domingo, 16 de maio de 2021

FAFE - FERIADO - 16 DE MAIO DE 2021

 

Fafe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fafe
Município de Portugal
Praca25Abril Fafe Portugal 2006.JPG
Praça 25 de abril, em Fafe
Brasão de FafeBandeira de Fafe
Localização de Fafe
GentílicoFafense
Área219,08 km²
População50 633 hab. (2011[1])
Densidade populacional231,1  hab./km²
N.º de freguesias36
Presidente da
câmara municipal
Raul Cunha (PS)
Fundação do município
(ou foral)
1513
Região (NUTS II)Norte
Sub-região (NUTS III)Ave
DistritoBraga
ProvínciaMinho
OragoNossa Senhora de Antime (orago do município)
Feriado municipal16 de Maio
(Feiras Francas de Fafe)
Código postal4820 - ___ Fafe
Sítio oficialwww.cm-fafe.pt

Fafe é uma cidade portuguesa, situada no distrito de BragaRegião do Norte e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país), com uma população de 15 703 habitantes, com uma área urbana de 7,50km², correspondente à freguesia com o mesmo nome, e com uma densidade populacional de 2093,7 hab/km².

É sede do município de Fafe com 219,08km² de área e 50 633 habitantes (2011),[1] uma queda de 3,4% em relação ao Censo de 2001. O município está subdividido em 25 freguesias[2] e é limitado a norte pelos municípios de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, a leste por Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a sul por Felgueiras e a oeste por Guimarães.

O nome Fafe deve-se ao facto de, desde o início da formação de Portugal, D. Henrique de Borgonha, conde do Condado Portucalense, já senhor deste território, ter doado as atuais terras a um nobre de nome "D. Fafes". Mais tarde a terra foi chamada de Montelongo, porém, foi alterada para Fafe.

História

Como qualquer outro município do Vale do Ave, Fafe teve grande propensão para a emigração. Na realidade, o século XIX marcou as terras de Fafe, sobretudo com a forte incidência emigratória para o Brasil, na época a terra mais apropriada, à procura de fortuna. Muitos destes emigrantes transportariam para Fafe as suas economias (muitas) aplicando-as na construção de belos edifícios e palacetes.

Os anos sessenta marcaram outra fase de grande emigração, nomeadamente na corrida para os países da Europa onde a mão-de-obra era escassa - Alemanha, França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Em menor escala, a África do Sul, o Canadá e a Venezuela receberam emigrantes destas terras, ainda que para o Brasil se fossem registando amiudadas deslocações. O movimento emigratório operou grandes transformações nos "usos e costumes" dos fafenses, de um modo particular no pensamento, na economia e na cultura, que permitiu um significativo progresso no crescimento económico, fruto das transferências de capitais e sua aplicação.

Estas mudanças e a "importação" de culturas e pensamentos diferentes, operaram realizações de vulto, sendo disso um bom exemplo a têxtil do Bugio e a Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, que ao tempo, foram pioneiras em organização, gestão e produção, constituindo grandes pólos de emprego e riqueza local, bem como grande atracção demográfica, na medida em que na freguesia de Fafe se instalou gente de diversas zonas do município e de municípios vizinhos. Graças à instalação da têxtil, o município sentiu o crescimento da sua riqueza e, por conseguinte, viu melhorar o poder económico das famílias.[3]

Até 1840 o concelho tinha a designação de Montelongo ou Monte Longo, havendo registos que em 1801 teria 7 573 habitantes.

População

Número de habitantes [4]
186418781890190019111920193019401950196019701981199120012011
22 67424 62425 73627 34630 10230 03132 95937 46842 24343 78243 21245 82847 86252 75750 633

(Número de habitantes que tinham a residência oficial neste município à data em que os censos se realizaram.)

Número de habitantes por Grupo Etário [5]
190019111920193019401950196019701981199120012011
0-14 Anos9 36410 75110 04611 16313 37814 66315 53914 33514 11711 6739 8867 818
15-24 Anos4 6525 1615 6716 0266 3457 6167 4337 8108 6268 7718 5366 138
25-64 Anos11 68512 51512 29013 84715 19617 14717 72716 65518 33021 95927 31928 236
= ou > 65 Anos1 5411 6071 5771 8172 1852 4763 0833 6854 7555 4597 0168 441
> Id. desconh293636541109

(Obs: De 1900 a 1950 os dados referem-se à população presente no município à data em que eles se realizaram Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente)


Geografia

Fafe situa-se num vale entre a Serra da Lameira, os Montes da Penha e outras montanhas. Numa vista aérea destacam-se três rios ladeados por arvoredo e que se espreguiçam pela periferia da cidade. São eles o Rio Ferro que tem a sua nascente em Ribeiros, o Rio do Bugio que inicia o seu percurso para os lados de S. Gens e o Rio Vizela que acolhe os outros dois e desagua no Rio Ave. O Rio Vizela nasce no Alto de Morgaír, na freguesia de Gontim, aos 894 m de altitude, sendo este o ponto mais alto do município. O município tem uma altitude média de 550 m.

Na década de 1990 foi construída a Barragem de Queimadela, na freguesia de Queimadela, no leito do rio Vizela, com o objetivo de abastecer o município de Fafe com água, de forma mais eficiente, anteriormente disponibilizada pela Central Hidroelétrica de Santa Rita, na freguesia de Golães. Hoje em dia a área envolvente à albufeira é usada como parque de lazer e existem alguns percursos pedestres.

Cultura

Teatro - Cinema de Fafe

Ver artigo principal: Cine-Teatro de Fafe

Encerrado desde o princípio da década de 1980, por ameaçar ruína, a Câmara Municipal conseguiu, em 2001, depois de aturadas negociações, adquirir o imóvel, por 2,5 milhões de euros.

Em 2008, adjudicou a empreitada de recuperação do imóvel pelo valor de 4.175.111,89 euros. Todo o conjunto do Teatro-Cinema foi devidamente recuperado no âmbito das obras de requalificação, para que o imóvel possa ser devolvido à fruição dos fafenses, como outrora, com todo o tipo de artes do espetáculo.

Por outro lado, em seu redor foi construído um edifício para apoio técnico às atividades do Teatro-Cinema e que inclui também a instalação da Academia de Música José Atalaya e a construção de um estúdio de cinema, que serão inaugurados em data posterior.

O Teatro-Cinema, que aproveitou já um edifício anteriormente existente no local, foi inaugurado, em 10 de janeiro de 1924, com a célebre Companhia de Aura Abranches. Era considerado, por essa altura, um dos melhores teatros da província e rivalizava mesmo com os das grandes cidades, em conforto, luxo, comodidade e condições de segurança para os artistas e o público.

O cinema seria introduzido no edifício pouco de três meses após a abertura, em 20 de abril de 1924, enquanto o cinema sonoro aparece em finais de 1932.

Nos primeiros anos de existência da casa de espetáculos, por aqui passaram as mais famosas companhias de teatro do país (Lucília Simões, Amélia Rey Colaço, Maria Matos, Chaby Pinheiro, Ester Leão, Cremilda de Oliveira, Rafael Marques, Palmira Bastos e Laura Alves, entre outras figuras do teatro português). A partir da década de 1930, a casa foi basicamente um local de exibição de cinema, o que se manteria até ao final da sua vida útil, quando foi mandada encerrar pela Direção-Geral de Espetáculos.

Além do teatro e do cinema, a casa de espetáculos foi utilizada ao longo dos seus anos de atividade pelas coletividades locais para mostrarem as suas produções, bem como para a realização de festas de Carnaval e outras atividades, como sessões de propaganda política da oposição ao Estado Novo. A não esquecer a lenda do grande herói de Serafão.

Património

Arquitetura brasileira

Hospital de São José de Fafe

Devido à emigração para o Brasil, a arquitetura fafense teve as suas primeiras influências das terras de Vera Cruz. O maior exemplo disso é o Hospital São José de Fafe. O edifício do Hospital de Fafe deve a sua construção ao financiamento dos “Brasileiros de Torna – Viagem”, e emigrantes no Brasil, sendo uma réplica arquitectónica de outro, existente no Rio de Janeiro e propriedade da Sociedade Portuguesa de Beneficência dessa cidade, com estatutos aprovados em sessão da Assembleia geral de 17 de Maio de 1840.

Um grupo de emigrantes residentes na cidade do Rio de Janeiro decidiu, em 8 de Abril de 1858, promover a construção, à época, na Vila de Fafe, de um Hospital de Caridade. Em 6 de Janeiro de 1859 foi inaugurada o lançamento da primeira pedra e, em 19 de Março de 1863 é inaugurada a primeira fase de construção.

A Irmandade de São José ou da Misericórdia foi fundada em 23 de Março de 1862, com a finalidade de o administrar, conforme o que estava determinado pelo comissão de donatários e fundadores.

A construção do hospital de São José da Misericórdia de Fafe é iniciada quatro meses depois da inauguração do Hospital Beneficência do Rio de Janeiro, inaugurado no dia 16 de Setembro de 1858, constituindo o de Fafe uma réplica quase fiel. A construção do Hospital de Fafe, além de ser uma cópia do edifício brasileiro, constitui mais uma demonstração da estreita ligação e vínculos da comunidade dos ausentes no Rio de Janeiro, com os residentes, da altura, Vila de Fafe.[6]

Outros exemplares de arquitetura brasileira

O edifício da Casa da Cultura de Fafe, anterior Escola Industrial de Fafe, o Edifício do "Ex-Grémio", o Edifício do Club Fafense bem como edifícios no Centro da Cidade (sito na Praça 25 de Abril) também são exemplos da arquitetura brasileira.

Freguesias

Freguesias do município de Fafe.

O município de Fafe está dividido em 25 freguesias:[2]

Política

Eleições autárquicas

Data%V%V%V%V%V%V%V%V
PPD/PSDPSCDS-PPAPU/CDUADP XXIPSD-CDSIND
197635,66333,21316,6818,28-
197935,93346,8648,53-5,33-
1982AD52,574AD3,20-40,593
198533,70354,1644,82-4,44-
198933,00257,6353,16-3,31-
199329,87258,2153,12-5,18-
199723,91247,8341,39-2,32-21,792
2001CDS-PP57,995PPD/PSD6,78-32,162
200523,36251,3642,42-16,581
2009CDS-PP50,945PPD/PSD3,11-16,65126,353
201321,33235,1541,35-2,96-35,103
2017CDS-PP37,254PPD/PSD2,36-18,36236,693

Eleições legislativas

Data%
PSPSDCDSPCPUDPADAPU/

CDU

FRSPRDPSNBEPANPàFLCHIL
197637,9726,8520,934,520,85
197938,83ADADAPU1,2643,987,89
1980FRS0,7547,877,2236,03
198345,3826,9613,780,317,23
198529,6332,209,540,597,3114,43
198734,4248,104,23CDU0,474,522,46
199139,1849,403,373,290,330,67
199549,5636,376,710,463,330,36
199952,7332,796,344,050,400,64
200243,4941,207,403,681,11
200553,5628,915,314,053,57
200947,8328,347,554,297,03
201140,0937,047,944,093,300,47
201536,22PàFPàF4,417,770,6442,780,45
201942,7830,123,223,628,072,410,470,640,45

Cidades Geminadas

Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fafe

Referências

DIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - 16 DE MAIO DE 2021

 

Comunicação social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comunicação social ou ciências da comunicação é uma disciplina acadêmica que lida com processos de comunicação humana e comportamento, padrões de comunicação nas relações interpessoais, interações sociais e comunicação em diferentes culturas.[1] A comunicação é geralmente definida como dar, receber ou trocar ideias, informações, sinais ou mensagens através da mídia apropriada, permitindo que indivíduos ou grupos persuadam, procurem informações, forneçam informações ou expressem emoções de maneira eficaz.[2][3] Comunicação social é uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento que abrange uma variedade de tópicos, desde conversas e interações do dia a dia até sistemas de comunicação social e cultural no nível macro.[4][5]

Os teóricos da comunicação acadêmica concentram-se principalmente em refinar o entendimento teórico da comunicação, examinando as estatísticas para ajudar a substanciar hipóteses. A gama de métodos científicos sociais para estudar a comunicação vem se expandindo. Os pesquisadores de comunicação utilizam uma variedade de técnicas qualitativas e quantitativas. As viradas linguísticas e culturais de meados do século XX levaram a abordagens cada vez mais interpretativas, hermenêuticas e filosóficas para a análise da comunicação.[6] Por outro lado, o final da década de 90 e o início da década de 2000 viram o surgimento de novas técnicas analiticamente, matematicamente e computacionalmente rigorosas.[7]

Como campo de estudo, a comunicação é aplicada ao jornalismonegóciosmídia de massarelações públicasmarketing, transmissão de notícias e televisão, comunicação interpessoal e interculturaleducaçãoadministração pública - e além.[8][9] Como todas as esferas da atividade e relação humana são afetadas pela interação entre a estrutura de comunicação social e a agência individual,[5][10] os estudos de comunicação expandiram gradualmente seu foco para outros domínios, como saúdemedicinaeconomiainstituições militares e penaisInternetcapital social e o papel da atividade comunicativa no desenvolvimento do conhecimento científico.

Atuação mercadológica

comunicação social é uma ciência social aplicada, cujo objeto tradicional de estudo são os meios de comunicação de massa[11] (também chamados mass media ou simplesmente "média" ou "mídia"), principalmente o jornalismo ou imprensa e a comunicação organizacional (publicidadepropagandarelações públicas, comunicação de marketing)[12] de empresas e de organizações governamentais ou não-governamentais. O objeto da comunicação social diferencia-se, portanto, da comunicação que é objeto de ciências como a psicologia, a linguística ou a antropologia, sem que se possa negar a existência de interseções entre esses domínios.

Os meios de comunicação de massa mais frequentes são o jornal, a televisão, o rádio, o cinema e a internet. Didaticamente, poderia-se simplificar as atribuições dos diversos profissionais da seguinte forma: os jornalistas atuam com as notícias, os publicitários ou propagandistas atuam com os anúncios e os relações públicas com a relação entre a sua organização e a sociedade. Não obstante, a interdisciplinaridade e a convergência têm se ampliado progressivamente nessa área.

A pesquisa científica em comunicação social mantém diálogos frequentes com a antropologia, com a sociologia,[13] com a linguística, com a psicologia, com a ciência da informação, com a administração de empresas, com as artes visuais, com a música e com as artes cênicas. A partir do advento da internet, ampliou-se também o diálogo acadêmico entre a comunicação social, a ciência da informação e a ciência da computação.

Os fenômenos tecnológicos relacionados à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são um domínio de conhecimento distinto da comunicação social. Esses fenômenos são objeto de estudo das engenharias, em especial dos profissionais de telecomunicações.

Política

A comunicação é uma das ferramentas mais relevantes nas estratégias políticas, incluindo persuasão e propaganda, visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não ser factual).[14] Na informação da mass media e da mídia online, o esforço do estrategista é conseguir uma decodificação precisa, evitando a "reactância da mensagem", ou seja, a recusa da mensagem. A reacção a uma mensagem é referida também em termos de abordagem a uma mensagem da seguinte forma:

  • Na "leitura radical", o público rejeita os significados, valores e pontos de vista construídos no texto pelos seus criadores. Efeito: recusa de mensagem.
  • Na "leitura dominante", o público aceita os significados, valores e pontos de vista construídos no texto pelos seus criadores. Efeito: aceitação da mensagem.
  • Na "leitura subordinada", o público aceita, em geral, os significados, os valores e a visão de mundo incorporados ao texto pelos seus criadores. Efeito: obedecer à mensagem.[15]

São também usadas abordagens holísticas por líderes de campanha de comunicação e estrategistas de comunicação a fim de examinar todas as opções, "atores" e canais que podem gerar mudanças na paisagem semiótica, ou seja, alterar as percepções, alterar a credibilidade, alterar o "background memético", alterar na imagem dos movimentos, dos candidatos, jogadores e dirigentes percebidos por influenciadores chave que podem ter um papel na geração do "estado final" desejado.

O campo da comunicação política moderna é altamente influenciado pela estrutura e pelas práticas das doutrinas de "operações de informação" cuja natureza deriva de estudos estratégicos e militares. Nessa visão, o que realmente importa é o conceito de atuação no Ambiente de Informação. O ambiente de informações é o conjunto de indivíduos, organizações e sistemas que colectam, processam, disseminam ou agem com base nas informações. Esse ambiente consiste em três dimensões inter-relacionadas, que interagem continuamente com indivíduos, organizações e sistemas. Essas dimensões são conhecidas como físicas, informativas e cognitivas.[16]


Referências

  1.  Calhoun, Craig (2011). «Communication as social science (and more)»International Journal of Communication (em inglês). 5: 1479–1496. ISSN 1932-8036
  2.  Ferguson, Sherry Devereaux,. Communication in everyday life : personal and professional contexts. Don Mills, Ontario, Canada: [s.n.] OCLC 861207333
  3.  Bauer, Talya (2015). Organizational Behavior. Boston, MA: FlatWorld. pp. 227–242. ISBN 978-1-4533-7118-3
  4.  Craig, Robert T. (1 de maio de 1999). «Communication Theory as a Field»Communication Theory (em inglês). 9(2): 119–161. ISSN 1050-3293doi:10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
  5. ↑ Ir para:a b Goffman, Erving (1959). The presentation of self in everyday life (em English). [S.l.: s.n.] OCLC 256298
  6.  Hayes, Andrew F (2005). Statistical methods for communication science (em English). Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates. OCLC 320950289
  7.  E, ShannonC (1 de janeiro de 2001). «A mathematical theory of communication»ACM SIGMOBILE Mobile Computing and Communications Review (em inglês). doi:10.1145/584091.584093
  8.  Mifsud, Mari Lee (3 de abril de 2019). «To the humanities: what does communication studies give?»Review of Communication19 (2): 77–93. doi:10.1080/15358593.2019.1599411
  9.  Severin, Werner J; Tankard, James W (2001). Communication theories: origins, methods, and uses in the mass media (em English). New York: Addison Wesley Longman. OCLC 43397110
  10.  Trenholm, Sarah; Jensen, Arthur (2013). Interpersonal communication (em English). Oxford; New York, NY: Oxford University Press. OCLC 739914833
  11.  Do Rosário Medina, Daniel. Mediatização da comunicação política. Media, política e comunicação - a negociação do poder. Univ Santiago de Compostela, 2006. pp. 143.
  12.  Torquato do Rego, Francisco Gaudêncio. Jornalismo empresarial: teoria e pratica. Summus Editorial, 1984. pp. 12. ISBN 8532301878.
  13.  Conselho Federal de Educação. Currículos mínimos dos cursos superiores. Editora da URGS, 1971. pp. 41.
  14.  "De forma neutra, propaganda é definida como forma propositada e sistemática de persuasão que visa influenciar com fins ideológicos, políticos ou comerciais, as emoções, atitudes, opiniões e acções de públicos-alvo através da transmissão controlada de informação parcial (que pode ou não ser factual) através de canais diretos e de mídia." - Richard Alan Nelson, A Chronology and Glossary of Propaganda in the United States, 1996
  15.  Danesi, Marcel (2009), Dictionary of Media and Communications. M.E.Sharpe, Armonk, New York.
  16.  «Chairman of the Joint Chiefs of Staff, U.S. Army (2012). Information Operations. Joint Publication 3-13. Joint Doctrine Support Division, 116 Lake View Parkway, Suffolk, VA.» (PDF)Dtic.mil. Consultado em 1 de maio de 2017Cópia 

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - 16 DE MAIO DE 2021

 

João Nepomuceno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São João Nepomuceno
Estátua de São João Nepomuceno na Ponte Carlos em Praga
Mártir
Nascimentoc. 1345 em NepomukRepública Checa
Morte20 de março de 1393 (48 anos) em PragaRepública Checa
Beatificação31 de maio de 1721 por Papa Inocêncio XIII
Canonização19 de março de 1729 por Papa Bento XIII
Festa litúrgica16 de maio
Atribuiçõeshalo de cinco estrelas, palma, vestido sacerdotal, cruz, anjo indicando silêncio por um dedo sobre os lábios
Gloriole.svg Portal dos Santos

São João Nepomuceno (em checo Jan Nepomucký e alemão Johann von Nepomuk) é um dos santos nacionais da Boémia.

Segundo uma lenda foi pregador na corte de Venceslau IV em Praga e confessor da rainha sua mulher, mas, ao negar a divulgar os segredos das confissões dela foi morto, depois de ter sido torturado e lançado ao Rio Vltava.

Tornou-se assim o primeiro mártir do selo da confissão e o patrono contra calúnias, devido à maneira de sua morte.

Biografia

Nasceu na cidade de Nepomuk, em um dos vales da Boêmia, atual República Checa, por volta de 1345.

Ordenado sacerdote e nomeado pároco, ele prosseguiu os estudos de direito eclesiástico na Universidade de Praga e se doutorou em direito canônico em 1387 na cidade italiana de Pádua. Voltando a Praga, foi nomeado cônego da catedral de São Vito e vigário geral da arquidiocese, tornando-se, desta forma, um importante homem público.

Seus sermões causaram intensa mudança positiva nos costumes da população, o que levou a rainha a torná-lo seu confessor e director espiritual.

Martírio

O rei Venceslau IV começou a alimentar uma teimosa e infundada desconfiança em relação à fidelidade da esposa. Não encontrava nada que comprovasse as suas dúvidas, mas insistia na desconfiança a ponto de convocar o confessor e exigir que ele contasse, em detalhes, o que a rainha lhe confidenciava no confessionário. Espantado tanto com a doentia desconfiança do rei quanto com a ordem inaceitável de violar o segredo da confissão, o padre João se recusou com firmeza a obedecer a tal capricho.

Completamente destemperado, o rei mandou torturarem brutalmente o fiel sacerdote, que, suportando sofrimentos pavorosos, se manteve irredutível. Sua postura só aumentou a fúria do soberano.

Vendo que não conseguiria forçar o padre a trair o seu compromisso sagrado, o rei mandou amarrará-lo e atirá-lo da Ponte Carlos, até hoje a mais importante e famosa de Praga. O mártir do sigilo sacramental entregou a alma a Deus e, jogado covardemente às águas do rio Vltava, morreu afogado na noite de 20 de março de 1393.

A versão do Rei

O brutal assassinato de um homem tão conhecido e estimado chocou a cidade. O rei, é claro, não queria revelar o motivo da morte criminosa do pe. João e divulgou sua própria versão para justificar a sentença: desobediência. Segundo essa alegação, o vigário geral tinha se oposto à intenção do rei de suprimir a prestigiosa abadia de Klandrau e transformá-la numa nova sede episcopal (que seria entregue a um membro de sua corte).

Algumas crônicas oficiais do reino até reproduziram essa versão, mas muitas outras referiram o real motivo.

O milagre da língua viva

Beatificado pelo Papa Inocêncio XIII em 1721, João Nepomuceno teve o processo de canonização iniciado em julho de 1722 sob o grande apelo dos fiéis. Em 27 de janeiro de 1725, um professor de medicina e dois cirurgiões exumaram os restos mortais do mártir na presença de uma comissão de autoridades eclesiásticas, em cuja presença ocorreu um fato extraordinário. O corpo estava desfeito pelo tempo, mas a língua, apesar de ressequida, estava inexplicavelmente conservada. Não só isso: diante de todos, ela começou a recuperar a cor rósea, como a língua de alguém vivo. Foi o quarto milagre registrado no processo de canonização.

Ligações externas

Commons
Commons possui imagens e outros ficheiros sobre João Nepomuceno
Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre João Nepomuceno

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue