quinta-feira, 27 de maio de 2021

A PONTE GOLDEN GATE EM SÃO FRANCISCO - CALIFÓRNIA É ABERTA AOS PEDESTRES EM 1937 - 27 DE MAIO DE 2021

 



Ponte Golden Gate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Golden Gate Bridge
Golden Gate Bridge
Arquitetura e construção
DesignPonte suspensa
Mantida porGolden Gate Bridge, Highway and Transportation District
Início da construçãoJaneiro de 1933
Data de abertura27 de maio de 1937 (84 anos)
Dimensões e tráfego
Comprimento total2 737 m
Largura27 m
Altura máxima227 m
Tráfego100 mil veículos/dia
Geografia
CruzaGolden Gate
LocalizaçãoSão Francisco
 Califórnia
 Estados Unidos
Coordenadas37º48'49"N 122º28'38.88"W

Golden Gate Bridge (em portuguêsPonte do Portão Dourado) é uma ponte localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que liga a cidade de São Francisco a Sausalito, na região metropolitana de São Francisco, sobre o estreito de Golden Gate. A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Ponte Golden Gate, em São FranciscoCalifórnia — mais de 1 500 suicídios, é o lugar onde mais se cometem suicídios no mundo.

História

No início do século XX, especialmente após o Terremoto de 1906, a cidade de São Francisco passou por um período de ascensão econômica e imediatamente surgiu a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a economia nas cidades ao redor da Baía de São Francisco.

A cidade de São Francisco é cercada por água por quase todos os lados, com exceção da porção de terra que a liga com a região maior, o que faz dela uma península. A necessidade de se conectar com as regiões vizinhas tomou a forma de uma estrutura rodoviária.

A ideia de uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu pela primeira vez num artigo do jornalista James Wilkins em 1916. A ideia representava um grande desafio, já que o Golden Gate era conhecido pelos fortes ventos e correnteza e naquela época tal estrutura era considerada impossível de se construir.

Construção

O nome da ponte foi escolhido em 1927, quando MM O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco mencionou a ponte como Golden Gate Bridge, referindo-se ao estreito. A dificílima tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do engenheiro alemão Joseph Strauss. Embora não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, o engenheiro Joseph Strauss fechou contrato com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de 1933 e concluída em 1937.

Nevoeiro na Golden Gate Bridge, algo muito comum em São Francisco.

Oposições

Apesar da necessidade da construção de uma ponte conectando São Francisco com o norte da Califórnia, Joseph Strauss enfrentou muitas críticas e oposições em relação ao projeto que ele desenvolveu. A primeira controvérsia vinha do próprio Departamento de Defesa, alegando que a construção da ponte iria dificultar o acesso de navios a Baía.

Estrutura

A ponte vista do Baker Beach.

A Golden Gate Bridge é uma ponte pênsil. Com 2 737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1 966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1 280 metros. Estas torres de suspensão, por sua vez, erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que, nas pontes com esta arquitetura, suportam o tabuleiro suspenso. Isto significa que os dois cabos principais que a suportam têm de estar preparados para suportar todo o peso do tabuleiro e dos cabos que partem dos cabos principais. Cada um destes, por conseguinte, tem um diâmetro de 92 centímetros, sendo formado por 27 572 cabos menores.[1]

Strauss e a segurança de seus funcionários

Uma estrutura do porte da ponte Golden Gate era obviamente um trabalho muito perigoso para os trabalhadores, obrigados a trabalhar acima do vazio para realizar algumas partes da estrutura. Em média, na época, uma fatalidade era registrada a cada milhão de dólares gastos em um projeto dessa magnitude. Mas o engenheiro chefe da ponte, Joseph Strauss, dizia que cerca de vinte milhões de dólares gastos para a construção não deveriam ser sinônimo de vinte mortes entre seus funcionários. Centenas de milhares de dólares foram bem investidos para garantir a segurança dos trabalhadores.

