sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

MANUEL DE OLIVEIRA - CINEASTA - NASCEU EM 1908 E CHEGOU AOS 107 ANOS - 11 DE DEZEMBRO DE 2020

 


Manoel de Oliveira

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Manoel de Oliveira
GCSE • GCIH
Manoel de Oliveira em Paris (3 de Julho de 2008)
Nome completoManoel Cândido Pinto de Oliveira
Nascimento11 de dezembro de 1908
CedofeitaPorto,[1]
Reino de Portugal Reino de Portugal
Nacionalidadeportuguês
Morte2 de abril de 2015 (106 anos)[2]
Foz do DouroPorto
Portugal Portugal
OcupaçãoCineasta
Diretor
Roteirista
Ator
Empresário
Atividade1927 – 2015 (88 anos)
CônjugeMaria Isabel Brandão de Meneses de Almeida Carvalhais (1940 - 2015)
Festival de Veneza
Prémio de Honra - Leão de Ouro
1983, 2004
Outros prêmios
Globo de Ouro (1999, 2001, 2002)

Prémio Grémio Literário (2009)
Ordem do Mérito Cultural (2009)

Manoel Cândido Pinto de Oliveira GCSE • GCIH (PortoCedofeita11 de Dezembro de 1908 – PortoFoz2 de Abril de 2015) foi um cineasta português.

Manoel de Oliveira , 2001

Biografia

Infância

Manoel de Oliveira (pronúncia em português europeu mɐnuˈɛɫ doliˈvɐjɾɐ) nasceu na freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto, numa família burguesa do norte do país, com origens na pequena fidalguia rural. Filho de Francisco José de Oliveira (MosteiroVieira do Minho, 29 de Março de 1859 — ?), e de sua mulher, Cândida Ferreira Pinto (Santo IldefonsoPorto, 13 de Abril de 1875 — Porto, 2 de Julho de 1947); os seus pais casaram-se na freguesia de Lordelo do Ouro, na cidade do Porto, a 2 de Março de 1905. Tinha dois irmãos, que nasceram antes do casamento dos pais, e, portanto, considerados ilegítimos: Francisco José Pinto de Oliveira (Santo IldefonsoPorto, 27 de Maio de 1899 — BaltarParedes, 10 de Maio de 1954) e Casimiro Pinto de Oliveira.[3] Eram seus avós paternos Francisco José de Oliveira e Antónia Rosa Rebelo de Oliveira, que tiveram 14 filhos, maternos Claudino Ferreira Pinto e Margarida Rosa Soares de Oliveira Pinto.

Foi registado como Manoel, mas a revisão ortográfica da I República mudou-lhe a grafia do nome para Manuel. Voltou a assinar "Manoel" no final dos anos 70.[3]

O pai era industrial, proprietário de uma fábrica de passamanarias e malhas, situada na Rua 9 de Julho, à Arca d´Água, e um homem empreendedor: foi o primeiro fabricante de lâmpadas eléctricas em Portugal (Lâmpadas Hércules) e, na década de 1930, investiu num empreendimento hidroeléctrico — sobre o qual, aliás, o filho Manoel viria a dedicar um pequeno filme.[4] Francisco de Oliveira deixou aos filhos ilegítimos as empresas mais rentáveis, para os compensar, apesar de os ter legitimado com o subsequente matrimónio com a esposa, em 1905. Ganhou também uma medalha de ouro na Exposição de Bruxelas de 1907. Manoel era mais próximo do seu irmão Casimiro.

Juventude

Depois de frequentar o Colégio Universal, no Porto, Manoel de Oliveira foi mandado para A Guarda, na Galiza, onde frequentou o colégio de jesuítas Nun'Álvares. Oliveira admitia ter sido sempre um mau estudante.

