quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ENTREVISTA 
Popular na TV, faz teatro há mais de 25 anos e entra na nova peça do Teatro Praga. Em entrevista fala da infância de “maria-rapaz”, da "violência" das novelas e das diferenças entre homens e mulheres.
RTP 
Era uma das caras mais conhecidas da RTP e aos 64 anos reservava para si os contornos da doença que enfrentava há cinco, sem nunca deixar de trabalhar. Colegas e amigos recordam-na ao Observador.
PSP 
Polícias que se dedicam a vigiar carteiristas em Lisboa detiveram sete suspeitos, um deles tinha sido detido no dia anterior. Foram apanhados em flagrante, mas foram libertados.
ELEIÇÕES NO BRASIL 
O novo presidente do Brasil reuniu-se esta quinta-feira com o juiz Sérgio Moro, que mandou prender Lula, e convidou-o para ministro da Justiça. Magistrado aceitou.
CRIMES SEXUAIS 
O produtor norte-americano já foi acusado por mais de 70 mulheres. Segundo a denúncia, Weinstein sabia da idade da modelo quando a assediou. Advogado diz que denúncia é "absurda".
KIM JONG UN 
O líder da Coreia do Sul já tinha revelado que Kim Jong-un acordara visitar Seul ainda este ano, quando ambos se reuniram em Pyongyang em setembro.
NOSTALGIA 
Na moda, na música, na tecnologia e no cinema, eles estão à porta, fruto de um apetite voraz por revivalismo. Acha que ainda é cedo para a nostalgia dos anos 2000? Talvez ela até já tenha chegado.
SURF 
O recordista mundial da maior onda surfada, Rodrigo Koxa, regressa à Nazaré um ano após ter ultrapassado o registo de Garrett McNamara, e não esconde a ambição de superar a marca oficial.
FAMÍLIA REAL BRITÂNICA 
Mais descontraída do que nunca, Meghan recordou os velhos tempos durante a viagem ao Pacífico Sul. Entre receções de estado e passeios na praia, o guarda-roupa milionário da princesa marcou pontos.
CINEMA 
Um filme fantástico passado num culto ufológico, "Bohemian Rhapsody", sobre os Queen e Freddie Mercury, e "Fahrenheit 11/9", de Michael Moore, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
ELÉTRICOS 
Começa amanhã, dia 1 de Novembro, o pagamento da energia fornecida nos postos de carga rápida a veículos eléctricos. Mas não em todos. Saiba aqui como tudo funciona e quais os mais baratos. 
Opinião

Helena Garrido
O radicalismo alimenta-se de radicalismo. Quem é mais radical? Quem convida os brasileiros em Portugal que votaram Bolsonaro a voltarem para o seu país ou o novo presidente do Brasil? 
Paulo Tunhas
Tudo parece, sob a batuta de António Costa, viver numa atmosfera de incerteza em que nada é exactamente o que parece, numa ambiguidade organizada que cria as condições da sua própria perpetuação.
Jorge Teixeira
Se a ciência ultrapassar as barreiras da sala-de-aula e se não dermos tanta importância aos testes de avaliação, teremos melhores resultados, aprendizagens mais duradouras e uma escola mais humanizada
André Abrantes Amaral
Ser de esquerda em Portugal é demasiado fácil porque se diz o que vem à cabeça sem que daí se retirem quaisquer consequências. É fácil, mas também perigoso.
Ana Isabel Valente
A criação de uma organização especial dentro do PSD para defender os interesses das mulheres é espartilhar o debate, é colocá-lo numa caixinha. É actuar como se fazia no princípio do século passado.
MAGG

Marta Cerqueira
Neste 1 de novembro muito especial para os veganos, fazemos um apanhado das melhores refeições sem proteína animal que se encontram por aí.
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INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 31 Oct 2018 08:25 AM PDT
Luís Filipe Vieira está a celebrar 15 aninhos à frente do Benfica e ontem deu uma entrevista em que garantiu que se punha a mexer se se provasse que houve corrupção no clube. Os sócios entraram em pânico quando o seu presidente ameaçou “ou eu ou o merceeiro”, referindo-se ao nome mimoso com que brindou […]
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Posted: 31 Oct 2018 08:24 AM PDT
“Começa a haver falta de malta para partir a fronha aos Ubers e atirar com os carros deles dos viadutos abaixo.” O desabafo é de um taxista que não estranhou a notícia de que as grandes cidades portuguesas já têm tanta oferta de Ubers e afins como de táxis. “Ainda esta manhã quis arrear num […]
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Posted: 31 Oct 2018 08:18 AM PDT
Maria Begonha também celebra o Halloween, até porque o seu CV revela que tirou um mestrado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, um doutoramento no Congresso de Medicina Alternativa de Vilar de Perdizes e um MBA sobre o Livro de São Cipriano. Maria Begonha recebeu 140 000 euros em ajustes directos no último […]
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Posted: 31 Oct 2018 08:16 AM PDT
Mário Nogueira nunca descansa e vai aproveitar a noite de Halloween para fazer uma nova espera a António Costa e exigir aumento das guloseimas para os professores. O primeiro-ministro explicará que Mário Centeno só tem travessuras para oferecer à Fenprof no Halloween e Ana Avoila surgirá vestida normalmente para assustar os capitalistas e o patronato.
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BRASÍLIA 4K - A Capital do Brasil em ultra alta definição (English Subti...

SAUL DIAS - (JÚLIO MARIA DOS REIS PEREIRA) - 1 DE NOVEMBRO DE 2018

Júlio Maria dos Reis Pereira

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Julio
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Nascimento1902
Vila do Conde
Morte1983 (81 anos)
Vila do CondeVisualizar e editar dados no Wikidata
Nome no idioma nativoJúlio Maria dos Reis Pereira
PseudónimoSaúl Dias (poesia)
Cidadaniaportuguês
Atividades
Alma mater
MovimentoModernismo
Irmãos
DistinçõesPrémio do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários (1980)
ÁreaPintura
Músicos e mulheres no espaço, 1925, óleo sobre cartão, 80 x 65 cm
Júlio Maria dos Reis Pereira, ou Julio como artista plástico e Saúl Dias como poeta, (Vila do Conde1902 — 1983), foi um pintorilustrador e poetaportuguês.
Pertence à segunda geração de pintores modernistas portugueses e foi autor de uma obra multifacetada que se divide entre as artes plásticas e a escrita, tendo sido um dos mais importantes colaboradores da revista Presença.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Júlio Maria dos Reis Pereira nasceu no no ano de 1902 em Vila do Conde. É irmão de José Régio.
Júlio mostra uma precoce apetência pela cultura; ainda adolescente publica poemas num semanário da sua terra. Em 1919 matricula-se no curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências do Porto, que conclui em 1928; em simultâneo matricula-se na Escola de Belas-Artes, que frequenta durante apenas 2 anos.
Ao longo da década de 1920 trabalha no grafismo e ilustração de obras do seu irmão, José Régio, bem como da Presença, de que é dos principais colaboradores. Terá ainda colaboração noutras revistas, tais como Sudoeste [2] (1935) e Altura (1945)[3].
Em 1930 participa no I Salão dos IndependentesSNBA, Lisboa. Dois anos mais tarde publica, sob o pseudónimo de Saul Dias, um livro de poesia intitulado "... mais e mais...". Em 1935 realiza a sua primeira exposição individual (SNBA, Lisboa). A partir dessa data irá expor individualmente por diversas vezes, nomeadamente: Galeria UP, Lisboa,1938; Galeria Buchholz, Lisboa, 1944; Salão da Livraria Portugália, Porto, 1945; Galeria Pórtico, Lisboa, 1955; Galeria do Diário de Notícias, Lisboa, 1959 e 1964; etc.[4][5]
Em 1936 começa a trabalhar na Direção dos Edifícios e Monumentos Nacionais de Coimbra; no ano seguinte radica-se em Évora, cidade onde vive e trabalha durante mais de três décadas e meia até 1972, ano em que regressa a Vila do Conde.
Em 1942, aproveitando as facilidades de deslocação proporcionadas pelo seu trabalho, começa a colecionar Bonecos de Estremoz, constituindo ao longo dos anos uma vasta coleção de 375 peças, exposta no Museu Municipal de Estremoz desde 1975.
Em 1953 participa na 2ª Bienal de São PauloBrasil. Em 1958 vence o primeiro prémio de desenho no IV Salão de Outono do Estoril. Em 1962 é publicada a Obra poética de Saul Dias. Realiza exposições retrospetivas no Museu de Évora (1964), na Cooperativa Árvore, Porto (1967), na Câmara Municipal de Vila do Conde (1979), e na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1980).
Júlio Maria dos Reis Pereira morre na sua terra natal em 1983, com 81 anos. Em 2002 o Museu Municipal de Estremoz promove uma homenagem em sua honra, lembrando o seu papel na recuperação dos Bonecos de Estremoz; e em 2008 esse museu associa-se ao de Vila do Conde para celebrar o 25.º aniversário da data da sua morte.

Obra[editar | editar código-fonte]

Burguês e prostituta, 1931, óleo sobre tela, 78,5 x 63 cm
A sua obra plástica articula-se de perto com a revista Presença: "Júlio foi, realmente, a Presença – o seu lirismo, a sua imediatidade expressiva, o seu horror aos academismos ou às habilidades estilísticas, uma certa ingenuidade cultural, voluntária ou involuntariamente cultivada…[6]. Alheios à «febre da vida moderna» que havia regido os criadores do «Orfeu», "os presencistas distanciar-se-iam analogamente dos delírios oníricos da relação surrealista ou da intencionalidade político-subversiva dos neorrealistas"[7].
Autor de um percurso muito pessoal, sem escola, Júlio "pôde descobrir sozinho o repto da sua poética", tomando como referência Chagall e os expressionistas alemães, sobretudo Georg Grosz, "apropriando deles a sobreposição acumulada, […] a simplificação das formas, duras e angulosas, e a estridência das soluções cromáticas"[8]. A sua pintura poderá relacionar-se com complexidade espacial de Chagall, Grosz ou Beckmann (veja-se, por exemplo, o dinamismo de Músicos e mulheres no espaço, 1925), mas a intensidade narrativa de todos eles sofre uma deslocação radical; o expressionismo de Júlio troca a exasperação dramática pela contemplação lírica, "o brutalismo erótico pela delicadeza sensual, o ardente subjetivismo pelo memorial intimista, o culto do primitivismo pelo apelo à simplicidade de infância"[7].
Sem título, 1939, tinta-da-china sobre papel, 42 x 49,5 cm
Júlio centra-se tematicamente num mundo de opostos, "confrontando os puros – a prostituta, o músico-poeta, os pobres –, aos burgueses pançudos e viciosos que os maculam e fazem sofrer, sem, no entanto, atingirem a sua pureza matricial"[8] (veja-se por exemplo Burguês e prostituta, 1931). "As cenas de prostíbulo, com burgueses repelentes, macabros", são complementadas por obras em que representa "cenas de um lirismo imaginado, docemente sonhadas, com poetas e meninas"[9].
As suas figuras imaginadas, sem relação direta com referentes reais[8], associam-se à simplificação expressiva e à busca da essencialidade da linguagem[7], desdramatizando a crítica social e ampliando a dimensão poética do seu universo pictórico. Com as suas figuras contornadas a negro e utilizando uma matéria pictórica lisa, quase sem espessura, Júlio "acentua a irrealidade feérica das narrativas que, muitas vezes, adquirem um pendor narrativo brincado, reforçando a sua exterioridade em relação aos motivos, desenvolvidos plasticamente por uma espécie de lógica construtiva […] que esfria a pulsão expressionista em formalismo" (segundo Raquel Henriques da Silva, talvez resida nesta enfatização da dimensão formal a maior modernidade de Júlio, bem como a explicação para as suas breves experiências abstratas de 1932[8]).
No decurso da década de 1930 irá experimentar diferentes tendências, com uma série de desenhos surrealistas e pinturas abstratas que constituem um momento particular no interior da sua obra, evoluindo depois para o seu modo final, dominado pelo lirismo. "O desenho de Júlio é marcado pelo expressionismo até 1935; depois dessa data o artista opta por um lirismo bucólico, quase pastoral.[...] A linha é suave, a cor, quando existe, depurada, clara. É um universo contaminado pela ingenuidade, numa tentativa nostálgica de reencontro do homem com a natureza".[10]

Obras de Poesia[editar | editar código-fonte]

  • Obra Poética (Portugália, 1962)

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