Dissuasão e prevenção

Desde o início da construção, Strauss se importou com a segurança de todos trabalhadores, a quem foram impostos capacetes e cabos de segurança - para todos os empregados. O engenheiro Russell Cone ficou responsável por monitorar o cumprimento das regras de segurança entre os trabalhadores. Assim foi instruído a garantir que os funcionários estavam usando todos os seus equipamentos.

Vista do lado norte da Golden Gate Bridge. Podemos ver o tráfego na ponte

Pontes semelhantes

Ponte 25 de Abril (anteriormente chamada de Ponte Salazar), que se situa em LisboaPortugal, é muito semelhante a esta ponte, dado possuir a mesma arquitectura de ponte suspensa e, também, a mesma cor.

A também conhecida Ponte Hercílio Luz em Florianópolis no Brasil também se assemelha à ponte de Golden Gate, porém teve sua construção iniciada antes, em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926.

Problemas

Suicídios

Uma mensagem da entidade responsável pela ponte que desaconselha o suicídio e oferece uma linha telefónica de apoio para as pessoas com problemas.

A ponte é o local onde mais pessoas se suicidam em todo o Mundo. A queda dura aproximadamente quatro segundos e quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120 km/h, que é quase sempre fatal.

Uma contagem oficial pelo até então prefeito da cidades Edwin M. Lee no ano de 2014 foi feita, organizada por ordem de lâmpadas. A lâmpada mais próxima, dos 128 postes de iluminação da ponte, era a referência ao suicida. Quando foi terminada, em 2005, a contagem ultrapassava os 1 200 suicidas e passou a adicionar um suicida a cada duas semanas, de acordo com a média da estatística.[2] Em 2006 foram confirmados mais 34 suicidas e outros 4 suicidas cujos corpos nunca foram encontrados. No mesmo ano a entidade responsável pela ponte removeu 70 pessoas suspeitas de tentar cometer suicídio. Em 2013, 46 pessoas morreram ao saltar da ponte.

Em 2014, as autoridades de São Francisco decidiram instalar uma rede anti-suicídio. A decisão de instalar a rede foi tomada após muitos anos de debate, com os opositores do projeto a considerarem que a opção irá estragar um dos principais cartazes turísticos de S. Francisco e que quem quiser suicidar-se o fará escolhendo outro ponto alto. No total, a instalação da rede está orçada em 77 milhões de dólares, cerca de 60 milhões de euros.[3]

Ventos

Desde que foi terminada, a ponte já foi interditada seis vezes por causa dos ventos (1932195119821996 e 2005).[4] Os ventos de 1982 foram particularmente fortes o suficiente para fazer movimentos visíveis na ponte, ondulando para os lados.[carece de fontes]

Golden Gate Bridge

Referências

  1.  Betsy Malloy. «Golden Gate Bridge Facts»About.com Travel. Consultado em 5 de abril de 2016
  2.  Marisa Lagos (17 de Janeiro de 2007). «Jumpers: The fatal grandeur of the Golden Gate Bridge». Consultado em 27 de Dezembro de 2007
  3.  «Rede anti-suicídio para mudar história da ponte Golden Gate»
  4.  Cheever, David (1999). Daytrips San Francisco & Northern California. [S.l.]: Hastingshouse / Daytrips Publ. 352 páginas. ISBN 0-8038-9441-4

Ver também

Ligações externas

FORD MOTOR COMPANY DEIXA DE FABRICAR O FORD T EM 1927 - 27 DE MAIO DE 2021

 






Ford Motor Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ford Motor Company
Ford logo flat.svg
FordGlassHouse.jpg
Sede da empresa em DearbornMichigan
Empresa de capital aberto
SloganGo Further (Ir além)
CotaçãoNYSEF
AtividadeIndústria automobilística
GêneroIncorporation
Fundação16 de junho de 1903 (117 anos)
Fundador(es)Henry Ford
SedeDearbornCondado de WayneMichigan Estados Unidos
PresidenteJim Hackett
Pessoas-chaveWilliam C. Ford Jr.
Jim Hackett
ProdutosAutomóveis
Caminhões
Utilitários
SubsidiáriasTroller
Lincoln
Ford Caminhões
FPV
Website oficialwww.ford.com

Ford Motor Company (geralmente referida simplesmente como Ford) é uma fabricante de automóveis multinacional estadunidense sediada em DearbornMichigan, um subúrbio de Detroit. Foi fundada por Henry Ford e incorporada em 16 de junho de 1903. A companhia vende carros e veículos comerciais sob a marca de Ford e a maioria de seus carros de luxo sob a marca Lincoln. Ford também possui o fabricante brasileiro de jipes e fora de estrada Troller, o fabricante de carros australiano FPV e a fabricante brasileira de caminhões Ford Caminhões. No passado, também produziu tratores e componentes automotivos. A Ford detém uma participação de 2,1% na Mazda do Japão, uma participação de 8% na Aston Martin do Reino Unido e uma participação de 49% na Jiangling da China. Também tem uma série de joint-ventures, sendo uma na China (Changan Ford), Taiwan (Ford Lio Ho), Tailândia (AutoAlliance Tailândia), Turquia (Ford Otosan) e Rússia (Ford Sollers). É listada na Bolsa de Valores de Nova York e é controlado pela família Ford, embora eles tenham propriedade minoritária (mas a maioria do poder de voto).[1]

A Ford introduziu métodos para a fabricação em grande escala de carros e gestão em larga escala através de uma força de trabalho industrial que usa linhas de montagem em movimento; em 1914 esses métodos eram conhecidos em todo o mundo como fordismo. As antigas subsidiárias britânicas da Ford, a Jaguar e a Land Rover, adquiridas em 1989 e 2000, respectivamente, foram vendidas à Tata Motors em março de 2008. A Ford foi proprietária da montadora sueca Volvo de 1999 a 2010.[2] Em 2011, a Ford descontinuou a marca Mercury, sob a qual tinha comercializado carros de luxo nos Estados UnidosCanadáMéxico e Oriente Médio desde 1938.

Durante a crise financeira no início do século XXI, a empresa chegou perto de falência, mas desde então voltou a ter rentabilidade. A Ford é a segunda maior fabricante de automóveis norte-americana (precedida pela General Motors) e a quinta maior do mundo com base nas vendas de veículos em 2010.[3] No final de 2010, a Ford era a quinta maior fabricante de automóveis na Europa[4] e no Brasil em 2019.[5] A Ford é a oitava empresa estadunidense na lista Fortune 500, com base nas receitas globais em 2009 de 118,3 bilhões de dólares.[6] Em 2008, a Ford produziu 5,532 milhões de automóveis[7] e empregou cerca de 213 mil funcionários em cerca de 90 fábricas e instalações em todo o mundo.

História

Henry Ford (ca. 1919)

A primeira companhia fundada por Henry Ford levava seu nome Henry Ford Company, em 3 de novembro de 1901. Em 11 de Agosto do ano seguinte ela se tornou a Cadillac Motor Company, logo depois Henry Ford deixa a companhia e carrega os direitos de seu nome. A Ford Motor Company foi fundada em 1903 com um investimento de 28 mil dólares de 12 investidores, dentre eles os irmãos John Dodge e Horace Dodge (que futuramente sairiam da Ford e fundariam a Dodge). Durante os primeiros anos, a companhia produzia apenas alguns carros por dia em sua fábrica na Mack Avenue em DetroitMichigan. Grupos de dois ou três homens trabalhavam em cada carro, fazendo a montagem com partes que em sua maioria eram produzidas por fornecedores contratados pela Ford. Na década seguinte a companhia passou a liderar o mundo com a expansão e refinamento com o seu conceito na área de linha de montagem. Ford trouxe a grande parte da produção das peças para dentro da fábrica em uma integração vertical que se mostrou um caminho muito melhor naquela era.[8]

Em 1908, H. Ford introduz o primeiro motor com cabeça de cilindro removível no Modelo T. Após o primeiro carro moderno ter sido criado em 1886 pelo alemão Karl Benz (Benz Patent-Motorwagen), métodos de produção mais eficientes eram necessários para tornar o automóvel mais acessível para a classe média. Com o isso, em 1913 Henry Ford desenvolveu a primeira linha de montagem móvel, decaindo os preços na produção. Tão eficiente que a ideologia de produção de Ford é usado até hoje, 100 anos depois e sendo administrado pela família durante todo esse tempo. Henry Ford tinha 39 anos quando fundou a Ford Motor Company, que logo se tornou a maior e mais lucrativa companhia do mundo, além de sobreviver a grande depressão de 1929.[8]

Um Ford Model T, fotografado em Salt Lake City em 1910

Já na década de 30, Ford apresenta o Modelo A, o primeiro carro com o vidro para-brisa temperado para maior segurança. Lança o primeiro motor V8 de baixo custo em 1932. Mais de 20 anos depois, em 1956, a fábrica passa a oferecer o primeiro pacote de segurança automotiva que incluía inovações como volante com regulagem de profundidade, grade frontal, os primeiros cintos-de-seguranças dos bancos traseiros e um painel de instrumentos opcional. Além das travas de seguranças para crianças na porta em 1957 e nesse mesmo ano a primeira capota rígida retrátil e um carro de seis lugares produzido em massa. O Ford Mustang é introduzido na linha produção em 1964 e no ano seguinte a inovadora luz-de-aviso do cinto de segurança.[8]

Nos anos 80, vários veículos de sucesso são apresentados pela Ford ao redor do mundo. Com isso a Ford surge com o seu primeiro grande slogan "Have you driven a Ford, lately" (Você tem dirigido um Ford, ultimamente?) com a intenção de trazer novos consumidores para a marca e fazer com que seus veículos parecessem mais modernos. Respectivamente em 1990 e 1994, a Ford compra a Jaguar Cars e a Aston Martin, ambas marcas britânicas. Nos meados do anos 90, a companhia continua a vender uma grande quantidade de veículos, em uma economia americana estável e com baixo preço de combustível. Com a chegada do novo milênio, os gastos com planos de saúde, aumento do preço de combustível e a economia se desfazendo em um mercado em quedas, ocasionou o declínio das vendas e a redução da margem de lucros. A maior parte do lucro da empresa hoje vem do crédito de financiamento fornecido pela Ford Motor Credit Company.[8]

Ford Século XXI

A Ford nos últimos anos vem passando por uma reformulação e reestruturação com vistas a redução de folha de pagamento e custos de produção. Vendeu algumas marcas do seu acervo, tais como a Aston MartinLand RoverJaguar e Volvo.[8]

O conceito de carro global atualmente é uma coisa necessária em função de redução de custos de produção e ciente disso a Ford já elegeu seu carro chefe dessa nova fase: O Ford Fiesta. Carro elaborado com base no conceito Verve é o novo projeto global da marca, a Ford disse recentemente em nota oficial de que o novo Ford Fiesta é o Ford T do século XXI.

Esse lançamento vem com certeza firmar a boa participação da Ford no velho continente. No ano de 2008 a Ford lidera as vendas de automóveis por lá vendendo até agosto mais de um milhão de automóveis. Com relação ao seu principal mercado, os Estados Unidos, a Ford coloca o Fiesta europeu neste mercado, porém fabricado no México. Recentemente foi anunciado o enxugamento da sua linha de veículos, com veículos que dão prejuízo saindo de linha, além do fechamento de algumas fábricas como a de São Bernardo do Campo, com foco e apostando cada vez mais no compartilhamento de veículos, veículos elétricos, híbridos e conectados, além das pickups e SUV's.[9]

Combustíveis alternativos

Com toda essa crise girando em torno do petróleo e por ser o petróleo uma riqueza não renovável faz-se mister pesquisar mais profundamente outras variações de combustíveis que não sejam derivados de petróleo. E é isso que a quase duas décadas vem fazendo a Ford em seu seu Centro de Pesquisa em Aachen na Alemanha.

Ford no Brasil

Ver artigo principal: Ford do Brasil

Ford do Brasil começou seus primeiros investimentos em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no Brasil. Possui atualmente fábricas nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo (sede), Taubaté e Camaçari, além de um campo de provas na cidade de Tatuí.

Em janeiro de 2021, a Ford decidiu fechar suas plantas no Brasil, ficando somente com o Campo de Provas em Tatuí.

Com isso, se encerrou a produção dos modelos Ford Ka e Ecosport.

O Crossover estadunidense de luxo Ford Edge.
Novo Ford Fiesta.

Modelos comercializados no Brasil

O modelo Ford EcoSport.

Outros

O novo conceito da Ford, o Ford Verve do qual derivou o New Fiesta.

Tratores

Trator Ford 8670.

Em 1960 a Ford Motor Company lançou o seu primeiro trator agrícola produzido no Brasil, o Ford 8-BR Diesel, modelo muito popular que foi fabricado até 1976. Os primeiros modelos eram pintados nas cores verde e amarelo, em homenagem às cores da nossa bandeira. Posteriormente saiam de fábrica pintados de azul médio. Nos primeiros anos de produção o trator vinha equipado com um motor diesel de 44 cavalos de potencia. "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro, cujo lançamento se deu a 09/12/1960, em solenidade especial". "Nesse mesmo ano de 1960, segundo a A.N.F.A.V.E.A., foram produzidos no país, 37 unidades. No ano seguinte, a produção nacional de tratores se elevou a 2.466 e, em 1962, o número de tratores atingiu a marca de 11 092 unidades. Em 1963 e 1964, os recordes de produção foram quebrados, alcançando as cifras de 22 110 e 33 399 unidades respectivamente, sendo que em 1964, os dados se referiam até o mês de Outubro." Segundo a revista Mundo Agrícola de Junho de 1965, edição Nº 162 - Caderno especial sobre Mecanização Agrícola. Até o início dos anos 60, todos os tratores vendidos no Brasil eram importados. A produção de um trator no país começou a tomar forma na década de 60, com a implantação de empresas estrangeiras por aqui, e o encarecimento do produto importado. A Ford do Brasil já produzia caminhões e picapes desde a década de 1950 por isso poderiam se aventurar em produzir um trator agrícola, que antes do lançamento havia sido rigorosamente testado na Fazenda Experimental Ipanema, do Ministério da Agricultura, na cidade de SorocabaSão Paulo. Durante o II Salão do Automóvel realizado no ano de 1961 no Pavilhão da Indústria e do Comércio do Parque do Ibirapuera em São Paulo, o Presidente Juscelino Kubitschek, um dos maiores incentivadores da indústria automobilística nacional (e também dos tratores), foi fotografado sentado no recém lançado trator Ford 8-BR Diesel em exibição naquele salão.

Ver também

Referências

  1.  Joann Muller (2 de dezembro de 2010). «Ford Family's Stake Is Smaller, But They're Richer And Still Firmly In Control»Forbes. Consultado em 31 de agosto de 2016
  2.  «Ford Motor Company Completes Sale of Volvo to Geely»Ford Motor Co. 2 de agosto de 2010. Consultado em 2 de agosto de 2010
  3.  «Hyundai 4th Largest Automaker, Overtakes Ford». The Truth about Cars. 2011. Consultado em 28 de janeiro de 2011
  4.  ACEA. «NEW PASSENGER CAR REGISTRATIONS BY MANUFACTURER EUROPEAN UNIUM (EU)». ACEA. Consultado em 28 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 27 de setembro de 2011
  5.  www.bmoraes.com, Bruno Moraes-. «Ford perde quarto lugar em 2019, GM Chevrolet sustenta liderança com folga»
  6.  «Fortune 500». CNN. Consultado em 27 de novembro de 2010
  7.  «Ford Motor Company / 2008 Annual Report, Operating Highlights» (PDF). p. 1. Consultado em 19 de setembro de 2010. Arquivado do original (PDF)em 19 de abril de 2011
  8. ↑ Ir para:a b c d e «History». Ford Motor Company. Consultado em 21 de janeiro de 2017
  9.  Lucena, Glauco (2 de maio de 2018). «Ford passa por momento delicado no Brasil e no mundo - AutoBuzz - iG»

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