SpaceShipOne
SpaceShipOne | |
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SpaceShipOne em exposição no Museu do Ar e Espaço (Washington, D.C., EUA). | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Avião espacial |
País de origem | Estados Unidos |
Fabricante | Scaled Composites |
Quantidade produzida | 1 |
Custo unitário | US$25 milhões (fundos do projeto) |
Desenvolvido em | SpaceShipTwo |
Primeiro voo em | 20 de maio de 2003 (17 anos) |
Aposentado em | 4 de outubro de 2004 |
Tripulação | 1 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 8,53 m (28,0 ft) |
Envergadura | 8,05 m (26,4 ft) |
Área das asas | 15 m² (161 ft²) |
Alongamento | 4.3 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 1 200 kg (2 650 lb) |
Peso carregado | 3 600 kg (7 940 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 x motor de foguete SpaceDev híbrido movido a N2O/PBLH |
Força de empuxo (por motor) | 7 500 kgf (73 600 N) |
Performance | |
Velocidade máxima | 3 518 km/h (1 900 kn) |
Velocidade máx. em Mach | 3.09 Ma |
Alcance (MTOW) | 65 km (40,4 mi) |
Teto máximo | 112 000 m (367 000 ft) |
Razão de subida | 416,6 m/s |
Notas | |
Dados de: astronautix.com[1] | |
SpaceShipOne - é uma nave espacial experimental da empresa Scaled Composites. A Scaled Composites é financiada exclusivamente por fundos privados. A nave foi desenvolvida por Burt Rutan e que conquistou o prémio "ANSARI X PRIZE". A 21 de junho de 2004 fez o primeiro voo espacial humano com fundos privados.
Correram rumores [carece de fontes] em todo o mundo nos dias 21 e 22 de outubro de 2006, que a Google teria comprado a SpaceShipOne, já que colocou em sua sede, o GooglePlex, uma réplica em escala 1x1 da nave que ficará no setor 43. A empresa não divulgou por que comprou a réplica. Atualmente, a SpaceShipOne está em exposição permanente no Smithsonian National Air and Space Museum (Museu do Ar e Espaço).[2]
Voos espaciais[editar | editar código-fonte]
O primeiro voo do SpaceShipOne, voo 11P, ocorreu a 17 de dezembro de 2003, no entanto este não atingiu o espaço ficando a apenas 20.7 km de altitude. O primeiro voo espacial da nave, voo 15P, foi em 21 de junho de 2004. Neste voo sub-orbital, o astronauta Mike Melvill, depois de atingir o espaço, abriu um saco de confeitos de chocolate e ficou a olhar para elas enquanto pairavam no ar. A SpaceShipOne conquistou o X PRIZE ao atingir os 100 km de altitude em dois voos consecutivos com apenas uma semana de diferença (em 29 de setembro e 4 de outubro de 2004), sendo financiado apenas por fundos privados.
Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]
Os custos de desenvolvimento e construção do SpaceShipOne, apesar de não serem de conhecimento público oficial, estão estimados numa média de 20 milhões de dólares, o dobro do valor do prémio ANSARI X PRIZE. Paul Allen, co-fundador da Microsoft, é o único financiador do projeto.
Características[editar | editar código-fonte]
A SpaceShipOne foi desenhada para ser um aeronave suborbital, o que quer dizer que irá atingir altitude suficiente para atingir o espaço mas não a velocidade suficiente para manter-se em órbita. Foi construída para exceder 100 km de altitude, que é a definição internacional para a fronteira do espaço e logo para ganhar o X Prize.
Usa um motor de foguete híbrido chamado de RocketMotorOne, alimentado por polibutadieno líquido hidroxilado (PBLH ou borracha) sólida como combustível e Óxido nitroso líquido (N2O), também conhecido como protóxido de azoto, protóxido de nitrogénio ou popularmente gás do riso, como oxidante.
O primeiro estágio é o propulsor White Knight, que leva o segundo estágio, uma nave espacial suborbital designada de SpaceShipOne, para uma alta altitude, onde é largada e lançada do ar.
Para a reentrada, as asas podem ser giradas sobre o eixo de horizontal para quase vertical, oferecendo estabilidade.
O cockpit tem espaço para três pessoas, o piloto e dois passageiros. Mantém uma atmosfera respirável pressurizada para imitar a pressão ao nível do mar e os passageiros não precisam de usar fatos de astronauta.
Voos de teste[editar | editar código-fonte]
Em 1 de abril de 2004 a Scaled Composites recebeu a primeira licença para voos espaciais pilotados atribuída pelo departamento americano de transportes. Com esta licença, a empresa pode realizar voos de teste por um período de um ano. O voo 15P também é considerado um voo de teste.
Todos os voos do SpaceShipOne foram feitos a partir do Mojave Airport Civilian Flight Test Center.
Os pilotos de testes para o projecto SpaceShipOne foram Brian Binnie, Peter Siebold, Mike Melvill e Doug Shane.
Voo | Data | Top Mach | Altitude | Piloto |
11P | 17 de Dezembro de 2003 | Mach 1.2 | 20.7 km | Brian Binnie |
13P | 8 de Abril de 2004 | Mach 1.6 | 32.0 km | Peter Siebold |
14P | 14 de Maio de 2004 | Mach 2.5 | 64.4 km | Mike Melvill |
15P | 21 de Junho de 2004 | Mach 3.2 | 100.1 km | Mike Melvill |
16P | 29 de Setembro de 2004 | Mach 3.5 | 110.9 km | Mike Melvill |
17P | 4 de Outubro de 2004 | Mach 3.5 | 120.0 km | Brian Binnie |
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Exploração espacial
- Foguete
- JATO (decolagem com propulsão extra fornecida por foguetes).
- Nave espacial
- ZLTO (lançamento de aviões anexados a foguetes).
- SpaceShipTwo
Referências
- ↑ "SpaceShipOne". Encyclopedia Astronautica.
- ↑ Milestones of Flight SpaceShipOne