segunda-feira, 22 de junho de 2020

Estátuas Insólitas Espalhadas Pelo Mundo

Em todo o mundo, podemos encontrar milhares de estátuas, a maioria delas localizadas em lugares públicos para comemorar um evento ou homenagear a uma pessoa. Muitas outras tem finalidades artísticas ou políticas. Embora grande parte das estátuas permaneçam fieis aos estilos acadêmicos mais conservadores, algumas não seguem essa tendência. Confira alguns exemplos!

 

Rinoceronte pendurado, Alemanha
estátuas bizarras
 
Homem pendurado no edifício, República Tcheca
estátuas bizarras
 
Jacaré comendo um capitalista - Brooklyn, Nova Iorque, EUA
estátuas bizarras
 
Charles La Trobe, Melbourne, Austrália
estátuas bizarras
 
Picolé de Vaca, Budapest, Hungria
estátuas bizarras
 
A Mão Gigante, Chile
estátuas bizarras

 

 

 

Músico sem Cabeça, Amsterdam, Holanda
estátuas bizarras
 
O Homem Rio, no rio Guadalquivir, Espanha
estátuas bizarras
 
Homem Cortando um Galho, Amsterdam, Holanda
estátuas bizarras
 
Violinista Saindo do Solo, Holanda
estátuas bizarras
 
Mulher na Cabine Telefônica, Londres, RU
estátuas bizarras
 
Fila de Indigentes durante a Grande Depressão, Nova Jérsei, EUA
estátuas bizarras
 
Uma estanha estátua equestre em Praga, República Tcheca
estátuas bizarras
 
O Homem na Água, Estocolmo, Suécia
estátuas bizarras
 
Arma com Nó, Nova Iorque, EUA
estátuas bizarras
 
Crianças no Rio, Singapura
estátuas bizarras
 
Homem Preso na Parede, Paris, França
estátuas bizarras
 
Banco na saída de um museu em Seul, Coreia do Sul
estátuas bizarras
 
A Banhista, Alemanha
estátuas bizarras
 
O Tombo do Policial, Bruxelas, Bélgica
estátuas bizarras
 
A Vaca Astronauta, Suécia
estátuas bizarras
 
Homem Despertando, Washington, EUA
estátuas bizarras
 
Paparazzo, Eslováquia
estátuas bizarras
 
Polegar, Paris, França
estátuas bizarras

 

Homem Trabalhando, Eslováquia
estátuas bizarras
 
Estátuas urinando, Praga, República Tcheca
estátuas bizarras
 
Hashire, Japão
estátuas bizarras
 
Caminhando Para o Céu, Pensilvânia, EUA
estátuas bizarras
 
Metamorfose, Charlotte, Carolina do Norte, EUA
estátuas bizarras
 
Sala Keoku, Tailândia
estátuas bizarras
 
Porta da Nuvem, Chicago
estátuas bizarras
 
Buscando a Utopia, Holanda
estátuas bizarras
 
Homem Nadando, Londres, Inglaterra
estátuas bizarras
 
Tubarão Headington, Oxford, RU
estátuas bizarras
 
Torneira Gigante, Suíça
estátuas bizarras
 
Franz Kafka, Praga, República Tcheca
estátuas bizarras
 
Cabeça Empresarial, Los Angeles, EUA
estátuas bizarras
 
Deus Pai no Arco do Céu, Suécia
estátuas bizarras
 
O Casal, estação de King's Cross/St.Pancras, Londres, RU
estátuas bizarras
 
O Touro de Wall Street, Nova Iorque, EUA
estátuas bizarras
 

 

Fonte: Ashlaya F.

DO TEMPO DA OUTRA SENHORA - 22 DE JUNHO DE 2020

020 12:41
  •  Você

Do Tempo da Outra Senhora


Jorge Carrapiço, um barrista em construção

Posted: 21 Jun 2020 02:58 PM PDT


 O amor é cego (2020). Jorge Carrapiço (1968-  ).

LER AINDA:

Falar de Jorge Carrapiço
Hoje é dia de falar de Jorge Carrapiço. Não é a primeira vez que o faço. Já falei dele no meu livro “Bonecos de Estremoz”, assim como no blogue “Do Tempo da Outra Senhora”, no qual reproduzi imagens de trabalhos seus.
Nunca é demais falar de um barrista, das suas criações e da sua obra. Obra cuja construção só termina com o finamento do autor. Até lá, o seu trabalho é uma procura incessante de caminhos, a proclamação de mensagens e a revelação de marcas identitárias. É o que se passa com o barrista Jorge Carrapiço, que transporta consigo a pesada herança de ser bisneto de Ana das Peles. A carga genética propiciou terreno fértil à aprendizagem da modelação do barro, primeiro com o seu vizinho e pintor de construção civil, Óscar Cavaco e depois com o seu professor de Trabalhos Manuais e artista plástico, Aníbal Falcato Alves. O seu pai, pintor de construção civil, ensinou-o a utilizar as tintas e a misturá-las até àquela cor e não outra, que é capaz de transmitir um determinado estado de alma. É assim que as pinceladas mágicas nascidas da mão do pintor, acabam por falar connosco, como se tivessem vida.
O percurso de Jorge Carrapiço não é como os demais. Não aprendeu em contexto oficinal nem familiar, nem em qualquer acção de formação. Aprendeu nas condições já referidas e o resto depois tem sido com ele.
Uma figura que cega
Hoje é um dia de cegueira. Fiquei cego pela luz que irradia do seu “Amor é cego”. Uma figura luminosa pela predominância de cores quentes e pelo recurso pouco usual ao verniz brilhante, que constitui uma das suas marcas identitárias. Jorge Carrapiço intuiu e bem o calor que deve irradiar desta figura, para traduzir o calor e a cegueira da paixão.   
Os tons ocre usados no calçado e no toucado, tons de pigmentos “terras de Siena” indiciam que o amor aqui abordado alegoricamente é “Eros”, o amor romântico que se vive na Terra.
As flores que ornamentam os braços da figura em tonalidades de vermelho e com corolas amarelas, sugerem gerberas, flores que ao longo da História das Civilizações, de uma forma ou de outra,  têm traduzido a beleza da vida e a energia positiva proveniente da natureza. O simbolismo induzido pela suas cores é variável. As gerberas vermelhas estão associadas à inconsciência e à total imersão no amor (cegueira do amor).
A sensualidade expressa pelos lábios vermelhos da figura é reforçada pelas rosetas avermelhadas nas maçãs do rosto ou não se desse o caso da paixão afoguear as faces.
À espera de mais
Estou a lembrar-me de um poema de Vinicius de Morais intitulado “Operário em Construção”. Parafraseando o título do celebérrimo poeta carioca, sou levado a concluir que Jorge Carrapiço é um “Barrista em Construção”. Surpreende-me em cada trabalho em que recria o que já tinha sido criado e revela muito daquilo que tem para nos dar e nós esperamos vir a receber.

O JOGO - 22 DE JUNHO DE 2020

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue