quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

NAUFRÁGIO DO "COSTA CONCÓRDIA" EM 2012 - 13 DE JANEIRO DE 2021

 









Naufrágio do Costa Concordia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
O navio totalmente adernado.

Naufrágio do Costa Concordia foi um acidente ocorrido com o navio de cruzeiro Costa Concordia no dia 13 de janeiro de 2012. Navegando junto à costa da Isola del Giglio, região da Toscana, a embarcação abalroou rochas sub-aquáticas, devido ao seu calado.[1][2] O ocorrido causou 32 mortes.[3][4]

Após um solavanco e um corte de corrente elétrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; Na sequência, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcação estava na responsabilidade do imediato do comandante; Naquele momento, e da inspeção do imediato, observou-se que estava entrando água no navio.[5] Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcação também bateu em rochas, ficando um pedaço de pedra preso ao casco rompido do navio.[6] O navio adernou a estibordo ficando com aproximadamente dois terços dentro da água.

Danos no casco.

Alguns sobreviventes relataram que a música My Heart Will Go On de Céline Dion, trilha sonora do filme Titanic, foi a última canção ouvida pelos passageiros do navio Costa Concordia quando ele afundou.[7][8][9][10][11][12][13][14] O capitão Francesco Schettino foi um dos primeiros a abandonar seu navio. Segundo informações dele junto à comunicação social internacional, o mesmo justificou que fora arremetido na hora do choque e caíra no mar, e que já tinha outro comandante (o imediato), em seu lugar. Dessa forma se recusou a retornar a ele para organizar a retirada dos passageiros e tripulantes. Mesmo assim ele foi suspenso pela Costa Crociere e ficou em prisão domiciliar até o dia 5 de julho de 2012.[15]

Perfil do solo oceânico e o ponto aproximado de impacto.

Na semana após o incidente, uma camiseta com a frase em italiano "Vada a bordo, cazzo" começou a ser vendida na internet, na esteira da repercussão do tenso telefonema entre o capitão do cruzeiro e a Capitania local.[16]

O comandante Francesco Schettino foi condenado, em fevereiro de 2015, a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.[17]

Índice

Recuperação do navio

Costa Concordia parbuckling 18.jpg

O navio Costa Concordia foi reerguido do mar na madrugada do dia 17 de setembro de 2013 com a operação de rotação da embarcação. O anuncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e citado pela emissora de TV italiana Rai.[18]

Toda a operação, realizada pelo sul-africano Nick Sloane, um especialista em resgate de barcos, foi feita baseada em uma engenharia cuidadosamente coordenada. O custo foi estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares); Um valor que supera a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado depois de passar 20 meses sob a água.[19] [20]

O navio começou a ser desmontado no porto de Gênova em maio de 2015.[21]

Ver também

Referências

  1.  The Wreck site. «MV Costa Concordia (+2012)» (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2012
  2.  Naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, com galeria de fotos
  3.  «Encontrada última vítima do 'Costa Concordia'. Dois anos e dez meses depois do naufrágio». Expresso. 3 de novembro de 2014. Consultado em 26 de outubro de 2015
  4.  Nick Pisa (2 de abril de 2012). «Huge Operation To Refloat Costa Concordia» (em inglês). Yahoo! News UK & Ireland. Consultado em 16 de abril de 2012
  5.  Veja (14 de janeiro de 2012). «Acidente com transatlântico deixa mortos e feridos na Itália». agências France-Presse e EFE. Consultado em 14 de janeiro de 2012
  6.  «Comandante do Costa Concordia admite erro de navegação». Consultado em 26 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2012
  7.  Navio naufragado na Itália afundou ao som de Titanic, diz sobrevivente
  8.  Música de 'Titanic' tocava na hora do acidente no navio italiano, diz jornal
  9.  Two Costa Concordia Passengers Claim The Titanic Theme Song Was Playing As The Ship Went Down!
  10.  Costa Concordia: Titanic theme tune played as cruise ship hit rocks
  11.  'Titanic theme tune played in onboard restaurant as doomed cruise ship started to keel over', claim Swiss brothers
  12.  Titanic theme song played as cruise ship Costa Concordia sank, survivors claim
  13.  They were playing Titanic theme tune when liner hit the rocks
  14.  Costa Concordia Passenger: Titanic Theme Played As Ship Hit Rocks
  15.  «Capitão do Costa Concordia é liberado de prisão domiciliar». Terra. Consultado em 17 de setembro de 2013
  16.  Frase dita ao capitão de barco que naufragou vira camiseta na Itália
  17.  «Comandante do paquete Costa Concordia condenado a 16 anos de prisão efetiva»
  18.  «Costa Concordia já está endireitado, resta saber qual será seu futuro». Abril. Consultado em 17 de setembro de 2013. Arquivado do original em 13 de abril de 2015
  19.  «Operação sem precedentes para reerguer 'Costa Concordia' é concluída». AFP. Consultado em 17 de setembro de 2013
  20.  «The Costa Concordia Parbuckling in Pictures [24 High Quality Photos]». gCaptain. Consultado em 27 de setembro de 2013
  21.  «Navio Costa Concordia chega ao seu destino fina». notícias Terra. 12 de maio de 2015. Consultado em 5 de outubro de 2015

Ligações externas

Costa Concordia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Costa Concordia
Costa Concordia in 2009.jpg
Carreira  Itália
ProprietárioCarnival Corporation & plc
OperadorCosta Crociere
FabricanteFincantieriGênova
Custo 450 milhões
Data de encomenda19 de janeiro de 2004
Lançamento2 de setembro de 2005
Batismo7 de julho de 2006
Comissionamento29 de junho de 2006
Viagem inaugural14 de julho de 2006
Porto de registoGênovaItália
Indicativo de chamadaIBHD
Número do casco6122
EstadoDesmontado
DestinoEmborcou em Isola del Giglio
em 13 de janeiro de 2012
Características gerais
Tipo de navioCruzeiro
ClasseConcordia
Tonelagem114.147 t
Maquinário6 motores Wärtsilä 12V46C
Comprimento290,2 m
Boca35,5 m
Calado8,2 m
Propulsão2 hélices fixas
2 motores de propulsão
-102 780 cv (75 600 kW)
Velocidade23 nós (43 km/h)
Tripulação1100
Passageiros3780

Costa Concordia foi um navio de passageiros italiano operado pela Costa Crociere e construído pelos estaleiros da Fincantieri em Gênova. Foi a primeira embarcação da Classe Concordia de cruzeiros seguido pelo Costa SerenaCarnival SplendorCosta PacificaCosta Favolosa e Costa Fascinosa. Ele foi lançado ao mar em setembro de 2005 e realizou sua viagem inaugural em julho do ano seguinte. O Costa Concordia encalhou na Isola del Giglio em 13 de janeiro de 2012 e emborcou parcialmente, com 32 pessoas morrendo presas a bordo. Ele foi declarado uma perda total e foi levantado do mar em julho de 2014, sendo subsequentemente rebocado até Gênova e desmontado.

Construção

O navio de carreira foi construído pelo estaleiro Fincantieri, de Monfalcone, na região industrial de TriesteItália [1].

O navio dispunha de 26 botes salva-vidas localizados no deck 4 e 5 desmontáveis localizados no deck 1.

Em sua cerimônia de inauguração, a garrafa de champanhe, tradicionalmente lançada de encontro ao casco do navio como forma de "batismo", não se quebrou [2].

Meio ambiente

Costa Concordia, assim como todos os navios da Costa Crociere adotava os padrões R.I.N.A. Green Star[3] que o colocavam como Clean Sea e Clean Air. Eram adotadas rígidas especificações em suas operações com o objetivo de proteger o meio ambiente, mantendo o ar e o mar limpos. Os referidos padrões de segurança ambiental não são válidos para casos de acidente ou naufrágio. Depois de naufragar em janeiro de 2012, o navio trouxe sérios riscos de danos ambientais, com receio de vazamento de combustível.[4]

Equipamento e acomodações

Costa Concordia era um navio de cruzeiro voltado para a diversão, desporto de lazer e descanso [5].

Das 1 500 cabines, mais de 500 dispunham de varandas voltadas para o mar [5].

O nome do navio, Concordia, simbolizava paz e harmonia entre pessoas e países [6]. Grandes cidades como ParisRomaLondres e Atenas, cidades europeias, eram lembradas na identificação das diferentes áreas do navio, e as pontes foram batizadas com nomes em homenagem a países da EuropaOlanda (ponte 1), Svezia (ponte 2), Belgio (ponte 3), Grecia (ponte 4), Italia (ponte 5), Gran-Bretagna (ponte 6), Irlanda (ponte 7), Portogallo (ponte 8), Francia (ponte 9), Germania (ponte 10), Spagna (ponte 11), Austria (ponte 12) e Polonia (ponte 14). O deck 13 por superstição não existia e não recebeu nome.

A área para esportes, distribuída em duas pontes, ocupava uma área total de quase 2 000 m2 com uma piscina no centro. Das quatro piscinas, duas tinham telhados de vidro removíveis.[5] Uma tela de televisão gigante estava instalada junto à piscina principal.[7] Tinha disponíveis 5 hidromassagens do tipo "jacuzzi".

O navio tinha treze bares com diferentes tamanhos e temas de decoração.[5] Música e dança eram disponibilizadas no Budapest Piano Bar Salone Londra Grand Bar Berlin Discoteca Lisbona e no salão de bailes Vienna Dance Lounge [8].

A bordo encontrava-se também um simulador de corridas de Fórmula 1 [7].

O navio dispunha de serviço de refeições nas cabines. Os restaurantes Roma Restaurant Milano Restaurant Samsara Restaurant Club Concordia Parigi Buffet Restaurant Caffetteria Helsinkisão eram áreas para não fumantes [6].

As cabines estavam localizadas nas pontes OlandaSveziaGran-BretagnaIrlandaPortogalloFranciaGermania e Spagna.

No deck Belgio, estava o piso inferior do Milan Restaurant , o Roma Restaurant , o Europa Bar , o Samsara Restaurant , o Service Desk atendimento aos passageiros, a agência de viagens, e o piso inferior do Athens Theater [9].

Na ponte Grecia, ficavam o Milan Restaurant e Roma Restaurant, assim como a Lisbon DiscoPrague Lounge, o centro de internet, galeria de fotos, e o segundo nível do Athens Theater [10].

O deck 5, Italia, acomodava o Barcelona Casino, o salão de videogames, e o Budapest Piano Bar, salão de dança Vienna BallroomLondon Lounge Stockholm Sports BarHelsinki CafeteriaBerlin Grand BarDublin Bar, salão de jogos de cartas, biblioteca, galeria de artes, lojas e o terceiro nível do Athens Theater [11].

Squok Club, o solário e o Ristorante Buffet Parigi estavam na ponte Germania [12].

A ponte Francia, deck 9, comportava o Ristorante Buffet ParigiLido Riviera MagicaLido Mediterrâneo, duas piscinas e quatro hidromassagens [13].

As termas Samsara Spa com vista panorâmica para o mar, ao lado do salão de beleza Vênus, do Lido solarium e do Club Concordia compunham as atividades da ponte Spagna[7][14].

No deck Austria estavam as áreas de esporte, com quadras de tênis e basquete e a pista para caminhadas [15].

A ponte 14, Polonia, a mais alta de todas, abrigava o Samsara Spa e o acesso ao tobogã das piscinas.[16]

Costa Concordia realizava cruzeiros na ItáliaTunísiaMaltaGréciaChipreEgitoTunísia e Ilhas Baleares [17]. A partir de 2009, o navio passou também a navegar na América do Sul, até ao seu afundamento no início de 2012 no Mar Mediterrâneo.

Naufrágio

Mapa de localização do naufrágio.
Ver artigo principal: Naufrágio do Costa Concordia

O navio naufragou após colisão com rocha junto ao porto de Isola del Giglio [18]. O barco estava inclinado num ângulo de 80º. No naufrágio 32 pessoas faleceram (com o último corpo sendo localizado apenas em Novembro de 2014). O navio teve os seus tanques de combustível esvaziados. Costa Concordia naquela noite, estava carregando 3 229 passageiros e 1 023 tripulantes.

Antes de seu naufrágio, em novembro de 2008Costa Concordia sofreu danos em seu arco, quando os ventos fortes empurraram o navio contra o seu deck. Não houve ferimentos e os reparos começaram logo depois. Hoje o navio está em Genova, Itália sendo desmontado após ser retirado do seu túmulo marítimo na Isola del Giglio.

O comandante do navio, Francesco Schettino, em fevereiro de 2015, foi condenado a 16 anos de prisão efetiva pelos homicídios, abandono do navio antes dos passageiros (Regra utilizada em aviões e navios) e naufrágio, pena confirmada por um tribunal de recurso em maio de 2016.[19][20]

Porto de embarque da Costa Crociere S.p.A.SavonaItália.

Recuperação do Navio

O navio Costa Concordia foi reerguido do mar na madrugada do dia 17 de setembro de 2013 com a operação de rotação da embarcação. O anuncio foi feito pelo chefe da Defesa Civil, Franco Gabrielli, e citado pela emissora de TV italiana Rai.16 Toda a operação, realizada pelo sul-africano Nick Sloane, um especialista em resgate de barcos, foi feita baseada em uma engenharia cuidadosamente coordenada. O custo foi estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares); Um valor que supera a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado depois de passar 20 meses sob a água.

Em 27/07/2014 o Costa Concordia foi rebocado para um estaleiro da Itália para ser feito o desmanche. O 1º passo será retirar a mobília e depois o navio será transformado em uma massa de aço e ferro.

Costa Concordia depois de recuperado, .

Costa Concordia era um navio gêmeo do Costa Serena e do Costa PacificaEm sua lotação chegava a 4 890 pessoas embarcadas (3 780 passageiros, e 1 110 tripulantes). Ambos foram construídos pela Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A.. Estes barcos deram origem a um grupo de navios de cruzeiro que fazem parte de uma Classe de navios chamada "Concordia" [21].

Ver também

Referências

  1.  Navi da Crociera - "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A."[ligação inativa]
  2. http://oglobo.globo.com/blogs/nasredes/posts/2012/01/14/costa-concordia-no-batismo-garrafa-de-champanhe-nao-quebrou-426450.asp
  3.  «Green Star for Costa Mediterranea - AllBusiness». Consultado em 5 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 13 de dezembro de 2009
  4. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120116_ministro_ambiente_it_pai.shtml
  5. ↑ Ir para:a b c d Costa Concordia - "Costa Crocieri"
  6. ↑ Ir para:a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomecontinental
  7. ↑ Ir para:a b c A história da Costa Cruzeiros - "World of Costa"
  8.  Entertainmen - Continental Cruises [ligação inativa]
  9.  Ponte Belgio - Continental Cruises [ligação inativa]
  10.  Ponte Grecia - Continental Cruises [ligação inativa]
  11.  Ponte Italia - Continental Cruises [ligação inativa]
  12.  Ponte Germania - Continental Cruises [ligação inativa]
  13.  Ponte Francia - Continental Cruises [ligação inativa]
  14.  Ponte Spagna - Continental Cruises[ligação inativa]
  15.  Ponte Austria - Continental Cruises[ligação inativa]
  16.  Ponte Polonia - Continental Cruises[ligação inativa]
  17.  Catálogo anual Costa (2008-2009), p.64
  18.  The Wreck site. «MV Costa Concordia (+2012)» (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2012
  19.  Agência de Notícias Folha de S.Paulo. «Na Itália, sobe para ao menos 16 número de mortos em naufrágio». 24 de janeiro de 2012. Consultado em 21 de julho de 2013
  20.  Nick Pisa (2 de abril de 2012). «Huge Operation To Refloat Costa Concordia» (em inglês). Yahoo! News UK & Ireland. Consultado em 16 de abril de 2012
  21.  «New Concordia-Class ships - Costa Crociere S.p.A.». Consultado em 5 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 19 de novembro de 2012

Ligações externas

Commons
Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Costa Concordia

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue