domingo, 19 de julho de 2020

ALETEIA - 19 DE JULHO DE 2020

ATUALIDADE
Aleteia Brasil

Pe. Zezinho questiona Luciano Huck: “Deixar a crença em casa?”

ESTILO DE VIDA
Redação da Aleteia

5 lições do coronavírus, de acordo com um médico católico

ESPIRITUALIDADE
Anna Ashkova

Oração para rezar antes de tomar decisões importantes

ESTILO DE VIDA
Calah Alexander

3 coisas para você levar em conta antes de voltar à Missa

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
Redação da Aleteia

Padre na chuva consegue dar unção a motorista que morreria após acidente grave

ATUALIDADE
Redação da Aleteia

Cardeal do Congo: “Nosso fracasso não é culpa dos brancos”

ESPIRITUALIDADE
Redação da Aleteia

A Santa Missa não pode ser trocada por orações pessoais: sem ela, não há fé católica

ATUALIDADE
Redação da Aleteia

Brasil: igreja é assaltada durante transmissão online da Missa

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
Aleteia Brasil

Franciscanos distribuem mais de 4 mil refeições por dia em São Paulo na pandemia

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
Octavio Messias

A história do menino que salvou a irmã de cachorro e encheu de orgulho os heróis da Marvel

Oração do dia

FESTIVIDADE DO DIA

São Bernoldo de Utrecht

Oração para esta manhã
Meditação do dia
Oração para esta tarde
Evangelho do dia
FRASE INSPIRADORA

“ Sem disciplina, não pode haver vida ”

Katharine Hepburn
Compartilhe esta frase
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...
Siga-nos

INIMIGO PÚBLICO - 19 DE JULHO DE 2020

20 12:22
  •  Você

Inimigo Público


Podcast: Grupo criminoso liderado por Ricardo Salgado assaltava os multibancos do BES por dentro

Posted: 17 Jul 2020 11:23 AM PDT

Podcast O Inimigo Público – Se não aconteceu, podia ter acontecido. Mais podcasts do PÚBLICO em www.publico.pt/podcasts

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Lisboeta partiu a cabeça após confundir rua pintada de azul com uma piscina

Posted: 17 Jul 2020 07:05 AM PDT

Um lisboeta sofreu hoje um traumatismo craniano após ver uma das ruas da cidade pintadas de azul pelo Fernando Medina e, confundindo-a com uma piscina, decidiu mergulhar de cabeça. Outro lisboeta partiu os dentes após tentar mergulhar de chapão e a EMEL bloqueou e rebocou diversos flamingos gigantes insufláveis que estavam indevidamente estacionados no meio […]

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

DO TEMPO DA OUTRA SENHORA - 19 DE JULHO DE 2020

2020 09:54
  •  Você

Do Tempo da Outra Senhora


Inocência Lopes e o dois em um

Posted: 18 Jul 2020 07:59 AM PDT


Santo António: dois em um (2020). Inocência Lopes (1973-   ). Colecção Miguel Infante.

Eu e os Bonecos
Os Bonecos de Estremoz estão-me na massa do sangue, fazem parte de mim próprio e ocupam uma parte importante da minha vida. Nela procuro aprofundar o conhecimento da sua História e simultaneamente conhecer as novas criações dos barristas.
Peanha para quê?
A recente visita à página do Facebook da barrista Inocência Lopes, revelou-me a criação recente de uma imagem de Santo António que viria a ser objecto do presente escrito.
Trata-se de uma peça muito bem modelada e decorada. Nela o Santo é figurado com o habitual hábito franciscano, com o Menino Jesus ao colo e revelando os restantes atributos. Porém e ao contrário do que é habitual, a figura não assenta numa peanha de duvidoso gosto barroco, que alguns barristas teimam em usar. Trata-se a meu ver de um “apêndice” que carece de sentido, a menos que se esteja a fazer a réplica de um exemplar mais ou menos barroco. É que a Arte não parou no Barroco, mas evoluiu.
Santo António na qualidade de Santo mais popular de todo o mundo, não merece que o amarrem a uma peanha como se fosse um castigo. Merece, isso sim, ser objecto de representações que nos digam mais da sua Vida e da sua Obra. Foi o que fez Inocência Lopes ao prescindir da faustosa e estéril peanha. Em seu lugar usou uma alegoria ao Sermão de Santo António aos peixes.
Mudança de paradigma
A nova figuração de Santo António efectuada por Inocência Lopes, introduziu uma mudança de paradigma na barrística popular de Estremoz. Atrevo-me a dar-lhe um nome: “Santo António, dois em um”. Aproveito simultaneamente para felicitar a barrista pela originalidade da sua criação. Depois de nos prendar com “Infortúnio de Santo António” e “Amor é cego, negro” lega-nos agora mais esta bela criação. Se por um lado reforça o seu prestígio como barrista, por outro lado confirma a sua capacidade de inovar, que aqui se regista e aplaude.

VOO UNITED AIRLINES 232 - caiu em 1989 causando 111 mortos - 19 de JULHO DE 2020


Voo United Airlines 232

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Voo United Airlines 232
Acidente aéreo
DC-10 semelhante ao acidentado
Sumário
Data19 de julho de 1989
CausaFalha do motor não contida
LocalEstados Unidos Aeroporto de Sioux Gateway, Sioux CityIowa
Coordenadas42° 24′ 29″ N, 96° 23′ 02″ O
OrigemEstados Unidos Aeroporto Internacional de Stapleton
EscalaEstados Unidos Aeroporto Internacional O'Hare
DestinoEstados Unidos Aeroporto Internacional de Filadélfia
Passageiros285
Tripulantes11
Mortos111
Feridos172
Sobreviventes185
Aeronave
ModeloEstados Unidos McDonnell Douglas DC-10-10
OperadorEstados Unidos United Airlines
PrefixoN1819U
Primeiro voo27 de julho de 1973

voo 232 da United Airlines era um serviço regular entre Denver e Chicago, que continuaria até Filadélfia operado pela United Airlines. Em 19 de julho de 1989 o DC-10 que operava a rota, com registro N1819U, despenhou em Sioux CityIowa, depois de sofrer uma falha catastrófica no motor da cauda, que levou à perda de muitos controles de voo. Nesse momento o aparelho estava em rota desde o aeroporto de Stapleton até o aeroporto internacional O'Hare. Dos 296 passageiros e tripulantes a bordo, 111 morreram no acidente e 185 sobreviveram. Apesar do número de mortes, o acidente é considerado um excelente exemplo de êxito na gestão de recursos da tripulação devido ao grande número de sobreviventes e ao modo como a tripulação de voo conseguiu controlar a emergência para aterrar o aparelho sem controles convencionais. Porém, ao mesmo tempo, os 111 mortos converteram-no no quinto pior acidente de um DC-10, atrás do voo Turkish Airlines 981, do voo American Airlines 191, do voo Air New Zealand 901 e do voo UTA 772.

Avião e tripulação[editar | editar código-fonte]

O aparelho, um McDonnell Douglas DC-10-10 com registro N1819U, fora entregue à United Airlines em 1973. Antes da saída do voo de Denver em 19 de julho de 1989 o avião tinha 43,401 horas de voo e 16,997 ciclos. A aeronave estava equipada com motores turbofan de alto índice derivacional CF6-6D fabricados pela General Electric Aircraft Engines (GEAE).[1]

O capitão Alfred Clair Haynes de 57 anos fora contratado pela linha aérea em 1956. Tinha 30000 horas de voo, das quais 7000 no DC-10.

O primeiro oficial William Roy Records de 48 anos fora contratado pela National Airlines em 1969. Posteriormente trabalhou na Pan American World Airways. Tinha aproximadamente 20,000 horas de experiência, das quais 665 foram como primeiro oficial no DC-10.

O segundo oficial Dudley Joseph Dvorak de 51 anos fora contratado pela United Airlines em 1986. Tinha por volta de 15000 horas de voo, das quais 1900 horas como segundo oficial no Boeing 727 e 33 como segundo oficial no DC-10.

O capitão e instrutor Dennis E. Fitch, de 46 anos, fora contratado pela United Airlines em 1968. Antes de entrar a trabalhar em United tinha aproximadamente 1400 horas de voo na Guarda Nacional. No DC-10 pela United tinha 3079 horas, das quais 2000 foram como segundo oficial, 1000 como primeiro oficial e 79 como capitão.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1.  «Informe do accidente» (PDF) (em inglês). National Transportation Safety Board. 1 de novembro 1990. Consultado em 14 de dezembro de 2018

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue