópia do trabalho é atualmente mantida pela Tate Collection.[115]

A abordagem de Newton e Robert Boyle à filosofia mecânica foi promovida por panfletistas racionalistas como uma alternativa viável aos panteístas e entusiastas, e foi aceita hesitantemente por pregadores ortodoxos, bem como por pregadores dissidentes, como os latitudinaristas. A clareza e simplicidade da ciência eram vistas como uma maneira de combater os superlativos emocionais e metafísicos do entusiasmo supersticioso e da "ameaça" do ateísmo.[116]

Os ataques feitos contra o "pensamento mágico" pré-iluminista e os elementos místicos do cristianismo foram fundados com a concepção mecânica de Boyle do Universo. Newton deu às ideias de Boyle sua conclusão por meio de provas matemáticas e, talvez mais importante, teve muito sucesso em popularizá-las.[117]

Contato com movimentos filosóficos

A sociedade secreta rosa-cruz[118] foi possivelmente a que exerceu maior influência sobre Newton. Apesar de o movimento rosa-cruz ter causado uma grande curiosidade entre os acadêmicos europeus durante o século XVII, na época de Newton já havia atingido a maturidade e se tornara algo menos sensacionalista. O movimento teve uma profunda influência sobre Newton, particularmente nas pesquisas sobre alquimia e filosofia.[118] Newton foi também contemporâneo dos Platonistas de Cambridge e amplamente influenciado por esse movimento, sendo muito evidente o seu contato com os pensamentos de Platão, citados em suas obras.[119][120]

Oculto

Em um manuscrito que escreveu em 1704 (que nunca teve a intenção de publicar), menciona a data de 2060, mas não é dada como uma data para o fim dos dias. Isto foi falsamente relatado como uma previsão.[121]

"Então, o tempo, tempos e metade de um tempo [sic] são 42 meses ou 1 260 dias ou três anos e meio, correspondendo doze meses a um ano e 30 dias a um mês, como foi feito no Calendário [sic] do ano primitivo. E os dias de bestas de curta duração sendo colocados para os anos de reinos de longa duração, o período de 1 260 dias, se datado da conquista completa dos três reis em 800 a.C., terminará em 2060. Pode terminar mais tarde, mas não vejo razão para seu término mais cedo".[122] "Isto eu menciono para não afirmar quando será o tempo do fim, mas para acabar com as conjecturas precipitadas de homens fantasiosos que frequentemente predizem o tempo do fim e, ao fazê-lo, desacreditam as profecias sagradas com a mesma frequência conforme suas previsões falham. Cristo vem como um ladrão durante a noite, e não é para nós conhecermos os tempos e as épocas que Deus pôs em seu próprio seio".[121]

Alquimia

No personagem de Morton Opperly em "Poor Superman" (1951), o autor de ficção Fritz Leiber diz sobre Newton: "Todo mundo conhece Newton como o grande cientista. Poucos se lembram de que ele passou metade da vida se confundindo com a alquimia e procurando pela pedra filosofal. Essa era a pedra à beira-mar que ele realmente queria encontrar".[123]

Estátua de Newton no Trinity College da Universidade de Cambridge, no Reino Unido

Das cerca de dez milhões de palavras escritas nos trabalhos de Newton, cerca de um milhão trata de alquimia. Muitos dos escritos de Newton sobre alquimia são cópias de outros manuscritos, com suas próprias anotações.[124] Os textos alquímicos misturam o conhecimento artesanal com a especulação filosófica, muitas vezes escondida por trás de camadas de jogo de palavras, alegorias e imagens para proteger os segredos da alquimia.[125] Ao morrer, a biblioteca de Newton apresentava 169 livros sobre o tópico da alquimia, e acreditava-se que teria consideravelmente mais livros durante os anos de formação em Cambridge, embora possivelmente os tenha vendido antes de mudar-se para Londres em 1696.[118]

Em 1888, depois de passar dezesseis anos catalogando os trabalhos de Newton, a Universidade de Cambridge manteve um pequeno número deles e devolveu o restante ao conde de Portsmouth. Em 1936, um descendente ofereceu os papéis à venda na Sotheby's. A coleção foi dividida e vendida por um total de cerca de 9 mil libras.[126] John Maynard Keynes foi um dos cerca de três dúzias de licitantes que obtiveram parte da coleção em leilão. Keynes remontou metade da coleção de artigos de Newton sobre alquimia antes de doar sua coleção para a Universidade de Cambridge em 1946.[124][127][128]

Todos os escritos conhecidos de Newton sobre alquimia estão atualmente sendo colocados online em um projeto realizado pela Universidade de Indiana: "The Chymistry of Isaac Newton"[129] e resumidos em um livro.[130][131] Charles Coulston Gillispie contesta que Newton já praticou alquimia e diz que "sua química estava no espírito da filosofia corpuscular de Boyle".[132]

Em junho de 2020, duas páginas não publicadas das anotações de Newton sobre o livro de Jan Baptist van Helmont sobre a praga, De Peste,[133] estavam sendo leiloadas online pela Bonham's. A análise de Newton deste livro, que ele fez em Cambridge enquanto se protegia da Grande Praga de Londres de 1665-1666, é a declaração escrita mais substancial que se sabe que ele fez sobre a praga, segundo Bonham. No que diz respeito à terapia, Newton escreve que "o melhor é um sapo suspenso pelas pernas em uma chaminé por três dias, que finalmente vomitaria terra com vários insetos em um prato de cera amarela e logo depois morreria. A combinação das excreções e soro é transformada em pastilhas e usada na área afetada, o que afasta o contágio e retira o veneno".[134]

Filósofos iluministas

Os filósofos do Iluminismo escolheram uma breve história dos predecessores científicos - principalmente Galileu, Boyle e Newton - como os guias e garantidores de suas aplicações do conceito singular de natureza e lei natural a todos os campos físicos e sociais da época. Nesse sentido, as lições da história e as estruturas sociais construídas sobre ela poderiam ser descartadas.[135]

Foi a concepção de Newton do universo, baseada em leis naturais e racionalmente compreensíveis, que se tornou uma das sementes da ideologia do Iluminismo.[136]

Incidente da maçã

O próprio Newton costumava contar a história que se inspirou a formular sua teoria da gravitação assistindo a queda de uma maçã de uma árvore.[137][138] Acredita-se que a história tenha passado para o conhecimento popular depois de ter sido relatada por Catherine Barton, sobrinha de Newton, a Voltaire.[139]

Embora tenha sido dito que a história da maçã é um mito e que ele não chegou à sua teoria da gravidade em nenhum momento específico, conhecidos de Newton (como William Stukeley, cujo relato manuscrito de 1752 foi disponibilizado por Royal Society) de fato confirmam o incidente, embora não a versão apócrifa de que a maçã realmente atingiu a cabeça de Newton. Stukeley gravou em suas Memoirs of Sir Isaac Newton uma conversa com Newton em Kensington em 15 de abril de 1726.[140]

John Conduitt, que foi assistente de Newton na Casa da Moeda Real e marido da sobrinha do cientista, também descreveu o evento quando escreveu sobre a vida de Newton:

Sabe-se que em seus cadernos Newton estava lidando, por volta do final da década de 1660, com a ideia de que a gravidade terrestre se estende, numa proporção inversa ao quadrado, à Lua; no entanto, ele levou duas décadas para desenvolver a teoria plenamente.[141]

Alega-se que várias árvores são "a" macieira descrita por Newton. A The Kings's School afirma que a árvore foi comprada pela escola, arrancada e transportada para o jardim do diretor alguns anos depois. Os funcionários da (agora) Mansão Woolsthorpe, de propriedade do National Trust, contestam isto e afirmam que uma árvore presente em seus jardins é a descrita por Newton. Uma descendente da árvore original pode ser visto crescendo do lado de fora do portão principal do Trinity College, em Cambridge, abaixo da sala em que Newton morava quando estudou lá.[142]

Publicações

Em vida

Póstumas

Notas

  1.  Esta afirmação foi feita por William Stukeley em 1727, em uma carta sobre Newton escrita para Richard MeadCharles Hutton, que no final do século XVIII coletou tradições orais sobre cientistas anteriores, declarou que "não parece haver nenhuma razão suficiente para ele nunca ter se casado, se ele tivesse inclinação para isso. É muito mais provável que ele tivesse uma indiferença constitucional para com o casamento e até mesmo para o sexo em geral."[80]
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Isaac Newton».

Referências

  1.  «Isaac Newton, horoscope for birth date 25 December 1642 Jul.Cal»Astro-Databank Wiki. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  2.  «Isaac Newton»British Medical Journal (Clinical Research Edition)291: 1779–1784. JSTOR 29521701PMC 1419183Acessível livrementePMID 3936583doi:10.1136/bmj.291.6511.1779
  3.  «Balancing Newton's Mind: His Singular Behaviour and His Madness of 1692–93». Notes and Records of the Royal Society of London62: 289–300. JSTOR 20462679PMID 19244857doi:10.1098/rsnr.2007.0025
  4.  Westfall 1980, p. 55.
  5.  "Newton the Mathematician" Z. Bechler, ed., Contemporary Newtonian Research(Dordrecht 1982) pp. 110–111
  6.  Westfall 1994, pp. 16–19.
  7.  White 1997, p. 22.
  8.  Westfall 1980, pp. 60–62.
  9.  Westfall 1980, pp. 71, 103.
  10.  Hoskins, ed. (1997). Cambridge Illustrated History of AstronomyCambridge University Press. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-521-41158-5
  11.  Newton. «Waste Book»Cambridge University Digital Library. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  12.  Isaac Newton" in J. Venn e J. A. VennAlumni Cantabrigienses. 10 vols. (Cambridge: Cambridge University Press, 1922–1958) ACAD - A Cambridge Alumni Database
  13.  Westfall 1980, p. 178.
  14.  Westfall 1980, pp. 330–331.
  15.  «Fellows of the Royal Society». Londres: Royal Society. Consultado em 16 de janeiro de 2021Cópia arquivada em 16 de março de 2015
  16.  Bolton, S.K. (1889). Famous Men of Science. New York: Thomas Y. Crowell & Co.
  17.  Ball 1908, p. 319.
  18.  Whiteside, D.T., ed. (1967). "Part 7: The October 1666 Tract on Fluxions". The Mathematical Papers of Isaac Newton1. Cambridge University Press. p. 400..
  19.  Gjertsen 1986, p. 149.
  20.  Newton, Principia, 1729 English translation, p. 41.
  21.  Newton, Principia, 1729 English translation, p. 54.
  22.  Newton, Sir Isaac (1850). Newton's Principia: The Mathematical Principles of Natural PhilosophyGeo. P. Putnam (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 16 de janeiro de 2021
  23.  Clifford Truesdell, Essays in the History of Mechanics (1968), p. 99.
  24.  In the preface to the Marquis de L'Hospital's Analyse des Infiniment Petits (Paris, 1696).
  25.  Começa com De motu corporum in gyrum, ver também (Latin) Teorema 1.
  26.  Whiteside, D.T., ed. (1970). "The Mathematical principles underlying Newton's Principia Mathematica". Journal for the History of Astronomy1. Cambridge University Press. pp. 116–138.
  27.  Stewart 2009, p. 107.
  28.  Westfall 1980, pp. 538–539.
  29.  Nowlan, Robert (2017). Masters of Mathematics: The Problems They Solved, Why These Are Important, and What You Should Know about ThemSense Publishers. Rotterdam: [s.n.] 136 páginas. ISBN 978-94-6300-891-4
  30.  Ball 1908, p. 356.
  31.  «Ten misconceptions from the history of analysis and their debunking». Foundations of Science18: 43–74. arXiv:1202.4153Acessível livrementedoi:10.1007/s10699-012-9285-8
  32.  Westfall 1980, p. 179.
  33.  White 1997, p. 151.
  34.  King, Henry C (2003). The History of the Telescope. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-486-43265-6
  35.  Olivier Darrigol (2012). A History of Optics from Greek Antiquity to the Nineteenth CenturyOxford University Press. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-19-964437-7. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  36.  Newton. «Hydrostatics, Optics, Sound and Heat»Cambridge University Digital Library. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  37.  Ball 1908, p. 324.
  38.  William R. Newman, "Newton's Early Optical Theory and its Debt to Chymistry", in Danielle Jacquart and Michel Hochmann, eds., Lumière et vision dans les sciences et dans les arts (Geneva: Droz, 2010), pp. 283–307. Versão gratuita em: the Chymistry of Isaac Newton project
  39.  Ball 1908, p. 325.
  40.  White 1997, p. 168.
  41.  «Of Colours»The Newton Project
  42.  Iliffe, Robert (2007) Newton. A very short introduction, Oxford University Press 2007
  43.  Keynes, John Maynard (1972). «Newton, The Man». The Collected Writings of John Maynard Keynes Volume X. [S.l.]: MacMillan St. Martin's Press. pp. 363–366
  44.  Westfall, Richard S. (1983) [1980]. Never at Rest: A Biography of Isaac Newton. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 530–531ISBN 978-0-521-27435-7. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  45.  Opticks, 2nd Ed 1706. Query 8.
  46. ↑ Ir para:a b Duarte, F.J. (2000). «Newton, prisms, and the 'opticks' of tunable lasers» (PDF)Optics and Photonics News11 (5): 24–25. Bibcode:2000OptPN..11...24Ddoi:10.1364/OPN.11.5.000024. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  47.  Tyndall, John. (1880). Popular Science Monthly Volume 17, July. s:Popular Science Monthly/Volume 17/July 1880/Goethe's Farbenlehre: Theory of Colors II
  48.  Westfall 1980, pp. 391–392.
  49.  Whiteside, D.T., ed. (1974). Mathematical Papers of Isaac Newton, 1684–16916. Cambridge University Press. p. 30.
  50. ↑ Ir para:a b Schmitz, Kenneth S. (2018). Physical Chemistry: Multidisciplinary Applications in SocietyElsevier (em inglês). Amsterdam: [s.n.] ISBN 978-0-12-800599-6. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  51.  See Curtis Wilson, "The Newtonian achievement in astronomy", pp. 233–274 in R Taton & C Wilson (eds) (1989) The General History of Astronomy, Volume, 2A', at p. 233.
  52.  Text quotations are from 1729 translation of Newton's Principia, Book 3 (1729 vol.2) at pp. 232–233.
  53.  Edelglass et al., Matter and MindISBN 0-940262-45-2. p. 54
  54.  On the meaning and origins of this expression, see Kirsten Walsh, Does Newton feign an hypothesis? Arquivado em 14 de julho de 2014, no Wayback Machine., Early Modern Experimental Philosophy, 18 de outubro de 2010.
  55.  Westfall 1980, Chapter 11.
  56. ↑ Ir para:a b Professor Robert A. Hatch, University of Florida. «Newton Timeline». Consultado em 16 de janeiro de 2021Cópia arquivada em 2 de agosto de 2012
  57.  Conics and Cubics, Robert Bix, Springer Undergraduate Texts in Mathematics, 2.ª Edição, 2006, Springer Verlag.
  58.  «John Locke Manuscripts – Chronological Listing: 1690»psu.edu. Consultado em 16 de janeiro de 2021; and John C. Attig, John Locke Bibliography — Chapter 5, Religion, 1751–1900
  59.  White 1997, p. 232.
  60.  Patrick Sawer. «What students should avoid during fresher's week (100 years ago and now)»The Daily Telegraph. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  61.  "Isaac Newton: Physicist And ... Crime Fighter?". Science Friday. NPR.
  62.  Levenson, Thomas (2009). Newton and the counterfeiter: the unknown detective career of the world's greatest scientistHoughton Mifflin Harcourt. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-15-101278-7OCLC 276340857. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  63.  White 1997, p. 259.
  64.  White 1997, p. 267.
  65.  Newton. «Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica»Cambridge University Digital Library. pp. 265–266. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  66.  Westfall 2007, p. 73.
  67.  Wagner, Anthony (1972). Historic Heraldry of BritainPhillimore 2ª ed. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-85033-022-9. Consultado em 16 de janeiro de 2021; e Genealogical Memoranda Relating to the Family of NewtonTaylor and Co. [S.l.: s.n.] 1871. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  68.  White 1997, p. 317.
  69.  "The Queen's 'great Assistance' to Newton's election was his knighting, an honor bestowed not for his contributions to science, nor for his service at the Mint, but for the greater glory of party politics in the election of 1705." Westfall 1994, p. 245
  70.  «This Day in History: Isaac Newton is Knighted»History Channel; e Barnham, Kay (2014). Isaac NewtonRaintree. 2014: [s.n.] ISBN 978-1-4109-6235-5. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  71.  On the Value of Gold and Silver in European Currencies and the Consequences on the Worldwide Gold- and Silver-Trade, Sir Isaac Newton, 21 September 1717; "By The King, A Proclamation Declaring the Rates at which Gold shall be current in Payments"Royal Numismatic SocietyV. Abril de 1842 – Janeiro de 1843.
  72.  Fay. «Newton and the Gold Standard». Cambridge Historical Journal5: 109–117. JSTOR 3020836doi:10.1017/S1474691300001256
  73.  «Sir Isaac Newton's Unpublished Manuscripts Explain Connections He Made Between Alchemy and Economics»Georgia Tech Research News. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  74.  Holodny. «Isaac Newton was a genius, but even he lost millions in the stock market»Business Insider. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  75.  Yonge (1898). «Cranbury and Brambridge»John Keble's Parishes – Chapter 6. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  76.  Westfall 1980, p. 44.
  77.  Westfall 1980, p. 595.
  78.  Dobre and Nyden suggest that there is no clear evidence that Voltaire was present; see p. 89 of Mihnea Dobre, Tammy Nyden (2013). Cartesian Empiricism. [S.l.]: Springer. ISBN 978-94-007-7690-6
  79. ↑ Ir para:a b «Newton, Isaac (1642–1727)»Eric Weisstein's World of Biography. Eric W. Weisstein. Consultado em 30 de agosto de 2006
  80.  Hutton, Charles (1795/6). A Mathematical and Philosophical Dictionary. vol. 2. p. 100.
  81.  Voltaire (1894). «14». Letters on EnglandCassell. [S.l.: s.n.]
  82.  Hutton, Charles (1815). A Philosophical and Mathematical Dictionary Containing ... Memoirs of the Lives and Writings of the Most Eminent Authors, Volume 2. [S.l.: s.n.]
  83.  John Maynard Keynes. «Newton: the Man»University of St Andrews School of Mathematics and Statistics
  84.  Sagan, Carl (1980). CosmosRandom House. New York: [s.n.] ISBN 978-0-394-50294-6. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  85.  «Duillier, Nicholas Fatio de (1664–1753) mathematician and natural philosopher»Janus database. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  86.  «Collection Guide: Fatio de Duillier, Nicolas [Letters to Isaac Newton]»Online Archive of California. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  87.  Westfall 1980, pp. 493–497 on the friendship with Fatio, pp. 531–540 on Newton's breakdown.
  88.  Manuel 1968, p. 219.
  89.  Fred L. Wilson, History of Science: Newton citing: Delambre, M. "Notice sur la vie et les ouvrages de M. le comte J.L. Lagrange," Oeuvres de Lagrange I. Paris, 1867, p. xx.
  90.  Letter from Isaac Newton to Robert Hooke, 5 February 1676, as transcribed in Jean-Pierre Maury (1992) Newton: Understanding the Cosmos, 'New Horizons' series.
  91.  John Gribbin (2002) Science: A History 1543–2001, p. 164.
  92.  White 1997, p. 187.
  93.  Memoirs of the Life, Writings, and Discoveries of Sir Isaac Newton (1855) by Sir David Brewster (Volume II. Ch. 27)
  94.  «Silly relic-worship»The New York Times. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  95.  Cunningham, Antonia, ed. (2002). Guinness World Records 2002. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-553-58378-6. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  96.  "Einstein's Heroes: Imagining the World through the Language of Mathematics", by Robyn Arianrhod UQP, reviewed by Jane Gleeson-White, 10 November 2003, The Sydney Morning Herald
  97.  «Opinion poll. Einstein voted "greatest physicist ever" by leading physicists; Newton runner-up»BBC News. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  98.  «Withdrawn banknotes reference guide». Bank of England. Consultado em 27 de agosto de 2009Cópia arquivada em 5 de maio de 2010
  99.  Richard S. Westfall – Indiana University The Galileo Project(Rice University). [S.l.: s.n.] Consultado em 16 de janeiro de 2021
  100. ↑ Ir para:a b c d Snobelen (1999). «Isaac Newton, heretic: the strategies of a Nicodemite» (PDF)British Journal for the History of Science32: 381–419. doi:10.1017/S0007087499003751. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  101.  Westfall 1980, p. 315.
  102.  Westfall 1980, p. 321.
  103.  Westfall 1980, pp. 331–334.
  104.  Westfall 1994, p. 124.
  105.  Snobelen (1999). «Isaac Newton, heretic: the strategies of a Nicodemite» (PDF)British Journal for the History of Science32: 381–419 [383]. doi:10.1017/S0007087499003751. Consultado em 16 de janeiro de 2021Cópia arquivada (PDF) em 7 de outubro de 2013
  106.  Newton, Isaac (1782). Isaaci Newtoni Opera quae exstant omniaJoannes Nichols (em inglês). London: [s.n.] Consultado em 16 de janeiro de 2021
  107.  Observations upon the Prophecies of Daniel, and the Apocalypse of St. John 1733
  108.  John P. Meier, A Marginal Jew, v. 1, pp. 382–402. after narrowing the years to 30 or 33, provisionally judges 30 most likely.
  109.  Newton para Richard Bentley em 10 de dezembro de 1692, in Turnbull et al. (1959–77), vol 3, p. 233.
  110.  Opticks, 2nd Ed 1706. Query 31.
  111.  H.G. Alexander (ed) The Leibniz-Clarke correspondence, Manchester University Press, 1998, p. 11.
  112.  Tyson. «The Perimeter of Ignorance»Natural History Magazine. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  113.  Dijksterhuis, E. J. The Mechanization of the World Picture, IV 329–330, Oxford University Press, 1961. O comentário final do autor sobre este episódio é: "A mecanização da imagem do mundo conduziu com coerência irresistível à concepção de Deus como uma espécie de 'engenheiro aposentado', e daqui para a eliminação total de Deus deu apenas mais um passo".
  114.  Memoirs of the Life, Writings, and Discoveries of Sir Isaac Newton. p. 268.
  115.  «Newton, object 1 (Butlin 306) "Newton"»William Blake Archive
  116.  Westfall, Richard S. (1958). Science and Religion in Seventeenth-Century England. New Haven: Yale University Press. p. 200. ISBN 978-0-208-00843-5
  117.  Haakonssen, Knud (1996). «The Enlightenment, politics and providence: some Scottish and English comparisons». In: Martin Fitzpatrick. Enlightenment and Religion: Rational Dissent in Eighteenth-century Britain. Cambridge: Cambridge University Press. p. 64. ISBN 978-0-521-56060-3
  118. ↑ Ir para:a b c White, Michael (1999), Isaac Newton: The Last Sorcerer, Da Capo Press, p. 117, ISBN 0-7382-0143-Xhttp://books.google.com/books?id=l2C3NV38tM0C
  119.  McGuire, James E.; Rattansi, Piyo (1966). "Newton and the 'Pipes of Pan'"Notes and Records of The Royal Society. 21 (2). Disponível em espanhol como "Newton y las "Flautas de Pan"" (fevereiro de 2007). Estud.filos35. Cópia arquivada em 27 de julho de 2019 na Wayback Machine.
  120.  Hutton, Sarah (5 de abril de 2017). «Newton and Cambridge Platonism». Oxford University Press. The Oxford Handbook of NewtonISBN 9780199930418
  121. ↑ Ir para:a b Isaac Newton and Apocalypse Now: a response to Tom Harpur’s “Newton’s strange bedfellows” Stephen D. Snobelen
  122.  Grayling, A.C. (2016). The Age of Genius: The Seventeenth Century and the Birth of the Modern Mind. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-4088-4329-1. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  123.  Leiber, Fritz (1981). «Poor Superman». In: Heinlein. Tomorrow, the StarsBerkley Book / published by arrangement with Doubleday & Company, Inc. 16ª ed. New York: [s.n.] First published in Galaxy magazine, July 1951; Variously titled Appointment in Tomorrow; in some reprints of Leiber's story the sentence 'That was the pebble..' is replaced by 'Which Newton did the world need then?'
  124. ↑ Ir para:a b «The Strange, Secret History of Isaac Newton's Papers»Science
  125.  «Gold, secrecy and prestige»Chemical Heritage Magazine32: 42–43. 2014. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  126.  «Isaac Newton's Lost Alchemy Recipe Rediscovered»National Geographic. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  127.  «Newton, The Last Magician»Humanities32. 2011. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  128.  Dry, Sarah (2014). The Newton papers : the strange and true odyssey of Isaac Newton's manuscriptsOxford University Press. Oxford: [s.n.] ISBN 978-0-19-995104-8
  129.  «The Chymistry of Isaac Newton»Indiana University, Bloomington
  130.  «Going for Gold»Literary Review. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  131.  Newman, William R (2018). Newton the Alchemist Science, Enigma, and the Quest for Nature's "Secret Fire"Princeton University Press. [S.l.: s.n.] ISBN 9780691174877. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  132.  Gillispie, Charles Coulston (1960). The Edge of Objectivity: An Essay in the History of Scientific IdeasPrinceton University Press. [S.l.: s.n.] ISBN 0-691-02350-6. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  133.  Van Helmont, Iohannis Baptistae, Opuscula Medica Inaudita: IV. De Peste, Editor Hieronymo Christian Paullo (Frankfurt am Main) Publisher Sumptibus Hieronimi Christiani Pauli, typis Matthiæ Andreæ, 1707.
  134.  «Isaac Newton proposed curing plague with toad vomit, unseen papers show»The Guardian. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  135.  Cassels, Alan. Ideology and International Relations in the Modern World. p. 2.
  136.  "Although it was just one of the many factors in the Enlightment, the success of Newtonian physics in providing a mathematical description of an ordered world clearly played a big part in the flowering of this movement in the eighteenth century" by John Gribbin, Science: A History 1543–2001 (2002), p. 241[Falta ISBN]|
  137.  White 1997, p. 86.
  138.  Numbers 2015, pp. 48–56.
  139.  Malament, David B. (2002). Reading Natural Philosophy: Essays in the History and Philosophy of Science and MathematicsOpen Court Publishing (em inglês). [S.l.: s.n.] ISBN 9780812695076. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  140.  «Revised Memoir of Newton (Normalized Version)»The Newton Project. Consultado em 16 de janeiro de 2021
  141.  I. Bernard Cohen and George E. Smith, eds. The Cambridge Companion to Newton (2002) p. 6
  142.  Alberto A. Martinez Science Secrets: The Truth about Darwin's Finches, Einstein's Wife, and Other Myths, p. 69 (University of Pittsburgh Press, 2011); ISBN 978-0-8229-4407-2
  143.  Anders Hald 2003 – A history of probability and statistics and their applications before 1750 – 586 pages Volume 501 of Wiley series in probability and statistics Wiley-IEEE, 2003 Acessado em 27 de janeiro de 2012 ISBN 0-471-47129-1
  144.  «Of Natures obvious laws & processes in vegetation - Introduction»The Chymistry of Isaac Newton. Consultado em 17 de janeiro de 2021Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2021
  145.  Whiteside, D.T., ed. (1974). Mathematical Papers of Isaac Newton, 1684–16916. Cambridge University Press. pp. 30–91.
  146.  «Museum of London exhibit including facsimile of title page from John Flamsteed's copy of 1687 edition of Newton's Principia»Museumoflondon.org.uk. Consultado em 16 de janeiro de 2021Cópia arquivada em 31 de março de 2012
  147.  Published anonymously as "Scala graduum Caloris. Calorum Descriptiones & signa." in Philosophical Transactions, 1701, 824–829; ed. Joannes Nichols, Isaaci Newtoni Opera quae exstant omnia, vol. 4 (1782), 403–407. Mark P. Silverman, A Universe of Atoms, An Atom in the Universe, Springer, 2002, p. 49.
  148.  Newton, Isaac (1704). Opticks or, a Treatise of the reflexions, refractions, inflexions and colours of light . Also two treatises of the species and magnitude of curvilinear figuresSam. Smith. and Benj. Walford. [S.l.: s.n.]
  149. ↑ Ir para:a b c d e f Pickover, Clifford (2008). Archimedes to Hawking: Laws of Science and the Great Minds Behind ThemOxford University Press. [S.l.: s.n.] pp. 117–118. ISBN 978-0-19-979268-9
  150.  Newton, Isaac (1728). The chronology of Ancient Kingdoms Amended : To Which is Prefix'd, A Short Chronicle From the First Memory of Things in Europe, to the Conquest of Persia by Alexander the Great 1 ed. Londres: Printed for J. Tonson ; J. Osborn ; T. Longman. doi:10.3931/e-rara-37430
  151.  «Method of Fluxions»Convergence. Mathematical Association of America. Consultado em 16 de janeiro de 2021

Bibliografia

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
WikiquoteCitações no Wikiquote
CommonsImagens e media no Commons
CommonsCategoria no Commons

SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO - 4 DE JANEIRO DE 2022

 

Ângela de Foligno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Angela de Foligno)
Ângela de Foligno
Gravura do século XVII
Mística / Mestra dos Teólogos
NascimentoFolignoItália 
1248
MorteFolignoItália 
4 de janeiro de 1309 (61 anos)
Veneração porIgreja Católica
Beatificação11 de julho de 1701
por Papa Clemente XI
Canonização9 de outubro de 2013
Praça de São PedroVaticanoRoma
por Papa Francisco
Festa litúrgica4 de janeiro
Padroeiroinvocada pelos aflitos com tentações sexuais; viúvas
Gloriole.svg Portal dos Santos

Ângela de Foligno (em italianoAngela da FolignoFoligno1248 — Foligno4 de janeiro de 1309) foi uma mística e santa cristã nascida em Foligno, na UmbriaItália, em 1248.

Vida e obras

Oriunda de família rica, casou-se cedo e teve vários filhos. Aos 37 anos, com a morte de seus filhos, marido e pais, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco.[1]

Ângela de Foligno deixou inúmeros escritos de natureza mística, incluindo uma ampla autobiografia. Dedicou-se à meditação do mistério da paixão de Jesus Cristo; às atividades de oração e prática da caridade. Segundo seus relatos teve visões místicas.

Morreu em Foligno, na Itália, no dia 4 de janeiro de 1309. O seu corpo incorrupto encontra-se exposto na Igreja de São Francisco dessa mesma cidade.

Foi beatificada pelo Papa Inocêncio XII em 1693 e canonizada pelo Papa Francisco em 2013.

Os seus escritos foram publicados sob título de Theologia crucis.

Bibliografia

  • Liturgia das horas. Próprio da Família Franciscana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • DAIX, Georges. Dicionário dos santos: do calendário romano e dos beatos portugueses. Lisboa: Terramar, 2000.
  • Angela of Foligno. Complete Works. Paul Lachance, OFM (Trad.). Mahwah: Paulist Press, 1993.
  • BULLA, Ilvana M P. As transformações da alma: Sofrimento e êxtase em Angela de Foligno. Dissertação de mestrado, Programa de Pós graduação de Ciências da Religião da PUC-SP.2006.
  • BULLA, Ilvana M P. As transformações da alma em Angela de Foligno. São Paulo: Fonte Editorial, 2015.

Ligações externas

Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ângela de Foligno

Referências

  1.  «S. Ângela de Folinho - Informações sobre o Santo do dia - Vatican News»www.vaticannews.va. Consultado em 25 de maio de 20

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue