Esses assassinatos aconteceram em 23 e 24 de agosto de 1572, em
Paris, no dia de
São Bartolomeu.
[1] Estima-se que entre 5 000 e 30 000 pessoas tenham sido mortas, dependendo da fonte atribuída.
[2][3]
As matanças foram organizadas e começaram em 24 de agosto de 1572 durando vários meses, inicialmente em
Paris e depois em outras cidades francesas. Números precisos para as vítimas nunca foram compilados,
[4] e até mesmo nos escritos de historiadores modernos há uma escala considerável de diferença,
[5] que têm variado de 2.000 vítimas por um apologista católico, até a afirmação de 70.000, pelo contemporâneo apologista huguenote duque de Sully, que escapou por pouco da morte.
[6][7]
Em 1572, quatro incidentes inter-relacionados têm lugar após o casamento real de
Margarida de Valois, irmã do rei da França, com
Henrique III de Navarra (chefe da dinastia dos huguenotes), numa aliança que supostamente deveria acalmar as hostilidades entre protestantes e católicos romanos, e fortalecer as aspirações de Henrique ao trono. Em 22 de agosto, um agente de
Catarina de Médici (a mãe do rei da França de então,
Carlos IX de França, o qual tinha apenas 22 anos e não detinha verdadeiramente o controle)
[1], um católico chamado Maurevert, invadiu a casa do almirante
Gaspar II de Coligny, líder huguenote de
Paris, de madrugada e o assassinou, ato que enfureceu os protestantes.
[carece de fontes]
Nas primeiras horas da madrugada de 24 de agosto, no dia de
São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes foram assassinados em Paris, numa série coordenada de ataques planejados pela família real.
[8]
Este foi início de um massacre mais vasto, apesar do rei ter enviado mensageiros às províncias para manter os termos do tratado de 1570.
[9] Começando em 24 de agosto e durando até outubro, houve uma onda organizada de assassínios de huguenotes em doze cidades francesas, como
Toulouse,
Bordéus,
Lyon,
Bourges,
Ruão, e
Orleães.
[9]
Relatos da quantidade de cadáveres arremessados nos rios afirmam uma visível contaminação, de modo que ninguém comia peixe, pelas condições insalubres do local.
[1]
Não foi o primeiro nem o último ataque massivo aos protestantes franceses, outros ataques ocorreriam.
[1] Embora não o único, "foi o pior dos massacres religiosos do século".
[10] Por toda a Europa, "imprimiu nas mentes protestantes a indelével convicção que o catolicismo era uma religiao sanguinária e traiçoeira."
[11]
Os Politiques ficaram horrorizados, mas diversos católicos dentro e fora da França consideraram os massacres, ao menos inicialmente, o lavamento de um iminente
golpe de estado huguenote. A cabeça cortada de Coligny foi aparentemente enviada ao
Papa Gregório XIII, apesar de não ter ido mais longe do que
Lyon, e o Papa Gregório XIII enviou ao rei a condecoração da
Rosa de Ouro[12]. O Papa encomendou um
Te Deumpara ser cantado em ação de graças (uma prática que persistiu em anos seguintes) e uma medalha foi cunhada com a frase
Ugonottorum strages 1572 mostrando um anjo empunhando uma cruz e uma espada perto dos protestantes mortos.
[13]
Também contada pelo escritor
Michel Zevaco (autor francês, nasceu em
Ajaccio, em 1860 na mesma cidade de
Napoleão Bonaparte cem anos depois, conhecedor profundo da Historia Francesa Medieval e Renascentista) no romance inicial Os Pardaillans, onde ele era mestre em ficção dentro da realidade.
Para os
espíritas o massacre é relatado com destaque em duas obras:
A Noite de São Bartolomeu[14] e
Ecos de São Bartolomeu[15].
Allan Kardec traz o artigo
Os Gritos da Noite de São Bartolomeu[16] na
Revista Espírita de setembro de 1858 sobre o tema.
Recentemente, este massacre e outros episódios sobre as guerras entre católicos e protestantes, está ricamente narrada no romance do autor inglês Ken Follet - A Column of Fire (Coluna de Fogo) (2017).
Referências
- ↑ Ir para:a b c d Max Altman; Oliver Ramme (24 de agosto de 2010). «Hoje na História: 1572 - Massacre da noite de São Bartolomeu aterroriza a França». UOL. Opera Mundi. Consultado em 24 de agosto de 2012
- ↑ Armstrong, Alastair (2003), France 1500-1715, Heinemann, pp. 70-71 ISBN 0-435-32751-8
- ↑ Perry, Sheila (1997), Aspects of Contemporary France, p. 5, Routledge, ISBN 0-415-13179-0, ISBN 978-0-415-13179-7
- ↑ François Guizot in his A Popular History of France from the Earliest Times, Volume IV
- ↑ Armstrong, Alastair (2003), France 1500-1715, Heinemann, pp. 70-71 ISBN 0-435-32751-8
- ↑ Saint Bartholomew’s Day, Massacre of (2008) Encyclopaedia Britannia Deluxe Edition, Chicago;
- ↑ «DW-World». Consultado em 13 de outubro de 2008
- ↑ Holt, Mack P. (2005). The French Wars of Religion 1562-1626, Cambridge University Press. Books
- ↑ Ir para:a b Holt (2005 ed.), p. 91
- ↑ H. G. Koenigsberger, George L. Mosse, G. Q. Bowler (1999), Europe in the Sixteenth Century, Second Edition, Longman ISBN 0582418631 (em inglês)
- ↑ Chadwick, H. & Evans, G. R. (1987), Atlas of the Christian Church, Macmillian, London, ISBN 0-333-44157-5 hardback, p. 113
- ↑ Fisher, H.A.L. (1969, ninth ed.), A History of Europe: Volume One, Fontana Press, London, p. 581
- ↑ Lindberg, Carter (1996), The European ReformationsBlackwell, p. 295
- ↑ A Noite de São Bartolomeu, romance de J. W. Rochester/Wera Krijanowsky, editora Boa Nova, ISBN 8586470112.
- ↑ Ecos de São Bartolomeu, livro biográfico de Luiz Antônio Millecco Filho, editora Lachâtre, ISBN 8586081698.
- ↑ Allan Kardec (Setembro de 1858). «Os Gritos da Noite de São Bartolomeu». Revista Espírita. O mensageiro. Consultado em 24 de agosto de 2012. Arquivado do original em 21 de agosto de 2010