sexta-feira, 17 de abril de 2020

FORD MUSTANG - LANÇAMENTO EM 1964 - 17 DE ABRIL DE 2020



Ford Mustang

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Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Mustang, veja Mustang (desambiguação).
Ford Mustang
Visão Geral
Produção1964 — Presente
FabricanteFord
MatrizDearbornMichigan Estados Unidos
Modelo
ClasseEsportivo
Muscle car
CarroceriaCoupé 2 portas
Roadster 2 portas
Modelos relacionadosChevrolet Camaro
Dodge Challenger
Ford Mustang é um automóvel desportivo produzido pela Ford Motor Company. O carro foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964 durante a New York World's Fair. O Mustang, apesar de ter sofrido grandes alterações ao longo dos anos é a mais antiga linha de automóveis da Ford. O nome "Mustang" é inspirado no avião de caça estadunidense P-51 Mustang, cujo nome se inspira na unica raça de cavalo selvagem do pais. Foi o primeiro "Muscle Car" da história, sendo seguido anos mais tarde por modelos concorrentes inspirados claramente nele.

Protótipo[editar | editar código-fonte]

O primeiro protótipo do Mustang foi fabricado em 1962 e este modelo, atualmente, faz parte do acervo do The Henry Ford Museum.[1]

Primeira geração (1964-1973)[editar | editar código-fonte]

Primeira Geração
Ford Mustang de primeira geração.
Visão Geral
Produção1964 — 1973
Modelo
CarroceriaCoupé 2 portas
Conversível 2 portas
Fastback 2 portas
DesignerJoe Oros
David Ash
Gale Haldeman
Charlie Phaneuf (fastback)
Philip T. Clark (Mustang I concept)
John Najjar (Mustang I concept)
Ross Humphries
Ficha técnica
Motor2.8L Thriftpower l6
3.3L Thriftpower l6
3.3L Thriftpower l6
4.1L Thriftpower l6
4.1L Thriftpower l6
4.3L Windsor V8
4.7L Windsor V8
4.7L Windsor V8
4.7L Windsor V8
4.7L Windsor V8
4.7L Windsor HiPo V8
4.9L Windsor V8
4.9L Windsor V8
4.9L Boss V8
5.8L Windsor V8
5.8L Cleveland V8
5.8L Windsor V8
5.8L Cleveland V8
6.4L FE V8
6.4L FE V8
6.4L FE V8
7.0L Cobra Jet V8
7.0L Super Cobra Jet V8
7.0L Boss V8[2]
Potência2.8: 106 cv (78 kW) @ 4400 rpm
3.3: 117 cv (86 kW) @ 4400 rpm
3.3: 122 cv (90 kW) @ 4400 rpm
4.1: 157 cv (115 kW) @ 4000 rpm
4.1: 147 cv (108 kW) @ 4000 rpm
4.3: 166 cv (122 kW) @ 4400 rpm
4.7: 198 cv (146 kW) @ 4600 rpm
4.7: 203 cv (149 kW) @ 4400 rpm
4.7: 213 cv (157 kW) @ 4400 rpm
4.7: 228 cv (168 kW) @ 4800 rpm
4.7: 275 cv (202 kW) @ 6000 rpm
4.9: 213 cv (157 kW) @ 4600 rpm
4.9: 233 cv (171 kW) @ 4800 rpm
4.9: 294 cv (216 kW) @ 5800 rpm
5.8: 253 cv (186 kW) @ 4600 rpm
5.8: 253 cv (186 kW) @ 5400 rpm
5.8: 294 cv (216 kW) @ 4800 rpm
5.8: 304 cv (224 kW) @ 5400 rpm
6.4: 274 cv (202 kW) @ 4400 rpm
6.4: 324 cv (238 kW) @ 4800 rpm
6.4: 330 cv (243 kW) @ 4800 rpm
7.0: 340 cv (250 kW) @ 5200 rpm
7.0: 340 cv (250 kW) @ 5200 rpm
7.0: 380 cv (279 kW) @ 5200 rpm [3]
Torque2.8: 21,62 kgf-m (212 Nm) @ 2400 rpm
3.3: 26,31 kgf-m (258 Nm) @ 2400 rpm
3.3: 26,31 kgf-m (258 Nm) @ 2400 rpm
4.1: 33,14 kgf-m (325 Nm) @ 2600 rpm
4.1: 23,65 kgf-m (232 Nm) @ 2600 rpm
4.3: 35,69 kgf-m (350 Nm) @ 2200 rpm
4.7: 39,76 kgf-m (390 Nm) @ 2600 rpm
4.7: 38,95 kgf-m (382 Nm) @ 2400 rpm
4.7: 41,51 kgf-m (407 Nm) @ 2800 rpm
4.7: 42,21 kgf-m (414 Nm) @ 3200 rpm
4.7: 43,13 kgf-m (423 Nm) @ 3400 rpm
4.9: 41,51 kgf-m (407 Nm) @ 2600 rpm
4.9: 42,82 kgf-m (420 Nm) @ 2800 rpm
4.9: 40,07 kgf-m (393 Nm) @ 2600 rpm
5.8: 49,04 kgf-m (481 Nm) @ 2600 rpm
5.8: 49,04 kgf-m (481 Nm) @ 3400 rpm
5.8: 53,22 kgf-m (522 Nm) @ 3200 rpm
5.8: 53,22 kgf-m (522 Nm) @ 3200 rpm
6.4: 55,47 kgf-m (544 Nm) @ 2600 rpm
6.4: 59,04 kgf-m (579 Nm) @ 3200 rpm
6.4: 59,04 kgf-m (579 Nm) @ 3200 rpm
7.0: 60,87 kgf-m (597 Nm) @ 3400 rpm
7.0: 60,87 kgf-m (597 Nm) @ 3400 rpm
7.0: 62,20 kgf-m (610 Nm) @ 3400 rpm[4][5]
Transmissão3 velocidades manual
4 velocidades manual
3 velocidades automático
LayoutMotor frontal, tração traseira
Dimensões
Comprimento4 613 mm (181,6 in) (1964 - 66)
4 663 mm (183,6 in) (1967 - 68)
4 762 mm (187,5 in) (1969 - 70)
4 813 mm (189,5 in) (1971 - 73)
Entre-eixos2 743 mm (108,0 in) (1964 - 70)
2 769 mm (109,0 in) (1971 - 73)
Largura1 732 mm (68,19 in) (1964 - 66)
1 801 mm (70,91 in) (1967 - 68)
1 821 mm (71,69 in) (1969 - 70)
1 882 mm (74,09 in) (1971 - 73)
Altura1 300 mm (51,18 in) (1964 - 66)
1 311 mm (51,61 in) (1967 - 68)
1 283 mm (50,51 in) (1969 - 70)
1 273 mm (50,12 in) (1971 - 73)
Altura livre do solo132 mm (5,20 in) (1964 - 66)
125 mm (4,92 in) (1967 - 68)
120 mm (4,72 in) (1969 - 73)[6]
Peso1 109 - 1 615 kg (2 445 - 3 560 lb)[7]
Mustang de 1964.
Lançado em Abril de 1964[8] já como modelo 1965 o Ford Mustang foi apresentado em duas versões: Conversível e Coupé 2 portas. Projetado e concebido para satisfazer todos os gostos, poderia vir equipado com um modesto motor 6 cilindros de 2,8L com 101HP até um V8 de 4,8L com 271HP. Após 6 meses, foi apresentada a versão Fastback, com forte apelo esportivo. Não houve mudanças significativas para o ano de 1966, quando o carro completou o total de 1 milhão de unidades vendidas, comprovando o enorme sucesso alcançado. Cerca de 70% dos carros vendidos eram equipados com alguma versão do motor V8. Para 1967 e 1968 o Mustang já sofreu a primeira atualização de estilo, crescendo alguns centímetros e procurando ter uma linha mais agressiva e se tornar mais confortável. A principal novidade foi a introdução dos motores V8 big-block como opcional. Para 1967 a potência podia chegar a 325HP, com um V8 de 6,4L e a 390HP em 1968 com um V8 de 7,0L. Em 1969 e 1970 nova atualização de estilo, tornado a linha mais atual e agressiva. Lançamento dos modelos BOSS 302 e 429, equipados com motores de alto desempenho e das linhas Mach 1(Esportiva) e Grande (Luxuosa). Os anos de 1971, 1972 e 1973, apresentaram a mais significativa mudança de estilo dentro da primeira geração. Sofreram forte influência das leis antipoluição, da crescente preocupação com o consumo de combustível e da resistência das companhias de seguro em aceitarem carros de alto desempenho. Em comparação ao modelo 1965, o Mustang aumentou quase 15 cm e ficou 250 kg mais pesado e já não contava com motores tão potentes, quantos os oferecidos nos anos 60. Todos esses fatores acabaram influenciando o fim da primeira geração e provocando o nascimento do Mustang II em 1974, muito mais leve e econômico, porém sem o carisma de um verdadeiro esportivo.

Vendas[editar | editar código-fonte]

Vendas do Ford Mustang nos Estados Unidos entre 1964 - 1973
Dados do The Mustang Source[9]

Segunda geração (1974-1978)[editar | editar código-fonte]

Ford Mustang
Visão Geral
Produção1974-1978
FabricanteFord
Modelo
Classecoupé
Dimensões
Comprimento4.445 mm
Largura1.783 mm
Altura1.278 mm
Lee Lacocca, que foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro Mustang, se tornou presidente da Ford Motor Company em 1970 e pediu para os engenheiros dessa empresa desenvolverem um Mustang menor e mais econômico, esse carro deveria ser apresentado ao público em 1974.
O novo Mustang foi introduzido em 21 de setembro de 1973, dois meses antes da crise do petróleo de 1973, isso permitiu com que esse carro competisse contra carros Cupê importados como, o Toyota Celica japonês e, o Ford Capri europeu. No primeiro ano de mercado esse Mustang vendeu 385,993 unidades.
Os motores disponíveis no modelo de 1974 eram o 2.3 L e 2.8 L Cologne V6 do Mercury Capri. Em 1975 foram reintroduzidos o motor 302 Windsor V8 que só estava disponível junto com a transmissão automática C-4, direção assistida e frenagem com auxílio de servo-freio.
O carro era disponibilizado em versões cupê e hatchback. Em 1974, os modelos disponíveis eram o Hardtop, Hatchback, Mach 1 e Ghia. As mudanças introduzidas em 1975 incluíam a disponibilidade de um modelo que tinha um diferencial traseiro com uma relação diferente para permitir que houvesse um melhor consumo de combustível. Em 1976 foi adicionado o pacote de opcionais ''Stallion''. O modelo ''Mach 1'' foi vendido durante toda a linha de tempo na qual foi produzida a segunda geração do Mustang (1974-1978). Outras mudanças em questão de desempenho vieram no modelo ''Cobra II'' (1976-1978) e, ''King Cobra'' (1978).

Terceira geração (1979-1993)[editar | editar código-fonte]

Ford Mustang
Visão Geral
Produção1979-1993
FabricanteFord
Modelo
Classecoupé
Dimensões
Comprimento4.562 mm
Largura1.755 mm
Altura1.323 mm
O Mustang 1979 foi baseado na plataforma ''Fox Body''. A carroceria e a distância entre eixos maiores do que as do Mustang de geração anterior permitiram um espaço maior para os passageiros, porta-malas com capacidade aumentada e compartimento do motor maior.
Os tipos de carroceria eram cupê, hatchback e conversível. As versões disponíveis eram um modelo ''de entrada'' sem nome (1979–81), L, GL, GLX, LX, GT (1982–1993), GTS, Turbo GT (1983–84), GT-350 (1984), SVO (1984–86), Cobra (1979–81,1993), Cobra R (1993), e Ghia (1979–81).
As motorizações disponíveis eram um 2.3 L I4, 2.6 L V6 e, um 5.0 L V8. Como o motor 2.6 L V6 tinha poucas unidades disponíveis, ainda em 1979 ele foi substituído por um 3.3 L I6, em 1983 esse motor foi substituído por um 3.8 L V6. O motor 5.0 L V8 parou de ser usado em 1979 e, foi substituído por um 4.2 L V8, como a cilindrada desse motor era muito baixa e não tinha muita potência o motor 5.0 V8 voltou a equipar o Mustang em 1982.
O Mustang de terceira geração foi equipado com dois estilos de frente diferentes, de 1979 a 1986 possuía quatro faróis que eram conhecidos pelos entusiastas como ''quatro olhos''. De 1987 a 1993 o Mustang adotou uma frente moderna para a época, passando a não usar mais grade.
Em 1984 foi introduzida uma variante de alto desempenho chamada ''SVO'' equipada com um motor 2.3 L I4 turbocomprimido, tinha 177 cv e podia ir de 0-100 quilômetros por hora em 7,8 segundos.
Em 1987 O Mustang recebeu algumas modificações no interior que permaneceram até o encerramento da geração em 1993.
Em 1993 foram lançados os modelos ''SVT Cobra'' e ''Cobra R'' que foram carros de alto desempenho que encerraram a terceira geração do Mustang.

Quarta geração (1994-2004)[editar | editar código-fonte]

Ford Mustang
Visão Geral
Produção1994-2004
FabricanteFord
Modelo
Classecoupé
Dimensões
Comprimento4.610 mm
Largura1.824 mm
Altura1.344 mm
O Mustang de quarta geração foi estreado em novembro de 1993, a carroceria foi chamada de SN-95 pela Ford, ele foi baseado na plataforma Fox-Body chamada Fox-4 de tração traseira atualizada. O designer, Patrick Schiavone incorporou características que remetiam ao design dos primeiros Mustang nessa carroceria.
Em 1999, o Mustang sofreu modificações no seu design, passou a ter contornos mais "afiados", carroceria mais detalhada e arcos de roda mais largos mas, o design básico da carroceria, características do interior e chassi permaneceram idênticos aos do modelo anterior.
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
Opções de acabamento de 1994 - 2001: basica (todas as versões com motor V6), GT (só com a motorização V8)
GTS (produzido apenas em 1995, com o mesmo motor do GT e apenas na carroceria coupe com câmbio manual)
Símbolo do Ford Mustang.
Opções de acabamento de 2002 até 2004:
Basico V6
Deluxe V6
Premium V6
GT basico
GT Deluxe
GT Premium
Opções de motorização:
3.8 V6 12v SOHC - 147 cv (145 hp) a 4000 rpm (1994 - 1995)
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
3.8 V6 12v SOHC - 152 cv (150 hp) a 4000 rpm (1996 - 1998)
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
3.8 V6 12v SOHC - 193 cv (190 hp) a 5250 rpm (1999 - 2000)
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
3.8 V6 12v SOHC - 196 cv (193 hp) a 5500 rpm (2001 - 2004)
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
GT 5.0 V8 16v SOHC - 218 cv (215 hp) a 4200 rpm (1994 - 1995)
Velocidade máxima: 225 km/h (câmbio manual); 215 km/h (câmbio automatico)
GT V8 4.6 16v SOHC - 218 cv (215 hp) a 4400 rpm (1996 - 1997)
Velocidade máxima: 225 km/h (câmbio manual); 215 km/h (câmbio automatico)
GT V8 4.6 16v SOHC - 228 cv (225 hp) a 4750 rpm (1998)
Velocidade máxima: 230 km/h (câmbio manual); 220 km/h (câmbio automatico)
GT V8 4.6 16v SOHC - 264 cv (260 hp) a 5250 rpm (1999 - 2004)
Velocidade máxima: 240 km/h (câmbio manual); 230 km/h (câmbio automatico)
Câmbio: Manual 5 marchas / automático 4 marchas (opcional)

Versão SVT Cobra (1994 - 2004) (disponível apenas com cambio manual)[editar | editar código-fonte]

Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
SVT Cobra V8 5.0 16v SOHC - 243cv (240 hp) (94 - 95) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 238 km/h
SVT Cobra R V8 5.8 16v SOHC - 304cv (300 hp) (1995) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 250 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 309cv (305 hp) (96 - 98) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 250 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v DOHC - 324cv (320 hp) (99 e 2001; em 2000 não foi produzido o SVT) (câmbio manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 253 km/h
SVT Cobra V8 4.6 32v Supercharger DOHC - 395cv (390 hp) (2003 - 2004; câmbio manual de 6 marchas)
Velocidade máxima: 285 km/h
SVT Cobra R V8 5.4 32v DOHC - 390cv (385 hp) (2000; câmbio manual de 6 marchas)
Velocidade máxima: 282 km/h

Quinta geração (2005-2014)[editar | editar código-fonte]

Ford Mustang
Visão Geral
Produção2005-2014
FabricanteFord
Modelo
Classecoupé
Dimensões
Comprimento4.770 mm
Largura1.870 mm
Altura1.380 mm
O Mustang de quinta geração foi introduzido pela Ford em 2004 no North American International Auto Show, a Ford nomeou sua carroceria de ''S-197". O desenvolvimento ficou sob controle do engenheiro Hau Thai-Tang e, o responsável pelo design do exterior foi Sid Ramnarace, o design dessa geração remete aos Mustang Fastback do final dos anos 60.
O Mustang 2010 foi lançado em 2009 com um facelift que incluía lanternas traseiras com LEDs sequenciais.
Em 2012 foi introduzido o Mustang Boss 302 que recebia o motor ''Coyote'' com 444 bhp. Também era disponibilizada uma versão chamada ''Laguna Seca'', essa versão tinha uma barra no lugar do banco traseiro para endurecimento da carroceria e melhorias no trem de força e na dirigibilidade.
Opções de carroceria: Coupe 2 portas e conversível 2 portas
Opções de acabamento 2005 - 2010 (disponíveis a ambos tipos de carrocerias):
Basico V6
Premium V6
DeLuxe V6
GT basico
GT Premium
GT DeLuxe
Opções de acabamento a partir de 2011 (disponíveis a ambos tipos de carrocerias):
Basico V6
Premium V6
GT basico
GT Premium
Opções de motorização:
4.0 V6 12v SOHC (2005 - 2010) - 213cv (210 hp) a 5300 rpm
Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente; câmbio automatico ou manual)
3.7 V6 24v DOHC a partir de 2011 - 309cv (305 hp) a 6500 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h (câmbio manual); 250 km/h (câmbio automatico)
GT 4.6 V8 24v SOHC (2005 - 2009) - 304cv (300 hp) a 5750 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h (câmbio manual); 245 km/h (câmbio automatico)
GT 4.6 V8 24v SOHC (2010) - 319cv (315 hp) a 6000 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
GT 5.0 V8 32v DOHC (2011 - 2012) - 408cv (402 hp) a 6500 rpm com combustível comum
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
GT 5.0 V8 32v DOHC (2011 - 2012) - 418cv (412 hp) a 6500 rpm com combustível premium
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
GT 5.0 V8 32v DOHC (a partir de 2013) - 426cv (420 hp) a 6500 rpm disponivel só com combustível premium
Velocidade máxima: 250 km/h limitado eletronicamente (câmbio manual e automatico)
Câmbio 2005 - 2010: Manual 5 marchas / automático 5 marchas (opcional)
Câmbio a partir de 2011: Manual 6 marchas / automático 6 marchas (opcional)

Mustang Shelby GT500[editar | editar código-fonte]

Um modelo Shelby GT500 2012
O Ford Mustang Shelby GT500 é um versão esportiva da série Mustang da Ford. Preparado pela Shelby American o Mustang Shelby GT500 é a versão mais potente de cada geração do mustang. Sua estreia aconteceu em 2005, ele vinha equipado com um motor 5.4L V8 32v DOHC SuperCharger que tinha potência máxima de 456 cv (335 kW) a 6000 rpm.[10]

Sexta geração (2015-presente)[editar | editar código-fonte]

Ford Mustang
Visão Geral
Produção2015-presente
FabricanteFord
Modelo
Classecoupé
Ficha técnica
Motor3.7 L Cyclone V6 (2015-2017)
2.3 L Ecoboost
5.0 Coyote V8
5.2 Voodooo V8
Dimensões
Comprimento4.784 mm
Largura1.916 mm
Altura1.381 mm
O Mustang de sexta geração foi apresentado ao público em 5 de dezembro de 2013 em um evento privado da Ford, a carroceria recebeu a denominação de "S550" e entrou em produção em 14 de julho de 2014. Todos os Mustang de sexta geração apresentam suspensão independente multibraço na traseira que permite que tenha dirigibilidade superior em relação ao Mustang de quinta geração. Uma grande inovação trazida por este Mustang é o motor 2.3 L Ecoboost que em relação ao 3.7 L V6 antigo entrega mais potência e torque consumindo menos combustível e emitindo menos poluentes.
O Mustang de sexta geração é o primeiro Mustang a ser vendido globalmente pela Ford, inclusive, a mesma começou a fabricar este carro com "mão inglesa" para que pudesse comercializá-lo em todo o mundo.
Uma versão esportiva chamada "Shelby GT350" foi lançada em 2015, conta com motor 5.2 V8 com 526 hp e virabrequim "Flat Plane", esse componente permite que este motor tenha mais potência que o V8 5.0 (466 hp) e deixa o GT350 com desempenho superior em relação ao Mustang GT que usa o motor 5.0.
O Mustang de sexta geração com "Facelift" foi apresentado em 17 de janeiro de 2017, apresenta frente, faróis traseiros e interior levemente reestilizados e o motor 3.7 Cyclone V6 deixou de ser usado.

Automoblismo[editar | editar código-fonte]

Ford Mustang na NASCAR.
A primeira aparição do Mustang foi como carro de segurança nas 500 Milhas de Indianápolis de 1964,[11] no mesmo ano competiu no Tour de France de automóvel, a partir de 1965 competiu em arrancadas pela NHRA e pela SCCA, ganhou as 24 Horas de Daytona de 1987. Omodelo também compete pela FIA GT3 European Championship.
O modelo começou a ser representado na NASCAR em 2010 pela Xfinity Series e na Euro Series, sendo a primeira vitória em 2011 pelo piloto Carl Edwards, a partir de 2019 o modelo estará na Cup Series.

Museu nacional do Mustang[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2016, o museu nacional do mustang foi anunciado, sua abertura esta prevista para o verão de 2017 (período que vai de junho a setembro no hemisfério norte), o museu estará localizado em ConcordCarolina do Norte. A decisão de sediar o museu do mustang em Concord, se deu após o sucesso da celebração de 50 anos de produção do mustang em 2014 no circuito de Charlotte Motor Speedway. É estimado 4000 exemplares e um impacto econômico de US$ 8,300,000.[12]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ford Mustang

Referências

  1.  Museu idealizado por Henry Ford - inventor da linha de montagem exibe carros e memorias dos EUA Folha de S.Paulo
  2.  «All years Mustang engine data». Mustangattitude.com. Consultado em 20 de novembro de 2011
  3.  «Ford Mustang 1gen models». Automobile-catalog.com. Consultado em 5 de fevereiro de 2011
  4.  «Ford 390 V8 Engine Specs». Enginefacts.net. Consultado em 5 de fevereiro de 2012
  5.  «Mustang Decoding Information». Vintage-mustang.com. Consultado em 24 de novembro de 2010
  6.  «Ford (USA) Mustang 1st generation versions & types». Automobile Catalog. Consultado em 24 de março de 2017
  7.  «1971 Ford Mustang Boss 351». carfolio.com. Consultado em 23 de março de 2017
  8.  «Ford Mustang History» (em inglês). Edmunds. Consultado em 29 de novembro de 2015
  9.  «Mustang Timeline». The Mustang Source. Consultado em 24 de março de 2017
  10.  NICK D (20 de abril de 2016). «2005 FORD SHELBY COBRA GT500». supercars.net. Consultado em 18 de janeiro de 2017
  11.  [1]
  12.  Michael Knox (6 de maio de 2016). «National Mustang Museum to call Concord home». independenttribune.com. Consultado em 18 de janeiro de 2017

Ligações externas

FIM DA GUERRA DOS 335 ANOS ENTRE OS PAÍSES BAIXOS E AS ILHAS SCILLY - (1986) - 17 DE ABRIL DE 2020

Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos

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Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos
335 years war locations.png
  Ilhas Scilly

  República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos
Data30 de março de 1651 – 17 de abril de 1986
LocalIlhas Scilly
DesfechoInconclusivo
Beligerantes
 Ilhas Scilly República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos
Comandantes
Sir John GrenvilleMartin Tromp
Baixas
NenhumNenhum
Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos (em neerlandêsDriehonderdvijfendertigjarige Oorlog) foi um estado teórico de guerra entre os Países Baixos e as Ilhas Scilly (localizadas na costa sudoeste do Reino Unido). Durou 335 anos sem ter havido um disparo,[1] e é, não só a guerra mais longa da história, mas também a que produziu menos danos. Apesar da incerta validade da declaração de guerra, a paz só se declarou finalmente em 1986.

A guerra[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

A origem da guerra está na Segunda Guerra Civil Inglesa, cujos beligerantes eram os realistas e os parlamentaristas entre 1642 e 1652Oliver Cromwell teve que lutar contra os realistas nos limites do Reino de Inglaterra. A oeste de Inglaterra sabia-se que a Cornualha era o último bastião dos realistas. Em 1648, Cromwell controlava o lado continental da Cornualha e estava nas mãos dos parlamentaristas.
O ponto forte dos realistas era a Marinha Real Britânica, que trabalhava para o Príncipe de Gales Carlos II. A Marinha Realista foi forçada a retirar-se para as Ilhas Scilly, que estavam sob o domínio do realista Sir John Grenville.

Marinha da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos[editar | editar código-fonte]

A marinha da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos era aliada dos parlamentaristas. Os Países Baixos tinham sido administrados por uma série de governantes ingleses durante a Guerra dos Oitenta Anos (1568–1648). O Tratado de Münster (30 de janeiro de 1648) confirmou a independência dos Países Baixos em relação à Espanha. A jovem nação quis manter a aliança com Inglaterra e escolheu aliar-se no que lhes parecia ser o lado vitorioso da Segunda Guerra Civil Inglesa.
A marinha dos Países Baixos sofreu pesadas baixas impostas pela armada realista baseada nas ilhas Scilly. Em 30 de março de 1651, o almirante Maarten Harpertszoon Tromp chegou às Scilly para exigir uma indemnização aos realistas pelos danos sofridos pelos navios e bens neerlandeses.
De acordo com as memórias de Whitelocke (citadas em Bowley, 2001), uma carta de 17 de abril de 1651 expõe: "Tromp chegou a Pendennis e relatou que tinha ido às Scilly procurar reparação para os navios neerlandeses e bens tomados pelos realistas; não recebendo resposta satisfatória, declarou, de acordo com a sua comissão, a guerra."
Como a maior parte da Inglaterra estava nas mãos dos parlamentaristas, a guerra foi declarada especificamente às ilhas Scilly.

Rendição Monarquista[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1651, pouco depois da declaração de guerra, os parlamentaristas, sob direcção do almirante Robert Blake, forçaram os navios realistas a render-se. A frota neerlandesa, já sem estar sob ameaça, deixou a zona sem disparar um só tiro. Devido à obscuridade da declaração de guerra da nação contra uma pequeníssima parte de outra, nunca foi declarada a paz.

Tratado de Paz[editar | editar código-fonte]

Em 1985, Roy Duncan, historiador e presidente do Conselho das Ilhas Scilly, escreveu à Embaixada dos Países Baixos em Londres para eliminar o mito de que as ilhas ainda estavam em guerra. Funcionários do Conselho convidaram o embaixador neerlandês, Rein Huydecoper, a visitar as ilhas e assinar um tratado de paz. E assim, 335 anos após a "guerra", a paz foi declarada em 17 de abril de 1986. O embaixador brincou, dizendo que deve ter sido angustiante, durante todos esses anos, para os habitantes das Ilhas Scilly "saberem que poderiam ser atacados a qualquer momento".[2]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Scilly peace". The Times, 19 de abril de 1986.
  • Bowley, RL (2001). Scilly At War, pp. 37, 38 & 65. Isles of Scilly, UK: Bowley Publications Ltd. ISBN 0-900184-34-5.

Referências

  1.  «335 Year War». Consultado em 12 de outubro de 2007. Arquivado do original em 12 de outubro de 2007
  2.  Britain: Peace In Our Time

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