Habilidades interpessoais
Habilidade interpessoal é a característica humana que facilita pessoas a se relacionarem positivamente com outras pessoas e gerar resultados edificantes dessas conexões. Contribuindo para com a postura ética de cada indivíduo, principalmente no ambiente de trabalho, sendo um critério fundamental tanto para gestores quanto colaboradores.[1]. Estas habilidades fazem com que gestores auxiliem as organizações na atração e retenção de funcionários com alto nível de desempenho, outrossim, gestores com essas habilidades tendem a garantir um ambiente de trabalho mais agradável, que propicia a contratação e manutenção de colaboradores qualificados.[2].
Habilidades interpessoais importantes no ambiente de trabalho
As habilidades interpessoais são uma combinação de habilidades pessoais, habilidades sociais, habilidades de comunicação, traços de personalidade ou atitudes e atributos de carreira. [3].
Tipos | Descrição |
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Comunicação verbal | é todo tipo de passagem ou troca de informações por meio de linguagem escrita ou falada. |
Comunicação não verbal | compreende a expressão do pensamento por meio de elementos comunicativos sem o uso de palavras. |
Cordialidade | é a ação de ser gentil, expressar amizade e afeto. |
Objetividade | é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais. |
Responsabilidade | é o dever de arcar com as consequências do próprio comportamento ou do comportamento de outras pessoas. |
Como desenvolver habilidades interpessoais:
Na lista abaixo você confere seis maneiras de desenvolver habilidades interpessoais importantes para se ter no ambiente de trabalho.
Habilidades a desenvolver | Descrição |
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Saber ouvir | é a capacidade de atentamente compreender a mensagem que lhe é transmitida e diante disso, agir com empatia. |
Ter consciência social | é a capacidade de desenvolver empatia, buscando agir ou pensar de modo que contribua para relacionamentos harmoniosos nos círculos sociais. |
Focar na solução de problemas | consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. |
Disciplina | é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo. |
Tolerância | a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. |
Resiliência | representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade. |
Aspectos que influenciam o relacionamento interpessoal: Os aspectos que mais influenciam o relacionamento interpessoal dentre os indivíduos da equipe pesquisada são a amizade, o respeito, a cordialidade, a cooperação e o entrosamento. Durante a pesquisa de [4] identificou alguns motivos que dificultam o bom relacionamento interpessoal no contexto organizacional. O estudo revelou que 72,5% dos colaboradores entrevistados estão satisfeitos com o nível de relacionamento na organização, mas 27,5% demonstraram estarem insatisfeitos e isso refere-se segundo os entrevistados, a falta de diálogo, a inveja e ao gestor agressivo. “A organização deve também assumir um compromisso maior com o colaborador, no sentido de promover sempre a construção do conhecimento, para que cada vez mais se possa melhorar o diálogo entre os níveis hierárquicos, devendo também criar oportunidades de se administrar, colocando aos colaboradores novos desafios e incentivar a ética moral, acompanhar mais de perto a realização de tarefas, dar feedback e incentivar o crescimento pessoal dentro das organizações.” [5]. Um estudo de interesse público conduzido pelo McDonald’s no Reino Unido previu que mais de meio milhão de pessoas serão retidas dos setores de trabalho até 2020 devido à falta de habilidades sociais [6].
Principais Soft Skills / Habilidades Interpessoais no mercado de Trabalho[editar | editar código-fonte]
O papel das Soft Skills na busca por empregos é essencial. Elas se referem a competências perenes, ao contrário das Hard Skills, que se referem as competências técnicas, onde uma linguagem da programação muito utilizada pode mudar completamente devido as mudanças tecnologicas; mas criatividade e capacidade de adaptação continuam sendo valorizadas. [7]
Para Lydia Liu, Diretora de RH da Home Credit Consumer Finance, "as Hard Skills abrem portas, as Soft Skills fazem os candidatos entrarem". De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados concordam que ocorre um aumento da importância das SS para o sucesso das empresas.
De acordo com a pesquisa, as principais Soft Skills são:
Tipos | Descrição |
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Criatividade | Significa uma forma de solucionar problemas de maneira original - algo que as máquinas não conseguem replicar adequadamente. Esta tendência aumentará exponencialmente até 2030, de acordo com uma pesquisa da McKinsey. [8] |
Persuasão | Recentemente, um computador da IBM enfrentou o campeão mundial de debates - e perdeu! O caso mostra como a IA não conseguirá tão cedo dominar, no mesmo nível dos humanos, as competências de linguagem e expressão. Entre elas, Comunicação Interpessoal, Negociação, Resolução de Conflitos, Linguagem Não-Verbal, Empatia e Escuta Ativa [9]". Apesar da pesquisa não aprofundar o tema, percebo aplicações em todas as áreas e níveis hierárquicos das empresas. O melhor modelo para o Desenvolvimento de Carreira - o Pipeline de Liderança de Ram Charam - basicamente mostra com quem cada liderança precisa se comunicar e persuadir: você mesmo (etapa inicial e mais difícil de todas!), sua equipe, líderes de equipes, líderes de outras áreas, diretorias, CEO, conselho de administração e público externo (stakeholders como sociedade, governo e imprensa). [10] |
Colaboração | Para ser efetiva necessita das duas Soft Skills anteriores, Criatividade e Persuasão. Em outras palavras, Conteúdo e Forma. É através da colaboração que as ideias conseguem se tornar produtos e serviços e gerar valor econômico. Além de saber trabalhar em grupo e com pessoas que pensam diferente de você. [11] |
Adaptabilidade | Como foi citado, quem sobrevive é o mais apto, não o mais forte. E a flexibilidade é fundamental para um profissional se adaptar a um mundo que não para de mudar. Como escutei de um cliente da área de Atração e Seleção, "nós não avaliamos um candidato pelo que ele sabe. Provavelmente daqui a um ano esse saber já ficou ultrapassado. Nós o avaliamos pelo que ele não sabe - por sua capacidade de aprender rápido alguma coisa. Colocamos, no processo seletivo, um problema que nem existe ainda, ou que nós não sabemos a resposta". Por isso que já presenciei casos de bons profissionais que vieram de áreas aparentemente não-corporativas, como Jornalismo, Antropologia e Pesquisa Científica. Em geral, todos acumulam uma formação e experiência que desenvolveram a capacidade de aprender rápido, ou "aprender a aprender". [12] |
Gestão do Tempo | É essencial, porque se trata do maior ativo para pessoas e empresas. A gestão do tempo é uma grande medida da produtividade de um profissional. Mais ainda, a forma como ele aloca seu tempo diz muito sobre ele: Quais são as prioridades? O que ele considera importante e o que é secundário? Como ele gerencia seu tempo com superiores, colegas e subordinados? Essas questões são fundamentais. [13] |
Inteligência Emocional[editar | editar código-fonte]
Inteligência emocional (IE), é a capacidade dos indivíduos de reconhecer suas próprias emoções e as dos outros, discernir entre diferentes sentimentos e rotulá-los apropriadamente, usar informações emocionais para orientar o pensamento e o comportamento, e gerenciar e / ou ajustar as emoções para se adaptar aos ambientes ou alcançar objetivos. [14] [15]
Embora o termo tenha aparecido pela primeira vez em um artigo de 1964 de Michael Beldoch, ele ganhou popularidade no livro de 1995 com esse título, escrito pelo autor e jornalista científico Daniel Goleman. [16] Desde essa época, Inteligência emocional e a análise de Goleman, de 1995, foram criticadas dentro da comunidade científica, apesar dos relatórios prolíficos de sua utilidade na imprensa popular. [17] [18] [19] [20]
Goleman definiu inteligência emocional como:
- "...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." [21]
Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
- Autoconhecimento emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
- Controle emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
- Automotivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
- Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
- Habilidade em relacionamentos interpessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intrapessoais e as duas últimas, interpessoais. Tanto quanto as primeiras são essenciais ao autoconhecimento, estas últimas são importantes em:
- Organização de grupos - habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.
- Negociação de soluções - característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
- Empatia - é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.
- Sensibilidade social - é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
Referências
- ↑ ROBBINS, Stephen P. (2010) Comportamento Organizacional. (14 es.) Pearson
- ↑ CARVALHO, MARIA DO CARMO, 2019
- ↑ https://sydney.edu.au/business/study/careers-and-employability.html
- ↑ Silva et al. (2007)
- ↑ SILVA et al., 2007, p. 9
- ↑ https://www.backingsoftskills.co.uk/
- ↑ Global Talent Trends 2019, LinkedIn
- ↑ Refkalefsky, Eduardo. FGV 2019
- ↑ Escutatória", nas palavras do escritor Rubem Alves
- ↑ Refkalefsky, Eduardo. FGV 2019
- ↑ Refkalefsky, Eduardo. FGV 2019
- ↑ Refkalefsky, Eduardo. FGV 2019
- ↑ Refkalefsky, Eduardo. FGV 2019
- ↑ Colman, Andrew (2008). A Dictionary of Psychology (3 ed.). Oxford University Press. ISBN 9780199534067.
- ↑ Chapter 2 EMOTIONAL INTELLIGENCE : AN OVERVIEW" (PDF). INFLIBNET Centre. Retrieved 3 February 2019.
- ↑ Popularity Graph by Google Ngram Viewer. [S.l.: s.n.]
- ↑ Article at Harvard Business Review 9 Janeiro 2017 Arquivado em 2 de fevereiro de 2017[Erro data trocada] no Wayback Machine.
- ↑ Article at Huffington Post 20 July 2016 Arquivado em 2 de fevereiro de 2017[Erro data trocada] no Wayback Machine.
- ↑ Article at "psychcentral.com" 30 October 2015 Arquivado em 2 de fevereiro de 2017[Erro data trocada] no Wayback Machine.
- ↑ "How good is your EQ" at "thehindu.com" 6 December 2015 Arquivado em 3 de fevereiro de 2017[Erro data trocada] no Wayback Machine.
- ↑ Goleman, 1998 [1]