domingo, 9 de maio de 2021

DECLARAÇÃOI SCHUMANN. - MAIO DE 1950 - 9 DE MAIO DE 2021

 

Declaração Schuman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em 9 de maio de 1950Robert Schuman, um dos "Pais da Europa" e então Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas entre todos os estados Europeus, acabados de sair cinco anos antes de mais uma Guerra que a dilacerou (II Guerra Mundial). Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Texto integral[1]

A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos à medida dos perigos que a ameaçam.

O contributo que uma Europa viva e organizada pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacificas. A França, ao assumir-se desde há mais de vinte anos como defensora de uma Europa unida, teve sempre por objetivo essencial servir a paz. A Europa não foi construida, tivemos a guerra.

Europa não se fará de uma só vez, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto. A união das nações europeias exige que seja eliminada a secular oposição entre a França e a Alemanha.

Com esse objetivo, o Governo francês propõe atuar imediatamente num plano limitado mas decisivo.

O Governo francês propõe subordinar o conjunto da produção franco-alemã de carvão e de aço a uma Alta Autoridade, numa organização aberta à participação dos outros países da Europa.

A comunitarização das produções de carvão e de aço assegura imediatamente o estabelecimento de bases comuns de desenvolvimento económico, como primeira etapa da federação europeia, e mudará o destino das regiões durante muito tempo condenadas ao fabrico de armas de guerra, das quais constituíram as mais constantes vítimas.

A solidariedade de produção assim alcançada revelará que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se tornará não apenas impensável como também materialmente impossível. O estabelecimento desta poderosa unidade de produção aberta a todos os países que nela queiram participar e que permitirá fornecer a todos os países que a compõem os elementos fundamentais da produção industrial em condições idênticas, e lançará os fundamentos reais da sua unificação económica.

Esta produção será oferecida a todos os países do mundo sem distinção nem exclusão, a fim de participar no aumento do nível de vida e no desenvolvimento das obras de paz. Com meios acrescidos, a Europa poderá prosseguir a realização de uma das suas funções essenciais: o desenvolvimento do continente africano. Assim se realizará, simples e rapidamente, a fusão de interesses indispensáveis para o estabelecimento de uma comunidade económica e introduzirá o fermento de uma comunidade mais larga e mais profunda entre países durante muito tempo opostos por divisões sangrentas.

Esta proposta, por intermédio da comunitarização de produções de base e da instituição de uma nova Alta Autoridade cujas decisões vincularão a França, a Alemanha e os países aderentes, realizará as primeiras bases concretas de uma federação europeia indispensável à preservação da paz.

O Governo francês, a fim de prosseguir a realização dos objetivos assim definidos, está disposto a iniciar negociações nas seguintes bases.

A missão atribuída à Alta Autoridade comum consistirá em, nos mais breves prazos, assegurar:

  • A modernização da produção e a melhoria da sua qualidade;
  • O fornecimento, em condições idênticas, de carvão e de aço aos mercados alemão, francês e dos países aderentes;
  • O desenvolvimento da exportação comum para outros países;
  • A harmonização no progresso das condições de vida da mão-de-obra dessas indústrias.

Para atingir estes objetivos a partir das condições muito diversas em que se encontram atualmente as produções dos países aderentes, deverão ser postas em prática, a titulo provisório, determinadas disposições, incluindo a aplicação de um plano de produção e de investimentos, a instituição de mecanismos de perequação dos preços e a criação de um fundo de reconversão destinado a facilitar a racionalização da produção. A circulação do carvão e do aço entre países aderentes será imediatamente isenta de qualquer direito aduaneiro e não poderá ser afetada por tarifas de transportes distintas. Criar-se-ão progressivamente as condições para assegurar espontaneamente a repartição mais racional da produção ao mais elevado nível de produtividade.

Ao contrário de um cartel internacional que tende a repartir e a explorar os mercados nacionais com base em práticas restritivas e na manutenção de elevados lucros, a organização projetada assegurará a fusão dos mercados e a expansão da produção.

Os princípios e os compromissos essenciais acima definidos serão objeto de um tratado assinado entre os estados. As negociações indispensáveis a fim de precisar as medidas de aplicação serão realizadas com a assistência de um mediador designado por comum acordo, este terá a missão de velar para que os acordos sejam conformes com os princípios e, em caso de oposição irredutível, fixará a solução a adotar.

A Alta Autoridade comum, responsável pelo funcionamento de todo o regime:

  • Será composta por personalidades independentes e designadas numa base paritária pelos governos;
  • Será escolhido um presidente por comum acordo entre os governos;
  • As suas decisões serão de execução obrigatória em França, na Alemanha e nos restantes países aderentes;
  • As necessárias vias de recurso contra as decisões da Alta Autoridade serão asseguradas por disposições adequadas.

Será elaborado semestralmente por um representante das Nações Unidas junto da referida Alta Autoridade um relatório público destinado à ONU e dando conta do funcionamento do novo organismo, nomeadamente no que diz respeito à salvaguarda dos seus fins pacíficos.

A instituição de Alta Autoridade em nada prejudica o regime de propriedade das empresas. No exercício da sua função, a Alta Autoridade comum terá em conta os poderes conferidos à autoridade internacional da região do Rhur e as obrigações de qualquer natureza impostas à Alemanha, enquanto estas subsistirem.

Referências

SANTA MARIA DOMENICA MAZZARELLO - 9 DE MAIO DE 2021

 


Maria Domenica Mazzarello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Santa Maria Mazzarello
Nascimento9 de maio de 1837 em Mornese, Alessandria, Itália
Morte14 de maio de 1881 (44 anos) em Mornese
Beatificação20 de novembro de 1938, Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano por Papa Pio XI
Canonização24 de junho de 1951, Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano por Papa Pio XII
Principal temploBasílica de Nossa Senhora Auxiliadora, Torino, Itália
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santa Maria Mazzarello (9 de maio de 1837 - 14 de maio de 1881) foi a fundadora italiana das Irmãs Salesianas.

Mazzarelli, o lugar onde Maria Mazzarello nasceu
Valponasca, o lugar onde Maria Mazzarello passou a infância

Vida

Ela nasceu em Mornese, na atual província de Alessandria, norte da Itália, em uma família de camponeses que trabalhava em uma vinha. Ela era a mais velha dos dez filhos de Jose e Maddalena Calcagno Mazzarelli. Aos quinze anos ingressou na Associação das Filhas de Maria Imaculada, dirigida pelo seu pároco, Padre Domenico Pestarino; foi um precursor da fundação das Irmãs Salesianas.[1]

As Filhas eram conhecidas por suas obras de caridade e Maria logo se destacou por seu bom senso, dedicação, alegria e amor pelos jovens. Aonde quer que ela fosse, as crianças da aldeia eram atraídas por ela como um ímã, ansiosas por ouvir suas histórias ou por fazer-lhe uma série de perguntas sobre a fé cristã.[1]

Quando ela tinha 23 anos, uma epidemia de febre tifóide atingiu Mornese e os moradores começaram a morrer rapidamente. Logo, seu tio e sua tia adoeceram e Maria se ofereceu para cuidar deles e de seus muitos filhos. Depois de uma semana, eles foram curados, mas quando ela voltou para casa, a própria Maria adoeceu com febre tifóide. Ela recebeu os últimos ritos da Igreja e se recuperou, mas a doença a deixou fraca. A força que antes a sustentava nos campos não existia mais. Maria agora estava magra e frágil; uma casca de seu eu outrora robusto.[1]

Sua praticidade a levou a encontrar outros meios de se sustentar, então ela fez um aprendizado como costureira na cidade e trabalhou diligentemente no ofício. Como João Bosco, as habilidades que aprendeu na juventude, ela mais tarde pôde transmitir aos que viriam depois dela. Depois de se recuperar da doença, no mês de outubro, Maria estava passeando em sua aldeia e de repente ficou surpresa ao ver à sua frente um grande edifício com um pátio e muitas meninas brincando e rindo. Uma voz disse a ela: "Eu as confio a você."[2]

Ao mesmo tempo, São João Bosco vive uma experiência semelhante, quando lhe mostra um grupo de meninas abandonadas em um pátio. A mesma voz disse-lhe: “Estas são minhas filhas; cuide deles." Maria se tornaria co-fundadora de uma ordem religiosa para cuidar das meninas, assim como o padre salesiano e os irmãos cuidavam dos meninos.

A educação das meninas era uma necessidade particular no século XIX, e Maria decidiu se dedicar a esse trabalho. Hosts de camponesas do interior ou serventes, operárias e vendedoras ambulantes encheram as ruas da cidade; e todos eles corriam risco de prostituição juvenil. Ela desejava educá-los e ensiná-los um ofício, para salvá-los dos perigos da vida nas ruas. Ela convenceu algumas de suas amigas a se juntarem a ela neste projeto. Quinze jovens agora compunham as Filhas de Maria Imaculada. O Pe. Pestarino dedicou-se a prepará-los para a vida espiritual e conseguiu arranjar um lugar para alguns deles viverem em comunidade; assim foi o início da vida religiosa em Mornese. As Filhas acolheram algumas meninas e as abrigaram, educando-as na fé e transmitindo-lhes seus conhecimentos de confecção de roupas.[2]

Dom Bosco soube das Filhas pelo Pe. Pestarino, ele próprio a formar-se salesiano de Dom Bosco com o santo. Considerando a sua visão das jovens, Dom Bosco decidiu encontrá-las. Foi a Mornese com o pretexto de angariar fundos para o seu Oratório, mas a sua verdadeira intenção era investigar a possibilidade de fundar uma contraparte feminina das Irmãs Salesianas das Filhas de Maria Imaculada.[2]

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Collegio, a primeira comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora

Em 1867, depois de se encontrar com elas e receber a resposta entusiástica das Filhas à sua proposta, Dom Bosco traçou sua primeira regra de vida. Fonte do bom espírito, do humor, do otimismo e da caridade da comunidade, Maria Mazzarello foi uma escolha natural como primeira superiora, embora tenha feito tudo o que pôde para não aceitar o título. Por fim, a obediência venceu e ela foi a primeira mãe da jovem comunidade aos trinta anos.[3]

Depois de muita formação, lutas, conselhos bem intencionados mas mal orientados de outros e dificuldades com os habitantes da cidade (cuja escola para meninos, para a qual arrecadaram dinheiro e construíram, foi entregue às Filhas para o trabalho de Dom Bosco), o dia de sua profissão chegou. As quinze jovens, lideradas por Maria Mazzarello, fizeram os votos religiosos na presença do Bispo de Acqui, de seu pai espiritual Dom Bosco e do Pe. Pestarino.[3] 31 de julho de 1872 foi o aniversário da nova família religiosa.

Aos trinta e cinco anos, vestida como hábito, ela era agora Irmã Maria Mazzarello. Ela e as outras quatorze irmãs religiosas recém-professas formaram a nova ordem. As Filhas de Maria Auxiliadora foram fundadas oficialmente. Maria foi convidada por Dom Bosco a desempenhar temporariamente o papel de superiora até que ele pudesse convocar um conselho de irmãs para uma eleição.[3]

Como ramo feminino da família religiosa salesiana, as Filhas de Maria Auxiliadora procuraram fazer pelas meninas o que os padres e irmãos faziam em Turim pelos meninos. Trouxeram para o seu ministério o gênio feminino particular que se presta tão bem a nutrir, ensinar e encorajar os jovens no caminho da salvação e do crescimento pessoal; eles se tornaram muito amados pelos habitantes da cidade.

Depois de eleita Madre Geral das Irmãs Salesianas, Maria Mazzarello sentiu que era importante que ela e as outras Irmãs tivessem um bom conhecimento de leitura e escrita; era uma habilidade que muitos deles nunca tiveram oportunidade de adquirir.

Sua dedicação às irmãs não se limitava apenas ao desenvolvimento intelectual. Em todos os sentidos foi uma mãe atenciosa, por isso ainda hoje é carinhosamente chamada de “Madre Mazzarello” pelas Irmãs Salesianas. Quando várias irmãs estavam indo para as missões da América do Sul, ela as acompanhou até o porto de escala em Gênova, Itália, e depois pegou um barco para a França para visitar as irmãs de lá.

Em Marselha, o navio deles quebrou e teve que ser consertado. Todos os passageiros foram obrigados a desembarcar enquanto o cais estava seco. Embora as Irmãs tivessem sido informadas de que haviam sido preparados alojamentos para elas, houve uma confusão e elas ficaram sem camas para dormir. Madre Mazzarello não era de se deixar desanimar por acontecimentos como esse, então pegou os lençóis que trouxeram, recheou-os de palha e fez camas improvisadas para todos. Depois de uma péssima noite de sono, todos acordaram, mas Madre Mazzarello não conseguia se levantar. Uma febre estava devastando seu corpo e ela sentia dores terríveis. Na manhã seguinte, mais preocupada em preocupar seus já exaustos companheiros, ela conseguiu se levantar, despedir-se dos missionários e, em seguida, viajar com suas irmãs restantes para sua casa e orfanato em Saint-Cyr.

Na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, Torino

Morte

Uma vez em Saint-Cyr, ela desmaiou e ficou 40 dias de cama. O diagnóstico foi pleurisia. Eventualmente, ela voltou para a Itália, embora o médico lhe disse para não fazê-lo. Ela disse que queria morrer em sua própria comunidade. Ela fez sua jornada de volta em etapas, pois não queria se esforçar muito; ela estava dolorosamente ciente de sua condição delicada. Felizmente em uma de suas paradas Dom Bosco estava perto e eles puderam se encontrar pela última vez.

No início de abril, Maria voltou a Mornese. Seu ar nativo a fortaleceu e como ela se sentia mais forte, ela insistiu em manter a programação da comunidade e fazer seu trabalho normal. Infelizmente, foi demais para ela e ela teve uma recaída. Perto do final de abril, parecia que a morte se aproximava. Finalmente, na madrugada de 14 de maio de 1881, Madre Mazzarello começou sua agonia de morte. Depois de receber as últimas cerimônias, ela voltou sua atenção para aqueles ao seu redor e sussurrou fracamente, "Adeus. Eu estou indo agora. Eu vou ver vocês no céu. " Pouco depois, ela morreu com quarenta e quatro anos.

sábado, 8 de maio de 2021

BARREIRA DO TAMISA INAUGURADA EM 1984 - 8 DE MAIO DE 2021

 


Barreira do Tamisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A barreira contra inundações do rio Tamisa
O portão no centro da imagem foi erguido para a sua posição que possibilita a manutenção da estrutura.

Barreira do Tamisa (português europeu) ou Barreira do Tâmisa (português brasileiro) (em inglêsThames Barrier) é a segunda maior barreira anti-inundações do mundo (apenas a Oosterscheldekering nos Países Baixos é maior) e está localizada no rio Tamisa a jusante do centro de LondresReino Unido. O seu propósito é prevenir Londres das inundações por marés cheias e marés de tempestade excecionalmente altas. Só deve ser erguida durante a maré cheia; nas marés vazias pode ser baixada para libertar a água a montante. Na margem norte está Silvertown no borough de Newham, e na margem sul fica a área de New Charlton de Charlton no borough de Greenwich. O relatório de Sir Hermann Bondi sobre a inundação dos Países Baixos de 1953 que também atingiu o estuário do Tamisa e partes de Londres[1] foi decisiva para a construção da barreira.[2]


Referências

Ligações externas

Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Barreira do Tamisa

MONTE PELÉE - MARTINICA - ENTRA EM ERUPÇÃO EM 1902 - 8 DE MAIO DE 2021

 


Monte Pelée

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Pelée
Vista de La Pelée
Monte Pelée está localizado em: Martinica
Monte Pelée
Coordenadas14° 49' N 61° 10' O
Altitude1 397 m (4 583 pés)
Proeminência1 397 m
TipoEstratovulcão
LocalizaçãoMartinica
País França
Departamento ultramarinoMartinica
Última erupção1929-1932

Monte Pelée (em francêsLa Pelée ou montaigne Pelée: "montanha pelada") é um vulcão situado no norte da Martinica, integrado no arco vulcânico das Antilhas Menores. É mais conhecido pela erupção de 1902, uma das mais devastadoras de que se tem conhecimento, tendo causado a morte de entre 30 000 a 40 000 pessoas e a destruição total da cidade de Saint-Pierre, situada no sopé da montanha.[1] Praticamente todos em St. Pierre morreram. O único sobrevivente foi um jovem prisioneiro numa masmorra no porão da prisão.[2]

Historicamente, a primeira erupção vulcânica registrada na montanha Pelée ocorreu por volta do ano 300 e provocou a interrupção do povoamento pré-colombiano da Martinica. O evento de 1902 foi um marco nos estudos vulcânicos. Tratava-se de um novo tipo de erupção, designada desde então como "peleana". Pela idade geológica do Monte Pelée, é possível que ainda ocorram outras erupções de iguais proporções.[carece de fontes]

A erupção de 1902

Mapa (datado de 1904) da região afetada pela erupção do monte Pelée em 1902.

Em 8 de maio de 1902 uma nuvem ardente se desprendeu do alto do vulcão e destruiu inteiramente a cidade de Saint-Pierre, provocando a morte de entre 30 000 a 40 000 pessoas. O fluxo piroclástico, uma cinza vulcânica com cerca de 300 °C, cobriu 20 km ao longo de toda cidade de Saint Pierre, seguida pela lava, de aproximados 1000 °C. O efeito do fluxo piroclástico é tão devastador que em três minutos exterminou aquele povoado, derreteu casas, prédios. Pessoas foram encontradas queimadas, contorcidas, explodidas.

Em verdade, desde janeiro, quatro meses antes da erupção, La Pelée começou a mostrar um aumento abrupto na atividade de fumarolas, mas os habitantes mostraram pouca preocupação. Isso mudou, no entanto, em 23 de abril, quando começaram as explosões menores na cúpula do vulcão. Nos dias subsequentes, Saint-Pierre foi atingida por tremores de terra, coberta por uma chuva de cinzas e envolta em uma nuvem espessa e asfixiante de gás sulfuroso. As condições ambientais se deterioraram ainda mais quando a cidade e as aldeias periféricas foram invadidas por insetos e cobras que desciam pelas encostas do Monte Pelée, fugindo da tempestade de cinzas e dos tremores. Cerca de 50 pessoas, a maioria crianças, morreram de picadas por cobras, juntamente com cerca de 200 animais. Quando as erupções se intensificaram, as águas do lago situado na cratera do vulcão, denominado Étang Sec, começaram a ferver. Em 5 de maio, a borda da cratera cedeu, e uma torrente de água escaldante desceu em cascata pelo rio Blanche. A água quente misturada a detritos piroclásticos gerou uma enorme avalanche (lahar), que descia a uma velocidade de aproximadamente 100 quilômetros por hora. Essa enxurrada de lama vulcânica soterrava tudo em seu caminho. Invadiu uma destilaria de rum, perto da foz do rio, ao norte de Saint-Pierre, matando 23 trabalhadores. O lahar chegou ao mar, gerando um tsunami de três metros de altura que inundou as áreas baixas, à beira-mar. Nesse dia, o governador Luís Mouttet recebeu um relatório de uma comissão de líderes cívicos que escalou o vulcão para avaliar o perigo. O único cientista do grupo era um professor da escola secundária local. O relatório afirmava que "não há nada na atividade do Monte Pelée" que pudesse levar a população a deixar a cidade e concluía que "a segurança de Saint-Pierre está completamente garantida". O relatório aliviou os temores e deu esperança aos funcionários municipais que estavam particularmente preocupados que os eleitores permanecem na cidade para votar durante a eleição que seria realizada em 11 de maio. As únicas pessoas com dinheiro suficiente para sair da ilha foram os ricos, quase todos pertencentes ao Partido Progressista do governador Mouttet. Mouttet convenceu o editor conservador do jornal Les Colonies a minimizar o risco representado pelo vulcão e a liderar o esforço para encorajar as pessoas a permanecerem na cidade. Ainda assim, alguns moradores deixaram a cidade de Fort-de-France. Isso levou o governador Mouttet a enviar tropas para patrulhar a estrada para Fort-de-France, com ordens para fazer retornar aqueles que tentavam sair. Com base nos tranquilizadores artigos publicados por Les Colonies, muitas pessoas do meio rural reuniram-se em Saint-Pierre, pensando que fosse o lugar mais seguro. A população aumentou, chegando a cerca de 28 000 pessoas. Quase todas pereceriam na erupção de 8 de maio.[3] Esse dia era feriado em Saint-Pierre - festa da Ascensão -, o que também incentivou mais pessoas a irem para a cidade.

27 de maio de 1902

Houve dois sobreviventes: Louis-Auguste Cyparis, um prisioneiro que se encontrava em uma cela solitária, cujas paredes espessas funcionaram como uma proteção, e Léon Compère-Léandre, um sapateiro que vivia na periferia da cidade. Outras fontes citam também uma menina, Havivra Da Ifrile.[4]

A última erupção do Pelée decorreu entre 1929 e 1932.[5]

Atualmente, Saint-Pierre, conta com apenas 5 000 habitantes. Antes da erupção, era a capital comercial da Martinica. O famoso monte é monitorado regularmente. No museu da cidade ainda podem-se encontrar vários objetos que foram completamente deformados pelo efeito. Em março de 2010, quando a Martinica foi atingida por uma grande seca, um incêndio irrompeu na face sudoeste da montanha Pelée e consomiu, durante mais de cinco dias, o cume do vulcão.

Biodiversidade

A rã-do-vulcão-da-martinica, Allobates chalcopis, é endémica do Monte Pelée,[6] e a única espécie da sua família (Aromobatidae) que é endémica de uma ilha oceânica.[7]

Referências

  1.  La catastrophe de la Martinique.
  2.  «Está próximo o predito fim do mundo? — BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia»wol.jw.org. Consultado em 18 de fevereiro de 2019
  3.  How volcanoes work : Mt. Pelée eruption (1902)
  4.  Girault, François; Bouysse, Philippe e Rançon, Jean-Philippe. Volcans vus de l'espace. Nathan: Paris, setembro de 1998; p. 45 a 47. ISBN 2092608290)
  5.  «Pelée»Programa Global de VulcanismoSmithsonian Institution. Consultado em 6 de dezembro de 2008
  6.  Frost, Darrel R. (2014). «Allobates chalcopis (Kaiser, Coloma, and Gray, 1994)»Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.0. American Museum of Natural History. Consultado em 23 de setembro de 2014
  7.  Fouquet, A.; Pineau, K. V.; Rodrigues, M. T.; Mailles, J.; Schneider, J. B.; Ernst, R.; Dewynter, M. L. (2013). «Endemic or exotic: The phylogenetic position of the Martinique Volcano Frog Allobates chalcopis (Anura: Dendrobatidae) sheds light on its origin and challenges current conservation strategies». Systematics and Biodiversity11: 87-101. doi:10.1080/14772000.2013.764944

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