segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PONTE 25 DE ABRIL (ex- Ponte SALAZAR) - 52 ANOS - 6 DE aGOSTO DE 2018 - ANTÓNIO FONSECA


Ponte 25 de Abril

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Ponte 25 de Abril
Ponte 25 de Abril vista de Alcântara (Lisboa). Ao fundo pode ver-se o Santuário Nacional de Cristo Rei.
Nome oficialPonte 25 de Abril
Arquitetura e construção
DesignPonte suspensa
Início da construção5 de Novembro de 1962
Término da construção1966
Data de abertura6 de Agosto de 1966
Dimensões e tráfego
Comprimento total2 277,64 m
Altura máxima70 m (vão)
Tráfego150.000 carros
157 comboios
Geografia
ViaA2 / IP7 e Linha do Sul
CruzaRio Tejo
LocalizaçãoLisboaPortugal
Coordenadas38° 41′ N 9° 10′ W
Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa rodoferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, em Portugal. A ponte atravessa o estuário do rio Tejona parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira ideia sobre a construção de uma ponte que ligasse a cidade de LisboaAlmada, situada na margem esquerda do Tejo, remonta ao ano de 1876. Naquela altura, o engenheiro Miguel Pais sugeriu que a sua construção fosse feita entre Lisboa e o Montijo.
Mais tarde, em 1888, um engenheiro norte-americano de nome Lye, propôs que a ponte fosse construída entre a zona do Chiado, no centro de Lisboa, e Almada.

A Ponte 25 de Abril com o Cristo Reie a Serra da Arrábida ao fundo.

Vista da ponte iluminada à noite.
No ano seguinte (1889), dois engenheiros franceses, Bartissol e Seyrig, sugeriram a ligação rodoviária e ferroviária a partir da zona da Rocha Conde de Óbidos, do lado de Lisboa, a Almada. Um ano depois (1890), surgiu uma nova proposta, feita por uma empresa alemã, que propunha a ligação entre a zona do Beato, do lado de Lisboa, e o Montijo. Esta última ideia teve bastante aceitação por parte da opinião pública à época.
Já no século XX, no ano de 1913, o governo português recebeu uma sugestão para a construção de uma ponte, retomando a ligação entre a zona da Rocha Conde de Óbidos e Almada. Esta proposta foi reatada, em 1921, pelo engenheiro espanhol Alfonso Peña Boeuf, chegando o seu projecto a ser discutido no Parlamento português.
Decorria o ano de 1929, quando o engenheiro português António Belo solicitou a concessão de uma via férrea a estabelecer sobre o rio Tejo, a partir da zona do Beato, em Lisboa, e o Montijo. Perante esta iniciativa, o então ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, acabou por nomear, no ano de 1933, uma Comissão com o fim de analisar a proposta em causa, tendo ele próprio, apresentado, em 1934, uma proposta ao Governo, de que fazia parte, para a construção de uma ponte rodo-ferroviária sobre o Tejo.
Contudo, todas estas propostas acabaram por ser preteridas em favor das obras da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, aberta em 1951.
Apenas no ano de 1953 é que o Governo português criou uma comissão com o objectivo de estudar e apresentar soluções sobre a questão do tráfego ferroviário e rodoviário entre Lisboa e a margem sul do Tejo.
Finalmente, em 1958, os governantes portugueses decidiram oficialmente a construção de uma ponte. A concessão foi liderada pelo Eng. José Estevão de Abranches Couceiro do Canto Moniz (então nomeado director do Gabinete da Ponte sobre o Tejo e depois ministro das Comunicações) que foi o responsável pela abertura de um concurso público internacional, para que fossem apresentadas propostas para a construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu em 1960, a obra foi adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção.
5 de Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto [carece de fontes]), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, entre as quais se destacou o Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, o Presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, recebendo a denominação de Ponte Salazar.[1]
O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, sem ajustes à inflação, a perto de 11 milhões de euros

Imprensa[editar | editar código-fonte]

No dia da inauguração a imprensa estava lá para festejar, laudatoriamente, a maior obra pública do país. Várias centenas de páginas de jornais e revistas foram preenchidas tendo-se difundido o grande projeto além fronteiras. Jornais de renome como o Diário de NotíciasO SéculoDiário de LisboaDiário PopularComércio do Porto entre muitos outros, mostraram ao mundo o impacto da fundação através de imagens e testemunhos.[2] Ainda no mesmo ano nasceu o filme "A Ponte Salazar sobre o Rio Tejo em Portugal", filme oficial encomendado pelo regime, produzido pela Tobis Portuguesa sob a direção de imagem de Leitão de Barros.[3]

A Revolução[editar | editar código-fonte]


Aspecto da ligação ferroviária entre o Túnel do Pragal e a Ponte 25 de Abril, na Linha do Sul.
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estrondo da ponte 25 de abril
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.[4]
Ainda que projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, nesta fase só ficou preparada para a passagem de veículos rodoviários. Apenas em 1996, é que o Governo português procedeu à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento. A 30 de Julho de 1999 foi inaugurada este novo tipo de travessia.
As consequências resultantes desta travessia não se fizeram esperar, desde a sua entrada em funcionamento, designadamente no que se refere à explosão urbanística que surgiu na margem esquerda do Rio Tejo, de Almada a Setúbal, estimulando, igualmente, o crescimento económico e turístico do sul de Portugal, destacando-se, neste caso, a região do Algarve.
Desde o início do seu funcionamento que a circulação rodoviária é intensa, do que resultam situações de congestionamento automóvel diárias. Esclarecedores são os números referentes ao início do ano de 2006: passam na Ponte 25 de Abril sete mil carros, nos dois sentidos, na "hora de ponta" e cento e cinquenta mil, em média, por dia, o que corresponde a mais de 300 mil utilizadores diários.
Também a circulação ferroviária é intensa, correspondendo esta à passagem de 157 comboios, diariamente, nos dois sentidos, transportando estes cerca de oitenta mil passageiros dia.
Só no ano de 2007 foram transportados 22 milhões de utentes pela via ferroviária.
A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. Passados cinquenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 20º[5] lugar, a nível mundial.
Anualmente, em meados de Março, a ponte é cortada ao trânsito por umas horas para a realização da Meia-Maratona de Lisboa.
Em 27 de setembro de 2017, abre na ponte um miradouro junto ao tabuleiro por onde circulam os carros na Ponte 25 de Abril, a 80 metros de altura, junto ao pilar 7 permitindo uma vista privilegiada de Lisboa até à outra margem. O projeto custou 5,3 milhões de euros, assegurados parcialmente pela taxa turística que é cobrada aos turistas que visitam Lisboa. A estrutura tem chão e paredes de vidro.[6]

Características técnicas[editar | editar código-fonte]

Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:
  • 1 012,80 metros de comprimento do vão principal
  • 2 277,64 metros de distância de amarração a amarração
  • 70 metros de altura do vão acima do nível da água
  • 190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal[carece de fontes] e uma das pontes mais altas da Europa, com o viaduto de Millau em França)
  • 58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal
  • 11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza 54,196 quilómetros de fio de aço)
  • 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul
  • 30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado
Na Ponte 25 de Abril pode ouvir-se constantemente este som (59s) que corresponde à deslocação dos carros no tabuleiro.

Ponte 25 de Abril vista do Cemitério dos Prazeres.

A Ponte vista de Santa Maria de Belém.

Panorama da Ponte vista do Palácio das Necessidades.

Perfil[editar | editar código-fonte]

TroçoPerfilExtensão
Lisboa - Almada
Spain traffic signal s11b.svg
2,27764 km

Histórico de Troços[editar | editar código-fonte]

TroçoSituaçãokm
Lisboa - AlmadaEm serviço (08/1966)
2,27764


domingo, 5 de agosto de 2018

DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA - 5 DE AGOSTO DE 2018

Dia Internacional da Cerveja

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Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto[1], foi inventado em 2007 em Santa Cruz na California.[2][3][4]
Tem três propósitos declarados:
  1. Estar com amigos para saborear a cerveja
  2. Celebrar aqueles que fabricam e os que servem a cerveja.
  3. Ter o sentido de união mundial com outros comemoradores, com cervejas de todas as nações e culturas[4][2]

Popularidade[editar | editar código-fonte]

Dia Internacional da cerveja começou como uma celebração no bar dos fundadores local, mas desde então se expandiu para se tornar um evento mundial. Celebrações estão previstas em todo os Estados Unidos, bem como em Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Inglaterra, França, Grécia, Honduras, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letónia, Líbano, Lituânia, Macedónia, Malásia , México, Nova Zelândia, Nicarágua, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Puerto Rico, Romênia, Cingapura, Eslováquia, Eslovénia, África do Sul, Sri Lanka, Tailândia, Filipinas, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Vanuatu e Venezuela.[5][6]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ir para cima Dia da Cerveja é celebrado em mais de 50 países, Veja, 02/08/2013
  2. ↑ Ir para:a b Daily TWiP – International Beer Day, Nashua Telegraph August 5, 2010
  3. Ir para cima Today is International Beer Day. Myfoxla.com (2010-08-05). Retrieved on 2011-04-21.
  4. ↑ Ir para:a b Start celebrating: It's International Beer Day! – Pop Candy: Unwrapping pop culture's hip and hidden treasures. conteúdo de usatoday.com (2010-08-05). visto em 2011-04-21.
  5. Ir para cima ‎334 Celebrations in 46 Countries, and More?. International Beer Day. Retrieved on 2012-08-04.
  6. Ir para cima ‎Press Kit. International Beer Day. Retrieved on 2011-08-05.

Recolha através da WIKIPÉDIA


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ANTÓNIO FONSECA

O JOGO

sábado, 4 de agosto de 2018

OBSERVADOR

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As principais notícias do dia
Boa tarde!
SEGURANÇA 
Recentes desacatos em Carcavelos lembraram os conflitos de 2005, quando uma pequena rixa foi noticiada como um "arrastão" organizado. Como jornalistas, polícia e políticos alimentaram "fake news".
PRESIDENTE MARCELO 
Marcelo preocupado com riscos e fragmentação da oposição, confrontado com saída de Santana Lopes do PSD e desafio de Pedro Duarte à liderança de Rio. Sobre Santana diz que "não se muda de família".
PRESIDENTE MARCELO 
Marcelo Rebelo de Sousa chegou aos dez vetos ao não promulgar a Lei sobre a Preferência dos Inquilinos. Metade aconteceu este ano e nunca nenhum diploma saiu de Belém para o TC. Recorde quais foram.
PROTEÇÃO CIVIL 
Oito bombeiros e um trabalhador florestal ficaram com ferimentos ligeiros no combate ao incêndio. Estão mais de 700 operacionais no local. Já foram retiradas de casa, por precaução, 25 pessoas.
LITERATURA 
Concurso que daria 200 mil euros a romance em português foi denunciado como fraude, mas autor do simulacro diz que se tratou de uma performance. Esteve encerrado numa jaula em Paraty por 30 horas.
HOSPITAL DE SANTA MARIA 
A Ordem dos Médicos pediu uma inspeção a eventuais irregularidades no registo das horas extraordinárias dos médicos no Santa Maria. Hospital diz que nunca recebeu queixas dos médicos sobre o assunto.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
Dezenas de casas destruídas e milhares de pessoas sem eletricidade, aviões desviados e carros parados na autoestrada. Uma enorme tempestade de pó atingiu na quinta-feira a cidade de Phoenix, nos EUA.
SUÍÇA 
Várias pessoas morreram este sábado na sequência da queda de um pequeno avião na Suíça, informou a polícia do cantão de Nidwalden citada pela Associated Press.
FC PORTO 
O clube que sozinho tem mais Supertaças do que os restantes clubes portugueses juntos defronta o estreante Desp. Aves numa prova com "marca dragão", das goleadas históricas às perseguições a árbitros.
CUIDADO: ESTÁ QUENTE 
O Prego da Peixaria tem agora nova casa em Algés. Afastado do centro agitado de Lisboa, o espaço trouxe algumas novidades: há peixes grelhados e carnes servidas na tábua. A decoração também é nova.
FAMÍLIA REAL BRITÂNICA 
Meghan Markle celebra 37 anos no mesmo dia em que a Rainha-Mãe faria 118. Separadas pelas épocas, o que têm em comum estas duas mulheres que se juntaram à realeza britânica?
Opinião

Alberto Gonçalves
O Bloco sempre foi um movimento de inspiração totalitária, empenhado em aproveitar as vantagens civilizacionais do Ocidente para transformar em votos as migalhas do velho ressentimento anti-ocidental.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A impopularidade da mais polémica encíclica é garantia da sua autenticidade evangélica, porque a Igreja está chamada a ser “sinal de contradição”.

José Manuel Fernandes
O que se passa na CP brada aos céus. Pela frente, anunciam-se investimentos inadiáveis. Pela calada, deixa-se o serviço degradar-se mais. Por causa de Centeno? Sim, mas também por obsessão ideológica.

Jorge Barreto Xavier
Rui Rio nunca percebeu a diferença entre o lugar da crítica feita por terceiros e a posição do lugar institucional que ele ocupa – foi assim na Câmara do Porto, está a ser assim na liderança do PSD.

Faria de Oliveira
O sonho europeu não deveria estar em risco. A Europa tem de encontrar um novo impulso para se manter como expoente civilizacional, cultural, de prosperidade económica e proteção social.
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