quarta-feira, 22 de abril de 2020

FRANCISCO MARTINS RODRIGUES - POLÍTICO (PCP) - MORREU EM 2008 - 22 DE ABRIL DE 2020

Francisco Martins Rodrigues

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Francisco Martins Rodrigues
Francisco Martins Rodrigues intervém nas X Jornadas Independentistas Galegas, decorridas na Galiza, a 18 de Março de 2006.
Conhecido(a) porFundador do Partido Comunista de Portugal (marxista-leninista) e da União Democrática Popular.
Nascimento1927
Moura
Morte22 de abril de 2008 (81 anos)
Lisboa
NacionalidadePortugal Português
OcupaçãoPolítico
Francisco Martins Rodrigues (Moura1927 — Lisboa22 de abril de 2008) foi um político português da esquerda e fundador do PCP(m-l) e da UDP.
Filho de um Oficial do Exército expulso por ser oposicionista ao governo, Francisco Martins iniciou o seu percurso político em 1949 no Movimento de Unidade Democrática (MUD), após a deslocação da família para Lisboa, onde estuda até ao 6.º ano do liceu e trabalha, primeiro numa livraria e depois como aprendiz de mecânico na TAP.

Actividade opositora, primeiras detenções e incorporação ao PCP[editar | editar código-fonte]

É preso pela primeira vez, durante três meses, em 1951 por se manifestar contra a NATO, o que provoca o seu despedimento. Sucessivamente detido em pouco tempo, abandona a casa dos pais, passando a viver na semi-clandestinidade até 1953, quando adere como funcionário no Partido Comunista Português (PCP).
Em 1956 começa a questionar a linha do PCUS, após o XX Congresso, nomeadamente a chamada 'coexistência pacífica'. No ano seguinte, é detido novamente, pela quarta vez, e é conduzido à prisão de Peniche onde estuda e começa a elaborar textos teóricos marxistas. Lá conhece dirigentes como Álvaro CunhalFrancisco Miguel Duarte e Jaime Serra.

Fuga de Peniche[editar | editar código-fonte]

A 3 de Janeiro de 1960, participou na célebre "Fuga de Peniche", juntamente com Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Francisco Miguel, Pedro Soares, Jaime Serra, Guilherme da Costa Carvalho, José Carlos, Rogério de Carvalho e Carlos Costa. Os chamados "Dez de Peniche" protagonizaram um episódio lendário na história da resistência antifascista portuguesa, que reforça o PCP na luta contra o salazarismo.
Na rua, voltou à militância numa tipografia clandestina em Carnide, perto de Lisboa. Em 1961, incorporou-se ao Comité Local do partido em Lisboa, além de membro suplente do Comité Central. Em 1962, fez parte da Comissão Executiva, encarregando-se do trabalho político relativo à margem sul e arredores da capital do país.

Ruptura com o PCP, prisão, torturas e 25 de Abril[editar | editar código-fonte]

Lutador fervoroso contra o fascismo, foi preso pela PIDE cinco vezes, totalizando doze anos de cárcere. Apoiante da extrema-esquerda, após a sua saída da direcção do Partido Comunista Português em 1963, tornou-se inimigo da teoria cunhalista do 'levantamento nacional', e defensor da independência de classe na luta contra a ditadura.
A ruptura com o Partido Comunista Português veio antecedida de discrepâncias com a linha do partido face à guerra colonial, após ter escrito um manifesto, a pedido do Comité Central, que o secretário-geral considerou "muito vermelhusco" e alheio ao "espírito do partido", e por isso censurado. Martins apoiava no documento a insurreição popular armada como via para a oposição à política colonial da ditadura portuguesa, em apoio aos povos africanos que enfrentavam o colonialismo português naqueles anos.
Seguem-se diferenças sobre a política da URSS, que cristalizam numa viagem a Moscovo em que o comité Central do exterior resolve destitui-lo do posto na Comissão Executiva. Francisco Martins é proposto como secretário de Álvaro Cunhal, mas recusa a proposta.
Foi então enviado para Paris, incorporando-se à organização do partido na capital francesa. Faz críticas à posição em assuntos como a guerra colonial, a passagem pacífica ao socialismo ou a revolução democrática e nacional.
Lidera a primeira ruptura do PCP, no contexto do conflito sino-soviético. O seu abandono do partido levá-lo-á a ser o mais importante ideólogo de extrema-esquerda nacional, participando na criação do Comité Marxista-Leninista Português e da Frente de Acção Popular em 1964, em Paris, apoiado pelo médico João Pulido Valente e por Rui D'Espiney. Nesse mesmo ano, visita a China Maoísta e a Albânia de Hoxha. Voltou em 1965 para fazer trabalho político no CMLP. A identificação de um colaborador da polícia política no interior da organização acaba com a execução do infiltrado, acção reivindicada pela FAP. Francisco Martins é preso pela PIDE, sofrendo torturas violentas, juntamente com os dois outros criadores do CMLP e da FAP.
Martins é condenado a 20 anos de prisão, Pulido Valente a 12 e Rui D'Espiney a 15. Só dois dias depois do 25 de Abril de 1974 foi solto, junto com Rui D'Espinay e Filipe Viegas Aleixo.

Fundação da UDP[editar | editar código-fonte]

Capa da primeira edição de Anti-Dimitrov. 1935-1985 meio século de derrotas da revolução
Após a Revolução dos Cravos participou na fundação do PCR (Partido Comunista Reconstruído) e da UDP, organização de massas que atingiu uma importante influência em sectores à esquerda do PCP. Em 1983 abandona ambas organizações, considerando que caíram nos mesmos desvios atribuídos ao PCP.
Nessa altura, Francisco Martins é já considerado um dos maiores teóricos do marxismo português. Caracteriza o 25 de Abril como sendo uma "crise revolucionária" e atribui a derrota final às fraquezas estruturais das organizações revolucionárias junto ao "reformismo" do PCP, plasmado na sua proposta de "unidade dos portugueses honrados" num "levantamento nacional".
Quanto às organizações à esquerda do PCP, Martins considera que elas não fizeram a necessária ruptura com uma União Soviética que, para ele, não representava um projeto socialista. Daí para a frente, os escritos de Francisco Martins vincarão essa necessidade, marcando a orientação interclassista proposta por Georgi Dimitrov em 1935 como ponto de ruptura com a tradição bolchevique da independência da classe em relação à pequena burguesia. A sua obra Anti-Dimitrov. 1935-1985 meio século de derrotas da revolução recolhe o seu pensamento em relação ao que considera uma deriva reformista no conjunto dos partidos comunistas a partir da década de trinta.

Revista comunista Politica Operária[editar | editar código-fonte]

Em 1984 tornou-se o fundador da Organização Comunista Política Operária e director da revista do mesmo nome, que continua a publicar-se na actualidade.
Na última década da sua longa vida de luta revolucionária, estreitou laços de solidariedade com o movimento independentista galego, participando habitualmente nas manifestações do Dia da Pátria Galega (25 de Julho), nas Jornadas Independentistas Galegas organizadas pela organização comunista galega Primeira Linha e noutros eventos em apoio da autodeterminação da Galiza e das outras nações sem Estado da Península Ibérica (País Basco e Catalunha).
Faleceu em 2008, aos 81 anos, após uma grave doença. Foi cremado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, a 23 de Abril. Publicado postumamente, o seu livro Os anos do silêncio contém notas autobiográficas, uma descrição das práticas de tortura do sono a que foi submetido e a sua defesa num julgamento de 1970.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • 1985 - Anti-Dimitrov. 1935-1985, meio século de derrotas da revolução. Obra teórica que analisa a evolução do movimento comunista internacional durante o século XX, a partir do 7º Congresso da Internacional Comunista em que Georgi Dimitrov propôs a incorporação dos partidos comunistas a plataformas conjuntas com a social-democracia. Para o autor, essa orientação rompe com o princípio leninista da independência de classe e marca o inevitável declínio do movimento revolucionário, pois, como afirma a sentença marxista, "se a classe operária não puder contar consigo própria, não poderá contar com mais ninguém".
  • 1988 - A revolução cultural e o fim do maoísmo. Artigo publicado no número correspondente a Janeiro/Fevereiro da revista comunista Política Operária, e reeditado como caderno separado de 40 páginas em 2005. Nele, Francisco Martins analisa a divisão sino-soviética e a influência no movimento comunista internacional, bem como o alcance histórico do maoísmo e do modelo chinês, com uma exposição dos factos e significado da que ficou conhecida como Grande Revolução Cultural Proletária chinesa.
  • 1994 - O futuro era agora. O movimento popular do 25 de Abril. Nesta obra, Francisco Martins recolhe meia centena de testemunhos de um outro 25 de Abril, "vivo, audacioso, criador, que não tem nada a ver com a caricatura que nos é servida em versão oficial e que a jovem geração com razão rejeita, porque lhe tresanda a hipocrisia paternalista".
  • 1999 - Abril traído. Recolha de artigos previamente publicados em revistas de menor circulação, tem como objectivo declarado ir "contra a mistificação, hoje quase obrigatória, de que existiria um grande consenso nacional em torno do 25 de Abril". Como exemplo da falsidade de tal argumento, refere as importantes diferenças existentes quanto ao significado do movimento popular de 1974-75, em função das posições políticas de quem faz a análise.
  • 2004 - O comunismo que aí vem. Conjunto de artigos publicados em revistas como a portuguesa Política Operária e a galega Abrente, entre os anos 1985 e 2004. Incorpora uma entrevista inédita realizada por Carlos Morais.
  • 2008 - Os anos do silêncio (edição póstuma). Testemunho em primeira pessoa dos anos da ditadura e da repressão salazarista, junto a textos históricos recuperados. Martins narra a tortura do sono que lhe foi aplicada pela polícia política.
  • 2008 - Anti-Dimitrov. 1935-1985, meio século de derrotas da revolução (edição póstuma). Reedição da obra de 1985, que incorpora às suas 'Notas sobre Staline', escritas posteriormente à publicação da primeira edição.
  • 2009 - História de uma vida (edição póstuma). Autobiografia construída a partir de textos fragmentários previamente publicados ou ainda inéditos do próprio Francisco Martins.

Obras disponíveis on line[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

terça-feira, 21 de abril de 2020

André Rieu - Somewhere Over The Rainbow

BORBOLETAS AO LUAR - 21 DE ABRIL DE 2020

4/2020 11:48
  • Você

Borboletas ao Luar


Posted: 20 Apr 2020 05:42 PM PDT
Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DCLXVI (666) – (18 de abril de 2020):




A ORAÇÃO DE DANIEL 


Nossos pecados são aquilo que nos causa todos os nossos infortúnios.
Arrependamo-nos, ou esses males crescerão.

A Internet está atualmente cheia de comentários e análises, um mais interessante que o outro, sobre o coronavírus e o turbulento estado das finanças em todo o mundo, mas poucos desses comentários abordam o que é mais importante de tudo neste duplo – ou único – transtorno, que é aquilo que mostra as relações entre todos os homens e seu Deus: a apostasia em todo o mundo. Este é um crime enorme, pelo qual o colapso do coronavírus é um castigo não remotamente tão pesado quanto os flagelos que se seguirão se os homens não voltarem para Deus. Mas, tal como as coisas estão, uma multidão de Seu próprio Povo Eleito pela Fé, os católicos, segue alegremente o Vaticano II, porque este afrouxou a velha disciplina e permitiu-lhes adorarem-se a si mesmos em vez de a Deus. Todos nós deveríamos estar de joelhos, pedindo perdão a Deus, como o fez Daniel no Antigo Testamento. Aqui está sua poderosa oração de IX, 3-19, que precisa ser só um pouco adaptada para o Novo Testamento e os tempos atuais:

[3] E voltei o meu rosto para o senhor meu Deus, para lhe rogar e suplicar com jejuns, saco e cinza. [4] E orei ao Senhor meu Deus, e fiz confissão das faltas, e disse: digna-te ouvir-me, ó Senhor Deus grande e terrível, que guardas a tua aliança e a tua misericórdia para com os que te amam, e que observam teus mandamentos. [5] Nós os católicos pecamos, cometemos iniquidade, procedemos impiamente, apostatamos e afastamo-nos no Vaticano II dos teus preceitos e das tuas leis. [6] Não temos obedecido aos teus servos, os Papas fieis, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos presidentes, aos nossos pais, e a todo o povo cristão. [7] Tua é, ó Senhor, (da tua parte está) a justiça; a nós, porém, não nos resta senão a confusão de nosso rosto, como sucede hoje aos católicos, aos habitantes de Roma, e a toda a igreja e aos que estão perto e aos que estão longe em todos os países, para onde tu os lançaste, por causa das iniquidades que cometeram contra ti. [8] Para nós, Senhor, a confusão do rosto, para os nossos reis, para os nossos presidentes, e para os nossos pais, que pecaram. [9] Mas de ti, ó Senhor nosso Deus, é própria a misericórdia e a propiciação; porque nos retiramos de ti, [10] e não ouvimos a voz do Senhor nosso Deus, para andarmos segundo a sua lei, que nos prescreveu por meio dos seus servos, os Papas e os Bispos fieis. [11] E toda a Cristandade violou a tua lei, e desviou para não ouvir a tua voz, e choveu sobre os católicos conciliares a maldição e a execração que está escrita no livro de Moisés, servo de Deus, porque pecamos contra Deus. [12] E cumpriu a sentença que proferiu contra nós e contra os nossos líderes que nos governaram, para fazer vir sobre nós esta calamidade grande, qual nunca se viu debaixo de todo o céu, como o que aconteceu pelo Vaticano II. [13] Todo esse mal caiu sobre nós, segundo está escrito na lei de Moisés, e nós não recorremos a ti, ó Senhor nosso Deus, de maneira a nos afastarmos das nossas iniquidades e a nos aplicarmos ao conhecimento da tua Verdade. [14] Assim o Senhor vigiou sobre a malícia, e fez cair sobre nós o castigo dela; o Senhor nosso Deus é justo em todas as obras que fez, porque nós não ouvimos a sua voz. [15] E agora, Senhor nosso Deus, que tiraste os católicos do mundo ímpio com mão poderosa, e que adquiriste então um nome que dura até o dia de hoje, (confessamos que) temos pecado, que temos cometido iniquidade. [16] Senhor, por toda a tua justiça (ou misericórdia), suplico-te que aplaques a tua ira e o teu furor contra tua Igreja, e contra o teu santo monte; porque a Igreja Católica é hoje o escárnio de todos os que nos cercam, por causa dos nossos pecados e das iniquidades dos sacerdotes do Concílio. [17] Atende, pois, agora, Deus nosso, a oração do teu servo, e as suas preces; e sobre o teu santuário, que está deserto, faze brilhar a tua face, por amor de ti mesmo. [18] Inclina, Deus meu, o teu ouvido, e ouve; abre os teus olhos e vê a nossa desolação, e a da Igreja, na qual se invocava o teu nome; porque nós, prostrando-nos em terra diante da tua face, não fazemos estas súplicas (humildes) fundados em alguns merecimentos da nossa justiça, mas sim na multidão das tuas misericórdias. [19] Ouve, Senhor, aplaca-te, Senhor; atende-nos e põe mãos à obra; não dilates mais, Deus meu, por amor de ti mesmo, porque esta tua Igreja e este teu povo têm a glória de se chamarem do nome de teu Filho unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Kyrie eleison.
Posted: 20 Apr 2020 09:09 AM PDT


Recomendo a vocês alguns vídeos do Felipe Folgosi sobre assuntos ligados a Nova (Des)Ordem Mundial. Por que devemos nos informar sobre isso? Porque devemos vigiar. Enquanto os filhos de Deus dormem, os filhos das trevas não param de tentar nos perder. 

Folgosi não é católico (mas também não é militante contra a Igreja), então é claro que qualquer afirmação dele contrária ao catolicismo não nos interessa. O que vale aqui é o quanto ele conhece sobre o assunto, e o quanto podemos aprender para vigiar melhor.  Agora, ele cita algumas denúncias feitas contra o Vaticano, e infelizmente há verdades nisso, afinal de contas vivemos numa grande crise na Igreja já faz tempo! As informações são gerais, para mais detalhes somente indo atrás das fontes e estudando.

O canal dele possui muita informação sobre N.O.M., vale a pena dar uma olhada lá, com a ressalva que ele é um "desigrejado", não é católico, logo, não concordo exatamente tudo o que ele diz. Rezemos pela conversão dele!

Orai e vigiai! os tempos são diabólicos. Mas confiemos em Nosso Senhor Jesus Cristo e peçamos proteção à Virgem Santíssima.


O vídeo mais importante que fiz até agora (ele faz denúncias muito graves):

Perigos do 5G, máquinas que leem mentes e robôs sendo adorados:


Você quer entender melhor a Nova Ordem Mundial? 1:


Você quer entender melhor a Nova Ordem Mundial? 2:


Você quer entender melhor a Nova Ordem Mundial? 3:


Você quer entender melhor a Nova Ordem Mundial? 4:

Você está no mundo de Stranger Things:

Nota: 
Para saber sobre a Inquisição:
https://borboletasaoluar.blogspot.com/2011/08/para-entender-inquisicao.html?m=1

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