Naufrágio do Costa Concordia
O Naufrágio do Costa Concordia foi um acidente ocorrido com o navio de cruzeiro Costa Concordia no dia 13 de janeiro de 2012. Navegando junto à costa da Isola del Giglio, região da Toscana, a embarcação abalroou rochas sub-aquáticas, devido ao seu calado.[1][2] O ocorrido causou 32 mortes.[3][4]
Após um solavanco e um corte de corrente elétrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; Na sequência, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcação estava na responsabilidade do imediato do comandante; Naquele momento, e da inspeção do imediato, observou-se que estava entrando água no navio.[5] Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcação também bateu em rochas, ficando um pedaço de pedra preso ao casco rompido do navio.[6] O navio adernou a estibordo ficando com aproximadamente dois terços dentro da água.
Alguns sobreviventes relataram que a música My Heart Will Go On de Céline Dion, trilha sonora do filme Titanic, foi a última canção ouvida pelos passageiros do navio Costa Concordia quando ele afundou.[7][8][9][10][11][12][13][14] O capitão Francesco Schettino foi um dos primeiros a abandonar seu navio. Segundo informações dele junto à comunicação social internacional, o mesmo justificou que fora arremetido na hora do choque e caíra no mar, e que já tinha outro comandante (o imediato), em seu lugar. Dessa forma se recusou a retornar a ele para organizar a retirada dos passageiros e tripulantes. Mesmo assim ele foi suspenso pela Costa Crociere e ficou em prisão domiciliar até o dia 5 de julho de 2012.[15]
Na semana após o incidente, uma camiseta com a frase em italiano "Vada a bordo, cazzo" começou a ser vendida na internet, na esteira da repercussão do tenso telefonema entre o capitão do cruzeiro e a Capitania local.[16]
O comandante Francesco Schettino foi condenado, em fevereiro de 2015, a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.[17]
O Naufrágio do Costa Concordia foi um acidente ocorrido com o navio de cruzeiro Costa Concordia no dia 13 de janeiro de 2012. Navegando junto à costa da Isola del Giglio, região da Toscana, a embarcação abalroou rochas sub-aquáticas, devido ao seu calado.[1][2] O ocorrido causou 32 mortes.[3][4]
Após um solavanco e um corte de corrente elétrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; Na sequência, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcação estava na responsabilidade do imediato do comandante; Naquele momento, e da inspeção do imediato, observou-se que estava entrando água no navio.[5] Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcação também bateu em rochas, ficando um pedaço de pedra preso ao casco rompido do navio.[6] O navio adernou a estibordo ficando com aproximadamente dois terços dentro da água.
Alguns sobreviventes relataram que a música My Heart Will Go On de Céline Dion, trilha sonora do filme Titanic, foi a última canção ouvida pelos passageiros do navio Costa Concordia quando ele afundou.[7][8][9][10][11][12][13][14] O capitão Francesco Schettino foi um dos primeiros a abandonar seu navio. Segundo informações dele junto à comunicação social internacional, o mesmo justificou que fora arremetido na hora do choque e caíra no mar, e que já tinha outro comandante (o imediato), em seu lugar. Dessa forma se recusou a retornar a ele para organizar a retirada dos passageiros e tripulantes. Mesmo assim ele foi suspenso pela Costa Crociere e ficou em prisão domiciliar até o dia 5 de julho de 2012.[15]
Na semana após o incidente, uma camiseta com a frase em italiano "Vada a bordo, cazzo" começou a ser vendida na internet, na esteira da repercussão do tenso telefonema entre o capitão do cruzeiro e a Capitania local.[16]
O comandante Francesco Schettino foi condenado, em fevereiro de 2015, a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.[17]
Índice
O navio Costa Concordia foi reerguido do mar na madrugada do dia 17 de setembro de 2013 com a operação de rotação da embarcação. O anuncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e citado pela emissora de TV italiana Rai.[18]
Toda a operação, realizada pelo sul-africano Nick Sloane, um especialista em resgate de barcos, foi feita baseada em uma engenharia cuidadosamente coordenada. O custo foi estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares); Um valor que supera a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado depois de passar 20 meses sob a água.[19] [20]
O navio começou a ser desmontado no porto de Gênova em maio de 2015.[21]
O navio Costa Concordia foi reerguido do mar na madrugada do dia 17 de setembro de 2013 com a operação de rotação da embarcação. O anuncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e citado pela emissora de TV italiana Rai.[18]
Toda a operação, realizada pelo sul-africano Nick Sloane, um especialista em resgate de barcos, foi feita baseada em uma engenharia cuidadosamente coordenada. O custo foi estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares); Um valor que supera a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado depois de passar 20 meses sob a água.[19] [20]
O navio começou a ser desmontado no porto de Gênova em maio de 2015.[21]
Ver também
Referências
- ↑ The Wreck site. «MV Costa Concordia (+2012)» (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2012
- ↑ Naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, com galeria de fotos
- ↑ «Encontrada última vítima do 'Costa Concordia'. Dois anos e dez meses depois do naufrágio». Expresso. 3 de novembro de 2014. Consultado em 26 de outubro de 2015
- ↑ Nick Pisa (2 de abril de 2012). «Huge Operation To Refloat Costa Concordia» (em inglês). Yahoo! News UK & Ireland. Consultado em 16 de abril de 2012
- ↑ Veja (14 de janeiro de 2012). «Acidente com transatlântico deixa mortos e feridos na Itália». agências France-Presse e EFE. Consultado em 14 de janeiro de 2012
- ↑ «Comandante do Costa Concordia admite erro de navegação». Consultado em 26 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2012
- ↑ Navio naufragado na Itália afundou ao som de Titanic, diz sobrevivente
- ↑ Música de 'Titanic' tocava na hora do acidente no navio italiano, diz jornal
- ↑ Two Costa Concordia Passengers Claim The Titanic Theme Song Was Playing As The Ship Went Down!
- ↑ Costa Concordia: Titanic theme tune played as cruise ship hit rocks
- ↑ 'Titanic theme tune played in onboard restaurant as doomed cruise ship started to keel over', claim Swiss brothers
- ↑ Titanic theme song played as cruise ship Costa Concordia sank, survivors claim
- ↑ They were playing Titanic theme tune when liner hit the rocks
- ↑ Costa Concordia Passenger: Titanic Theme Played As Ship Hit Rocks
- ↑ «Capitão do Costa Concordia é liberado de prisão domiciliar». Terra. Consultado em 17 de setembro de 2013
- ↑ Frase dita ao capitão de barco que naufragou vira camiseta na Itália
- ↑ «Comandante do paquete Costa Concordia condenado a 16 anos de prisão efetiva»
- ↑ «Costa Concordia já está endireitado, resta saber qual será seu futuro». Abril. Consultado em 17 de setembro de 2013. Arquivado do original em 13 de abril de 2015
- ↑ «Operação sem precedentes para reerguer 'Costa Concordia' é concluída». AFP. Consultado em 17 de setembro de 2013
- ↑ «The Costa Concordia Parbuckling in Pictures [24 High Quality Photos]». gCaptain. Consultado em 27 de setembro de 2013
- ↑ «Navio Costa Concordia chega ao seu destino fina». notícias Terra. 12 de maio de 2015. Consultado em 5 de outubro de 2015
- ↑ The Wreck site. «MV Costa Concordia (+2012)» (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2012
- ↑ Naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, com galeria de fotos
- ↑ «Encontrada última vítima do 'Costa Concordia'. Dois anos e dez meses depois do naufrágio». Expresso. 3 de novembro de 2014. Consultado em 26 de outubro de 2015
- ↑ Nick Pisa (2 de abril de 2012). «Huge Operation To Refloat Costa Concordia» (em inglês). Yahoo! News UK & Ireland. Consultado em 16 de abril de 2012
- ↑ Veja (14 de janeiro de 2012). «Acidente com transatlântico deixa mortos e feridos na Itália». agências France-Presse e EFE. Consultado em 14 de janeiro de 2012
- ↑ «Comandante do Costa Concordia admite erro de navegação». Consultado em 26 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2012
- ↑ Navio naufragado na Itália afundou ao som de Titanic, diz sobrevivente
- ↑ Música de 'Titanic' tocava na hora do acidente no navio italiano, diz jornal
- ↑ Two Costa Concordia Passengers Claim The Titanic Theme Song Was Playing As The Ship Went Down!
- ↑ Costa Concordia: Titanic theme tune played as cruise ship hit rocks
- ↑ 'Titanic theme tune played in onboard restaurant as doomed cruise ship started to keel over', claim Swiss brothers
- ↑ Titanic theme song played as cruise ship Costa Concordia sank, survivors claim
- ↑ They were playing Titanic theme tune when liner hit the rocks
- ↑ Costa Concordia Passenger: Titanic Theme Played As Ship Hit Rocks
- ↑ «Capitão do Costa Concordia é liberado de prisão domiciliar». Terra. Consultado em 17 de setembro de 2013
- ↑ Frase dita ao capitão de barco que naufragou vira camiseta na Itália
- ↑ «Comandante do paquete Costa Concordia condenado a 16 anos de prisão efetiva»
- ↑ «Costa Concordia já está endireitado, resta saber qual será seu futuro». Abril. Consultado em 17 de setembro de 2013. Arquivado do original em 13 de abril de 2015
- ↑ «Operação sem precedentes para reerguer 'Costa Concordia' é concluída». AFP. Consultado em 17 de setembro de 2013
- ↑ «The Costa Concordia Parbuckling in Pictures [24 High Quality Photos]». gCaptain. Consultado em 27 de setembro de 2013
- ↑ «Navio Costa Concordia chega ao seu destino fina». notícias Terra. 12 de maio de 2015. Consultado em 5 de outubro de 2015
Ligações externas
Costa Concordia
Costa Concordia | |
---|---|
Carreira Itália | |
Proprietário | Carnival Corporation & plc |
Operador | Costa Crociere |
Fabricante | Fincantieri, Gênova |
Custo | € 450 milhões |
Data de encomenda | 19 de janeiro de 2004 |
Lançamento | 2 de setembro de 2005 |
Batismo | 7 de julho de 2006 |
Comissionamento | 29 de junho de 2006 |
Viagem inaugural | 14 de julho de 2006 |
Porto de registo | Gênova, Itália |
Indicativo de chamada | IBHD |
Número do casco | 6122 |
Estado | Desmontado |
Destino | Emborcou em Isola del Giglio em 13 de janeiro de 2012 |
Características gerais | |
Tipo de navio | Cruzeiro |
Classe | Concordia |
Tonelagem | 114.147 t |
Maquinário | 6 motores Wärtsilä 12V46C |
Comprimento | 290,2 m |
Boca | 35,5 m |
Calado | 8,2 m |
Propulsão | 2 hélices fixas 2 motores de propulsão |
- | 102 780 cv (75 600 kW) |
Velocidade | 23 nós (43 km/h) |
Tripulação | 1100 |
Passageiros | 3780 |
O Costa Concordia foi um navio de passageiros italiano operado pela Costa Crociere e construído pelos estaleiros da Fincantieri em Gênova. Foi a primeira embarcação da Classe Concordia de cruzeiros seguido pelo Costa Serena, Carnival Splendor, Costa Pacifica, Costa Favolosa e Costa Fascinosa. Ele foi lançado ao mar em setembro de 2005 e realizou sua viagem inaugural em julho do ano seguinte. O Costa Concordia encalhou na Isola del Giglio em 13 de janeiro de 2012 e emborcou parcialmente, com 32 pessoas morrendo presas a bordo. Ele foi declarado uma perda total e foi levantado do mar em julho de 2014, sendo subsequentemente rebocado até Gênova e desmontado.
Construção
O navio de carreira foi construído pelo estaleiro Fincantieri, de Monfalcone, na região industrial de Trieste, Itália [1].
O navio dispunha de 26 botes salva-vidas localizados no deck 4 e 5 desmontáveis localizados no deck 1.
Em sua cerimônia de inauguração, a garrafa de champanhe, tradicionalmente lançada de encontro ao casco do navio como forma de "batismo", não se quebrou [2].
Meio ambiente
Costa Concordia, assim como todos os navios da Costa Crociere adotava os padrões R.I.N.A. Green Star[3] que o colocavam como Clean Sea e Clean Air. Eram adotadas rígidas especificações em suas operações com o objetivo de proteger o meio ambiente, mantendo o ar e o mar limpos. Os referidos padrões de segurança ambiental não são válidos para casos de acidente ou naufrágio. Depois de naufragar em janeiro de 2012, o navio trouxe sérios riscos de danos ambientais, com receio de vazamento de combustível.[4]
Equipamento e acomodações
O Costa Concordia era um navio de cruzeiro voltado para a diversão, desporto de lazer e descanso [5].
Das 1 500 cabines, mais de 500 dispunham de varandas voltadas para o mar [5].
O nome do navio, Concordia, simbolizava paz e harmonia entre pessoas e países [6]. Grandes cidades como Paris, Roma, Londres e Atenas, cidades europeias, eram lembradas na identificação das diferentes áreas do navio, e as pontes foram batizadas com nomes em homenagem a países da Europa: Olanda (ponte 1), Svezia (ponte 2), Belgio (ponte 3), Grecia (ponte 4), Italia (ponte 5), Gran-Bretagna (ponte 6), Irlanda (ponte 7), Portogallo (ponte 8), Francia (ponte 9), Germania (ponte 10), Spagna (ponte 11), Austria (ponte 12) e Polonia (ponte 14). O deck 13 por superstição não existia e não recebeu nome.
A área para esportes, distribuída em duas pontes, ocupava uma área total de quase 2 000 m2 com uma piscina no centro. Das quatro piscinas, duas tinham telhados de vidro removíveis.[5] Uma tela de televisão gigante estava instalada junto à piscina principal.[7] Tinha disponíveis 5 hidromassagens do tipo "jacuzzi".
O navio tinha treze bares com diferentes tamanhos e temas de decoração.[5] Música e dança eram disponibilizadas no Budapest Piano Bar , Salone Londra , Grand Bar Berlin , Discoteca Lisbona e no salão de bailes Vienna Dance Lounge [8].
A bordo encontrava-se também um simulador de corridas de Fórmula 1 [7].
O navio dispunha de serviço de refeições nas cabines. Os restaurantes Roma Restaurant , Milano Restaurant , Samsara Restaurant , Club Concordia , Parigi Buffet Restaurant e Caffetteria Helsinkisão eram áreas para não fumantes [6].
As cabines estavam localizadas nas pontes Olanda, Svezia, Gran-Bretagna, Irlanda, Portogallo, Francia, Germania e Spagna.
No deck Belgio, estava o piso inferior do Milan Restaurant , o Roma Restaurant , o Europa Bar , o Samsara Restaurant , o Service Desk atendimento aos passageiros, a agência de viagens, e o piso inferior do Athens Theater [9].
Na ponte Grecia, ficavam o Milan Restaurant e Roma Restaurant, assim como a Lisbon Disco, Prague Lounge, o centro de internet, galeria de fotos, e o segundo nível do Athens Theater [10].
O deck 5, Italia, acomodava o Barcelona Casino, o salão de videogames, e o Budapest Piano Bar, salão de dança Vienna Ballroom, London Lounge , Stockholm Sports Bar, Helsinki Cafeteria, Berlin Grand Bar, Dublin Bar, salão de jogos de cartas, biblioteca, galeria de artes, lojas e o terceiro nível do Athens Theater [11].
O Squok Club, o solário e o Ristorante Buffet Parigi estavam na ponte Germania [12].
A ponte Francia, deck 9, comportava o Ristorante Buffet Parigi, Lido Riviera Magica, Lido Mediterrâneo, duas piscinas e quatro hidromassagens [13].
As termas Samsara Spa com vista panorâmica para o mar, ao lado do salão de beleza Vênus, do Lido solarium e do Club Concordia compunham as atividades da ponte Spagna[7][14].
No deck Austria estavam as áreas de esporte, com quadras de tênis e basquete e a pista para caminhadas [15].
A ponte 14, Polonia, a mais alta de todas, abrigava o Samsara Spa e o acesso ao tobogã das piscinas.[16]
O Costa Concordia realizava cruzeiros na Itália, Tunísia, Malta, Grécia, Chipre, Egito, Tunísia e Ilhas Baleares [17]. A partir de 2009, o navio passou também a navegar na América do Sul, até ao seu afundamento no início de 2012 no Mar Mediterrâneo.
Naufrágio
O navio naufragou após colisão com rocha junto ao porto de Isola del Giglio [18]. O barco estava inclinado num ângulo de 80º. No naufrágio 32 pessoas faleceram (com o último corpo sendo localizado apenas em Novembro de 2014). O navio teve os seus tanques de combustível esvaziados. Costa Concordia naquela noite, estava carregando 3 229 passageiros e 1 023 tripulantes.
Antes de seu naufrágio, em novembro de 2008, Costa Concordia sofreu danos em seu arco, quando os ventos fortes empurraram o navio contra o seu deck. Não houve ferimentos e os reparos começaram logo depois. Hoje o navio está em Genova, Itália sendo desmontado após ser retirado do seu túmulo marítimo na Isola del Giglio.
O comandante do navio, Francesco Schettino, em fevereiro de 2015, foi condenado a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio antes dos passageiros (Regra utilizada em aviões e navios) e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.[19][20]
O navio Costa Concordia foi reerguido do mar na madrugada do dia 17 de setembro de 2013 com a operação de rotação da embarcação. O anuncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e citado pela emissora de TV italiana Rai.16 Toda a operação, realizada pelo sul-africano Nick Sloane, um especialista em resgate de barcos, foi feita baseada em uma engenharia cuidadosamente coordenada. O custo foi estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares); Um valor que supera a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado depois de passar 20 meses sob a água.
Em 27/07/2014 o Costa Concordia foi rebocado para um estaleiro da Itália para ser feito o desmanche. O 1º passo será retirar a mobília e depois o navio será transformado em uma massa de aço e ferro.
O Costa Concordia era um navio gêmeo do Costa Serena e do Costa Pacifica. Em sua lotação chegava a 4 890 pessoas embarcadas (3 780 passageiros, e 1 110 tripulantes). Ambos foram construídos pela Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A.. Estes barcos deram origem a um grupo de navios de cruzeiro que fazem parte de uma Classe de navios chamada "Concordia" [21].
Ver também
- Costa Crociere S.p.A.
- Navio de cruzeiro Costa Concordia naufraga na costa da Itália (no Wikinotícias)
Referências
- ↑ Navi da Crociera - "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A."[ligação inativa]
- ↑http://oglobo.globo.com/blogs/nasredes/posts/2012/01/14/costa-concordia-no-batismo-garrafa-de-champanhe-nao-quebrou-426450.asp
- ↑ «Green Star for Costa Mediterranea - AllBusiness». Consultado em 5 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2009
- ↑http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120116_ministro_ambiente_it_pai.shtml
- ↑ ab c d Costa Concordia - "Costa Crocieri"
- ↑ ab Erro de citação: Etiqueta
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomecontinental
- ↑ ab c A história da Costa Cruzeiros - "World of Costa"
- ↑ Entertainmen - Continental Cruises [ligação inativa]
- ↑ Ponte Belgio - Continental Cruises [ligação inativa]
- ↑ Ponte Grecia - Continental Cruises [ligação inativa]
- ↑ Ponte Italia - Continental Cruises [ligação inativa]
- ↑ Ponte Germania - Continental Cruises [ligação inativa]
- ↑ Ponte Francia - Continental Cruises [ligação inativa]
- ↑ Ponte Spagna - Continental Cruises[ligação inativa]
- ↑ Ponte Austria - Continental Cruises[ligação inativa]
- ↑ Ponte Polonia - Continental Cruises[ligação inativa]
- ↑ Catálogo anual Costa (2008-2009), p.64
- ↑ The Wreck site. «MV Costa Concordia (+2012)» (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2012
- ↑ Agência de Notícias Folha de S.Paulo. «Na Itália, sobe para ao menos 16 número de mortos em naufrágio». 24 de janeiro de 2012. Consultado em 21 de julho de 2013
- ↑ Nick Pisa (2 de abril de 2012). «Huge Operation To Refloat Costa Concordia» (em inglês). Yahoo! News UK & Ireland. Consultado em 16 de abril de 2012
- ↑ «New Concordia-Class ships - Costa Crociere S.p.A.». Consultado em 5 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 19 de novembro de 2012