Foi atleta do Sport Club do Porto, um clube de elite, e, ademais, campeão nacional de salto com vara; piloto de automóveis e um apaixonado pela vida boémia. Também aprendeu números de circo, com o irmão Casimiro, que exibia em festas de beneficência.[5]

No dizer de Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema do Expresso, Oliveira terá sido, na sua juventude, «um menino rico do Porto, um "dandy" desocupado que se preocupava com as coisas do corpo e algumas do espírito».[6]

Carreira cinematográfica

Ainda jovem Oliveira começa a interessar-se pelo cinema, o que o leva a inscrever-se na escola de atores do cineasta italiano Rino Lupo, quando este se radicou no Porto.[7] Tinha então 20 anos.

Em finais dos anos 1920 vê Berlim: sinfonia de uma cidade, documentário vanguardista de Walther Ruttmann, que o influencia profundamente. Tem então a ideia de rodar uma curta-metragem sobre a faina no Rio Douro, o seu primeiro filme. Douro, Faina Fluvial (1931), estreado em Lisboa, suscita a admiração da crítica estrangeira e o desagrado da nacional. Seria o primeiro documentário de muitos que abordariam, de um ponto de vista etnográfico, o tema da vida marítima da costa de Portugal, tal como Nazaré, Praia de Pescadores (1929) de Leitão de Barros (meio ficção meio documentário), Almadraba Atuneira (1961) de António Campos) ou Avieiros (1976) de Ricardo Costa.

Mantendo o gosto pela representação, participa como actor no segundo filme sonoro português, A Canção de Lisboa (1933), de Cottinelli Telmo. Diria mais tarde não se identificar com aquele estilo de cinema popular. Em 1942 aventura-se na ficção com a adaptação ao cinema do conto Os Meninos Milionários, de João Rodrigues de Freitas e filma Aniki-Bobó (1942), retrato de infância no ambiente cru e pobre da Ribeira do Porto. O filme é um fracasso comercial mas, com o tempo, dará que falar. Oliveira decide, talvez por isso, abandonar outros projetos, envolvendo-se em negócios da família. Só voltará a filmar 14 anos depois, ao rodar O Pintor e a Cidade (1956), em que filma a cores. A fim de adquirir os conhecimentos necessários para tal experiência, faz uma curta formação nos estúdios da Agfa-Gevaert AG na Alemanha de Leste.

Nas tertúlias do Café DianaPóvoa de Varzim, começou a conviver com José RégioAgustina Bessa-LuísLuís Amaro de OliveiraJoão Marques e outros.

Em 1963 faz O Acto da Primavera (segunda docuficção portuguesa), filmando uma peça de teatro popular e iniciando nova fase do seu percurso. Com este filme, praticamente ao mesmo tempo que António Campos, envolve-se na prática da antropologia visual no cinema. Essa prática seria amplamente explorada por cineastas como João César Monteiro, na ficção, como António ReisRicardo Costa e Pedro Costa, no documentário. O Acto da Primavera e A Caça são obras marcantes na carreira de Manoel de Oliveira. O segundo filme, uma curta-metragem de ficção, é interrompido para conseguir fazer bem o primeiro, incursão no documentário, trabalhado com técnicas de encenação. Certo atrevimento vale-lhe a supressão de uma cena por parte da censura. Mais ainda: por causa de alguns diálogos inconvenientes fica dez dias nos calabouços da PIDE,[8] onde conhece Urbano Tavares Rodrigues.

A obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, até então interrompida por pausas e por projectos gorados, só a partir da O Passado e o Presente (1971) prosseguirá, sem quebras nem sobressaltos, por uns trinta anos, até para lá do final do século. A teatralidade imanente de O Acto da Primavera, contaminando esta sua segunda longa-metragem de ficção, afirmar-se-ia como estilo pessoal, como forma de expressão que Oliveira achou por bem explorar nos seus filmes seguintes, apoiado por reflexões teóricas de amigos e firmes convicções de conhecidos comentadores. A tetralogia dos amores frustrados seria por excelência o "campus" de toda essa longa experimentação. O palco seria o plateau, o espaço cénico onde o filme falado, em «indizíveis» tiradas, se tornaria a alma do espetáculo: o puro cinema submetido ao teatro, sua referência, sua origem, seu fundamento, tal como Oliveira o vê. Eram assim ditos os amores, ditos eram os seus motivos, e ditos ficaram os argumentos do invicto «Mestre» e de quem nisso viu toda a sua originalidade. Amores ditos e escritos, com muito palavreado, com muito peso: sem nenhuma emoção mas sempre com muito sentimento.

Em 1982 Manoel de Oliveira faz um documentário auto-biográfico de confissões e memórias. O cenário é a casa onde viveu desde 1940. O filme só será exibido depois da sua morte. Insiste em dizer que só faz filmes pelo gozo de os fazer, indiferente às críticas mais negativas. Levou entretanto uma vida retirada, longe das luzes da ribalta.

Os seus actores preferidos, com quem manteve uma colaboração regular, eram Luís Miguel CintraLeonor SilveiraDiogo DóriaIsabel RuthMiguel GuilhermeGlória de Matos e, mais recentemente, o seu neto, Ricardo Trêpa. Não lhe eram de modo algum indiferentes actores estrangeiros como Catherine DeneuveJohn MalkovichMarcello MastroianniMichel PiccoliIrene PapasChiara MastroianniLima Duarte ou Marisa Paredes.

Em 2008 completou 100 anos de vida. Dotado de uma resistência e saúde física e mental notáveis, era frequentemente enaltecido, nas referências que lhe eram feitas, como «o mais velho realizador do mundo em actividade».

Deixou três projectos sem filmar: o longa-metragem A Igreja do Diabo que teria os actores Fernanda Montenegro e Lima Duarte no elenco, A Ronda da Noite, baseado em Agustina Bessa-Luís e um projeto sobre o papel das mulheres nas vindimas, que seria a sua próxima rodagem.

O teatro e o cinema

A obra de Manoel de Oliveira é marcada por duas tendências opostas presentes em toda a sua filmografia. Em todos os filmes que realizou antes de 1964, curtas e longas-metragens, incluindo Aniki-Bobó (1942) e A Caça (1964) predomina um estilo cinematográfico puro, sem diálogos ou monólogos palavrosos. O Acto da Primavera (1963) é o primeiro filme de Oliveira em que o teatro filmado se torna uma opção e um estilo. O Passado e o Presente (1972) será o segundo. Contradizendo-se na prática, é a propósito deste filme que ele se explica em teoria: enquanto arte cénica, o teatro é bem mais nobre e muitíssimo mais antigo que o cinema e é por isso que este se deve submeter à palavra.

A esta dualidade de Manoel de Oliveira não é estranha a sua educação religiosa. É católico por crença e convicção,[9][10] mas de ortodoxo nada tem. A dúvida quanto ao corpo da , quanto a certos princípios da sua igreja, assola-o com frequência e isso tem reflexos profundos na sua obra. Essa dúvida é reproduzida no frequente filosofar de muitas das personagens dos seus filmes, em particular nos filmes mais falados, com encarnação de figuras do Evangelho e do ideário cristão, com inúmeras referências bíblicas.

Por muitos anos o teatro filmado, salvo raras excepções, será na obra de Manoel de Oliveira opção dominante, que se extrema com O Sapato de Cetim (1985). Na passagem da década de oitenta para noventa essa tendência atenua-se. Monólogos e diálogos são cantados em Os Canibais (1988),[11] o teatro converte-se em ópera, a palavra deixa de ser crua para ser cantada. Pouco depois, o teatro surge em doses equilibradas com o cinema em A Divina Comédia (1991). Gradualmente e a partir de então o estilo cinematográfico volta a predominar na cinematografia de Oliveira com filmes mais leves e de menor duração. É de admitir a hipótese de tal se dever, por força das circunstâncias, à necessidade de fazer filmes num formato que não afaste o público, talvez também pela nostalgia dos primeiros filmes que fez.

O seu nome consta da lista de colaboradores da revista de cinema Movimento [12] (1933-1934) e também se encontra colaboração artística da sua autoria na Mocidade Portuguesa Feminina: boletim mensal[13] (1939-1947).

Manoel de Oliveira faleceu na madrugada do dia 2 de Abril de 2015 às 11:30, vítima de paragem cardíaca. Considerado o realizador mais velho em actividade, foi o único que assistiu à passagem do mudo ao sonoro e do preto e branco à cor. Disse o seguinte numa entrevista ao jornal Diário de Noticias: "Para mim é pior o sofrimento do que a morte. Pois a morte, é o fim da macacada". Conseguiu concretizar o seu último desejo: "continuar a fazer filmes até à morte". Era tratado por muitas pessoas como "O Mestre".

Família

Manoel de Oliveira casou no Porto em 4 de Dezembro de 1940 com Maria Isabel Brandão de Meneses de Almeida Carvalhais (Porto1 de Setembro de 1918[14] - Porto11 de Setembro de 2019). Dessa relação nasceram quatro filhos: Manuel Casimiro Brandão Carvalhais de Oliveira (PortoSanto Ildefonso, 21 de Novembro de 1941), José Manuel Brandão Carvalhais de Oliveira (PortoSanto Ildefonso4 de Junho de 1944), Isabel Maria Brandão Carvalhais de Oliveira (PortoSanto Ildefonso29 de Junho de 1947), Adelaide Maria Brandão Carvalhais de Oliveira (PortoSanto Ildefonso10 de Outubro de 1948), que casou com Jorge Manuel de Sousa Trêpa (Santo Tirso19 de Março de 1943). Teve também vários netos e bisnetos. Um dos netos é o actor Ricardo Trêpa (filho de Adelaide).

Filmografia

Longas-metragens

Curtas e médias metragens

Outros filmes

  • 1937 - Os Últimos Temporais: Cheias do Tejo (documentário)
  • 1958 - O Coração (documentário, 1958)
  • 1964 - Villa Verdinho: Uma Aldeia Transmontana (documentário)
  • 1987 - Mon Cas (1987)
  • 1987 - A Propósito da Bandeira Nacional (1987)
  • 2002 - Momento (2002)
  • 2005 - Do Visível ao Invisível (2005)
  • 2006 - O Improvável não é Impossível (2006)
  • 2011 - O Conquistador conquistado (2011), curta-metragem inspirado pela escolha de Guimarães como Capital Europeia da Cultura..

Outras atividades

Como actor
Como supervisor
  • 1966 - A Propósito da Inauguração de Uma Estátua - Porto 1100 Anos, de Artur Moura, Albino Baganha e António Lopes Fernandes.
  • 1970 - Sever do Vouga… Uma Experiência, de Paulo Rocha
  • 1997 - Viagem ao princípio do mundo

Como piloto de automóveis

Prémios e galardões

Ordens honoríficas

Outros

Curiosidade

Manoel de Oliveira era, à data da sua morte, o mais velho realizador do mundo em actividade e o mais velho de sempre com a mais longa carreira da história do cinema, com uns notáveis 88 anos ao seu serviço. É autor de trinta e duas longas-metragens.[20]

Referências

  1.  O assento de batismo (nº 147/1909, Cedofeita, Porto) refere 12 de Dezembro como data de nascimento, mas o próprio Oliveira afirma ter nascido a 11 de Dezembro
  2.  Manoel de Oliveira morre aos 106 anos
  3. ↑ Ir para:a b «100 factos sobre Manoel de Oliveira». Sábado. 2 de abril de 2015
  4.  Expresso
  5.  Expresso
  6.  Expresso
  7.  Manoel de Oliveira, cronologia de uma vida
  8.  «Manoel de Oliveira revê o filme que o levou à prisão»
  9.  Manoel de Oliveira diz que o catolicismo deu «grande expansão às artes» – notícia em Agência Ecclésia
  10.  Manoel de Oliveira sublinha as raízes cristãs portuguesas e europeias – notícia no Jornal de Notícias, 05/12/12
  11.  Os Canibais em CITI
  12.  Jorge Mangorrinha (25 de Fevereiro de 2014). «Ficha histórica: Movimento : cinema, arte, elegâncias (1933-1934)» (PDF)Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 9 de Janeiro de 2015
  13.  Helena Roldão (2 de maio de 2014). «Ficha histórica: Mocidade Portuguesa Feminina : boletim mensal (1939-1947).»(PDF)Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 27 de Maio de 2014
  14.  «Maria Isabel de Oliveira»IMDB
  15. ↑ Ir para:a b c «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Manoel Cândido Pinto de Oliveira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2015
  16.  A santificação – Igreja Católica premeia Manoel de Oliveira pelo seu “falar de Deus” – notícia de António Martujo, referida em Doc Log
  17.  «UTAD vai atribuir honoris causa a Manoel de Oliveira». Canal UP. 23 de Março de 2011. Consultado em 24 de Março de 2011
  18.  «Homenagem a Manoel de Oliveira e Luís Miguel Cintra». site Diário de Notícias. 10 de janeiro de 2013. Consultado em 11 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 16 de janeiro de 2013
  19.  «Manoel de Oliveira recebeu Legião de Honra francesa por "carreira fora do comum"»Ricardo Castelo/Agência LusaObservador. 9 de dezembro de 2014. Consultado em 21 de dezembro de 2014
  20.  Manoel de Oliveira - Movies - New York Times

Ver também

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Bibliografia

Ligações externas

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SÃO DÂMASO - PAPA - 11 DE DEZEMBRO DE 2020

 


Papa Dâmaso I

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Dâmaso I
Santo da Igreja Católica
37.° Papa da Igreja Católica
Atividade Eclesiástica
DioceseDiocese de Roma
Eleição1 de outubro de 366
Fim do pontificado11 de dezembro de 384 (18 anos)
PredecessorLibério
SucessorSirício
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
NascimentoCivitas Igaeditanorum (depois Egitânia, actual Idanha-a-Velha), LusitâniaImpério Romano[1]
305
MorteRomaItáliaImpério Romano
11 de dezembro de 384 (79 anos)
Nome nascimentoDamasus
SepulturaBasílica de São Lourenço em Dâmaso
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de Papas

Dâmaso (em latimDamasusCivitas IgaeditanorumLusitânia305 — RomaItália11 de dezembro de 384) foi o 37.º Papa da Igreja Católica de 1 de Outubro de 366 até a data da sua morte.

Biografia

Dâmaso nasceu em Civitas Igaeditanorum (depois Egitânia, actual Idanha-a-Velha),[1] território que, no século IV, integrava a Província da Lusitânia, no Império Romano, e que, atualmente, faz parte de Portugal, filho de Antonius, que se tornou Padre na Igreja de São Lourenço, em Roma, onde seu filho ergueu, em sua própria casa, a Basílica de São Lourenço em Dâmaso, e de sua mulher Laurentia, ambos também naturais da Lusitânia. Por essa razão, alguns consideram-no o primeiro Papa Português. A importância da localidade fez com que o Bispo da Diocese da Guarda tivesse obrigatoriamente o nome de Bispo da Egitânia, mesmo depois da extinção deste Bispado.

A sua época coincidiu com a ascensão de Teodósio I e a adopção do cristianismo como religião oficial do Império Romano.

Foi eleito Papa em 1 de Outubro de 366, por larga maioria, mas alguns seguidores do anterior Papa Libério, próximos do Arianismo, consagraram o diácono Ursino, criando um Antipapa para tentar depor Dâmaso I.

Foram necessários dois anos de lutas sangrentas para que Dâmaso I assegurasse o seu direito ao papado. As batalhas entre os bandos seguidores dos dois postulantes foram de tal violência que num único dia de batalha foram recolhidos 137 mortos. Acusado pelos seus adversários de assassinato, Dâmaso I teve que se defender perante um Tribunal imperial. Porém o imperador Valentiniano I apoiava Dâmaso I e no ano de 378 ele foi absolvido, enquanto que o seu inimigo Ursino era desterrado.

Esse processo deu a Dâmaso I a oportunidade de ajustar as relações entre a justiça civil e a eclesiástica. O Estado passou a reconhecer oficialmente a competência da Igreja em matéria de fé e de moral, enquanto tomava a seu encargo a execução das sentenças ditadas pelo tribunal do episcopal.

Dâmaso foi um dos mais notáveis papas do século IV, defendendo a Igreja de Roma contra eventuais cismas, enviando legados ao Primeiro Concílio de Constantinopla, e também foi um escritor de grande mérito, autor de valiosos epigramas e de importantes cartas sinodais. Também foi o papa que encomendou a Jerónimo de Estridão uma revisão da versão latina da Bíblia, a qual ficou conhecida como Vulgata Latina, até hoje uma das mais importantes traduções bíblicas.

Foi o primeiro Papa a usar com desenvoltura o anel do Pescador, com o símbolo de São Pedro, que ao contrário de hoje, era passado de pontífice para pontífice, assim que confirmada a sua morte, como símbolo de sua autoridade pastoral. O anel com a égide de Pedro, o primeiro papa, já não existe, pois foi destruído.

Os imperadores romanos, incluindo Constantino, continuaram a conservar o ofício de pontífice máximo (pontifex maximus) até 376 até que o imperador Graciano, por razões cristãs, o recusou, já que reconhecia-o como idolatria e blasfêmia. Há registros de que, em torno do ano 378, Dâmaso era nomeado pontífice, embora não fosse chamado de pontífice máximo, termo que aparece na Bíblia para descrever homens abençoados (Hebreus 5, 14), e em alguns casos o próprio Jesus (Hebreus 3, 1).

É citado no livro "Peregrino da América" como poeta português (Livro II).

Morreu durante os governos dos imperadores Valentiniano II e Teodósio I.

Considerando o silogismo genealógico "Na Beira, todos somos primos.", e dada a sua antiguidade, maior do que a de Carlos Magno, o qual é dado exageradamente como ascendente de todos os Europeus Ocidentais, existe do mesmo modo a possibilidade de pelo menos todos os Beirões, pelo menos os mais próximos da Beira Interior (Beira Baixa e Beira Alta) ou mesmo da Beira Litoral, serem, dalguma forma, seus parentes.

Referências

  1. ↑ Ir para:a b «São Dâmaso». O Portal da História. Consultado em 19 de Março de 2013

Bibliografia

Ligações externas

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BOAS FESTAS DE NATAL A TODOS OS MEUS SEGUIDORES - 11 DE DEZEMBRO DE 2020

   


NATAL DE 2020








A

 TODOS OS MEUS AMIGOS QUE 

VISITEM ESTE BLOG

DESEJO QUE TENHAM MUITO 

BOAS FESTAS DE NATAL




ANTÓNIO FONSECA







minha 

concepção 

do Natal, 

seja ele à moda antiga 

ou mais moderno, é 

algo bastante simples: 

amar uns aos outros, 

como Jesus nos amou. 



Mas,

pense 

comigo, 

por que nós

 temos que esperar 

pelo Natal para agir assim?









A
NNN
TTTTTTTT
ÓÓÓÓÓÓÓÓ
NNNNNNNNNN
IIIIIIIIIIIIIIIIII
OOOOOOOOOOOOOOO
+
+
F
OOO
NNNNN
SSSSSSS
EEEEEEEEE
CCCCCCCCCCC
AAAAAAAAAAAAA

++
++
++
++
++
++







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