terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

ACIDENTE FERROVIÁRIO DE BAD AIBLING EM 2016 - 9 DE FEVEREIRO DE 2021


 

Acidente ferroviário de Bad Aibling em 2016

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Acidente ferroviário de Bad Aibling em 2016
Descrição
Data9 de fevereiro de 2016 (5 anos)
LocalBad Aibling Baviera
Coordenadas47° 50′ 55″ N, 12° 01′ 48″ L
País Alemanha
Tipo de acidenteColisão frontal
Causasob investigação
Estatísticas
Comboios/trensdois
Mortos11[1]
Feridos82[2]

acidente ferroviário de Bad Aibling (em alemãoEisenbahnunfall von Bad Aibling) ocorreu em Bad Aibling, na Baviera, no sudeste da Alemanha, em 9 de fevereiro de 2016, quando dois trens de passageiros colidiram frontalmente. Pelo menos dez pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas, algumas em estado grave.[3][4]

Acidente

O acidente ocorreu logo após 06h48 CET (05h48 UTC).[5] Dez pessoas morreram,[6] cerca de 80 ficaram feridas; dezessete em estado grave.[1][3][7] Os condutores e guardas dos dois trens estão entre aqueles que morreram.[3]

O acidente ocorreu na linha ferroviária Mangfalltal Bahn, perto de obras de saneamento básico em Bad Aibling.[8] Os dois trens modelo Stadler FLIRT operavam pela empresa Meridian e percorriam a Bayerische Oberlandbahn (BOB), uma parte da Transdev.[9][10] Uma das unidades tinham três vagões com 158 assentos e a outra era uma unidade de seis vagões com 333 assentos. Os trens eram equipados com três gravadores de evento.[10] A linha férrea e os dois trens estavam equipados com o sistema de proteção Punktförmige Zugbeeinflussung (PZB), que é projetado para reforçar a sinalização do lado da linha e impedir o condutor de passar acidentalmente por sinais de alerta.[11]

Os trens leste e oeste eram programados para passar uns aos outros na estação ferroviária de Kolbermoor. O acidente ocorreu em uma curva entre as estações de Kolbermoor e Bad Aibling-Kurpark.[12] Cada trem estava viajando a cerca de 100 quilômetros por hora no momento.[3]

Operação de resgate

A operação de resgate envolveu um total de cerca de 700 socorristas,[13] dos quais 180 eram bombeiros, 215 oficiais da Polícia da Baviera, 50 policiais federais, 30 funcionários da Technisches Hilfswerk (Agência Federal de Técnicos de Socorro), 200 membros da Cruz Vermelha da Baviera e equipes de resgate da Guarda Costeira.[13] Um total de 15 helicópteros da polícia e outros serviços de emergência participaram dos trabalhos de resgate. Ambulâncias aéreas da Alemanha e Áustria foram usadas para transportar os feridos ao hospitais.[14]

O local do acidente era de difícil acesso, pois fica entre a floresta Stuckenholz e o Canal Mangfall (Mangfallkanal), o que tornou o trabalho de resgate consideravelmente mais complicado, visto que as equipes de resgate tiveram que ser transportadas por barco e helicóptero.[15] Os feridos foram levados através do rio Mangfall até a margem oposta.[12]

Reação

O ministro dos Transportes alemão Alexander Dobrindt visitou o local do acidente. Ele disse que foi uma "visão terrível". O Ministro do Interior bávaro, Joachim Herrmann, disse que era "difícil de compreender" como o acidente aconteceu.[3] A chanceler Angela Merkel disse que estava "consternada e entristecida" com o acidente.[3] Como resultado do acidente, as festas de carnaval na quarta-feira de cinzas em Rosenheim, Bad Aibling e arredores foram canceladas.[16]

Investigação

A Agência Alemã de Investigação de Acidentes (Eisenbahn-Unfalluntersuchungsstelle des Bundes) abriu a investigação número 04/2016 sobre o acidente.[14] A causa não está esclarecida.[2] No início da investigação, cogitou-se que a sinalização automática do sistema pode ter sido desligada por engano.[17]

Um controlador de tráfego ferroviário foi detido depois de um relatório que o responsabiliza pelo acidente ferroviário. O controlador confirmou a acusação que consta no relatório: foi por estar distraído com um jogo de telemóvel que acabou por desencadear os procedimentos errados que levariam à colisão entre os dois comboios, num troço de uma única linha. O detido arrisca-se a uma pena de prisão de cinco anos por homicídio por negligência.[18]

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Polizei Oberbayern Süd (9 de fevereiro de 2016). «Schreckliches Zugunglück bei Bad Aibling +++ bislang 10 Tote +++ 1 Mensch noch vermisst +++ 17 Schwerverletzte und 63 Leichtverletzte +++ bis zu 700 Helfer im Einsatz +++ Staatsanwaltschaft und Kripo ermitteln zur Ursache»(published 17:05 CET) (em alemão). Bayerische Polizei. Consultado em 9 de fevereiro de 201663 Menschen, so der Stand jetzt, wurden dabei leicht verletzt. 17 Menschen wurden schwerverletzt, 9 Menschen konnten nur mehr tot geborgen werden, eine weitere Person verstarb im Laufe des Tages in einem Krankenhaus.
  2. ↑ Ir para:a b Bendixen, Oliver; Bohrer-Glas, Dagmar; Binder, Julia (9 de fevereiro de 2016). «Bahnunglück bei Bad Aibling Zahl der Toten steigt auf vier»Bayerischer Rundfunk (em alemão). Consultado em 9 de fevereiro de 2016Beim Zusammenstoß zweier Meridian-Regionalzüge bei Bad Aibling im Landkreis Rosenheim sind mindestens vier Menschen ums Leben gekommen. Das gab die Polizei kurz vor 9.30 Uhr bekannt. Rund 150 Fahrgäste sind verletzt worden.
  3. ↑ Ir para:a b c d e f «Germany train crash: Several killed in Bavarian town of Bad Aibling»BBC News Online. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016…drivers of both trains and two train guards were among those killed, regional broadcaster Bayerischer Rundfunk said, quoting police.
  4.  Polizei Oberbayern Süd (9 de fevereiro de 2016). «#Bahnunglück #BadAibling: aktueller Stand - 8 Tote, über 50 Schwerverletzte und rund 100 Leichtverletzte»(published at 11:09)Twitter (em alemão). Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  5.  «Police: Fatalities in Bavarian train crash»Deutsche Welle. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016shortly after 6:48 a.m. local time (0548 UTC) on Tuesday
  6.  Polizei Oberbayern Süd (9 de fevereiro de 2016). «#Bahnunglück #BadAibling: die Zahl der Toten ist leider auf 9 gestiegen» (published at 12:33)Twitter (em alemão). Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  7.  Polizei Oberbayern Süd (9 de fevereiro de 2016). «#Bahnunglück #BadAibling: aktueller Stand - 8 Tote, über 50 Schwerverletzte und rund 100 Leichtverletzte»(published at 11:09)Twitter (em alemão). Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  8.  «Mehrere Tote bei Zugunglück in Oberbayern»Die Welt (em alemão). 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016zwei Meridian-Züge des Betreibers Transdev gegen 7 Uhr auf der eingleisigen Strecke kollidiert. Das Tempo auf der Strecke beträgt normalerweise rund 120 Stundenkilometer. Ein Zug sei nahe des Klärwerks bei Bad Aibling … Die Bahnstrecke zwischen Holzkirchen und Rosenheim (Mangfalltalbahn) ist auf unbestimmte Zeit gesperrt.
  9.  «Streckensperrung Holzkirchen - Rosenheim nach schwerer Kollision zweier Meridian-Züge zwischen Kolbermoor und Bad Aibling»Bayerische Oberlandbahn(em alemão). Consultado em 9 de fevereiro de 2016Sehr geehrte Fahrgäste, aufgrund eines schweren Unfalls ist unsere Seite derzeit eingeschränkt erreichbar.
  10. ↑ Ir para:a b Harloff, Thomas; Scharnitzky, Ralf (9 de fevereiro de 2016). «So ist die Strecke technisch gesichert»Süddeutsche Zeitung (em alemão). Consultado em 9 de fevereiro de 2016Züge des Typs Stadler Flirt3 … Die beiden verunglückten Züge, deren Name eine Abkürzung für Flinker Leichter Innovativer Regional Triebzug ist, verfügen über insgesamt drei Black Boxes.
  11.  «So funktioniert das Zugsicherungssystem PZB»tz (newspaper) (em alemão). 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  12. ↑ Ir para:a b «Zugunglück in Bayern: Mehrere Tote und rund 90 Verletzte»Salzburger Nachrichten (em alemão). 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016die Wasserwacht, die die Verletzten von der direkt an dem Flüsschen Mangfall gelegenen Unfallstelle an das gegenüberliegende Ufer brachte. … in einer Kurve zwischen den Bahnhöfen Kolbermoor und Bad Aibling-Kurpark in der Nähe des Klärwerks von Bad Aibling zusammengestoßen. … die Züge an der Stelle bis 120 Stundenkilometer fahren, wie die Deutsche Bahn erläuterte.
  13. ↑ Ir para:a b «Herrmann: Unfallort kaum erreichbar»ZDF Liveblog. Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  14. ↑ Ir para:a b «Untersuchungen zur Zugkollision zwischen Bad Aibling und Kolbermoor aufgenommen» [Investigation into train collision between Bad Aibling and Kolbermoor] (em alemão). Eisenbahn-Unfalluntersuchungsstelle des Bundes. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2016. Nummer 04 / 2016 Datum 09.02.2016
  15.  «Newsblog zu Bad Aibling: Zugunglück in Bayern: Zahl der Todesopfer steigt auf zehn - Welt - Tagesspiegel»www.tagesspiegel.de. Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  16.  «GermanForeignOffice on Twitter»Twitter. Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  17.  «Fahrdienstleiter soll für Unfall verantwortlich sein»Frankfurter Allgemeine. 9 de fevereiro de 2016. Consultado em 9 de fevereiro de 2016
  18.  «Como um videojogo originou acidente de comboio que 

R-7 SEMYORKA - 1º MISSIL BALÍSTICO FEITO PELA ANTIGA URSS - 1958 - 9 DE FEVEREIRO DE 2021

 


R-7 Semyorka

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Disambig grey.svg Nota: Se procura o portal de notícias da Rede Record, veja R7.
R-7 Semyorka
R-7 (7A) misil.svg
Tipo
Características
Pesos
279 100 kgVisualizar e editar dados no Wikidata
Concepção
País de origem
Estilista
Fabricação
Fabricante
Distribuição
Lançamento
Utilização
Retirada

R-7 Semyorka foi o primeiro míssil balístico intercontinental do mundo, tendo sido desenvolvido pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas durante a Guerra Fria.[1] O R-7 realizou 28 lançamentos entre 1957 e 1961, mas nunca foi utilizado operacionalmente. Um derivado, o R-7A, foi utilizado entre 1959 a 1968. Para o ocidente era conhecido pela NATO como SS-6 Sapwood e dentro da União Soviética por GRAU índice 8K71.[2]

Uma versão modificada do R-7 Semyorka, conhecida como Sputnik Rocket, de dois estágios, com 19 metros de altura e 137 toneladas (10 835 toneladas sem combustível) foi utilizada para fins pacíficos ao lançar o primeiro satélite artificial Sputnik na órbita da Terra em 4 de outubro de 1957. Era a menor versão de todas do míssil.[1]

O nome amplamente utilizado "semyorka", significa "antigo número 7" em Russo.[3]

Descrição

O R-7 media 34 metros de comprimento, 3,02 de diâmetro e pesava 280 toneladas. Era composto por dois estágios, propulsionados por motores de foguetão utilizando oxigénio líquido e querosene, e tinha a capacidade de levar a sua carga a uma até aos 8 800 km, com uma precisão de cerca de 5 km. Uma única ogiva nuclear era carregada, que cedia uma potência equivalente a 3 megatoneladas de TNT. O lançamento inicial era ajudado por 4 boosters de combustível líquido, dispostos em paralelo, compondo o primeiro estágio. Um motor central propulsionava o veículo durante o primeiro e o segundo estágios. Cada booster incluía dois motores de Vernier e o estágio central possuía quatro.[1] O sistema de controle era inercial, e incluía um sistema de controle dos motores de Vernier por rádio.

Desenvolvimento

O desenho deste míssil começou em 1953, em KaliningradMoscou pela RKK Energia. Foi utilizado pela primeira vez no dia 15 de maio de 1957, num voo experimental fracassado após cerca de 100 segundos, quando os motores foram desligados devido a um incêndio no Bloco D.[4] Do R-7, foram criados os foguetes das missões Vostok e Soyuz, esse último sendo utilizado até hoje.

Variantes

SS-6 Sapwood

Nome utilizado pela NATO para se referir a todas as versões do R-7, distinguidas por um sufixo no nome (e.g. Sapwood-A).

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c S.P.Korolev RSC Energia. «S.P.Korolev RSC Energia - Rockets»
  2.  Chertok, Boris (2006). «The Birth of a Firing Range». In: Siddiqui, Asif. Rockets and People, Volume 2: Creating a Rocket Industry (PDF) (em inglês). Estados Unidos: U.S. Government Printing Office. p. 317. ISBN 0160766729. Consultado em 13 de maio de 2020Cópia arquivada (PDF) em 3 de abril de 2020
  3.  Chertok, Boris (2006). «Flying by the Stars». In: Siddiqui, Asif. Rockets and People, Volume 2: Creating a Rocket Industry (PDF) (em inglês). Estados Unidos: U.S. Government Printing Office. p. 235. ISBN 0160766729. Consultado em 13 de maio de 2020Cópia arquivada (PDF) em 3 de abril de 2020
  4.  Chertok, Boris (2006). «15 May 1957». In: Siddiqui, Asif. Rockets and People, Volume 2: Creating a Rocket Industry (PDF) (em inglês). Estados Unidos: U.S. Government Printing Office. p. 352. ISBN 0160766729. Consultado em 13 de maio de 2020Cópia arquivada (PDF) em 3 de abril de 2020

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