sábado, 5 de dezembro de 2020

SÃO MARTINHO DE DUME - BISPO DE BRAGA - 5 DE DEZEMBRO DE 2020

 


Martinho de Dume

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São Martinho de Dume
Representação de São Martinho de Dume numa miniatura do Códice Albeldensis, c. 976 (Biblioteca do Mosteiro de San Lorenzo de El EscorialMadrid). À esquerda, junto da cabeça do santo, pode-se ler Martinus episcopus bracarensis.
Nascimento518
Morte20 de março de 579 (61 anos) em Bracara Augusta
Festa litúrgica20 de março em Portugal; 5 de dezembro no Calendário Romano; 22 de outubro na Diocese de Braga
Gloriole.svg Portal dos Santos

Martinho de Dume ou Martinho de Braga (Panónia, c.510/5 – Braga, 579/80), também conhecido como Martinho DumienseMartinho Bracarense ou Martinho da Panónia, foi um bispo de Braga e de Dume considerado santo pela Igreja Católica. Martinho nasceu na Panónia, actual Hungria, no século VI. É conhecido como o "apóstolo dos suevos", por ser considerado o maior responsável pela sua conversão do arianismo ao catolicismo. Também é conhecido por nominar os dias da semana em língua portuguesa.[1]

Biografia

Estudou grego e ciências eclesiásticas no Oriente. De volta ao Ocidente, dirigiu-se para Roma e para a França, para continuar os estudos,[2] onde visitou o túmulo do seu conterrâneo Martinho de Tours.

Estabeleceu um mosteiro em Dume, uma aldeia das proximidades de Bracara Augusta, a partir do qual começou a irradiar a sua pregação. Estabeleceu a Diocese de Dume (caso único na história cristã – confinada ao referido Mosteiro de Dume a que presidia), da qual foi primeiro bispo, em 556.[2] Depois, por vacatura da diocese bracarense, em 569, foi feito metropolita dessa região de Braga, então capital do Reino Suevo. Consta na tradição e documentos que ele mesmo fundou a igreja e mosteiro de São Martinho de Tours, em Cedofeita, Porto. Esta cidade era um importante posto militar e administrativo suevo.

Reuniu o Concílio de Braga em 563, tendo proibido que se cantassem muito dos hinos e cantos de carácter popular que estavam incluídos nas missas e noutras celebrações. Ao longo dos anos, a música litúrgica foi sendo fixada no Cantochão, mas o povo, apoiado num substrato musical muito antigo, apoderou-se de alguns destes cânticos da Igreja e popularizou-os, dando-lhes a sua interpretação própria.

Para além de batalhador pela ortodoxia contra os arianos, foi também um fecundo escritor. Entre as principais obras, citamos: Escritos canônicos e litúrgicos. Destacou-se também como tradutor (designadamente, dos Pensamentos dos padres egípcios).

Estátua de S. Martinho de Dume

Martinho de Dume é também uma figura de capital importância para a história da cultura e língua portuguesas; de facto, considerando indigno de bons cristãos que se continuasse a chamar os dias da semana pelos nomes latinos pagãos de Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Jovis dies, Veneris dies, Saturni dies e Solis dies, foi o primeiro a usar a terminologia eclesiástica para os designar (Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies), donde os modernos dias em língua portuguesa (segunda-feiraterça-feiraquarta-feiraquinta-feirasexta-feirasábado e domingo), caso único entre as línguas novilatinas, dado ter sido a única a substituir inteiramente a terminologia pagã pela terminologia cristã.

Isto explica o facto de os mais antigos documentos redigidos em português, fortemente influenciados por este latim eclesiástico, não terem qualquer vestígio da velha designação romana dos dias da semana, prova da forte acção desenvolvida por Martinho e seus sucessores na substituição dos nomes.

Martinho tentou também substituir os nomes dos planetas, mas aí já não foi tão bem sucedido, pelo que ainda hoje os chamamos pelos seus nomes clássicos pagãos.[carece de fontes]

Morreu no dia 20 de março de 579 e foi sepultado na catedral de Dúmio. Para si compôs o seguinte epitáfio: Nascido na Panônia, atravessando vastos mares, impelido por sinais divinos para o seio da Galiza, sagrado bispo nesta tua igreja, ó Martinho confessor, nela instituí o culto e a celebração da missa. Tendo-te seguido, ó patrono, eu, o teu servo Martinho, igual em nome que não em mérito, repouso agora aqui na paz de Cristo.

Obras

Túmulo de São Martinho de Dume, em Braga
  • Pro Repellenda Iactantia (Em favor da jactância que deve ser repelida)
  • Item de superbia (Acerca da soberba)
  • Exhortatio humilitatis (Exortação da humildade)
  • Sententiae Patrum Aegyptiorum (Sentenças dos Padres Egípcios)
  • De ira (Da Ira)
  • De correctione rusticorum (Da Correcção dos rústicos)
  • Formula vitae honestae (Fórmula da vida honesta)

Referências

Bibliografia

  • CALAFATE, Pedro – História do Pensamento Filosófico Português, Idade Média (Vol. I)
  • COSTA, Avelino de Jesus - S. Martinho de Dume, (XIV Centenário da sua chegada à Península). Braga, Ed. Cenáculo, 1950.

Cota: HG 5.460 (10) V

  • SILVA, Lúcio Craveiro da - Estudos de cultura portuguesa, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2002 (biografias São Martinho de Dume, D. Diogo de Sousa, Francisco Sanches, Cassiano Abranches, Bacelar e Oliveira e Júlio Fragata)
  • SOARES, Luís Ribeiro - A linhagem cultural de S. Martinho de Dume, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1997.

Cota: BPB 152.020

Ver também

Ligações externas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

40 ANOS DEPOIS ... E O CRIME DE CAMARATE CONTINUA SEM SE RESOLVER E SEM CULPADOS (QUE JÁ DEVEM TER MORRIDO TODOS) - 4 DE DEZEMBRO DE 2020

 


Foi há 40 anos ... 



E QUANTOS MAIS SE SEGUIRÃO?


Onde estão os culpados...?



Para que serviram as Comissões Parlamentares de Inquérito...? 




Por esta amostra se vê como anda a Justiça ( e não só...) em Portugal



Tudo... (Direita, Centro, Esquerda, extrema direitra e extrema esquerda, além dos "pendurados" o que quer é tratar da sua vida (e dos seus apaniguados) e extremos)  e o resto que se LIXE...!!! 
 

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Acontece também que praticamente já devem ter morrido todos (ou quase) os intervenientes e agora isso já não interessa para nada. 

POIS ...  É A VIDA  !!!

É MAIS UM CASO SEM SOLUÇÃO.





 


Caso Camarate[1], também conhecido como Acidente de Camarate ou Atentado de Camarate[2] ou foi um desastre aéreo ocorrido a 4 de Dezembro de 1980, no qual a queda de um avião Cessna sobre o bairro das Fontainhas, em Camarate, a norte de Lisboa, vitimou o primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro, o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, outros três passageiros e os dois pilotos do avião.
O caso começou a ser investigado no próprio dia do acidente, tendo prescrito, de forma inconclusiva, em Setembro de 2006. Em Novembro do mesmo ano, um antigo segurança declarou em entrevista ter colocado um engenho explosivo da sua autoria a bordo da aeronave, embora a intenção fosse somente a de assustar os ocupantes. O engenho teria sido posteriormente alterado por forma a fazer explodir o avião. Uma vez que o caso havia prescrito, apesar destas declarações, o segurança não pôde ser julgado. Contudo, não há provas forenses conclusivas quanto à real existência do dito engenho explosivo nem da sua eventual detonação[3].



ACIDENTE

Na noite de 4 de Dezembro de 1980, durante a campanha presidencial do general Soares Carneiro, candidato pela Aliança Democrática (AD), o ministro da Defesa português, Adelino Amaro da Costa tinha disponível uma aeronave Cessna a fim de deslocar-se ao Porto, onde iria assistir ao encerramento da campanha. Tendo Soares Carneiro alterado o local de encerramento da campanha para Setúbal, para onde se dirigiu acompanhado de Freitas do Amaral. O então primeiro-ministro português Francisco Sá Carneiro, que também se dirigia para o Porto acompanhado da sua companheira Snu Abecassis, desmarcou os bilhetes da TAP que tinha reservado e aceitou o convite de Amaro da Costa, embarcando a bordo do Cessna juntamente com este, sua mulher Maria Manuel Simões Vaz da Silva Pires, o chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Patrício Gouveia, e os dois pilotos do aparelho. Pouco depois de levantar voo, o avião incendiou-se e despenhou-se sobre o bairro das Fontainhas, zona residencial vizinha da pista do Aeroporto da Portela, calculando-se que o impacto no solo ocorreu 26 segundos depois da descolagem[3]. O avião Cessna tinha entretanto embatido em cabos de alta-tensão, perdendo velocidade e acabando por se despenhar e incendiar sobre uma casa do bairro das Fontainhas. Testemunhos contraditórios colocam em cima da mesa a hipótese de atentado, alegando algumas testemunhas oculares terem visto o Cessna a incendiar-se aquando do impacto final contra as habitações e outras testemunhas que o aparelho já se encontrava em chamas durante o voo, antes ainda do primeiro embate contra os cabos de alta-tensão[3]. Morreram os sete ocupantes do aparelho, não se tendo registado vítimas entre os moradores do bairro, apesar de cinco habitações e três automóveis terem sido danificados[4].



INVESTIGAÇÃO

No próprio dia do acidente, a 4 de Dezembro de 1980, foi instaurado um inquérito preliminar, dirigido pelo Ministério Público e investigado pela Polícia Judiciária, o qual foi concluído com relatório publicado a 9 de Outubro de 1981, considerando que não havia indício de crime e que os autos deveriam aguardar, por mera cautela, a produção de melhor prova[1].
A 12 de Outubro de 1981, a fim de que toda a dúvida fosse dissipada, o procurador-geral da República determinou que as investigações deveriam prosseguir na modalidade de "inquérito público", o qual foi determinado pelo Ministério Público a 16 de fevereiro de 1983 que ficasse a aguardar produção de melhor prova, corroborando a posição sustentada pela Polícia Judiciária. Uma primeira comissão parlamentar de inquérito foi instituída, e na sequência do trabalho por ela realizado, a 15 de Julho de 1983 o Ministério Público requereu a abertura de instrução preparatória, solicitando a inquirição dos Deputados que tinham composto aquela comissão, a fim de "esclarecerem todos os elementos novos e suplementares susceptíveis de conduzir à mais completa verdade material". A partir desta altura a investigação transitou do Ministério Público para o juiz de instrução criminal, passando também a Polícia Judiciária a actuar na estrita dependência funcional daquele juiz.[1]
Apenas passados mais de cinco anos foram completadas as inquirições e audições aos Deputados, tendo a Assembleia da República recusado autorização relativamente a dois depoimentos. A 18 de Fevereiro de 1988, e não tendo ainda sido completadas, pelo juiz de instrução criminal, aquelas inquirições, foram juntas aos autos, a pedido do Ministério Público, os relatórios e atas das primeira, segunda e terceira comissões parlamentares de inquérito, promovendo ainda dez séries de diligências de que constavam:
  1. A realização de várias peritagens, com a formulação de quesitos e a indicação de peritos, tendo em vista a despistagem de vestígios de explosivos nos destroços do avião e no vestuário das vítimas;
  2. A obtenção de esclarecimentos técnicos sobre o significado da presença de partículas metálicas nos pés do piloto e outros aspectos do foro médico-legal;
  3. A reavaliação do estudo do perfil do voo;
  4. O reexame da peritagem sobre o rasto de fragmentos.
No mesmo requerimento, o Ministério Público promoveu nova deslocação a Portugal do National Transportation Safety Board dos Estados Unidos e a constituição de uma equipa pericial multidisciplinar, incluindo os ramos aeronáutico, de explosivos, patologia legal e radiologia forense, tendo sugerido o pedido de cooperação do governo inglês, sendo o requerimento deferido pelo juiz de instrução criminal[1].
A instrução preparatória foi encerrada em 8 de Maio de 1990, tendo o Ministério Público concluído pela não existência de indícios de atentado mas propondo, por cautela, que os autos aguardassem a produção de melhor prova. Por despacho de 17 de Maio de 1990, o juiz de instrução criminal concordou, no essencial, com a posição do Ministério Público e decidiu que o processo ficasse a aguardar a produção de melhor prova[1].

COMISSÕES DE INQUÉRITO

Até 2015, o parlamento português já nomeou 10 comissões de inquérito para averiguar as causas e circunstâncias em que, no dia 4 de Dezembro de 1980, ocorreu a morte do primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, do ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, e dos seus acompanhantes.
Concluídos os trabalhos da quarta comissão parlamentar de inquérito, em 11 de Outubro de 1991, o Ministério Público analisou o relatório e as atas e requereu a sua junção aos autos. Considerando não existirem elementos novos ou relevantes, concluiu, no entanto, que a Polícia Judiciária deveria proceder à recolha e ao tratamento de informação criminal com base em notícias que circulavam, ainda que sem suporte na investigação. O juiz de instrução criminal, por despacho de 20 de Janeiro de 1992, analisou a prova e determinou o arquivamento dos autos, considerando implicitamente que não se justificavam as cautelas do Ministério Público, face à inexistência absoluta de indícios de crime[1].
A 2 de maio de 1995, de posse de alguns elementos relativos aos trabalhos da quinta comissão parlamentar de inquérito, o Ministério Público requereu a reabertura da instrução preparatória e, em 5 e 10 de Maio, promoveu a realização de novas diligências que foram consideradas, juntamente com as que o juiz determinara oficiosamente. No decurso do mesmo ano familiares das vítimas foram admitidos como assistentes no processo, tendo a instrução preparatória sido encerrada em 6 de Novembro de 1995 pelo juiz de instrução criminal. A 10 de Novembro de 1995, perante o valor e o significado das provas, globalmente consideradas, o Ministério Público promoveu que os autos continuassem a aguardar a produção de melhor prova[1].
Os assistentes reclamaram para o Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa e para a Procuradoria-Geral da República, sendo as reclamações desatendidas. Em 17 de Novembro de 1995, os assistentes deduziram acusação particular contra quatro indivíduos, tendo sido aperta a instrução contraditória em 23 de novembro de 1995 pelo juiz de instrução criminal, esclarecendo que o tinha feito por imperativo legal e não por considerar que existissem quaisquer indícios de crime, tendo sido indeferidas grande parte das diligências requeridas pelos assistentes. A 9 de Janeiro de 1996, o juiz de instrução criminal, divergindo do parecer do Ministério Público, considerou prescrito o procedimento  criminal contra três arguidos, tendo o Ministério Público recorrido deste despacho a 22 de Janeiro de 1996, o qual teve provimento negado pelo Tribunal da Relação. Do acórdão do Tribunal da Relação, o Ministério Público recorreu, a 10 de julho de 1997, para o Supremo Tribunal de Justiça que não conheceu do recurso. A instrução contraditória foi encerrada a 15 de Novembro de 1996, tendo o Ministério Público mantido a posição anterior, de que os autos deveriam aguardar a produção de melhor prova[1].
A 13 de dezembro de 1996, os assistentes deduziram acusação definitiva, o qual processo foi remetido ao juiz competente para a pronúncia. Este, em despacho circunstanciado de mais de 700 páginas, a 16 de abril de 1998, rejeitou a acusação dos assistentes, por considerar não haver nenhum indício de crime, e ordenou o arquivamento do processo. Os assistentes interpuseram recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, para onde os autos subiram em 28 de Setembro de 1998. Os trabalhos da 6.ª comissão parlamentar de inquérito foram concluídos a 6 de Julho de 1999[1]. Apenas esta sexta comissão sustentou a tese de atentado no acidente de Camarate[5].

VII Comissão Parlamentar de Inquérito

A 28 de junho de 2001 foi aprovada por maioria na Assembleia da República, a pedido do PSD, a constituição de uma sétima comissão de inquérito ao acidente de Camarate[6]. Esta comissão de inquérito foi interrompida já depois de terem começado as audições, devido à demissão do então primeiro-ministro António Guterres e a dissolução da Assembleia da República pelo Presidente Jorge Sampaio[5].


VIII Comissão Parlamentar de Inquérito

A 16 de maio de 2002 o pedido de criação da oitava comissão de inquérito para investigação do acidente de Camarate deu entrada na Assembleia da República, por iniciativa do PSD e do CDS-PP[5]. Em Dezembro de 2004 o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito ao acidente de Camarate, Nuno Melo, anunciou que a Assembleia da República iria debater a suspeita de uma nova ligação entre a venda ilegal de armas a países como o Irão ou a Indonésia e o acidente de Camarate. Um relatório da Inspeção-Geral das Finanças apontava para "negócios pouco claros de venda de armas a países como a Indonésia, o Irão, a Guatemala, e a Argentina, que tinham sido proibidos pelo então Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa". Em causa estava um montante equivalente a pelo menos 35 milhões de euros do Fundo de Defesa do Ultramar, montante esse que desapareceu. Nuno Melo, também deputado do CDS-PP, da coligação governamental, disse também que "há pessoas com altas responsabilidades de Estado, que tinham, nos termos da lei, a tutela máxima sobre o Fundo, e que terão de explicar o que aconteceu"[7].
José Ribeiro e Castro, também do CDS-PP, sublinhou ainda que, entre a quarta e a oitava Comissão de Inquérito Parlamentar ao acidente de Camarate, a Assembleia da República "concluiu sempre pela existência de crime" no acidente que vitimou o antigo chefe do Governo Francisco Sá Carneiro e o seu ministro da Defesa Amaro da Costa[8].
A comissão em 2004, presidida pelo centrista Nuno Melo, não chegou ao fim devido à dissolução da Assembleia da República.

IX Comissão Parlamentar de Inquérito

A nona comissão de inquérito foi interrompida pela dissolução do Parlamento em 2011

X Comissão Parlamentar de Inquérito

A décima foi presidida pelo deputado do PSD José Matos Rosa, que teve como vice-presidentes Raul Almeida, pelo CDS-PP, e António Braga, pelo PS e tomou posse em Janeiro de 2013[9]. Esta comissão de inquérito esperava que os serviços secretos dos Estados UnidosAlemanha e Reino Unido pudessem fornecer provas concretas sobre a tragédia de Camarate. Assim, foram pedidos às embaixadas destes países informações, após várias pessoas terem afirmado - em audições à porta fechada - que polícias secretas, como a Stasi, tinham uma forte presença no país no início da década de 1980, podendo ter informações sobre o caso Camarate[10][11].
O especialista em exploração de minas Henrique Miranda e engenheiro metalúrgico José Cavalheiro, ambos docentes universitários entretanto aposentados, explicaram na comissão parlamentar de inquérito que o "puzzle" montado desmente a primeira versão oficial de acidente. O perito garantiu que, depois de "juntar as peças, algumas estragadas pelo uso ou perdidas", foi possível "vislumbrar a imagem do puzzle": "houve uma carga (explosiva) não muito grande, mas de grandes efeitos, que induziu o desgoverno mecânico ou a impossibilidade de os pilotos reagirem, pelo incêndio ou a intoxicação com monóxido de carbono, e a consequente queda".[12]
O relatório final da X Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate reafirma a tese de atentado e aponta "lacunas" à actuação da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República. "A queda do avião em Camarate, na noite de 4 de Dezembro, deveu-se a um atentado", lê-se nas conclusões finais do texto, cujo deputado relator foi o social-democrata Pedro do Ó Ramos.[13]
O relatório realça também que “foi evidenciado, com elevado grau de confiança, que José Moreira (o dono do avião utilizado na campanha presidencial de 1980) e Elisabete Silva foram assassinados no início de Janeiro de 1983”.
José Moreira e Elisabete Silva foram encontrados mortos no seu apartamento, em Carnaxide, a 5 de Janeiro de 1983, dias antes de aquele engenheiro ir testemunhar em comissão parlamentar de inquérito sobre a queda do Cessna, depois de ter afirmado possuir informações relevantes sobre o assunto: “A actuação da PJ na investigação à morte de José Moreira e Elisabete Silva foi deficiente e apresentou lacunas inequívocas, sendo difícil crer que se tenha devido apenas a eventuais descuidos”, refere o documento citado pela Lusa em 23 de Junho deste ano.[14]


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POIS ...  É A VIDA  !!!

É MAIS UM CASO SEM SOLUÇÃO.

Pobre do País que tem esta Justiça....


4 de Dezembro de 1980
4 de Dezembro de 2020


ANTÓNIO FONSECA

UNITY (MÓDULO DA ISS) - LANÇADO NO ESPAÇO EM 1998 - 4 DE DEZEMBRO DE 2020

 


Unity (módulo da ISS)

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Módulo Unity da ISS.

Unity, também conhecido como Node 1, é um dos componentes da Estação Espacial Internacional e foi o primeiro componente da estação construído pelos Estados Unidos. Construído pela Boeing no Centro de Voos Espaciais George C. Marshall , no Alabama, durante três anos,[1]ele tem formato cilíndrico, com cinco metros de diâmetro, 12 metros de comprimento e massa de 11,5 toneladas. A peça serve de local de passagem dos astronautas para os módulos de trabalho e de habitação. Possui seis pontos de entrada em sua estrutura, com duas aberturas nas extremidades do módulo e quatro em torno da peça. Na extremidade superior está o Z1, um dos componentes do Truss – o esqueleto central da ISS em torno do qual tudo é montado. Embaixo dele está o MPLM Leonardo, que foi adaptado para permanecer na estação. Num dos lados está o Quest, local de onde os astronautas saem para fazer missões extraveiculares. No outro lado está o Node 3, o Tranquility. Atrás está o PMA-1, ou Adaptador de Acoplamento Pressurizado 1, que aporta naves com diferentes tipos de bocais de acoplamento e na porta frontal está o módulo Destiny, que é um dos laboratórios da estação.[2]

Lançamento e conexões

O Unity foi levado ao espaço em 4 de dezembro de 1998 como carga principal do ônibus espacial Endeavour, missão STS-88, a primeira missão do ônibus espacial dedicada à montagem da estação. Dois dias depois, a tripulação conectou a porta de atracação da Unity com a escotilha dianteira do módulo russo Zarya, já em órbita, lançado do Cosmódromo de Baikonur semanas antes e a primeira estrutura da ISS no espaço. Esta foi a primeira conexão feita entre dois módulos da ISS em órbita.[2]

O Unity possui duas portas axiais e quatro portas radiais de mecanismo de atracação comum (CBM). Além de acoplado ao Zarya, ele é conectado ao módulo Destiny (levado na STS-98 em 2001),[3] ao PMA-3, à Z1 truss e ao módulo Quest (levado na STS-104 também em 2001).[4] Durante a missão STS-120 o módulo Harmony foi temporariamente ligado ao Unity. O módulo Tranquility, que é uma Cúpula com várias janelas de observação, foi acoplado a ele durante a STS-130[5] e o MPLM Leonardo foi adicionado ao porto inferior Nadir pela STS-133.[6] Os MLM Rafaello e Leonardo foram acoplados a ele em diversas missões.

Estrutura

O interior do Unity.

Os recursos essenciais da estação, como sistema de controle ambiental, de líquidos, de sustentação de vida, de dados e de eletricidade são distribuídos através do Unity, que serve as áreas vivas da ISS. Mais de 50 mil peças mecânicas, 216 linhas de transporte de líquidos e gases e mais de 6 km de cabos e fios foram instalados no módulo, que é feito de alumínio e aço inoxidável.[2] Durante a construção da estação, uma tripulação colocou numa de suas escotilhas avisos de limites de velocidade, assinalando a velocidade orbital em milhas e quilômetros por hora.[7] Antes do seu lançamento, adaptadores cônicos pressurizados foram instalados na popa e na proa do módulo. O Unity e os dois adaptadores pesam juntos cerca de 11.600 kg; estes adaptadores permitem que os sistemas de encaixe usados no passado pelo ônibus espacial e pelos módulos russos se conectem às escotilhas e aos mecanismos de atracação. O PMA-1 agora anexa permanentemente o Unity ao Zarya. Anexado ao exterior do PMA-1 estão os computadores, que forneceram os primeiros comandos e controles do módulo. O Unity também é equipado com um sistema de comunicação que permitia a troca de dados, voz e vídeo com baixa taxa de dados com o Controle de Missão em Houston, para suplementar os sistemas de comunicações russos durante as primeiras atividades de montagem da estação. O PMA-3 foi anexado ao porto inferior Nadir da Unity pela tripulação da STS-92.

Outros módulos de conexão

Os outros dois módulos de conexão da estação, ou "Nodes" (pt: Nó ou Nódulo) – o Unity é o Node 1 – foram construídos na Itália pela Alenia Aerospazio,[8] como parte do acordo entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). O Harmony (antes Node 2) e o Tranquility (antes Node 3) são um pouco mais longos que o Unity, medindo 6,7 m de comprimento no total.[9] Além dos seis pontos de acoplamento, cada um deles pode receber oito International Standard Payload Rack, um conjunto de prateleiras especiais usadas para estocagem e proteção de equipamentos e hardware que são instalados ou guardados no exterior dos módulos, protegidos por mantas térmicas. O Unity pode receber quatro. A A ESA construiu os Nodes 2 e 3 como pagamento parcial do lançamento do módulo-laboratório Columbus e de outros equipamentos da agência nos ônibus espaciais .

Referências

  1.  «Unity Manufacturing». NASA. Consultado em 19 de abril de 2019
  2. ↑ Ir para:a b c «Unity Node». NASA. Consultado em 8 de novembro de 2013
  3.  «20 Years Ago, STS-88 Adds Unity to ISS». NASA. Consultado em 19 de abril de 2019
  4.  «STATUS REPORT : STS-104-01». NASA. 2001. Consultado em 19 de abril de 2019
  5.  «Mission Summary» (PDF). NASA. 2010. Consultado em 19 de abril de 2019
  6.  «Mission Summary» (PDF). NASA. 2010. Consultado em 19 de abril de 2019
  7.  «Space Station Science Picture of the Day: Speed Limit». Spacereef. Consultado em 19 de abril de 2019
  8.  «Node 2 - Node 3 TCS Design Commonality». SAE International. Consultado em 19 de abril de 2019
  9.  «Tranquility Module». NASA. Consultado em 19 de abril de 2019

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