domingo, 9 de maio de 2021

POLIGRAFO - 9 DE MAIO DE 2021

 

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Olá, viva!

 

Depois de um razoável período de confinamento, a Pinóquio está de volta com aquilo que de melhor fazemos, numa semana marcada por uma entrevista de Rui Rio à RTP em que, entre outras coisas, o líder do PSD recordou as escutas do processo Casa Pia para acusar o Primeiro-Ministro de interferir na Justiça aquando da detenção de Paulo Pedroso. Também escrevemos sobre um episódio de aparente violência excessiva por parte das autoridades policiais - mais um a juntar a outros que têm sido profusamente partilhados nas redes sociais, cada vez mais utilizadas pelos cidadãos como veículo de denúncia de abusos e injustiças. Mas como a vida não é só política e cassetetes, deixo-lhe mais abaixo outras sugestões de artigos e video-checks sobre outros temas. Encare-os como um pequeníssimo aperitivo para o enorme acervo que pode encontrar ao visitar o site. Espreite-o, partilhe os conteúdos e faça-nos chegar as suas sugestões pelos canais do costume.

 

Até para a semana!
#emnomedaverdade

1. Rui Rio: Há escutas telefónicas da Casa Pia em que António Costa tenta "interferir na justiça”. É verdade?
2. Criação de residência universitária em Lisboa exclusivamente para filhos de funcionários públicos é legal?
3. Parlamento Europeu "condenou o Governo português" pela "interferência na nomeação" do procurador José Guerra?
4. Vídeo viral que mostra polícias a recorrerem à força para deter três jovens em Lisboa é autêntico?
5. Vencedora da Liga de Surf recebeu metade do valor do prémio masculino?

Taxa de ocupação dos hospitais públicos foi menor durante a pandemia do que em 2019?

Ramalho Eanes disse que "abril ofereceu as liberdades mas esqueceu-se de criar cidadãos"?


Polígrafo NITfm
Todas as quartas-feiras às 10h, na NiTfm
Na última emissão do Polígrafo NiTfm, Gustavo Sampaio, diretor adjunto do Polígrafo juntou-se a Rui Barros nos estúdios da NiTfm para mais uma verificação de factos radiofónica. Nesta conversa sobre os temas mais polémicos da semana, destaque para veracidade de um gráfico publicado nas redes sociais acerca da percentagem de nascimentos de bebés “não brancos” em Portugal.

Para além deste “radio-check”, poderá ouvir outras análises em podcast, aqui!


 
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OBSERVSDOR - 9 DE MAIO DE 2021

 

AIRBUS A400M CAI EM SEVILHA EM 2015 - 9 DE MAIO DE 2021


 

Airbus A400M

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Airbus A400M
Avião
O segundo protótipo do A400M, Grizzly 2, no Farnborough Airshow em 2010
Descrição
Tipo / MissãoTransporte aéreo de longa distância
País de origem União Europeia
FabricanteAirbus Defence and Space [1]
Primeiro voo em11 de dezembro de 2009 (11 anos)
Especificações
Dimensões
Comprimento45,1 m (148 ft)
Envergadura42,4 m (139 ft)
Altura14,7 m (48,2 ft)
Peso(s)
Peso vazio37 000 kg (81 600 lb)
Peso carregado76 500 kg (169 000 lb)
Peso máx. de decolagem136 500 kg (301 000 lb)
Propulsão
Motor(es)4 × Europrop TP400-D6 turboélice
Potência (por motor)11 000 hp (8 200 kW)
Performance
Velocidade máxima780 km/h (421 kn)
Velocidade máx. em Mach0,72 Ma
Alcance (MTOW)3,300 km (2,05 mi)
Teto máximo11 300 m (37 100 ft)

Airbus A400M Atlas é um avião equipado com 4 motores TP400-D6, desenvolvido pela Airbus Military (Airbus Defence and Space, após a reestruturação das divisões da Airbus em janeiro de 2014), para atender a demanda de aviões de transporte militar tático.

Programa

O programa A400M foi lançado em maio de 2003 com uma encomenda de 180 aviões para 7 países da OTAN. A África do Sul se juntou ao programa em abril de 2005 com uma encomenda de 8 aviões. Em dezembro de 2005, a Malásia encomendou 4 aeronaves, levando as encomendas totais na ocasião para 192 unidades. A previsão era que o A400M fizesse seu voo inaugural no início de 2008, com as entregas se iniciando em 2009.

Atrasos

O seu primeiro voo só ocorreu em dezembro de 2009, com quase dois anos de atraso, em Sevilha, na Espanha.[2] Com isso, as primeiras entregas passaram a ser previstas para 2012 e 2013. No final de 2009, a África do Sul cancelou seu pedido de 8 unidades, enquanto isso, outros países refaziam seus planos de logística e financeiros, já que os atrasos se sucediam e o preço do avião subiu consideravelmente.

Primeira entrega

Em 30 de setembro de 2013, a Airbus entregou a primeira unidade. Foi para a França, que confirmou os 50 pedidos previstos, sendo 15 de imediato.[3]

Números relativos ao avião

  • Custo por unidade: 100 milhões de euros.[4]
  • Aviões encomendados: 174, com 6 entregues, até novembro de 2014.[5] Mais três unidades foram entregues em dezembro de 2014, totalizando 9 entregas.

Operadores

Ver também

Referências

  1.  Airbus Defence and Space_A400M Arquivado em 1 de julho de 2014, no Wayback Machine. em inglês
  2.  «Airbus celebrates as A400M gets airborne» (em inglês). Flightglobal. 11 de dezembro de 2009
  3.  «Airbus entrega primeiro A400M, um avião militar de última geração». Uol_Notícias. 30 de setembro de 2013
  4.  «First Test Flight for A400M A Success». Defense News, 11 December 2009
  5.  «A400M» (em inglês). Airbus Defence & Space. Novembro de 2014

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