Calendário judaico
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Calendário judaico ou hebraico (do hebraico: הלוח העברי) é o calendário utilizado dentro do judaísmo. O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar há mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade. O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.
Índice
Origem[editar | editar código-fonte]
De acordo com John Jackson e James Ussher, o calendário usado pelos antigos hebreus, a partir do Êxodo,[Nota 1] era um calendário solar, baseado no calendário egípcio, com um ano composto de doze meses de trinta dias, com cinco ou seis dias intercalares, para sincronizar o ano com as estações.[1][2] De acordo com A Bíblia Hebraica, ou Tanach, a contagem dos meses se dava a partir das fases da Lua desde o Êxodo.[3] Não existe evidência de que os hebreus usassem meses lunares antes do cativeiro na Babilônia.[2] O calendário religioso se iniciava no equinócio vernal, e o calendário civil, como no calendário egípcio, no equinócio de outono. O primeiro mês do calendário religioso e o sétimo do calendário civil era Abib (ou Nisan).[1]
Este calendário antigo tinha os seguintes meses:[4]
- nisan - começo em 26 de abril
- iyar - começo em 26 de maio
- sivan - começo em 26 de junho
- thamuz - começo em 26 de julho
- ab - começo em 26 de agosto
- elul - começo em 26 de setembro
- tisri - começo em 26 de outubro
- marchesvan - começo em 26 de novembro
- casleu - começo em 26 de dezembro
- tebeth - começo em 26 de janeiro
- shebat - começo em 26 de fevereiro
- adar - começo em 26 de março
- 5 dias intercalares - total de 365 dias
Provavelmente o calendário lunissolar foi adotado pelos judeus a partir do calendário grego, antes dos judeus serem dominados pelos gregos.[Nota 2] Neste calendário lunissolar, torna-se necessário o uso do mês intercalar, adicionado durante a estação da primavera.[5]
O mês no calendário judaico[editar | editar código-fonte]
Mês em hebraico - חודש, deriva do radical da palavra 'novo' חדש. Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Lua nova. Isso é uma determinação encontrada na Torá (no livro de Shemot). Esta é uma regra lógica já que é a única fase da Lua que pode ser determinada com precisão sem a necessidade de nenhum instrumento ou conhecimento maior de astronomia. No auge da Lua nova, ela desaparece completamente e, no dia seguinte, vemos uma pequena listra branca ao olharmos para o ocidente poucos minutos após o pôr do sol - o que determina precisamente o primeiro dia do mês judaico.
Nos tempos bíblicos a determinação do começo do mês era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como abib. Hoje em dia segue-se um cálculo o qual já leva em conta outros parâmetros religiosos adicionados por rabinos da época do Talmud.
O ciclo lunar é de aproximadamente 29 dias e meio, o que gera uma alternação de meses com 29 ou 30 dias. A duração média de um mês hebreu é de 29.530594 dias, muito próximo ao mês sinódico (entre duas Luas novas).
Mês civil | Mês religioso | Hebraico | Análogo babilônico | Duração | Notas | Referências bíblicas |
---|---|---|---|---|---|---|
7 | 1 | nissan(ניסן) | araḫ nisānnu | 30 dias | É também chamado de abibe (אביב) na Bíblia. | Êxodo 13:4; 23:15; 34:18; Deuteronômio 16:1; Neemias 2:1; Ester 3:7 |
8 | 2 | iyar (אייר) | araḫ āru (ayāru) | 29 dias | É chamado de zive (זיו) na Bíblia. | 1 Reis 6:1,37 |
9 | 3 | sivan(סיוון) | araḫ simānu | 30 dias | Ester 8:9 | |
10 | 4 | tammuz(תמוז) | araḫ Dumuzu (Duʾūzu) | 29 dias | Ao regressarem do exílio da Babilônia, os judeus passaram a usar o nome tammuz para designar o quarto mês religioso.[6] | Ezequiel 8:14 |
11 | 5 | av (אב) | araḫ abu | 30 dias | Mencionado somente como o quinto mês na Bíblia. | Números 33:3,38; Esdras 7:8,9; 2 Reis 25:8; 1 Crônicas 27:8; Jeremias 28:1; Ezequiel 20:1; Zacarias 7:3,5; 8:19 |
12 | 6 | elul(אלול) | araḫ ulūlu | 29 dias | Neemias 6:15 | |
1 | 7 | tishrei(תשרי) | araḫ tašrītu | 30 dias | É chamado de etanim (אתנ'ם) na Bíblia. | 1 Reis 8:2 |
2 | 8 | cheshvan(חשוון) | araḫ samna | 29 ou 30 dias | Também conhecido por marcheshvan (מרחשוון). É chamado de bul (בול) na Bíblia. | 1 Reis 6:38; 12:32,33; 1 Crônicas 27:11 |
3 | 9 | kislev(כסלו) | araḫ kislīmu | 29 ou 30 dias | Neemias 1:1; Zacarias 7:1 | |
4 | 10 | tevet(טבת) | araḫ ṭebētu (ṭebēlu) | 29 dias | Ester 2:16 | |
5 | 11 | shevat(שבט) | araḫ šabaṭu | 30 dias | Zacarias 1:7 | |
6 | 12 | adar(אדר) | araḫ addaru (adār) | 29 dias | 30 dias (אדר א - adar rishon) e 29 dias (אדר ב - adar sheni) nos anos embolísticos. | Ester 3:7,13; 8:12; 9:1,15,17,19,21 |
Meses de cheshvan e kislev[editar | editar código-fonte]
No calendário judaico atual, os meses são fixados por um cálculo complexo que leva em conta mais uma série de fatores, como por exemplo, a determinação talmúdica de que o primeiro dia do ano não pode cair nem num domingo, nem numa quarta-feira nem numa sexta-feira - ou outras regras ligadas ao horário exato da Lua nova. Para uma maior flexibilidade no calendário, foi determinado que os meses de cheshvan (segundo mês) e de kislev (terceiro mês) podem ter ou 29 ou 30 dias, de acordo com o ajuste necessário para o começo do ano seguinte.
Anos[editar | editar código-fonte]
O ano judaico deve ser periodicamente ajustado ao ciclo solar devido à determinação da Torá de que o mês de nissan deve cair sempre na primavera (de Israel-hemisfério norte),[7] ou mais precisamente, de acordo com a determinação dos rabinos da época do Talmud - o equinócio da primavera tem que estar dentro do mês de nissan.
Para este ajuste precisamos determinar a diferença de dias entre um ano solar (aproximadamente 365 dias e 6 horas) e o período de 12 meses lunares (aproximadamente 354 dias): ele equivale aproximadamente a 11 dias e 6 horas. Ou seja, a cada 2 ou 3 anos é necessário acrescentar um mês de 29 dias. Isso gera dois tipos de anos:
Anos comuns[editar | editar código-fonte]
Os anos são classificados como comuns ou normais quando eles são formados por 12 meses.
Os anos comuns, devido a varição de dias dos meses de cheshvan e kislev, podem contar com 353, 354 ou 355 dias.
Anos embolísticos[editar | editar código-fonte]
Anos embolísticos ou longos têm uma duração de 383, 384 ou 385dias.[carece de fontes] Esses anos ocorrem sete vezes dentro de um ciclo de 19 anos, nos anos 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º e têm um mês a mais,[7] o chamado mês veadar [4] (ou adar II (Lê-se adar bet)).[carece de fontes] Esse mês, quando existe, vem depois de adar [4] (aí chamado adar I).
As variações dos anos normais (com 353, 354 ou 355 dias) e embolísticos (com 383, 384 ou 385 dias) são chamados respectivamente de deficiente, regular, completo.
A datação do ano atual[editar | editar código-fonte]
De acordo com a tradição judaica, a contagem do tempo é feita a partir da criação de Adão. Conforme esta tradição, os dias se iniciaram ao pôr do sol de quinta-feira (Yom Shishi), 7 de outubro de 3761 a.C.[8] Ver controvérsia no início da página quanto ao dia da semana. Para o cálculo do ano judaico, basta acrescentar 3760 ao ano do calendário gregoriano (levando em consideração que nos meses de setembro/outubro, começo do ano judaico, se acrescenta um a mais ao ano corrente).
- Exemplo:
Ano (calendário gregoriano) | De | A | Acrescenta | Ano (calendário judaico) |
---|---|---|---|---|
2017 | 1 de janeiro de 2017 | 20 de setembro de 2017 | 3760 | 5777 |
2017 | 21 de setembro de 2017 | 31 de dezembro de 2017 | 3761 | 5778 |
5778-5782 e seus períodos pelo calendário gregoriano
Ano (calendário judaico) | Ano (calendário gregoriano) | Início | Término |
---|---|---|---|
5778 | 2017-2018 | 1 de tishrei (21 de setembro de 2017) | 29 de elul (9 de setembro de 2018) |
5779 | 2018-2019 | 1 de tishrei (10 de setembro de 2018) | 29 de elul (29 de setembro de 2019) |
5780 | 2019-2020 | 1 de tishrei (30 de setembro de 2019) | 29 de elul (18 de setembro de 2020) |
5781 | 2020-2021 | 1 de tishrei (19 de setembro de 2020) | 29 de elul (6 de setembro de 2021) |
5782 | 2021-2022 | 1 de tishrei (7 de setembro de 2021) | 29 de elul (25 de setembro de 2022) |
Cálculo do calendário[editar | editar código-fonte]
Para desenvolvermos um cálculo exato do calendário judaico devemos definir 3 características do ano requerido:
- Se este ano tem 12 ou 13 meses (chamaremos Shaná Meuberet o ano com 13 meses).
- Em que dia da semana cai o primeiro dia do ano, o Rosh Hashaná.
- Se os meses de cheshvan e kislev têm 29 ou 30 dias.
Shaná Meuberet[editar | editar código-fonte]
Para determinar se este ano é uma Shaná Meuberet (tem 13 meses), recorremos à tabela de 19 anos. Existe um ciclo de 19 anos onde 7 deles serão Shaná Meuberet: Neste ciclo os anos 3, 6, 8, 11, 14, 17 e 19 terão 13 meses, enquanto os demais serão anos comuns com 12 meses.
O cálculo deste ciclo começa no início da contagem de anos judaica, que segundo a tradição judaica é o dia da criação do primeiro homem, Adão. Portanto no ano de 2012, por exemplo, o ano judaico é 5772 (3760 anos a mais que a contagem cristã), se dividirmos 5772 por 19 (o ciclo de anos mencionado anteriormente), receberemos 303 ciclos completos, e um resto de 15, o que indica que estamos no 15o ano do ciclo de Shaná Meuberet. Ou seja este é um ano comum com 12 meses. Devemos prestar atenção no detalhe de que quando o número for divisível por 19, como por exemplo o ano de 5776 (2016 no calendário gregoriano), o resto será zero o que significa que estamos no 19o ano do ciclo e ele será de 13 meses segundo a tabela pré-estabelecida.
A necessidade destes 7 anos com 13 meses no ciclo de 19 anos provém do fato que o calendário judaico é um calendário lunissolar, ou seja, seus meses são fixados a partir do ciclo da Lua (aproximadamente 29,53 dias), porém o ano deve ser ajustado regularmente a translação da Terra em torno do Sol (aproximadamente 365,242 dias). A diferença entre um ano solar e 12 meses lunares é de aproximadamente 10.88 dias, em 19 anos está diferença será de aproximadamente 206 dias que equivale a 7 ciclos da lua.
A quantidade de anos de 13 meses que se passaram desde o início da contagem de anos judaica[editar | editar código-fonte]
Segundo nosso cálculo anterior, no ano de 2012, por exemplo, se passaram 303 ciclos de 19 anos, que somam um total de 2121 meses acrescentados, mais 5 meses deste atual ciclo. Ou seja, desde o princípio da contagem do calendário judaico se passaram 2126 meses acrescentados.
Este dado nos ajudará se quisermos reconstituir todo o calendário, ou calcular o calendário de anos anteriores.
O total de ciclos da Lua passados desde o início da contagem judaica[editar | editar código-fonte]
Sabendo a quantidade de anos que se passaram desde o início da contagem do calendário judaico, por exemplo no dia 16 de setembro de 2012, se passaram exatos 5772 anos. Multiplicamos este número por 12 recebemos um resultado de 69264 meses. Somando os 2126 meses acrescentados obtemos 71390, que é a quantidade de meses desde o início da contagem judaica de anos até o final do ano de 5772.
O dia da semana que cai Rosh Hashaná[editar | editar código-fonte]
Molad ou Lua nova[editar | editar código-fonte]
O princípio de cada mês judaico deveria ser no dia da Lua nova, e assim era fixado o mês na antiguidade enquanto existia o tribunal central judaico (san'hedrin) no Templo de Jerusalém. Porém depois de começar a fixar o calendário somente pelo cálculo alguns fatores foram incluídos, como citaremos na continuação, e consequentemente alguns meses podem começar no dia posterior a Lua nova, ou molad.
Antes da análise do cálculo do molad, vale a pena definir alguns conceitos. Na tradição judaica, com origem no Talmud, a hora se divide em 1080 partes em lugar de dividi-las em minutos e segundos. Para facilitar o cálculo que necessitamos, usaremos esta divisão, pois o número 1080 é divisível por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. O ciclo da Lua, como citamos anteriormente, é de 29,53 dias. Se fizermos o cálculo usando horas e 1080 partes de hora chegamos a conclusão que o ciclo da Lua é formado de 29 dias, 12 horas e 793 partes.
Com base nisso, o molad de cada mês será 1 dia da semana, 12 horas e 793 depois do molad do mês anterior. Por exemplo: Se o molad do mês de tishrei do ano de 5768 caiu numa quarta-feira às 10 horas e 468 partes, o mês seguinte (cheshvan) cairá numa quinta-feira às 23 horas e 181partes. Portanto se multiplicarmos este número por 12 receberemos: 12 dias da semana, 144 horas e 9516 partes, que ao simplificarmos reduzindo cada 1080 a 1 hora, cada 24 horas a 1 dia e desprezando cada 7 dias pois formam uma semana receberemos: 4 dias 8 horas 876 partes, para um ano de 12 meses e acrescentando o número de 1 dia, 12 horas e 793 partes, receberemos: 5 dias, 21 horas e 589 partes para um ano de 13 meses. Por exemplo: sabendo o molad do ano de 5768, como citamos anteriormente, e somando 5 dias, 21 horas e 589 partes (pois este ano tinha 13 meses), receberemos um resultado de: terça-feira, 7 horas e 1057 partes. Este é o dia da semana e o horário exato da Lua nova, molad, do ano de 5769.
Portanto com base nos cálculos que fizemos podemos determinar o molad de qualquer ano - podemos calcular a partir do início da contagem, ou a partir do molad de um ano conhecido.
Motivos para adiar por um dia Rosh Hashaná em relação ao molad[editar | editar código-fonte]
Existem basicamente dois motivos pelos quais se adia Rosh Hashaná:
- Os sábios da época da Mishná determinaram por diferentes motivos que Rosh Hashaná não deveria cair no domingo, nem na quarta-feira e nem na sexta-feira.
- Quando o molad cai depois de 3 quartos do dia, ou seja depois de 18 horas, Rosh Hashaná é adiado.
Por exemplo, vimos que o molad do ano de 5768 era na quarta-feira às 10 horas e 468 partes, ele não entra na segunda regra, mas entra na primeira - portanto Rosh Hashaná neste ano caiu na quinta-feira. Para isso teve-se que acrescentar 1 dia no ano anterior, o que é feito no mês de cheshvan, ou seja no ano de 5767 tanto o mês de cheshvan quanto o de kislev tiveram 30 dias. E este dia foi descontado do ano de 5768 no mês de kislev, ou seja neste ano tanto o mês de cheshvan quanto o de kislev tiveram 29 dias.
Resumo[editar | editar código-fonte]
Com os cálculos que fizemos podemos definir:
- Se o ano que buscamos tem 12 ou 13 meses,
- Se no ano que buscamos terá os meses de cheshvan e kislev, os dois com 29 dias, os dois com 30 dias ou cheshvan com 29 dias e kislev com 30 dias.
Assim sendo, podemos determinar se este ano terá 354, 355, 356, 384, 385 ou 386 dias, e com isso construir um calendário completo.
Dias da semana[editar | editar código-fonte]
Número | Dia | Hebraico | Nome em hebraico | Abreviação |
---|---|---|---|---|
1 | domingo | yom rishon | יום ראשון | א |
2 | segunda-feira | yom sheni | יום שני | ב |
3 | terça-feira | yom shlishi | יום שלישי | ג |
4 | quarta-feira | yom reviʻi | יום רביעי | ד |
5 | quinta-feira | yom hamishi | יום חמישי | ה |
6 | sexta-feira | yom shishi | יום שישי | ו |
7 | sábado | shabat | שבת | שבת |