segunda-feira, 28 de outubro de 2019

EFEMÉRIDES - "WIKIPÉDIA" - 28 DE OUTUBRO DE 2019

28 de outubro

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Outubro
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Ano:2019
Década:2010
Século:XXI
Milênio:3.º
28 de outubro é o 301.º dia do ano no calendário gregoriano (302.º em anos bissextos). Faltam 64 para acabar o ano.

Eventos históricos

1886: Inauguração da Estátua da Liberdade
1978: Inauguração da Rodovia dos Bandeirantes no Brasil

Nascimentos

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

1901—1950

1951—2000

Mortes

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

Século XXI

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Cristianismo

Outros calendários

Idade da Lua

Para saber a Idade da Lua neste dia procure em cada ano a letra correspondente (minúscula ou maiúscula), por exemplo, em 2019, para a Epacta e Idade da lua é a letra E:
Letraabcdefghiklmnpqrstu
Idade78910111213141516171819202122232425
LetraABCDEFFGHMNP
Idade26272829301123456
Assim, em 28 de outubro de 2019 a idade da Lua é 30.

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR - 28 DE OUTUBRO DE 2019

Biblioteca escolar

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Biblioteca Escolar é uma instituição do sistema social que organiza materiais bibliográficos, audiovisuais e outros meios e os coloca à disposição de uma comunidade educacional. Constitui parte integral do sistema educativo e participa de seus objetivos, metas e fins. A biblioteca escolar é um instrumento de desenvolvimento do currículo e permite o fomento da leitura e a formação de uma atividade científica; constitui um elemento que forma o indivíduo para a aprendizagem permanente, estimula a criatividade, a comunicação, facilita a recreação, apoia os docentes em sua capacitação e lhes oferece a informação necessária para a tomada de decisões em aula. Trabalha também com os pais de família e com outros agentes da comunidade[1].

Historia das Bibliotecas Escolares no Brasil[editar | editar código-fonte]

A criação das primeiras bibliotecas escolares deu-se no Brasil Colonial com a chegada dos jesuítas que se instalaram no país com o objetivo de catequizar os índios. Assim que os jesuítas chegaram ao Brasil, tiveram como preocupação inicial pedir à Portugal documentos, que, na sua maioria, constituíam-se de obras religiosas, para formar o acervo da biblioteca de seus colégios, o acervo dessas bibliotecas era dirigido a catequese e ao aprimoramento dos religiosos. As obras que constituíam os acervos gerenciados pela igreja eram fundamentalmente litúrgicas ou tendiam a confirmar a interpretação dos fatos defendida por esta instituição. O acesso ao acervo era por vezes dificultado, chegando-se a proibir muitas vezes o acesso a obras não recomendadas.

Objetivos da Biblioteca Escolar[editar | editar código-fonte]

Os objetivos básicos da Biblioteca Escolar constituem-se em:
  • ampliar conhecimentos, visto ser uma fonte cultural;
  • colocar à disposição dos alunos um ambiente que favoreça a formação e desenvolvimento de hábitos de leitura e pesquisa;
  • oferecer aos professores o material necessário à implementação de seus trabalhos e ao enriquecimento de seus currículos escolares;
  • proporcionar aos professores e alunos condições de constante atualização de conhecimento em todas as áreas do saber;
  • conscientizar os alunos de que a biblioteca é uma fonte segura e atualizada de informações;
  • estimular nos alunos o hábito de freqüência a outras bibliotecas em busca de informações e/ou lazer;
  • integrar-se com outras bibliotecas, proporcionando intercâmbios culturais, recreativos e de informações.
A maioria das bibliotecas escolares não desenvolvem diretamente esses objetivos, visto que boa parte das bibliotecas escolares são relacionadas a depósitos de livros e não um espaço de ensino.

Administração[editar | editar código-fonte]

administração de bibliotecas escolares se deve exclusivamente ao profissional Bibliotecário, ele deve aplicar as funções básicas de toda biblioteca, ligadas a organização e recuperação da informação, contemplando, no contexto especifico da escola, o conhecimento e necessidades de informação dos alunos, professores e demais usuários da biblioteca escolar. O papel do bibliotecário escolar varia de acordo com orçamentos, currículos e metodologias de ensino das escolas, dentro do quadro legal e financeiro do país. Em contextos específicos, há áreas gerais de conhecimento que são vitais se os bibliotecários escolares assumirem o desenvolvimento e a operacionalização de serviços efetivos: gestão da biblioteca, dos recursos, da informação e ensino.

Acervo da Biblioteca Escolar[editar | editar código-fonte]

As bibliotecas escolares são semelhantes às bibliotecas públicas, pois contêm livrosfilmessons gravados, periódicos  e mídia digital. Esses itens não são apenas para a educação, diversão e entretenimento de todos os membros da comunidade escolar, mas também para melhorar e expandir o currículo da escola.

Legislação[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 1946 foram instituídas as Leis Orgânicas Federais do Ensino Primário e do Ensino Normal. Ambas pertencem a um conjunto de leis baixadas de 1942 a 1946 que ficaram conhecidas como Reforma Capanema. Com essas Reformas, toda a estrutura educacional brasileira foi reorganizada na tentativa de estabelecer uma política nacional única para a educação no país. A biblioteca escolar também foi contemplada durante o período de reforma educacional que envolveu as décadas de 1930 e 1940, como forma de impulsionar o processo de aprendizagem e estimular o gosto pela leitura. Por sua vez, a década de 1950 pode ser considerada como o marco para a criação das bibliotecas escolares no país.
A principal política de incentivo e criação de biblioteca escolar foi instituída com a promulgação da Lei n. 12.244/2010 que Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país, tendo como prazo máximo de dez anos para sua efetivação, competindo às instituições de ensino desenvolver esforços progressivos pra o seu cumprimento[2]. A publicação da Lei n. 12.244/2010, foi resultado de um esforço da classe bibliotecária que, há longo tempo, vem denunciando a falta de bibliotecas nas escolas e a precariedade das poucas que existem, situação comprovada por diversos estudos.

Referências[editar | editar código-fonte]

ARACI, Isaltina de Andrade; HILLESHEIM, Gleisy Regina Bóries Fachin. Conhecer e ser uma biblioteca escolar no ensino-aprendizagem. Revista ACB, 1999. Disponivel em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/340/403 Acesso em: 08 nov. de 2018.
BRASIL. LEI Nº 12.244, DE 24 DE MAIO DE 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei-12244-24-maio-2010-606412-publicacaooriginal-127238-pl.html Acesso em: 08 de nov. de 2018.
MAYRINK, Paulo Tarcísio. Diretrizes para a formação de coleções de bibliotecas escolares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16., 1991, Salvador. Anais... Salvador: Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado da Bahia, 1991. p. 304-314.
VALIO, E.B.M., Biblioteca Escolar. trans-in-formação, 1990. Disponivel em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/viewFile/1670/1641 Acesso: 08 de nov. de 2018.
  1.  «Febab Anais:». Consultado em 8 de novembro de 2018
  2.  «LEI Nº 12.244, DE 24 DE MAIO DE 2010 - Publicação Original - Portal Câmara dos Deputados»www2.camara.leg.br. Consultado em 8 de novembro de 2018

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