sábado, 1 de janeiro de 2022

DIA DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS - 1 DE JANEIRO DE 2022

 

Maria (mãe de Jesus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Nossa Senhora", "Mariano" e "Santa Maria" redirecionam para este artigo. Para outros significados, veja Nossa Senhora (desambiguação)Mariano (desambiguação) ou Santa Maria (desambiguação).
Maria
A Virgem em Prece por Sassoferrato, c. 1650
Mãe do Senhor; Soberana Rainha; Mãe de Deus; Nossa Senhora; Santíssima Virgem; Imaculada; Bem-aventurada
Nascimento
NazaréJudeiaImpério Romano[1] 
Data desconhecida[a]
ProgenitoresMãe: Santa Ana[3]
Pai: São Joaquim[3]
Veneração porToda a Cristandade, em especial a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa e a Igreja AnglicanaIslão
Festa litúrgicaDiversas datas ao longo do ano
PadroeiraDas mães e das mulheres; de inúmeras localidades
Gloriole.svg Portal dos Santos

Maria (em hebraicoמִרְיָםromaniz.: Miriam; em aramaicoMaryām; em árabeمريمromaniz.: Maryam; em grego coinéΜαριας ou Μαριαμ),[4] também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Virgem Maria, de Santíssima Virgem e de Nossa Senhora, foi a mulher israelita [5] de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina.[6] Jesus é visto como o messias — o Cristo — em ambas as tradições, dando origem ao nome comum de Jesus Cristo. Maria teria vivido na Galileia no final do século I a.C. e início do século I d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo.

Os evangelhos canônicos de São Mateus e São Lucas descrevem Maria como uma virgem (em grego: παρθένοςparthenos).[7] Tradicionalmente, os cristãos acreditam que ela concebeu seu filho milagrosamente pela ação do Espírito Santo. Os muçulmanos acreditam que ela concebeu pelo comando de Deus. Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal.[8] Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu.[9] De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.[10]

Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus. A tradição da Igreja e os apócrifos canônicos afirmam que os pais de Maria eram um casal de idosos, São Joaquim e Santa Ana. A Bíblia registra o papel de Maria em eventos importantes da vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua ascensão. Os apócrifos canônicos falam de sua morte e posterior assunção ao céu. Os cristãos da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa, da Igreja Ortodoxa Oriental, da Igreja Anglicana e da Igreja Luterana acreditam que Maria, como mãe de Jesus, é a Mãe de Deus (Μήτηρ Θεοῦ) e a Teótoco, literalmente Portadora de Deus. Maria foi venerada desde o início do cristianismo.[11][12] Ao longo dos séculos ela tem sido um dos assuntos favoritos da arte, da música e da literatura cristã.

Há uma diversidade significativa nas crenças e práticas devocionais marianas entre as grandes tradições cristãs. A Igreja Católica tem uma série de dogmas marianos, como a Imaculada Conceição de Maria e Assunção de Maria. Os católicos referem-se a ela como Nossa Senhora e a veneram como a Rainha do Céu e Mãe da Igreja, baseados no fato dela ter sido a mãe de Jesus que, segundo os Dogmas do Cristianismo, é Deus.[13] Contudo, outros grupos que acreditam na divindade de Cristo, como a maioria dos protestantes, não compartilhem dessas crenças,[14][15] atribuindo a ela um papel mínimo dentro do cristianismo por conta das poucas referências bíblicas sobre sua vida.[16]

Em fontes antigas

No novo testamento

O Novo Testamento relata sua humildade e obediência à mensagem de Deus e faz dela um exemplo para cristãos de todas as idades. Fora das informações fornecidas no Novo Testamento pelos Evangelhos sobre a dama da Galileia, a devoção cristã e a teologia construíram uma imagem de Maria, que cumpre a previsão atribuída a ela no Magnificat«Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.» (Lucas 1:48)
 
— "Mary." Web: 29Sep2010 Encyclopædia Britannica Online..

O nome "Maria" vem do grego Μαρίας. O nome do Novo Testamento foi baseado em seu nome original em aramaico Maryām. Ambos, Μαρίας e Μαριάμ, aparecem no Novo Testamento.

Maria, a mãe de Jesus, é chamada pelo nome cerca de vinte vezes no Novo Testamento.

Referências específicas

Família e infância

Os primeiros sete passos de MariaMosaico do século XII na Igreja de ChoraIstambul

Segundo uma tradição católica, estima-se que a Virgem teria nascido a 8 de setembro,[19] data em que a Igreja festeja a sua Natividade.[19] Também é da tradição pertencer à descendência de Davi — neste sentido, existem relatos de Inácio de AntioquiaSanto IrineuSão Justino e de Tertuliano —, consta ainda dos Evangelhos ApócrifosEvangelho do Nascimento de Maria e do Protoevangelho de Tiago. É também uma antiga tradição que remonta ao século II, que seu pai seria São Joaquim, descendente de David, e que sua mãe seria Sant'Ana, da descendência do sacerdote Aarão.

Alguns autores afirmam que Maria era filha de Eli, mas a genealogia fornecida por Lucas alista o marido de Maria, São José, como "filho de Eli". A Cyclopædia de M'Clintock e Strong[20] diz:

É bem conhecido que os judeus, ao elaborarem suas tabelas genealógicas, levavam em conta apenas os varões, rejeitando o nome da filha quando o sangue do avô era transmitido ao neto por uma filha, e contando o marido desta filha em lugar do filho do avô materno. (Números 26:33).

Possivelmente por este motivo Lucas diz que José era filho de Eli (Lucas 3:23).

Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Ana (Hannâ ou Dînâ) era filha de Pâkôdh e seu marido se chamava Yônâkhîr.[21] Yônâkhîr e Jacó eram filhos de Matã e Sabhrath.[21] Maria nasceu sessenta anos depois que seu pai, São Joaquim, tomou Santa Ana por esposa.[21]

De acordo com o costume judaico aos três anos, Maria teria sido apresentada no Templo de Jerusalém, é também da tradição que ali teria permanecido até os doze anos no serviço do Senhor, quando então teria morrido seu pai, São Joaquim.

Palavras de Maria

Anunciação por Eustache Le Sueur, um exemplo da arte Mariana do século XVII. O anjo Gabriel anuncia a Maria que ela dará à luz Jesus e lhe oferece lírios brancos

Nos Evangelhos Maria faz uso da palavra por sete vezes, três delas dirigidas ao Anjo da Anunciação, o Magnificat em resposta a Isabel, duas dirigidas ao seu Filho e uma só e última vez dirigida aos homens (aos servos das bodas de Caná) que a Igreja Católica conserva com todo o valor de um testamento:

Palavras dirigidas a Maria

Nos Evangelhos por oito vezes a palavra é dirigida a Maria:

Ícone da Virgem Maria (pintura do século XVI) do Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina no Monte SinaiEgito
  • Na Encarnação:
    • O anúncio da Encarnação: Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus. (Lucas 1:30-33).
    • Por obra e graça do Espírito Santo: O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o que nascer será chamado Santo, Filho de Deus. (Lucas 1:35-37).
  • Profecia de Simeão:
    • Simeão Lhe fala da espada que trespassará o coração: ...e uma espada trespassará a tua própria alma a fim de que se descubram os pensamentos de muitos corações. (Lucas 2:34).
  • Na Visitação:
    • Isabel ao responder à sua saudação: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lucas 1:42-45).
  • Jesus entre os doutores:
    • O menino Jesus a responde no templo: Por que me buscáveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai? (Lucas 2:49).
  • Nas Bodas de Caná:
    • Cristo:Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. (João 2:4).
  • Stabat Mater:
    • Por Cristo na Cruz: Jesus, vendo a sua Mãe e, junto d'Ela, o discípulo que amava, disse à sua Mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí a tua Mãe." E daquela hora em diante o discípulo a levou para sua casa. (João 19:26-27).

No Velho Testamento

Diversas vezes, o Velho Testamento aponta profecias messiânicas e fala sobre a Esposa do Senhor, tais passagens foram usadas por são Máximo, o Confessor para fazer a primeira Biografia da Virgem Maria que se têm registros, intitulada de "A Vida da Virgem".

Em Salmos 44 (ou 45, para os protestantes):

|1|Ao mestre de canto. Segundo a melodia: Os lírios. Hino dos filhos de Coré. Canto nupcial. |2|Transbordam palavras sublimes do meu coração. Ao rei dedico o meu canto. Minha língua é como o estilo de um ágil escriba. |3|Sois belo, o mais belo dos filhos dos homens. Expande-se a graça em vossos lábios, pelo que Deus vos cumulou de bênçãos eternas. |4|Cingi-vos com vossa espada, ó herói; ela é vosso ornamento e esplendor. |5|Erguei-vos vitorioso em defesa da verdade e da justiça. Que vossa mão se assinale por feitos gloriosos. |6|Aguçadas são as vossas flechas; a vós se submetem os povos; os inimigos do rei perdem o ânimo. |7|Vosso trono, ó Deus, é eterno, de equidade é vosso cetro real. |8|Amais a justiça e detestais o mal, pelo que o Senhor, vosso Deus, vos ungiu com óleo de alegria, preferindo-vos aos vossos iguais. |9|Exalam vossas vestes perfume de mirra, aloés e incenso; do palácio de marfim os sons das liras vos deleitam. |10|Filhas de reis formam vosso cortejo; posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir. |11|Ouve, filha, vê e presta atenção: esquece o teu povo e a casa de teu pai. |12|De tua beleza se encantará o rei; ele é teu senhor, rende-lhe homenagens. |13|Habitantes de Tiro virão com seus presentes, próceres do povo implorarão teu favor. |14| Toda formosa, entra a filha do rei, com vestes bordadas de ouro. |15| Em roupagens multicores apresenta-se ao rei, após ela vos são apresentadas as virgens, suas companheiras. |16|Levadas entre alegrias e júbilos, ingressam no palácio real. |17|Tomarão os vossos filhos o lugar de vossos pais, vós os estabelecereis príncipes sobre toda a terra. |18|Celebrarei vosso nome através das gerações. E os povos vos louvarão eternamente.

Explicação

Proto-Evangelho de Tiago conta que, quando Maria, aos três anos, foi enviada ao templo pelos seus pais, uma comitiva de donzelas virgens, segurando candeias de duas a duas, acompanharam-a até seu destino. Lá recebeu-a o sacerdote, o qual, depois de tê-la beijado, abençoou-a e exclamou: — O Senhor engrandeceu teu nome diante de todas as gerações, pois que, no final dos tempos, manifestará em ti sua redenção aos filhos de Israel.[22] Assim, cumpriu-se a profecia de Salmos 44, de que a noiva seria apresentada ao Rei por uma comitiva de outras virgens. Os primeiros versículos falam sobre o mais belo de todos os filhos dos homens, cheio de graças e bênçãos eternas, o herói defensor da verdade e da justiça, este é Jesus Cristo, o Messias e filho de Deus.[23] O versículo 10 aponta essa tal rainha Virgem como estando à direita do rei, o que tem uma simbologia de grande honraria. Já os versículos 14 e 15, como interpreta são Máximo, falam sobre como a filha desse rei, que mais cedo revelou-se como o próprio Deus (v. 7) apresentou-se a ele toda formosa, com vestes bordadas em ouro e roupagens multicores, mais cedo (v.12) é exposto que a beleza da Virgem encanta o Rei, seu Pai, o que nos aponta que a formosura e luxo de suas roupas representam as diversas cores de suas várias virtudes e o valor precioso, como que de ouro, de todas as suas qualidades, com as quais foi ornamentada ao longo de seu crescimento.[24]

Devoção cristã

Séculos II a V

A devoção cristã a Maria mostra claros sinais no início do século II e antecede o surgimento de um sistema específico litúrgico mariano no século V, após o Primeiro Concílio de Éfeso em 431. O próprio conselho foi realizado em uma igreja que havia sido dedicada a Maria cerca de cem anos antes.[25][26][27] No Egito, a veneração a Maria tinha começado no século III e o termo Teótoco foi usado por Orígenes, o pai da Igreja de Alexandria.[28]

A mais antiga oração mariana que se conhece (o sub tuum praesidium, ou sob vossa proteção) é do início do século II e seu texto foi redescoberto em 1917 em um papiro no Egito.[29][30] Após o Édito de Milão em 313, imagens artísticas de Maria começaram a aparecer em maior número em grandes igrejas estavam sendo dedicadas a ela, como por exemplo, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.[31][32][33]

Idade Média

Durante a Idade Média muitas lendas surgiram sobre Maria, sobre seus pais e até mesmo avós.[34]

A popularidade da Virgem aumentou drasticamente a partir do século XII.[35] O motivo deste aumento de popularidade estava relacionado à designação do Vaticano de Maria como medianeira das graças.[36][37]

Após a Reforma

Emblem of the Papacy.svg

Série de artigos sobre
Mariologia católica
Murillo immaculate conception.jpg

Maria, mãe de Jesus
Devoção

Hiperdulia • Imaculado Coração • Sete Alegrias • Sete Dores • Coroa das Lágrimas • Santo Rosário • Escapulário do Carmo

Orações marianas famosas

Ave Maria • Magnificat • Angelus • Infinitas graças vos damos • Lembrai-vos • Salve-rainha

Dogmas e Doutrinas

Mãe de Deus • Perpétua Virgindade • Imaculada Conceição • Assunção ao Céu • Mãe da Igreja • Medianeira e Advogada • Corredentora • Rainha do Céu

Aparições marianas

Crenças reconhecidas ou dignas de culto
Guadalupe • Medalha Milagrosa •
La Salette • Lourdes • Fátima • Campinas • Akita • Prouille


Títulos da Virgem Maria


Virgem Maria na arte

Ao longo dos séculos, a devoção a Maria tem variado entre as tradições cristãs. Por exemplo, enquanto os protestantes dão pouca atenção aos hinos e orações marianas, os ortodoxos veneram a mãe de Jesus e a consideram "mais ilustre do que os Querubins e mais gloriosa que os Serafins".[38]

O teólogo ortodoxo Sergei Bulgakov escreveu: "O amor e a veneração a Virgem Maria é a alma da devoção ortodoxa. A fé em Cristo, que não inclui sua mãe, é uma outra fé".[39]

Embora os católicos honrem e venerem Maria, não a veem como divina e muito menos a adoram. Os católicos creem que Maria é subordinada a Cristo, mas ainda assim, ela está acima de todas as outras criaturas.[40] Da mesma forma, o teólogo Sergei Bulgakov escreveu que, embora a Igreja Ortodoxa acredite em Maria como superiora a todos os seres criados e incessantemente ore por sua intercessão, ela não é considerada uma "substituta do único mediador", que é Cristo.[39] Também escreve "Que Maria seja honrada, mas a adoração deve ser dada ao Senhor".[41]

Os católicos utilizam o termo hiperdulia para definir a veneração a Maria, ao invés de latria, que se aplica exclusivamente a Deus e dulia, que se aplica aos outros santos e santas.[42] A definição da hierarquia de culto em três níveis, latriahiperdulia e dulia, remonta ao Segundo Concílio de Niceia, em 787.[43]

As devoções a representações artísticas de Maria variam entre as tradições cristãs. Existe uma longa tradição da arte mariana católica romana e nenhuma imagem permeia essa arte como a Virgem com o Menino Jesus.[44] O ícone da Virgem é, sem dúvida, o ícone mais venerado entre os ortodoxos.[45] Tanto católicos romanos quanto ortodoxos veneram as imagens e ícones de Maria, dado que o Segundo Concílio de Niceia, em 787, permitiu essa veneração dos católicos com o entendimento de que aqueles que veneram a imagem estão venerando na realidade a pessoa que ela representa,[46] e o Sínodo de Constantinopla em 842, re-estabeleceu a veneração no oriente depois da controvérsia iconoclasta, que varreu o Império Bizantino nos séculos VIII e IX.[47] Os ortodoxos, no entanto, apenas oram e veneram imagens bidimensionais e não estátuas tridimensionais.[48]

A posição anglicana em relação a Maria é mais conciliadora do que os protestantes em geral e em um livro sobre a oração com os ícones de Maria escrito por Rowan WilliamsArcebispo de Cantuária, ele diz: "Não se trata apenas de não podermos compreender Maria sem vê-la fazendo referência a Cristo; não podemos entender a Cristo sem dar atenção a Maria".[49]

Títulos

Títulos para homenagear Maria ou para pedir a sua intercessão por determinadas causas são usados ​​por algumas tradições cristãs (tais como a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica) e por outras não (por exemplo, o Protestantismo). Os títulos mais conhecidos são Maria, Mãe de Deus (Teótoco), Santíssima Virgem MariaNossa Senhora e Rainha do Céu (Regina Caeli).[50][51]

Títulos específicos variam entre os pontos de vista ecumênicos, católicosortodoxosanglicanosluteranosprotestantesislâmicos e mórmons.

Maria é chamada de Teótoco pela Igreja OrtodoxaIgreja Ortodoxa OrientalIgreja LuteranaIgreja Anglicana e Igreja Católica, um título reconhecido no Terceiro Concílio Ecumênico (realizada em Éfeso, para abordar os ensinamentos de Nestório, em 431). Teótoco (e seu equivalente em latim, Deipara e Dei genetrix) significa literalmente "portadora de Deus". A frase equivalente "Mater Dei" (Mãe de Deus) é mais comum na América e na Igreja Católica de Rito Latino. O Concílio declarou que os pais da Igreja "não hesitaram em falar da Santa Virgem como Mãe de Deus".[52][53][54]

Alguns títulos possuem base bíblica, como por exemplo, Mãe Rainha, título dado a Maria por ela ser a mãe de Jesus, que por vezes é chamado de "Rei dos Reis" devido à sua linhagem que remonta ao rei Davi. A base bíblica para a o termo rainha pode ser vista em Lucas 1:32 e no livro do profeta Isaías 9:6, e Mãe Rainha a partir de 1 Reis 2:19-20 e Jeremias 13:18-19.[55] Outros títulos surgiram a partir de milagres relatados, aparições ou ocasiões especiais, como por exemplo, Nossa Senhora do Bom ConselhoNossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida.[56][57][58][59]

Os três principais títulos de Maria usados ​​pelos ortodoxos são Teótoco ou Mãe de Deus (em grego Θεοτόκος), Eipárteno ou Sempre Virgem (em grego ἀειπαρθὲνος), como confirmado no Quinto Concílio Ecumênico em 553, e Panágia ou toda santa (em grego Παναγία).[38] Um grande número de títulos são dados a Maria pelos católicos, e estes títulos têm, por sua vez, dado origem a muitas representações artísticas, por exemplo o título de Nossa Senhora das Dores, que resultou em obras-primas como Pietà de Michelangelo.[60]

Festas Marianas

Ver artigo principal: Calendário Mariano
Decorações durante a Festa da Assunção em GħaxaqMalta

As primeiras festas relacionadas a Maria cresceram fora do ciclo de festas que celebravam a natividade de Jesus. Segundo o Evangelho de Lucas (Lucas 2:22-40), quarenta dias após o nascimento de Jesus, juntamente com a apresentação de Jesus no templo, Maria foi purificada de acordo com os costumes judaicos, a Festa da Purificação começou a ser celebrada por volta do século V e se tornou a Festa de Simeão em Bizâncio.[61]

Nos séculos VII e VIII, quatro festas marianas foram criadas na Igreja Oriental. Na Igreja Católica de Rito Latino uma festa dedicada a Maria, pouco antes do Natal, foi comemorada nas Igrejas de Milão e Ravena, na Itália, no século VII. As quatro festas marianas da Purificação, Anunciação, Assunção e Natividade de Maria foram gradativamente e esporadicamente, introduzidas na Inglaterra no século XI.[61]

Com o tempo, o número e a natureza das festas (e dos títulos associados a Maria) e as práticas venerativas que as acompanham têm variado muito entre as diversas tradições cristãs. De um modo geral, são significativamente mais títulos, festas e práticas venerativas marianas entre os católicos do que quaisquer outras tradições.[60] Algumas festas fazem referência a eventos específicos, por exemplo, a festa de Nossa Senhora da Vitória foi baseada na vitória em 1571 dos Estados Papais na Batalha de Lepanto.[62][63]

A diferenças nas festas também podem se originar a partir de questões doutrinárias — a Assunção de Maria e a Dormição de Maria são um exemplo, dado que não há um acordo entre todos os cristãos sobre as circunstâncias do fim da mãe de Jesus —.[51][64] Enquanto a Igreja Católica celebra a festa da Assunção em 15 de agosto, alguns católicos orientais celebram a Dormição da Teótoco em 28 de agosto, se eles seguirem o calendário juliano. A Igreja Ortodoxa também celebra a Dormição da Teótoco, uma de suas doze grandes festas. Os protestantes não celebram estas ou quaisquer outras festas marianas.[51]

As sete dores de Maria

Ver artigo principal: Sete dores de Maria

A historiografia católica de Maria colhe uma tradição que venera as suas sete dores como são sete momentos da sua vida em que passou por um sofrimento notável:

Aparições

Ver artigo principal: Aparições marianas

Existe um conjunto de manifestações denominadas de "aparições marianas" e que são fenómenos nos quais se acredita que a Virgem Maria aparece a uma ou várias pessoas (chamadas popularmente de videntes), na sua maioria católicos. No passado, a Igreja Católica reconheceu um conjunto de aparições de Nossa Senhora como sendo dignas de  — como as aparições de Fátima, internacionalmente conhecidas — e encontra-se actualmente a analisar inúmeros novos relatos de aparições que estão a decorrer pelo Mundo.[65]

Doutrinas marianas

Há uma diversidade entre as doutrinas marianas nas igrejas cristãs, as principais delas podem ser descritas resumidamente da seguinte forma:

A aceitação destas doutrinas por cristãos podem ser classificadas como se segue:[66][67][68][69][70]

DoutrinaDefinida emAceita por
Nascimento virginal de JesusPrimeiro Concílio de Niceia, 325Católicos Romanos, Ortodoxos, Anglicanos, Luteranos
Protestantes, Mórmons
Mãe de Deus (Teótoco)Primeiro Concílio de Éfeso, 431Católicos Romanos, Ortodoxos, Anglicanos, Luteranos, Metodistas
Mórmons (como Mãe do Filho de Deus)
Perpétua VirgindadeSegundo Concílio de Constantinopla, 533
Artigos de Esmalcalde, 1537
Católicos Romanos, Ortodoxos, alguns Anglicanos, alguns Luteranos e John Wesley(metodismo)
Imaculada ConceiçãoIneffabilis Deus
encíclica do Papa Pio IX, 1854
Católicos Romanos, alguns Anglicanos e alguns Luteranos
Assunção de MariaMunificentissimus Deus
encíclica do Papa Pio XII, 1950
Católicos Romanos, Ortodoxos, alguns Anglicanos e alguns Luteranos

No Credo Niceno (constituído no Primeiro Concílio de Niceia, em 325) a Igreja se referia a Jesus Cristo como o próprio Deus. Posteriormente, no Primeiro Concílio de Éfeso, realizado na Igreja de Maria em 431, o dogma Mãe de Deus (Teótoco) foi proclamado. Esta doutrina é aceita por algumas das principais tradições cristãs. A New Catholic Encyclopedia diz: "Maria é realmente a mãe de Deus, se se satisfizerem duas condições: que ela é realmente a mãe de Jesus e que Jesus é realmente Deus.".[71] O termo Mãe de Deus já havia sido usado na mais antiga oração a Maria que se conhece, sub tuum praesidium, que data de aproximadamente 250 a.C..[72] Segundo São Tomás de Aquino: "A Santíssima Virgem, por ser Mãe de Deus, possui uma dignidade, de certo modo infinita, derivada do bem infinito que é Deus".[73]

nascimento virginal de Jesus tem sido uma crença universalmente aceita entre os cristãos desde o século II,[74] ela está incluída nos dois credos cristãos mais utilizados, o Credo niceno-constantinopolitano e o Credo dos Apóstolos. O Evangelho de Mateus descreve Maria como a virgem que cumpre a profecia de Isaías 7:14. Os autores dos Evangelhos de Mateus e Lucas consideram a concepção de Jesus não como resultado de relações sexuais com José ou qualquer outra pessoa (afirmam que Maria "não teve relações com homem algum" antes do nascimento de Jesus em Mateus 1:18, 25 e Lucas 1:34), mas sim como obra de Deus, pela ação Espírito Santo.[75]

As doutrinas da Assunção ou Dormição de Maria estão relacionadas com a morte e assunção corpórea da virgem ao céu. Enquanto a Igreja Católica Romana criou o dogma da assunção (ou seja, que a Maria foi para o céu de corpo e alma, embora não se saiba ao certo que tenha acontecido a dormição) a Igreja Ortodoxa acredita na Dormição, embora nem todos os teólogos aceitem a Assunção, ainda que essa seja uma tradição antiquíssima.[76][77]

Os católicos romanos acreditam na Imaculada Conceição de Maria, proclamada em Ex Cathedra pelo Papa Pio IX em 1854. Este dogma afirma que ela estava livre do pecado original desde o momento de sua concepção. A Igreja Católica Romana tem uma festa litúrgica com esse nome, que é comemorada em 8 de dezembro.[78] A Igreja Ortodoxa rejeita a Imaculada Conceição, principalmente porque a sua compreensão do pecado original difere das ideias da Igreja Católica Romana.[79]

virgindade perpétua de Maria afirma que Maria foi virgem antes, durante e após o nascimento do filho de Deus feito homem. O termo Sempre Virgem (em gregoἀειπάρθενος) é aplicado neste caso, afirmando que Maria permaneceu virgem durante toda a sua vida, fazendo com que a concepção e nascimento de Jesus, seu filho único, sejam considerados atos milagrosos.[75][76][80]

Perspectivas sobre Maria

Perspectivas cristãs

Ver artigo principal: Cristianismo

As perspectivas cristãs marianas incluem uma grande variedade de opiniões. Enquanto alguns cristãos, como os católicos romanos e ortodoxos orientais, têm bem estabelecido tradições marianas, protestantes em geral dão pouca atenção para esse tema. A Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja Anglicana e a Igreja Luterana veneram a Virgem Maria, cada uma a seu modo.

A veneração pode assumir a forma de oração, pedindo a intercessão dela juntamente com o seu Filho, Jesus Cristo, e também de composições de poemas e canções, pinturas e esculturas, títulos em sua homenagem, revelando uma posição de destaque em relação aos demais santos e santas.[38][51][60]

No Catolicismo Romano

A virgem com os anjos, por William-Adolphe Bouguereau, 1900
Nossa Senhora das Lágrimas, autor desconhecido, 1930

Na Igreja Católica Romana, a Virgem Maria é reconhecida pelo título de bem-aventurada, em reconhecimento a sua assunção ao céu e a sua capacidade de interceder em favor daqueles que recorrem a ela por meio de orações e práticas devocionais. Os ensinamentos católicos deixam claro que Maria não é considerada divina e orações a ela dirigidas não são respondidas por ela, mas por Deus.[81] Os quatro dogmas católicos em relação a Maria são: Mãe de Deus, a Perpétua Virgindade de Maria, a Imaculada Conceição de Maria e a Assunção da Virgem Maria ao Céu (em corpo e alma).[76][82][83] Uma comissão de teólogos do Vaticano encontra-se a avaliar uma petição internacional, subscrita por numerosos bispos e fiéis católicos, para a eventual proclamação de um quinto dogma mariano que declare também a Virgem Maria como Advogada, Medianeira e Corredentora de toda a Humanidade para com Deus.[84]

Mais do que em qualquer outro grupo cristão, a Santíssima Virgem ocupa um lugar destacado entre os católicos, que além de possuírem doutrinas e ensinamentos teológicos relacionados a Maria, também celebram as festas em honra aos seus títulos, cantam hinos, rezam uma variedade de orações e peregrinam a templos marianos.[60] O Catecismo da Igreja Católica diz que "A devoção da Igreja à Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão".[85]

Os católicos romanos têm realizado atos de consagração a Maria em diferentes níveis, seja pessoal, social ou regional. Ensinamentos católicos afirmam que a consagração a Maria não diminui ou substitui o amor por Deus, muito pelo contrário, o reforça, portanto, todas as consagrações são de certa forma feitas a Deus.[86][87]

O crescimento da devoção mariana no século XVI, inspirou santos católicos a escreverem livros como Glórias de Maria (de Santo Afonso Maria de Ligório) e Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria (de São Luís Maria Grignion de Montfort), que enfatizam a veneração mariana e ensinam que "o caminho para Jesus é por intermédio de Maria".[88] Devoções marianas são, às vezes, ligadas à devoção cristocêntrica, como por exemplo, a Aliança dos Corações de Jesus e Maria (devoção promovida e defendida por São João Eudes).[89]

As principais devoções a Maria incluem as Sete Dores de Maria e as Lágrimas de Maria, o Santo Rosário e o Escapulário do Carmo,[90][91] e as principais orações são Ave MariaAngelusSalve RainhaLembrai-vos e o Magnificat.[92] Os meses de maio e outubro são meses tradicionalmente marianos para os católicos romanos. Em outubro, o rosário diário é incentivado e em maio, práticas devocionais tem o seu ápice em muitas regiões.[93][94][95]

Papas emitiram uma série de encíclicas e cartas apostólicas marianas para incentivar a devoção e veneração a Virgem Maria, como por exemplo, Redentoris Mater de João Paulo II, onde ele começou com a frase "A Mãe do Redentor tem um lugar bem preciso no plano da salvação",[96] enfatizando a participação de Maria no processo de salvação e redenção.[96][97][98][99]

Católicos colocam grande ênfase sobre o papel de Maria como protetora e intercessora, o Catecismo da Igreja Católica se refere a Maria como "Mãe de Deus cuja proteção é fiel em todos os perigos e necessidades".[100][101][102][103][104]

O catecismo católico ensina que na descendência de Eva, Deus escolhe a Virgem Maria para ser a mãe de seu Filho"Cheia de graça", ela e "o fruto mais excelente da Redenção" Desde o primeiro instante de sua concepção, foi totalmente preservada da mancha do pecado original e permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda sua vida. Maria é, portanto, verdadeiramente " Mãe de Deus", visto ser a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que é Ele mesmo Deus. Maria "permanece Virgem concebendo seu Filho Virgem ao dá-lo a luz, Virgem ao alimentá-lo no seu seio, Virgem sempre". Com todo o seu ser, foi a Serva do Senhor (Lc 1:38). Assim, Maria cooperou em toda a sua existência para a Salvação humana, por livre fé e obediência. Com esse argumento, o Catolicismo Romano a considera por sua obediência, a nova Eva e mediadora das graças concedidas à Humanidade.[105]

No século XX, o Papa João Paulo II e o cardeal Joseph Ratzinger enfatizaram o foco mariano na Igreja. O cardeal Ratzinger, futuro Papa Bento XVI sugeriu um redirecionamento de toda a Igreja ao programa do Papa João Paulo II para assegurar uma abordagem autêntica à cristologia através de um retorno à "verdade sobre Maria".[106], escreveu:

No Protestantismo

Protestantes em geral rejeitam a veneração e invocação dos santos.[66] Protestantes sustentam que Maria era a mãe de Jesus, porém, era uma mulher comum dedicada a Deus, portanto, não há nenhuma veneração, festas, peregrinações, artes, músicas ou algum tipo de espiritualidade dedicada a Maria nas comunidades protestantes de hoje. No âmbito destas opiniões, crenças e práticas católicas romanas, são por vezes rejeitadas. O teólogo Karl Barth, por exemplo, escreveu que "a heresia da Igreja Católica é a sua Mariologia".[107]

Alguns dos primeiros protestantes veneravam e honravam Maria. Martinho Lutero escreveu que: "Maria é cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado. A graça de Deus enche-la com tudo de bom e faz com que ela desprovida de todo o mal".[108] No entanto, a partir de 1532, Lutero deixou de celebrar a festa da Assunção de Maria e também interrompeu o seu apoio à Imaculada Conceição.[109]

No texto do Magnificat (registrado em Lucas 1:46-55), Maria proclama "Minha alma se alegra em Deus meu Salvador" e esta necessidade de um salvador pessoal é vista pelos protestantes como a expressão de que Maria nunca pensou em si mesma como "concebida sem pecado".

João Calvino disse: "Não se pode negar que Deus, na escolha e destinação de Maria para ser a Mãe do seu Filho, concedeu-lhe a maior honra".[110] No entanto, Calvino rejeitou firmemente a ideia de que alguém, além de Cristo, tenha poder de interceder pelo homem.[111]

Embora Calvino e Ulrico Zuínglio honrem Maria como a Mãe de Deus no século XVI, eles fizeram-no menos do que Martinho Lutero.[112] Assim, a ideia de respeitar e honrar Maria não foi rejeitada pelos primeiros protestantes, porém, chegaram a criticar os católicos romanos pelo modo como veneravam Maria. Após o Concílio de Trento no século XVI, a veneração mariana tornou-se associada aos católicos e o interesse protestante em Maria diminuiu. Durante a idade do Iluminismo, o interesse em Maria dentro de igrejas protestantes quase desapareceu, embora anglicanos e luteranos continuassem a honrá-la de algum modo.[66]

Protestantes reconhecem que Maria é "bendita entre as mulheres" (Lucas 1:42), mas não concordam que Maria deve ser venerada. Ela é considerada um excelente exemplo de uma vida dedicada a Deus.[113]

No século XX, os protestantes reagiram em oposição ao dogma católico da Assunção de Maria. O tom conservador do Concílio Vaticano II começou a reparar as diferenças ecumênicas e protestantes começaram a demonstrar interesse em temas marianos. Em 1997 e 1998, houve diálogos ecumênicos entre católicos e protestantes, mas até agora, a maioria dos protestantes dão pouca atenção a questões marianas, muitas vezes enxergam esse assunto como um desafio à autoridade das Escrituras.[66]

Alguns livros de orações luteranos e anglicanos contém a oração "Ave Maria" em sua versão pré-trentina que não possuía a frase: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós agora e na hora de nossa morte, que foi adicionada pela Igreja Católica Romana em 1566.[114]

No Luteranismo
Vitral de Jesus deixando sua mãe em uma Igreja Luterana da Carolina do SulEstados Unidos

Apesar de ásperas polêmicas de Martinho Lutero contra os seus adversários católicos romanos sobre questões relativas à Maria e aos santos, teólogos parecem concordar que Lutero aderiu ao decretos marianos dos concílios ecumênicos e dos dogmas da igreja. Ele apegou-se à crença de que Maria era virgem perpétua e Mãe de Deus (Teótoco).[115][116] Uma atenção especial é dada a afirmação de que Lutero, cerca de trezentos anos antes da dogmatização da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX em 1854, era um firme adepto dessa visão. Outros sustentam que Lutero, nos últimos anos, mudou sua posição em relação a Imaculada Conceição, que naquele tempo era indefinido na Igreja (entretanto, mantinha-se a ideia da impecabilidade de Maria ao longo de sua vida).[117][118] Para Lutero, nos primeiros anos de sua vida, a Assunção de Maria foi um fato compreendido, embora posteriormente ele tenha deixado de celebrar essa festa afirmado que a Bíblia não diz nada sobre isso.[119][120][121] "Ao longo de sua carreira como um padre, professor e reformador, Lutero pregou, ensinou e argumentou sobre a veneração a Maria com uma verbosidade que variava de piedade infantil a polêmicas sofisticadas. Suas opiniões estão intimamente ligadas à sua teologia cristocêntrica e suas conseqüências para a liturgia e a piedade".[122] Lutero, ao mesmo tempo em que reverenciava Maria, chegou a criticar os "papistas" por ofuscar a admiração da alta graça de Deus com serviços religiosos dados a outras criaturas. Ele considerou a prática católica romana de celebrar o dia dos santos e fazer pedidos de intercessão dirigindo-se a eles e a Maria como idolatria.[123][124] Suas considerações finais sobre a devoção e veneração mariana são preservadas em um sermão em Wittenberg, um mês antes de sua morte:

Portanto, quando pregamos a fé de que não devemos adorar nada além de Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, como dizemos no Credo: "Creio em Deus Pai todo-poderoso e em Jesus Cristo", então estamos permanecendo no templo de Jerusalém. Mais uma vez, "Este é meu Filho amado, ouvi-lo". "Você vai encontrá-lo numa manjedoura". Ele somente faz isso. Mas a razão diz o oposto: "O que, nós? Devemos adorar somente a Cristo? Na verdade, não deveríamos também homenagear a santa mãe de Cristo? Ela é a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Ouve-nos, Maria, porque o teu Filho a ti honra e ele não pode recusar-te nada. Aqui Bernardo foi longe demais em sua Homilies on the Gospel: Missus est Angelus.[125] Deus ordenou que devemos honrar os pais, por isso clamo a Maria. Ela vai interceder por mim com o Filho e o Filho com o Pai, que vai ouvir o Filho. Então você tem a imagem de Deus com raiva e Cristo como juiz; Maria mostra a Cristo seu seio e Cristo mostra suas chagas para o Pai irado (...) Maria é a mãe de Cristo, certamente Cristo irá ouvi-la; Cristo é um juiz severo, por isso clamo a São Jorge ou a São Cristóvão. Não, temos sido por ordem de Deus batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, assim como os judeus eram circuncidados.[126][127]

No entanto, certas igrejas luteranas, como a Igreja Católica Anglo-Luterana, continuam a venerar Maria e os santos da mesma forma que os católicos romanos fazem, sustentando todos os dogmas marianos como parte de sua fé.[128]

No Metodismo

Na Igreja Metodista Unida, bem como em outras igrejas metodistas, não há escritos oficiais ou ensinamentos sobre a Virgem Maria, exceto o que é mencionado na Bíblia e nos credos ecumênicos. Acreditam que Cristo foi concebido no ventre de Maria por meio do Espírito Santo e que ela deu à luz como uma virgem. John Wesley, clérigo anglicano fundador do movimento metodista, acreditava que a Virgem Maria foi uma virgem perpétua, ou seja, ela nunca teve relações sexuais.[129][130] A Igreja sustenta que Maria era virgem antes, durante e imediatamente após o nascimento de Cristo. Enquanto muitos metodistas rejeitam este conceito, outros acreditam.[131][132]

John Wesley, em uma carta a um amigo católico romano, declarou que:

"A Santíssima Virgem Maria, que, assim como depois, quando ela o trouxe, continuou uma pura e imaculada virgem."[130]

O artigo II dos Artigos de Religião da Igreja Metodista afirma que:

O Filho, que é a Palavra do Pai, o Deus verdadeiro e eterno, de uma substância com o Pai, tomou a natureza humana no ventre da Virgem Maria, de modo que duas naturezas inteiras e perfeitas, isto é, a divina e a humana, foram unidas em uma só pessoa, para nunca mais ser dividida, e do qual é Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que realmente sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para reconciliar seu Pai conosco, para ser um sacrifício, não só pela culpa original, mas também pelos pecados atuais dos homens.[133]

A partir daí, a Virgem Maria é considerada a Teótoco (ou Mãe de Deus) na Igreja Metodista.

O artigo II de A Confissão de Fé do Livro da Disciplina" afirma:

Nós acreditamos em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, em quem as naturezas divina e humana são perfeitamente e inseparavelmente unidas. Ele é o Verbo eterno feito carne, o Filho unigênito do Pai, nascido da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo. Como servo ele viveu, sofreu e morreu na cruz. Ele foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu para estar com o Pai, de onde ele deve retornar. Ele é eterno Salvador e Mediador, que intercede por nós e por ele todas as pessoas serão julgadas.

A partir desta afirmação, metodistas rejeitam as idéias católicas de Maria como corredentora e medianeira da fé. As Igrejas Metodistas não concordam com a veneração dos santos, de Maria e de relíquias, acreditando que a reverência e louvor são unicamente para Deus. No entanto, estudando a vida de Maria e as biografias de santos, é considerado adequado a visão deles como exemplos de bons cristãos.[134] As Igrejas Metodistas rejeitam as doutrinas da Imaculada Conceição e da Assunção de Maria, afirmando que Cristo foi a única pessoa a viver uma vida sem pecado e subiu de corpo e alma ao céu.[135]

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Na primeira edição do Livro de Mórmon (1830), Maria foi referida como "a mãe de Deus, à maneira da carne",[136] frase que foi alterada por Joseph Smith Sr para "mãe do Filho de Deus" em todas as seguintes edições (1837–).[137][138]

No Antitrinitarismo

Antitrinitários, como os unitaristascristadelfianos e as testemunhas de Jeová[139] consideram Maria como a mãe de Jesus. Eles não consideram Jesus como Deus e não consideram Maria como a Mãe de Deus. Igrejas não trinitárias costumam crer no mortalismo, orações e práticas devocionais a Maria (a quem eles consideram estar em "sono profundo" aguardando a ressurreição) não fazem parte de suas doutrinas.[140] Emanuel Swedenborg diz que Deus não poderia abordar diretamente os maus espíritos para resgatar os bons espíritos sem destruí-los (Êxodo 33:20, João 1:18), assim, Deus engravidou Maria dando a Jesus Cristo o acesso para o mal da hereditariedade da raça humana, a qual ele poderia se aproximar, redimir e salvar.[141]

No Islamismo

Ver artigo principal: Mariam
Maryam (Maria) com seu filho Isa (Jesus), miniatura persa

Maria, a mãe de Jesus, é mencionada como Maryam no Alcorão, onde aparece mais do que em todo o Novo Testamento.[142][143] Ela desfruta de uma posição singularmente distinta e honrada entre as mulheres no Alcorão. Uma Sura (capítulo) do Alcorão é intitulada "Maryam" (Maria), a única Sura do Alcorão com o nome de uma mulher, em que a história de Maria (Maryam) e Jesus (Isa) é contada segundo a visão islâmica.[144]

Ela é mencionada no Alcorão com o título de Nossa Senhora (syyidatuna), filha de Imran e Hannah.[145]

Ela é a única mulher nomeada diretamente no Alcorão, declarada (junto com Jesus) ser um sinal de Deus para a humanidade (Al-Muminun23:50); aquela que guardava a sua castidade; a obediente (At-Tahrim66:12); escolhida por sua mãe e dedicada a Deus, enquanto ainda estava no ventre (Al-i-Imran3:36); exclusivamente (entre mulheres) aceita em serviço de Deus, entregue aos cuidados de um dos profetas do Islã, Zakariya (Zacarias) (Al-i-Imran3:37); em sua infância residiu no Templo de Salomão e tinha acesso exclusivo ao Almirabe (entende-se como o Santo dos Santos) (Al-i-Imran3:37).[145]

Maria também é chamada de a escolhidaa purificada (Al-i-Imran3:42); a sinceríssima (Al-Ma'ida5:75); seu filho foi concebido por meio da ação de Deus (Al-i-Imran3:45); e exaltada acima de todas as mulheres da humanidade (Al-i-Imran3:42).

O Alcorão relata narrativas detalhadas de Maryam (Maria) em dois lugares, Sura 3 e Sura 19. As crenças de que Maria foi concebida sem pecado e que ela permaneceu virgem após o parto são aceitas pelos muçulmanos.[146][147][148] O relato feito na Sura 19 do Alcorão é quase idêntica ao Evangelho de Lucas, ambos começam com a visita de um anjo a Zakariya (Zacarias) com a boa nova do nascimento de Yahya (João Batista), seguido pela anunciação.[149]

Na tradição islâmica, Maria e Jesus eram as únicas crianças que não poderiam ser tocadas por Satanás no momento de seu nascimento, pois Deus impôs um véu entre eles e o anjo caído.[150] Segundo o autor Shabbir Akhtar, a perspectiva islâmica sobre a Imaculada Conceição de Maria é compatível com a doutrina católica de mesmo nome.[151][152]

O Alcorão diz que Jesus foi o resultado de um nascimento virginal. O relato mais detalhado da anunciação e nascimento de Jesus é fornecido na Sura 3 e 19 do Alcorão, onde está escrito que Deus enviou um anjo para anunciar que ela em breve teria um filho, apesar de ser uma virgem.[153]

Outras perspectivas

Oponente do Cristianismo primitivo

Desde o início do cristianismo, a crença na virgindade de Maria e na concepção virginal de Jesus (como indicado nos evangelhos, fenômenos santos e sobrenaturais), foram usadas por detratores, políticos e religiosos, como tópicos de discussões, debates e escritos, especificamente destinados a desafiar a divindade de Jesus e, portanto, os cristãos e o cristianismo.[154] No século II, o filósofo grego Celsus, oponente do Cristianismo primitivo, sugeriu que Jesus era o filho ilegítimo de um soldado romano chamado Panthera, essa foi uma das primeiras polêmicas anti-cristãs.[155] As opiniões de Celsus chamaram a atenção de Orígenes, padre da Igreja em Alexandria, Egito, que considerou o ponto de vista dele uma história inventada.[156] O quanto Celsus se baseou em fontes judaicas continua a ser um tema de discussão.[157]

No Judaísmo

A questão dos parentes de Jesus no Talmude também afeta a visão de sua mãe. No entanto, o Talmude não menciona Maria pelo nome e é atencioso ao invés de apenas polêmico.[158][159] A história sobre Panthera também é encontrada no Toledot Yeshu, as origens literárias não podem ser rastreadas com toda a certeza, mas é improvável que seja anterior ao século IV, sendo tarde demais para incluir lembranças autênticas de Jesus.[160] The Blackwell Companion to Jesus afirma que o Toledot Yeshu não tem fatos históricos e talvez tenha sido criado como uma ferramenta para afastar as conversões ao cristianismo.[161] O nome Panthera pode ser uma distorção do termo parthenos (virgem), Raymond E. Brown considera a história uma explicação fantasiosa do nascimento de Jesus, que inclui pouquíssimas evidências.[162]

Na Arábia do quarto século

De acordo com o heresiologista do século IVEpifânio, em sua obra intitulada Panarion, a Virgem Maria era adorada como uma deusa mãe na seita árabe conhecida como coliridianismo, grupo composto principalmente por mulheres, tendo ainda muitas sacerdotisas que faziam oferendas de pães para a Virgem Maria, juntamente com outras práticas. O grupo foi condenado como herético pela Igreja Católica Romana.[163]

Estudo do Jesus histórico

Ver artigo principal: Jesus histórico

Até hoje estudiosos continuam a discutir a data do nascimento de Jesus a partir de várias perspectivas, incluindo análise textual, registros históricos e testemunhas pós-apostólicas.[164] Bart D. Ehrman sugeriu que o método histórico nunca poderá comentar sobre a possibilidade de aspectos sobrenaturais.[165]

A declaração em Mateus 1:25 de que "José não conheceu Maria até que ela deu à luz um filho" tem sido debatida entre os estudiosos, alguns sugerindo que Maria não permaneceu virgem durante toda a sua vida.[166] Outros afirmam que palavra grega hoes (ou seja, "até") denota um estado até certo ponto, mas não significa que o estado terminou depois desse ponto, e que Mateus 1:25 não confirma ou nega a virgindade de Maria após o nascimento de Jesus.[167][168][169]

Outros versos bíblicos também foram debatidos, como por exemplo, a referência em Romanos 1:3 de que Jesus vinha "da descendência de Davi segundo a carne", supondo-se que São José é o pai de Jesus.[170] No entanto, a maioria dos estudiosos rejeitam essa interpretação, dado que Paulo usou a palavra grega genomenos (ou seja, tornar-se), a "descendência de Davi" provavelmente se refere a linhagem de Maria.[171][172][173]

Representação nas artes

Pietá de Miguelângelo

A devoção e o culto à Virgem Maria têm sido expresso nas artes em especial na arte sacra e na arte religiosa desde os tempos dos Padres da Igreja até os tempos modernos, ressaltando-se sobre o tema os grandes mestres do Renascentismo e do Barroco. No barroco mineiro as obras do Aleijadinho, tanto os afrescos como as esculturas, são também obras notáveis de representação da Virgem.

Literatura

Muitos autores escreveram sobre Maria e suas virtudes e predicados, dentre eles Dante Alighieri na sua obra A Divina ComédiaÉs tão grande, Senhora, e tão poderosa, que quem pretenda alcançar uma graça sem recorrer a ti, deseja o impossível de voar sem asas. (Paraíso XXXIII, 13-15). Miguel de Cervantes, em "El licenciado Vidriera"; García Lorca, em "Romancero Gitano"; Tagore, em "La luna nueva" e famoso ainda é o "Poema à Virgem" de José de Anchieta, dentre muitas outras obras literárias e poéticas.

Escultura

São inúmeras as esculturas representando Maria. A sua mais famosa representação é a Pietà de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano. No Brasil destacam-se, principalmente no período barroco, as obras de Aleijadinho.

Música

A música mais conhecida é Ave Maria de Franz Schubert e de Gounod. Vários outros compositores escreveram música para o texto da "Ave Maria", entre os quais pode-se citar também Giuseppe VerdiGiacomo Puccini e Bonaventura Somma.

Pintura

A Virgem, o Menino e Santa Ana, por Leonardo da Vinci, 1510, Museu do LouvreParis
Ver artigo principal: Vida da Virgem

É grande a quantidade de pinturas contendo cenas da vida da Virgem Maria, são inúmeras as obras de pintores europeus, do barroco e do renascimento, que se encontram nos principais museus europeus.

Dentre as inúmeras pinturas de cenas da vida de Maria ou que buscaram retratá-La destacam-se as obras de Antonello da Messina, Bayerischer Meister, CaravaggioDante Gabriel RossettiDiego VelázquezDirck BoutsDomenico di BartoloDomenico GhirlandaioEl GrecoFra AngelicoFra Filippo LippiFrancisco de ZurbaránGabriel WugerGeertgen tot Sint JansGeorges de La TourGertrude PsalterGiotto di BondoneGregorio FernándezJacques DaretJean MalouelLeonardo da VinciLorenzo MonacoLuigi CrosioMelozzo da ForlìMichelangelo Buonarroti,MurilloParmigianinoPeter Paul RubensPietro LorenzettiPietro PeruginoPompeo BatoniRaffaello SanzioRogier van der WeydenSalvador DalíSandro BotticelliTeófanes, o Grego e Tiziano Vecellio, dentre vários outros.

Cinema

A figura de Maria de Nazaré tem sido retratada em vários filmes, como por exemplo:

Notas

Ver também

Notas e referências

  1.  The Life of Jesus of Nazareth, By Rush Rhees, (BiblioBazaar, LLC, 2008), page 62
  2.  «Feast of the Nativity of the Blessed Virgin Mary». Newadvent.org. 1 de outubro de 1911. Consultado em 2 de março de 2010
  3. ↑ Ir para:a b Ronald Brownrigg, Canon Brownrigg Who's Who in the New Testament 2001 ISBN 0-415-26036-1 page T-62
  4.  Original da bíblia em grego, versão Scriveners Textus Receptus 1894. A grafia Μαριας é utilizada em Mateus (eg 1.16), Marcus (eg 6.3) e João (eg 11.1). A grafia Μαριαμ é utilizada em Lucas (eg 1.30).
  5.  Mary in the New Testament, Raymond Edward Brown, Joseph A. Fitzmyer, Karl Paul Donfried, A Collaborative statement by Protestant, Anglican and Roman Catholic scholars, (NJ 1978), page 140
  6.  Mateus 1:16-25Lucas 1:26-56Lucas 2:1-7
  7.  Mateus 1:23 usa o grego parthénos (virgem), enquanto Isaías 7:14 usa o hebraico Almah. Veja o artigo sobre parthénos em Bauer/(Arndt)/Gingrich/Danker, "A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature", Second Edition, University of Chicago Press, 1979, p. 627.
  8.  Browning, W. R. F. A dictionary of the Bible. 2004 ISBN 0-19-860890-X page 246
  9.  Ruiz, Jean-Pierre. "Between the Crèche and the Cross: Another Look at the Mother of Jesus in the New Testament." New Theology Review; Aug2010, Vol. 23 Issue 3, pp3-4
  10.  Allison, Dale C., Matthew: A Shorter Commentary, p.12 Continuum International Publishing Group, 2004 ISBN 0-567-08249-0
  11.  Burke, Raymond L.; et al. (2008). Mariology: A Guide for Priests, Deacons, Seminarians, and Consecrated Persons ISBN 978-1-57918-355-4 page 178
  12.  Mary for evangelicals by Tim S. Perry, William J. Abraham 2006 ISBN 0-8308-2569-X page 142
  13.  «Esclarecimentos para os irmãos separados: Os católicos e a Virgem Maria». Consultado em 23 de junho de 2015
  14.  Christian belief and practice by Gordon Geddes, Jane Griffiths 2002 ISBN 0-435-30691-X page 12
  15.  "Mary, the mother of Jesus." The New Dictionary of Cultural Literacy, Houghton Mifflin. Boston: Houghton Mifflin, 2002. Credo Reference. Web. 28 September 2010.
  16.  Hillerbrand, Hans Joachim (2003). Encyclopedia of Protestantism, Volume 3. [S.l.: s.n.] 1174 páginas. ISBN 0-415-92472-3
  17.  Ruiz, Jean-Pierre. "Between the Crèche and the Cross: Another Look at the Mother of Jesus in the New Testament." New Theology Review. Aug 2010, Vol. 23 Issue 3, pp. 5-15
  18.  «As duas mulheres do apocalipse – Parte I». Consultado em 18 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2014
  19. ↑ Ir para:a b Alban ButlerLives of the Saints - The Nativity of the Blessed Virgin [em linha]
  20.  M'Clintock e Strong. Cyclopædia (Ciclopédia). 1881, Vol. III, p. 774
  21. ↑ Ir para:a b c Efrém da SíriaCaverna dos TesourosOs quinhentos anos desde o segundo ano de Ciro até o nascimento de CristoAs genealogias dos israelitas mais tardios [em linha]
  22.  Tiago, Pseudo. «Pseudo-Evangelho de Tiago» (PDF)
  23.  O Confessor, são Máximo (2020). A Vida da Virgem. [S.l.]: Minha Biblioteca Católica. p. 10, 11 e 12. 2 páginas
  24.  O Confessor, São Máximo (2020). A Vida da Virgem. [S.l.]: Minha Biblioteca Católica. p. 13. 1 páginas
  25.  Baldovin, John and Johnson, Maxwell, Between memory and hope: readings on the liturgical year 2001 ISBN 0-8146-6025-8 page 386
  26.  Dalmais, Irénée, et al. The Church at Prayer: The liturgy and time 1985 ISBN 0-8146-1366-7 page 130
  27.  McNally, Terrence, What Every Catholic Should Know about Mary ISBN 1-4415-1051-6 page 186
  28.  Benz, Ernst The Eastern Orthodox Church: Its Thought and Life 2009 ISBN 0-202-36298-1 page 62
  29.  Burke, Raymond et al. Mariology: A Guide for Priests, Deacons, Seminarians, and Consecrated Persons 2008 ISBN 978-1-57918-355-4 page 178
  30.  The encyclopedia of Christianity, Volume 3 by Erwin Fahlbusch, Geoffrey William Bromiley 2003 ISBN 90-04-12654-6 page 406
  31.  Catholic encyclopedia
  32.  Osborne, John L. "Early Medieval Painting in San Clemente, Rome: The Madonna and Child in the Niche" Gesta 20.2 (1981:299–310) and (note 9) referencing T. Klauser, Rom under der Kult des Gottesmutter Maria, Jahrbuch für der Antike und Christentum 15 (1972:120–135).
  33.  Vatican website
  34.  Toronto Star article - In December 2010, Catherine Lawless of the University of Limerick stated that by analyzing 15th-century Florentine manuscripts, she had concluded that Ismeria was the maternal grandmother of Mary. Toronto Star Dec 2010 Discovery News
  35.  Mâle, Emile (1978). Religious Art in France: The Twelfth Century. Traduzido de Mathews, Marthiel.
  36.  Warner, Marina (1976). Alone of All her Sex: The Myth and the Cult of the Virgin Mary.
  37.  Pelikan, Jaroslav (1996). Mary Through the Centuries: Her Place in the History of Culture. Imprensa da Universidade de Yale.
  38. ↑ Ir para:a b c Eastern Orthodoxy through Western eyes by Donald Fairbairn 2002 ISBN 0-664-22497-0 page 99-101
  39. ↑ Ir para:a b The Orthodox Church by Serge? Nikolaevich Bulgakov 1997 ISBN 0-88141-051-9 page 116
  40.  Miravalle, Mark. Introduction to Mary'’. 1993 Queenship Publishing ISBN 978-1-882972-06-7 pages 92–93
  41.  The Orthodox word, Volumes 12–13, 1976 page 73
  42.  Trigilio, John and Brighenti, Kenneth The Catholicism Answer Book 2007 ISBN 1-4022-0806-5 page 58
  43.  The History of the Christian Church by Philip Smith 2009 ISBN 1-150-72245-2 page 288
  44.  The Celebration of Faith: The Virgin Mary by Alexander Schmemann 2001 ISBN 0-88141-141-8 page 11 [1]
  45.  De Sherbinin, Julie Chekhov and Russian religious culture: the poetics of the Marian paradigm 1997 ISBN 0-8101-1404-6 page 15 [2]
  46.  Pope John Paul II, General Audience, 1997
  47.  Kilmartin Edward The Eucharist in the West 1998 ISBN 0-8146-6204-8 page 80
  48.  Ciaravino, Helene How to Pray 2001 ISBN 0-7570-0012-6 page 118
  49.  Williams, Rowan Ponder these things: praying with icons of the Virgin 2002 ISBN 1-85311-362-X page 7
  50.  Encyclopedia of Catholicism by Frank K. Flinn, J. Gordon Melton 2007 ISBN 0-8160-5455-X pages 443–444
  51. ↑ Ir para:a b c d Hillerbrand, Hans Joachim. Encyclopedia of Protestantism, Volume 3 2003. ISBN 0-415-92472-3 page 1174
  52.  The Canons of the Two Hundred Holy and Blessed Fathers Who Met at Ephesus
  53.  M'Corry, John StewartTheotokos: Or, the Divine Maternity. 2009 ISBN 1-113-18361-6 page 10
  54.  The Christian theology reader by Alister E. McGrath 2006 ISBN 1-4051-5358-X page 273
  55.  What Every Catholic Should Know about Mary by Terrence J. McNally ISBN 1-4415-1051-6 page 128
  56.  Legends of the Madonna by Anna Jameson 2009 1406853380 page 50
  57.  Ann Ball, 2003 Encyclopedia of Catholic Devotions and Practices ISBN 0-87973-910-X page 515
  58.  Candice Lee Goucher, 2007 World history: journeys from past to present ISBN 0-415-77137-4 page 102
  59.  Ann Ball, 2003 Encyclopedia of Catholic Devotions and Practices ISBN 0-87973-910-X page 525
  60. ↑ Ir para:a b c d Flinn, Frank K., J. Gordon MeltonEncyclopedia of Catholicism. 2007 ISBN 0-8160-5455-X pages 443–444
  61. ↑ Ir para:a b Clayton, Mary. The Cult of the Virgin Mary in Anglo-Saxon England. 2003 ISBN 0-521-53115-2 pages 26–37. Parcialmente digitalizada no Google livros. "...In Byzantium it subsequently became a feast of Simeon." (p. 26)
  62.  EWTN on Battle of Lepanto (1571) [3]
  63.  by Butler, Alban, Peter Doyle. Butler's Lives of the Saints. 1999 ISBN 0-86012-253-0 page 222
  64.  Jackson, Gregory Lee, Catholic, Lutheran, Protestant: a doctrinal comparison. 1993 ISBN 978-0-615-16635-3 page 254
  65.  As aparições que não ficaram na história in Notícias Magazine, 15/05/2016.
  66. ↑ Ir para:a b c d Encyclopedia of Protestantism, Volume 3 2003 by Hans Joachim Hillerbrand ISBN 0-415-92472-3 page 1174 [4]
  67.  Jackson, Gregory Lee.Catholic, Lutheran, Protestant: a doctrinal comparison. 1993 ISBN 978-0-615-16635-3 page 254
  68.  Miravalle, Mark. Introduction to Mary'’. 1993 Queenship Publishing ISBN 978-1-882972-06-7 page 51
  69.  Camille Fronk, "Mary, Mother of Jesus," Encyclopedia of Mormonism (New York, NY: Macmillan Publishing Co., 1992), 2:863–64.
  70.  Doctrinal Insights to the Book of Mormon by Doug Bassett 2007 ISBN 1-59955-051-2 page 49
  71.  New Catholic Encyclopedia (1967, Vol. X, p. 21)
  72.  Miravalle, Mark Introduction to Mary, 1993, ISBN 978-1-882972-06-7, pages 44–46
  73.  São Tomás de Aquino, Summa Theologiae, I, q. 25, a. 6.
  74.  "Virgin Birthbritannica.com'.' Retrieved October 22, 2007.
  75. ↑ Ir para:a b Miravalle, Mark Introduction to Mary, 1993, ISBN 978-1-882972-06-7, pages 56–64
  76. ↑ Ir para:a b c Fahlbusch, Erwin, et al. The encyclopedia of Christianity, Volume 3 2003 ISBN 90-04-12654-6 pages 403–409
  77.  Pope Pius XII: "Munificentissimus Deus─Defining the Dogma of the Assumption", par. 44. Vatican, November 1, 1950
  78.  «Catholic Encyclopedia: Immaculate Conception». Newadvent.org. Consultado em 2 de março de 2010
  79.  Ware, Timothy. The Orthodox Church (Penguin Books, 1963, ISBN 0-14-020592-6), pp. 263–4.
  80.  Catechism of the Catholic Church §499
  81.  Miegge, Giovanni, The Virgin Mary: Roman Catholic Marian Doctrine, pgs. 15–22, Westminister Press, Philadelpia, 1963.
  82.  Merriam-Webster's encyclopedia of world religions by Wendy Doniger, 1999 ISBN 0-87779-044-2 page 696
  83.  «Encyclical Ad Caeli Reginam». Vatican
  84.  L'Osservatore Romano, edição semanal em inglês 25 de junho de 1997, página 10
  85.  «Item 971 – Devotion to the Blessed Mary»Catechism of the Catholic Church. Vatican. Consultado em 1 de outubro de 2010
  86.  The Catholicism Answer Book by John Trigilio, Kenneth Brighenti 2007 ISBN 1-4022-0806-5 page 325
  87.  Vatican website: Marian consecration and entrustment, item 204
  88.  Schroede, Jenny, The Everything Mary Book 2006 ISBN 1-59337-713-4 page 219
  89.  O'Carroll, Michael, The Alliance of the Hearts of Jesus and Mary 2007, ISBN 1-882972-98-8 pages 10–15
  90.  Catholic encyclopedia
  91.  «Zenit News 2008 Cardinal Urges Devotion to Rosary and Scapular». Consultado em 21 de junho de 2012. Arquivado do original em 14 de novembro de 2012
  92.  Geoghegan. G.P. A Collection of My Favorite Prayers, 2006 ISBN 1-4116-9457-0 pages 31, 45, 70, 86, 127
  93.  Handbook of Prayers by James Socías 2006 ISBN 0-87973-579-1 page 483
  94.  The encyclopedia of Christianity, Volume 4 by Erwin Fahlbusch, Geoffrey William Bromiley 2005 ISBN 0-8028-2416-1 page 575
  95.  Pope Leo XIII. «Encyclical of Pope Leo XIII on the Rosary»Octobri Mense. Vatican. Consultado em 4 de outubro de 2010
  96. ↑ Ir para:a b Redemptoris Mater at the Vatican website
  97.  Mary, mother of the redemption by Edward Schillebeeckx 1964 ASIN B003KW30VG pages 82–84
  98.  Mary in the Redemption by Adrienne von Speyr 2003 ISBN 0-89870-955-5 pages 2–7
  99.  Salvation Through Mary by Henry Aloysius Barry 2008 ISBN 1-4097-3172-3 pages 13–15
  100.  Cateechism at the Vatican website
  101.  A Beginner's Book of Prayer: An Introduction to Traditional Catholic Prayers by William G. Storey 2009 ISBN 0-8294-2792-9 page 99
  102.  Ann Ball, 2003 Encyclopedia of Catholic Devotions and Practices ISBN 0-87973-910-X page 365
  103.  Our Sunday Visitor's Catholic Almanac by Matthew Bunson 2009 ISBN 1-59276-441-X page 122
  104.  The Catholic Handbook for Visiting the Sick and Homebound by Corinna Laughlin, Sara McGinnis Lee 2010 ISBN 978-1-56854-886-9 page 4
  105.  catecismo da Igreja Católica pag.143, CNBB (1998). edição tipica vaticana. [S.l.: s.n.]
  106. ↑ Ir para:a b Burke, Raymond L.; et al. (2008). Mariology: A Guide for Priests, Deacons, Seminarians, and Consecrated Persons ISBN 978-1-57918-355-4 page xxi
  107.  Barth, Karl, Church dogmaticsISBN 0-567-05069-61, pp. 143–4
  108.  Lehmann, H., ed. ‘’Luther's Works, American edition,’’ vol. 43, p. 40, Fortress, 1968.
  109.  Lee (1993), Catholic, Lutheran, Protestant: a doctrinal comparisonISBN 978-0-615-16635-3, p. 249
  110.  Alternately: “It cannot even be denied that God conferred the highest honour on Mary, by choosing and appointing her to be the mother of his Son.” Commentary on a Harmony of the Evangelists, Matthew, Mark, and Luke, 1845, Jean Calvin, Rev. William Pringle, Edinburgh, Volume 2, p. 87. [5] "Neque etiam negari potest, quin Deus Mariam Filio suo matrem eligens ac destinans summo eam honore dignatus sit." Calvin’s Opera, vol. 45 (Corpus Reformatorum, vol. 73), p. 348. [6]
  111.  McKim, Donald K (2004), The Cambridge companion to John CalvinISBN 0-521-01672-X
  112.  Haffner, Paul (2004), The mystery of MaryISBN 0-85244-650-0, p. 11
  113.  Geisler, Norman L; MacKenzie, Ralph E (1995), Roman Catholics and Evangelicals: agreements and differencesISBN 0-8010-3875-8, p. 143
  114.  Buckley, Theodore Alois. The catechism of the Council of Trent.2010.
  115.  Bäumer, Remigius. Marienlexikon Gesamtausgabe, Leo Scheffczyk, ed., (Regensburg: Institutum Marianum, 1994), 190.
  116.  Schroedel, Jenny (2006), The Everything Mary BookISBN 1-59337-713-4, pp. 125–6
  117.  Jackson, Gregory Lee (1993), Catholic, Lutheran, Protestant: a doctrinal comparisonISBN 978-0-615-16635-3, p. 249
  118.  Bäumer, 191
  119.  Haffner, Paul (2004), The mystery of MaryISBN 0-85244-650-0, p. 223
  120.  Bäumer, 190.
  121.  Colonna, Vittoria; Matraini, Chiara (2009), Who Is Mary?ISBN 0-226-11400-7, p. 34
  122.  Eric W. Gritsch (1992). H. George Anderson, J. Francis Stafford, Joseph A. Burgess (eds.), ed. The One Mediator, The Saints, and Mary, Lutherans and Roman Catholic in DialogueVII. Minneapolis: Augsburg Fortress. p. 235
  123.  Luther's Works, 47, pp. 45f.
  124.  Lutherans and Catholics in Dialogue VIII, p. 29.
  125.  «Homiliae S. Bernardi super evangelio». Google
  126.  Doberstein, John W.; Lehmann, Helmut T., eds. (17 de janeiro de 1546), «Sermon on the Second Sunday after Epiphany», Luther's WorksISBN 978-0-8006-0351-9, 51 Sermons I, Fortress Press, p. 375 Verifique data em: |data= (ajuda)
  127.  Dr. Martin Luthers Werke, Kritische Gesamtausgabe51, Weimar, 1883, p. 128
  128.  «More FAQ (about The Anglo-Lutheran Catholic Church)». Consultado em 25 de junho de 2012. Arquivado do original em 23 de maio de 2010
  129.  Wesley’s Letters, The Wesley Center Online, 1749, consultado em 25 de junho de 2012, arquivado do original em 5 de novembro de 2011
  130. ↑ Ir para:a b «Mary's Perpetual Virginity». Consultado em 25 de junho de 2012. Arquivado do original em 25 de agosto de 2012
  131.  What does The United Methodist Church teach about the Virgin Mary?
  132.  Comparing Christian Denominations – Beliefs: Nature of Mary
  133.  The Articles of Religion of the Methodist Church I-IV
  134.  Methodist church stirs controversy with statue
  135.  What does The United Methodist Church teach about the Immaculate Conception and the Virgin Birth?
  136.  The Book of Mormon, Palmyra, NY: E.B. Grandin, 1830, p. 25Online reprint at inephi.com by John Hajicek.
  137.  1 Nephi 11:18
  138.  Latter Day Saint author Hugh Nibley has argued that the change was made to "avoid confusion, since during the theological controversies of the early Middle Ages the expression 'mother of God' took on a speciref>Mary, mother of the redemption by Edward Schillebeeckx 1964 ASIN B003KW30VG pages 82–84al connotation which it still has for many Christians". («"There Can Be No More Bible"», Since CumorahISBN 0-87579-139-5 2nd ed. , Salt Lake City, UT: Deseret Book and FARMS, 1988 [1967], p. 6, OCLC 17618853)
  139.  Introduction to New and Alternative Religions in America 2006 Page 73 Eugene V. Gallagher, W. Michael Ashcraft "Jehovah's Witnesses pray to God in the name of Jesus, but insist that the Bible never identifies Christ as an eternal ... Jehovah God caused an ovum, or egg cell, in Mary's womb to become fertile, accomplishing this by the transferal of "
  140.  Christian mortalism from Tyndale to Milton Norman T. Burns - 1972
  141.  Swedenborg, E. ‘’The True Christian Religion’’ (New York: Swedenborg Foundation, 1951, Chapters 2 and 3)
  142.  «Mary and Angels». Readingislam.com. 1 de setembro de 2002. Consultado em 2 de março de 2010
  143.  Alaharasan, V. Antony John.Home of the Assumption: Reconstructing Mary's Life in Ephesus. 2006 ISBN 1-929039-38-7 page 66
  144.  Jestice, Phyllis G. Holy people of the world: a cross-cultural encyclopedia, Volume 3. 2004 ISBN 1-57607-355-6 page 558 [7]
  145. ↑ Ir para:a b The new encyclopedia of Islam by Cyril Glassé, Huston Smith 2003 ISBN 0-7591-0190-6 page 296 [8]
  146.  Jomier, Jacques. The Bible and the Qur'an. 2002 ISBN 0-89870-928-8 page 133
  147.  Nazir-Ali, Michael. Islam, a Christian perspective. 1984 ISBN 0-664-24527-7 page 110
  148.  EWTN
  149.  Jackson, Montell. Islam Revealed. 2003 ISBN 1-59160-869-4 page 73
  150.  Rodwell, J. M. The Koran. 2009 ISBN 0-559-13127-5 page 505
  151.  Akhtar, Shabbir.The Quran and the secular mind: a philosophy of Islam. 2007 page 352
  152.  Glassé, Cyril, Huston Smith. The new encyclopedia of Islam. 2003 ISBN 0-7591-0190-6 page 240
  153.  Sarker, Abraham.Understand My Muslim People. 2004 ISBN 1-59498-002-0 page 260 [9]
  154.  Bennett, Clinton, In search of Jesus 2001 ISBN 0-8264-4916-6 pages 165–170
  155.  Also see: Schaberg, JaneIllegitimacy of Jesus: A Feminist Theological Interpretation of the Infancy Narratives (Biblical Seminar Series, No 28), ISBN 1-85075-533-7.
  156.  Contra Celsum by Origen, Henry Chadwick (Cambridge: Cambridge University Press, 1953) reprint 1980 ISBN 0-521-29576-9 page 32
  157.  John Patrick The Apology of Origen in Reply to Celsus 1892 reprint 2009 ISBN 1-110-13388-X pages 22–24
  158.  The Talmud Yerushalmi and Graeco-Roman culture: Volume 3 - Page 369 Peter Schäfer, Catherine Hezser - 2002 The Mother of the Messiah in the Talmud Yerushalmi and Sefer Zerubbabel by Martha Himmelfarb "Through the centuries the Virgin Mary has played a central role in Christian piety. Unlike so many aspects of Christianity, veneration of the ..."
  159.  Peter Schäfer Mirror of His beauty: feminine images of God from the Bible to the ..2002 Page 233 "On the one hand, it mockingly disapproves of the idea of the mother of God; on the other hand it treats Mary considerately and by no means only polemically. The talmudic and post-talmudic discussions about the Virgin Mary are classic ..."
  160.  Van Voorst, Robert E (2000). Jesus Outside the New Testament: An Introduction to the Ancient Evidence WmB Eerdmans Publishing. ISBN 0-8028-4368-9 pp. 122 and 127
  161.  Michael J. Cook Jewish Perspectives on Jesus Chapter 14 in the "The Blackwell Companion to Jesus" edited by Delbert Burkett 2011 ISBN 978-1-4443-2794-6
  162.  Mary in the New Testament by Raymond Edward Brownet al. 1978 ISBN 0-8091-2168-9 page 262
  163.  http://www.ewtn.com/library/HOMELIBR/COLLYRID.TXT
  164.  Bromiley, Geoffrey W. The International Standard Bible Encyclopedia: Q-Z 1995 ISBN 0-8028-3784-0 pages 990–991
  165.  Ehrman, Bart; Craig, William Lane (28 de março de 2006). «William Lane Craig and Bart Ehrman "Is There Historical Evidence for the Resurrection of Jesus?"». College of the Holy Cross, Worcester, Massachusetts: bringyou.to. Consultado em 11 de agosto de 2010Historians can only establish what probably happened in the past, and by definition a miracle is the least probable occurrence. And so, by the very nature of the canons of historical research, we can't claim historically that a miracle probably happened. By definition, it probably didn't. And history can only establish what probably did.
  166.  Coogan, Michael (2010). God and Sex. What the Bible Really Says 1st ed. New York, Boston: Twelve. Hachette Book Group. p. 39. ISBN 978-0-446-54525-9. Consultado em 5 de maio de 2011
  167.  McNally, Terrence, What Every Catholic Should Know about Mary ISBN 1-4415-1051-6 page 95
  168.  Cradle of redeeming love by John Saward 2002 Ignatius Press ISBN 0-89870-886-9 page 17
  169.  Mary in the New Testament by Raymond Edward Brown 1978 ISBN 0-8091-2168-9 page 86
  170.  Coogan, Michael (2010). God and Sex. What the Bible Really Says 1st ed. New York, Boston: Twelve. Hachette Book Group. p. 38. ISBN 978-0-446-54525-9. Consultado em 5 de maio de 2011
  171.  This Jesus by Markus Bockmuehl 2004 ISBN 0-567-08296-2 page 32
  172.  Aquinas on doctrine: a critical introduction by Thomas Gerard Weinandy, John Yocum 2004 ISBN 0-567-08411-6 pages 245-246
  173.  All the Doctrines of the Bible by Herbert Lockyer 1988 ISBN 0-310-28051-6 page 43

Bibliografia

  • Aquino, São Tomás deSumma Theologiae.
  • Dattler, Frederico. Sinopse dos quatro Evangelhos. São Paulo: Paulus, 1986. ISBN 85-349-1158-4
  • Iglesias, Salvador M. O Evangelho de Maria. Tradução de Emérico da Gama. São Paulo: Quadrante, 1991.
  • Newman, John HenryReflexões sobre a Virgem Santíssima. Tradução de Rodrigo Matsuki. São Paulo: Factash Editora, 2006. ISBN 85-89909-29-8
  • Messori, Vittorio. Hipóteses sobre Maria: fatos, indícios, enigmas. Tradução Ubenai Fleuri. - Aparecida, São Paulo: Editora Santuário, 2008. ISBN 978-85-369-0119-0
  • Orosco, Antonio. Mirar a María. Madrid: Rialp, 1992.
  • Orozco, Antonio. Mãe de Deus e nossa Mãe. Iniciação à Mariologia. Lisboa: Diel, 1997. ISBN 972-8040-11-3
  • Suárez, frederico. A Virgem Nossa Senhora. Tradução de Maria Pacheco. São Paulo: Quadrante, 2003. ISBN 85-7465-060-9
  • Walsh, William Thomas. Nossa Senhora de Fátima. Tradução e revisão histórica de Emérico da Gama. São Paulo: Quadrante, 1996.
  • Zink, Michel. Le jongleur de Notre Dame, contes chrétiens du Moyen Âge. Éditions de Seuil, 1999. ISBN 85-7465-036-6

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
WikiquoteCitações no Wikiquote
CommonsCategoria no Commons

DIA MUNDIAL DA PAZ - 1 DE JANEIRO DE 2022

 

Dia Mundial da Paz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia Mundial da Paz
Nome oficialDia Mundial da Paz
TipoInternacional
Data1 de janeiro
Frequênciaanual

Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz, é comemorado em 1 de janeiro, tendo sido criado pelo Papa Paulo VI em 1967.[1]

Em 8 de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1 de janeiro de cada ano. Mas o papa não queria que a comemoração se restringisse apenas aos católicos – para ele, a verdadeira celebração da paz só estaria completa se envolvesse todos os homens, não importando a religião. “A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, dizia, em sua mensagem. No texto, expressava seu desejo de que esta iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”. Portanto, O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos "verdadeiros amigos da Paz", independente de credo, etnia, posição social ou econômica.

Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se se tratasse de uma iniciativa sua própria; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a caráter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz.

Completava ainda o Papa Paulo VI: "A Igreja católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a ideia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, caráter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil".

Temas do Dia Mundial da Paz

Os Papas têm por costume escolher um tema e escrever uma mensagem para este dia.

Temas escolhidos pelo Papa Paulo VI

ANOTEMA
1968O Dia da Paz
1969A promoção dos direitos do Homem, caminho para a Paz
1970Educação para a Paz mediante a reconciliação
1971Todos os homens são meus irmãos
1972Se queres a Paz, trabalha pela justiça
1973A Paz é possível
1974A Paz também depende de ti
1975A Reconciliação, caminho para a Paz
1976As verdadeiras armas da Paz
1977Se queres a Paz, defendes a vida
1978Não à violência, sim à Paz

Temas escolhidos pelo Papa João Paulo II

ANOTEMA
1979Para alcançar a Paz, educar para a Paz
1980A verdade, força da Paz
1981Para servir a Paz, respeita a liberdade
1982A Paz: dom de Deus confiado aos homens
1983O diálogo para a Paz, um desafio para o nosso tempo
1984De um coração novo, nasce a Paz
1985A Paz e os jovens caminham juntos
1986A Paz é um valor sem fronteiras. Norte, Sul, Leste, Oeste: uma só Paz
1987Desenvolvimento e Solidariedade: duas chaves para a Paz
1988Liberdade Religiosa, condição para a Paz
1989Para construir a Paz, respeita a consciência do homem
1990Paz com Deus criador, Paz com toda criação
1991Se queres a Paz, respeita a consciência do homem
1992Os crentes unidos na construção da Paz
1993Se queres a Paz, vais ao encontro dos pobres
1994Da Família nasce a Paz da família humana (no Ano Internacional da Família)
1995Mulher, educadora da Paz
1996Demos às crianças um futuro de Paz
1997Oferece o perdão, recebe a Paz
1998Da justiça de cada um, nasce a Paz para todos
1999No respeito dos direitos humanos, o segredo da verdadeira Paz
2000Paz na terra aos homens que Deus ama
2001Diálogo entre as culturas para uma civilização do Amor e da Paz
2002Não há Paz sem justiça, não há justiça sem perdão
2003Pacem in Terris: um compromisso permanente (nos 40 anos da encíclica de João XXIII)
2004Um compromisso sempre atual: educar para a Paz
2005Não te deixes vencer pelo mal, vence antes o mal com o bem

Temas escolhidos pelo Papa Bento XVI

ANOTEMA
2006Na verdade, a Paz
2007A Pessoa Humana, coração da Paz
2008Família Humana: Comunidade de Paz
2009Combater a pobreza, construir a Paz
2010Se quiser cultivar a Paz, preserve a criação
2011Liberdade Religiosa, caminho para a Paz
2012Educar os jovens para a Justiça e para a Paz
2013Bem-aventurados os construtores de Paz

Temas escolhidos pelo Papa Francisco

ANOTEMA
2014Fraternidade, fundamento e caminho para a Paz
2015Não mais escravos, mas irmãos[2]
2016Vence a indiferença e conquista a Paz
2017A não-violência: estilo de uma política para a Paz
2018Migrantes e refugiados: homens e mulheres á procura da paz
2019A boa política está ao serviço da paz
2020A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica

Ver também

Referências

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue