Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
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Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO | |
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Emblema da UNESCO | |
Tipo | Órgão Executivo da Organização das Nações Unidas |
Acrônimo | UNESCO |
Comando | Audrey Azoulay |
Status | Ativa |
Fundação | 16 de novembro de 1945 (75 anos) |
Sede | Paris, França |
Website | www.unesco.org |
Organização das Nações Unidas |
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) - (acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informação.
As atividades culturais procuram a salvaguarda do patrimônio cultural o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura. Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.
UNESCO persegue seus objetivos através de cinco grandes programas: educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas, cultura e comunicação/informação. Projetos patrocinados pela UNESCO incluem programas de alfabetização, técnicos e de formação de professores, programas científicos internacionais, promoção de mídia independente e liberdade de imprensa, projetos de história regional e cultural, promoção de diversidade cultural, traduções de literatura mundial, acordos de cooperação internacional para garantir o patrimônio cultural e natural mundial e para preservar os direitos humanos e tenta superar a divisão digital mundial. É também membro do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas.[1]
Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados. Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.
História
A UNESCO surgiu ainda no tempo da Liga das Nações que criou uma comissão em 21 de setembro de 1921, para estudar a questão da Educação e Cultura.[2] O Comitê Internacional de Cooperação Intelectual (ICIC) foi oficialmente criado em 4 de janeiro de 1922, como um órgão consultivo composto por pessoas eleitas com base em suas qualificações pessoais. O Instituto Internacional de Cooperação Intelectual (IIIC) foi criado em Paris em 9 de agosto de 1925, para atuar como uma agência executora para a CICI.[3] Em 18 de Dezembro de 1925, o Bureau Internacional de Educação (IBE) começou a trabalhar como uma organização não-governamental a serviço do desenvolvimento educacional internacional.[3] No entanto, o trabalho destas organizações foi interrompida com o início da Segunda Guerra Mundial.
Depois a assinatura da Carta do Atlântico e da Declaração das Nações Unidas, a Conferência de Ministros Aliados da Educação (CAME) iniciou reuniões em Londres, que continuaram entre 16 novembro de 1942 a 5 de Dezembro de 1945. Em 30 de outubro de 1943, a necessidade de uma organização internacional foi expressa na Declaração de Moscou, acordado entre a China, o Reino Unido, os Estados Unidos e a União Soviética. Isto foi seguido pelas propostas da Conferência de Dumbarton Oaks, de 9 de outubro de 1944. Sobre a proposta da CAME e de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional (UNCIO), realizada em San Francisco em abril a junho de 1945, uma Conferência das Nações Unidas foi feita para estabelecimento de uma organização educacional e cultural (ECO/CONF), que foi convocada em Londres entre 1 a 16 novembro de 1945. Quarenta e quatro governos estavam representados. Na conferência da Constituição da UNESCO foi apresentada e assinada por 37 países, e uma Comissão Preparatória foi estabelecida.[4] A Comissão Preparatória foi feita entre 16 de novembro de 1945 a 4 de novembro de 1946 - a data em que Constituição da UNESCO entrou em vigor após sua ratificação.[4]
A primeira Conferência Geral aconteceu entre 19 deley para o cargo de Diretor-Geral.[5] A Constituição foi alterada em novembro de 1954, quando a Conferência Geral decidiu que os membros do Conselho Executivo seriam representantes pelos governos dos Estados, e não pelos interesses pessoais.[6] Esta mudança distingue a UNESCO de seu antecessor, o CICI, em termos de como os Estados-Membros trabalham juntos em campos da Organização de competência. Como os Estados-Membros trabalharam juntos ao longo do tempo da UNESCO, fatores políticos e históricos moldaram o funcionamento da Organização, em particular durante a Guerra Fria, o processo de descolonização, e a dissolução da URSS.
Entre as principais realizações da Organização é o seu trabalho contra o racismo, com declarações e discursos feito pela organização,[7] e concluindo com a Declaração de 1978 sobre a Raça e o Preconceito Racial.[8] Em 1956, a África do Sul se retirou da UNESCO, alegando que algumas das publicações da Organização ascenderam a "interferência" nos "problemas raciais" do país.[9] A África do Sul voltou a ser membro da Organização em 1994, na presidência de Nelson Mandela.
Os primeiros trabalhos da UNESCO no campo da educação incluiu o projecto-piloto de ensino fundamental no Vale Marbial, no Haiti, iniciado em 1947.[10] Este projeto foi seguido por missões de peritos em outros países, incluindo, por exemplo, uma missão no Afeganistão em 1949.[11] Em 1948, a UNESCO recomendou que os Estados-Membros deveriam tornar o ensino primário obrigatório e universal.[12] Em 1990 a Conferência Mundial sobre Educação realizada em Jomtien, na Tailândia, lançou um movimento global para oferecer educação básica para todas as crianças, jovens e adultos.[13] Dez anos depois, no Fórum Mundial de Educação de 2000 realizado em Dakar, no Senegal, os governos membros se comprometeram em alcançar a educação básica para todos até 2015.[14]
As atividades iniciais da UNESCO no campo da cultura incluem, por exemplo, a Campanha da Núbia, lançada em 1960.[15] O objetivo da campanha era para mover o Grande Templo de Abul-Simbel para ele não ser pelo Rio Nilo depois da construção da Barragem de Aswan. Durante a campanha de 20 anos, 22 monumentos e conjuntos arquitetônicos foram realocados. Esta foi a primeira e maior de uma série de campanhas, incluindo o Moenjodaro (no Paquistão), Fes (no Marrocos), Catmandu (no Nepal), Borobudur (na Indonésia) e a Acrópole (na Grécia). O trabalho da Organização sobre o patrimônio levou à adoção, em 1972, da Convenção sobre a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural.[16] O Comitê do Patrimônio Mundial foi criado em 1976 e os primeiros sites inscritos na Lista do Patrimônio Mundial em 1978.[17] Desde então, importantes instrumentos jurídicos sobre o patrimônio cultural e diversidade foram adotadas pessoas e paz e amor da UNESCO em 2003,)[18] e 2005.[19]
Uma reunião intergovernamental da UNESCO realizada em Paris em dezembro de 1951 levou à criação do Conselho Europeu para Pesquisas Nucleares (CERN)[20] em 1954.
Uma reunião intergovernamental da UNESCO realizada em Paris em dezembro de 1951 levou à criação do Conselho para Pesquisas Nucleares da UNESCO (CERN) em 1954.[20]
O Programa Arid Zone (1948-1966), é outro exemplo de um projeto importante da UNESCO no campo das ciências naturais.[21] Em 1968, a UNESCO organizou a primeira conferência intergovernamental que visam conciliar o meio ambiente e o desenvolvimento, um problema que continua a ser abordado no campo do desenvolvimento sustentável. O principal resultado da conferência de 1968 foi a criação do Programa da Biosfera.[22]
No campo da comunicação, o livre fluxo de informações tem sido uma prioridade para a UNESCO desde os seus primórdios. Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, os esforços foram concentrados na reconstrução e na identificação das necessidades de meios de comunicação ao redor do mundo. A UNESCO começou a organizar a formação e educação para os jornalistas na década de 1950.[23] Em resposta aos apelos para uma "informação do Novo Mundo e pela Ordem no Comunicação" no final de 1970, a UNESCO criou a Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação,[24] que produziu o relatório MacBride de 1980 (nomeado após o presidente da Comissão, o Prêmio Nobel da Paz Seán MacBride).[25] Na sequência do relatório MacBride, a UNESCO introduziu a Sociedade da Informação para Todos,[26] o programa às Sociedades do Conhecimento[27] e a criação da Sociedade da Informação em 2003 (Genebra) e em 2005 (Tunis).
Em 2011, a Palestina tornou-se membro da UNESCO após uma votação em que 107 Estados-Membros apoiaram e 14 foram contra.[28][29] As leis aprovadas nos Estados Unidos em 1990 e 1994, significaram que não pode contribuir financeiramente para qualquer organização da ONU que aceita a Palestina como um membro pleno. Como resultado, ele irá retirar o seu financiamento que responde por cerca de 22% do orçamento da UNESCO.[30] Israel também reagiu a admissão da Palestina à UNESCO congelando os bens da UNESCO em Israel e impondo sanções à Autoridade Palestina,[31] alegando que a admissão da Palestina seria prejudicial "para as negociações de paz".[32]
Em 12 de outubro de 2017, os Estados Unidos anunciaram oficialmente a decisão de se retirar da Unesco a partir de 2018. Como justificativa, o governo estadunidense alegou que a retirada se deu por conta da "necessidade de reformas fundamentais na organização e pela continuidade do viés anti-Israel na Unesco".[33] No mesmo dia, o Governo de Israel tomou a mesma decisão e se retirou da Unesco.[34]
Missões e prioridades
A missão da UNESCO é contribuir para a "construção da paz", reduzindo a pobreza, promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, através da educação, ciências, cultura, comunicação e informação. A Organização concentra, em particular, duas prioridades globais: a diminuição da taxa de analfabetismo e a igualdade de gênero.[35]
Outras prioridades da Organização incluem a busca da qualidade da educação para todos e da educação continuada, buscando novos desafios éticos e sociais, promovendo a diversidade cultural, construindo sociedades de conhecimento inclusivo através da informação e comunicação.[36]
As metas amplas e objetivos concretos da comunidade internacional - tal como estabelecido nas metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo as metas de desenvolvimento do milênio - apoiam todas as estratégias e atividades da UNESCO.
Estados membros
Em 2011 a UNESCO contava com 193 Estados-membros e 9 membros associados.[37] Alguns membros não são estados independentes e outros membros têm comitês de organização nacional de alguns dos seus territórios dependentes.[38]
Os estados integrantes da UNESCO são os estados membros das Organização das Nações Unidas (exceto Estados Unidos, Israel e Liechtenstein), Ilhas Cook, Niue, e o Estado da Palestina.[39][40]
Diretores-gerais da UNESCO
Nº | Diretor | Início do mandato | Fim do mandato | País | |
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1 | Julian Huxley | 1946 | 1948 | Reino Unido | |
2 | Jaime Torres Bodet | 1948 | 1952 | México | |
3 | John Wilkinson Taylor | 1952 | 1953 | Estados Unidos | |
4 | Luther Evans | 1953 | 1958 | Estados Unidos | |
5 | Vittorino Veronese | 1958 | 1961 | Itália | |
6 | René Maheu | 1961 | 1974 | França | |
7 | Amadou-Mahtar M'Bow | 1974 | 1987 | Senegal | |
8 | Federico Mayor Zaragoza | 1987 | 1999 | Espanha | |
9 | Koichirō Matsuura | 1999 | 2009 | Japão | |
10 | Irina Bokova | 2009 | 2017 | Bulgária | |
11 | Audrey Azoulay | 2017 | atualmente | França (com ascendência em Marrocos) |
ONGs oficiais da UNESCO
A UNESCO mantém relações oficiais com 322 organizações não-governamentais internacionais (ONGs).[41] A maioria delas é o que a UNESCO chama de "operacional"; algumas poucos são "formais". A forma mais alta de afiliação à UNESCO é "associado formal".[41] No que diz respeito às parcerias oficiais com ONGs, o quadro estatutário descreve duas categorias: status consultivo, aberto a ONGs ativas nos campos de competência da UNESCO em qualquer nível (internacional, regional, nacional); e status de associado, aberto a organizações internacionais ou regionais que tenham mantido uma parceria contínua e eficaz (status consultivo) com a UNESCO, por pelo menos dois anos e regularmente tenham feito importantes contribuições para a definição dos objetivos da Organização e sua implementação do programa.[42]
Conferências-gerais da UNESCO
Esta é a lista das conferências-gerais que a Organização realizou desde 1946:
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Ver também
- Organização das Nações Unidas
- Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO
- Reserva da Biosfera
- Hey, atualize minha voz
Referências
- ↑ «UNDG Members». United Nations Development Group. Consultado em 8 de agosto de 2011. Arquivado do original em 11 de maio de 2011
- ↑ «Publications Issued by The League of Nations»(PDF). League of Nations. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ ab «A Chronology of UNESCO 1945-1987» (PDF). UNESCO. Dezembro de 1987. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ ab «Conference for the Establishment of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Orgonization» (PDF). UNESCO. 16 de novembro de 1945. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «General Conference: First Session» (PDF). UNESCO. Dezembro de 1946. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «RECORDS of the General Conference: Eighth Session in Montevideo 1954» (PDF). UNESCO. 1955. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Statements by Experts on Race Problems» (PDF). UNESCO. 20 de julho de 1950. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Records of the General Conference: Twentieth Session» (PDF). UNESCO. Novembro de 1978. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Report by the Director General on the Activities of the Organization» (PDF). UNESCO. Novembro de 1955. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ Unesco (1 de janeiro de 1951). The Haiti Pilot Project, Phase One [1947-1949] (em inglês). [S.l.]: UNESCO
- ↑ «Report of the Mission to Afghanistan» (PDF). UNESCO. 1952. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Resolutions Adopted by the General Conference During it's Second Session» (PDF). UNESCO. Dezembro de 1947. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «World Conference on Education for All» (PDF). UNESCO. 9 de março de 1990. Consultado em 6 de janeiro de 2017
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- ↑ «The International Campaign to Save the Monuments of Nubia» (PDF). UNESCO. 26 de agosto de 1980. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Resolutions Recommendations» (PDF). UNESCO. Novembro de 1972
- ↑ «Intergovernamental Comittee for the Protection of the World Cultural and Natural Heritage» (PDF). UNESCO. Outubro de 1978. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Records of the General Conference: 32nd Session»(PDF). UNESCO. 17 de outubro de 2003. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Records of the General Conference: 33rd session»(PDF). UNESCO. 21 de outubro de 2005. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ ab «Resolutions and Decisions Adopted by the Executive Board at it's Twenty-Sixth Session» (PDF). UNESCO. Julho de 1951. Consultado em 6 de janeiro de 2016
- ↑ «Records of the General Conference of UNESCO: Third Session» (PDF). UNESCO. 1948. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Use and Conservation of the Biosphere» (PDF). UNESCO. 13 de setembro de 1968. Consultado em 6 de janeiro de 2017
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- ↑ «Many Voices One World» (PDF). International Commission for The Study of Communication Problems. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «UNESCO and an Information Society for All» (PDF). UNESCO. Maio de 1996. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «Ministerial Round Table on "Towards Knowledge Societies"» (PDF). UNESCO. 14 de outubro de 2003. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «General Conference admits Palestine as UNESCO Member». United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 19 de janeiro de 2012. Consultado em 7 de janeiro de 2017
- ↑ Blomfield, Adrian (31 de outubro de 2011). «US withdraws Unesco funding after it accepts Palestinian membership». The Telegraph. Consultado em 31 de outubro de 2011
- ↑ Erlanger, Steven; Sayare, Scott (31 de outubro de 2011). «Unesco Approves Full Membership for Palestinians». The New York Times . Consultado em 31 de outubro de 2011
- ↑ Ravid, Barak (4 de novembro de 2016). «After UNESCO Vote, Israeli Sanctions on Palestinian Authority Anger U.S.». Haaretz (em inglês)
- ↑ «Israel freezes UNESCO funds - CNN». 16 de janeiro de 2013. Consultado em 7 de janeiro de 2017
- ↑ G1, ed. (12 de outubro de 2017). «Estados Unidos anunciam saída da Unesco». Consultado em 13 de outubro de 2017
- ↑ «Após Estados Unidos, Israel decide se retirar da Unesco». Estado de Minas. 12 de outubro de 2017. Consultado em 12 de outubro de 2017
- ↑ «Introducing UNESCO». Unesco.org. Consultado em 8 de agosto de 2011
- ↑ «UNESCO. General Conference; 34th; Medium-term Strategy, 2008-2013; 2007» (PDF). Consultado em 8 de agosto de 2011
- ↑ «List of UNESCO members and associates». UNESCO. Consultado em 3 de novembro de 2011
- ↑ «Summary update on Government progress to become a State Party to the UNESCO International Convention against Doping in Sport» (PDF). WADA. 23 de outubro de 2008. Consultado em 6 de janeiro de 2017
- ↑ «State Parties». UNESCO. Consultado em 31 de outubro de 2011
- ↑ «Member States of the United Nations». United Nations. Consultado em 31 de outubro de 2011
- ↑ ab «Organizations maintaining official relations with UNESCO | UNESCO NGO - db». web.archive.org. 25 de junho de 2012. Consultado em 12 de fevereiro de 2020
- ↑ «NGOs and Foundations | United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization». www.unesco.org. Consultado em 12 de fevereiro de 2020
Ligações externas
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