Auto
Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
A história escreve-se com grandes homens, e a da indústria automóvel não é excepção. Hoje soubemos que a morte levou Sergio Marchionne, o homem que mudou a história recente da Fiat Chrysler Automobiles e que nunca se preocupou muito em ser “popular”. Fez o que tinha a fazer, fê-lo bem. Assim faz Carlos Tavares, outro homem à frente de um dos maiores grupos automóveis, que devolveu a vida à Opel, reconduzindo-a aos lucros após quase duas décadas de abstinência – ou uma dieta continuada de prejuízos.
Um e outro, além de líderes carismáticos, começaram ambos por ser muito conservadores em relação aos veículos eléctricos. Para Marchionne, eram sinónimo de prejuízo (ele até agradecia que não lhe comprassem Fiat 500e). E o português Carlos Tavares nunca se inibiu de “pôr o dedo na ferida” e fazer as perguntas a que ninguém queria responder sobre esta matéria, conforme lhe demos conta.
Mas o que as tabelas de vendas demonstram é que, mais forte do que as convicções ou as dúvidas destes dois “grandes senhores”, o que interessa é aquilo que pensam os consumidores. E a mudança é evidente: em Portugal, e no resto do mundo, os eléctricos e os veículos electrificados estão a ganhar cada vez mais terreno. Tanto que, por cá, só no primeiro semestre venderam-se mais automóveis eléctricos que em todo o ano de 2017. Acabaram-se os incentivos? Parece que não, garantiram-nos.
O tema dos eléctricos ressuscita ainda uma outra questão: então, quando é que vai começar a ser cobrada a energia? Fala-se nisso há muito, mas entretanto os Uber e companhia continuam a facturar com electricidade grátis. Há postos de carga rápida que, nas 24 horas de um dia, passam 20 a abastecer… de graça! Quem é que perde mais no meio disto tudo? Dizemos-lhe aqui – e olhe que não é o Estado…
Até para a semana, continuamos por cá.
A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS
PORSCHE
Oficial. Este é o Porsche Macan renovado
Dois em cada três Porsche vendidos são SUV, sendo que o Macan é (só) o modelo de maior sucesso da marca. O “facelift” do SUV compacto foi apresentado em Xangai, mas com que motores chega ninguém sabe.
AUDI
Este é o novo Audi Q3. É maior e chega este ano
A Audi apresenta a 2ª geração do popular SUV Q3. É maior, por dentro e por fora, substancialmente mais agradável à vista e oferece mais equipamento. Motores só há quatro. Chega em Novembro.
RENAULT
Trophy é o Mégane R.S. para “homens” de barba rija
Mégane R.S. há muitos. Mas agora há o R.S. Trophy, que faz salivar os que gostam de emoções fortes. Oferece 300 cv, mais força, maior capacidade de aceleração e maior eficiência em curva e travagem.
ALPINE
Alpine A110 na versão GT4 já mexe. E promete
A jovem Alpine não podia faltar ao Festival de Velocidade de Goodwood, que é igualmente a festa dos desportivos. E levou consigo os dois A110 mais apimentados, nomeadamente o Cup Racer e o GT4.
EM MODO ELÉTRICO
ELÉTRICOS
Alemães resolveram o drama de carregar eléctricos
Três alemães criaram uma solução para resolver os dramas no carregamento de veículos eléctricos. O Aqueduct acaba com carros a bloquear pontos de carga e amplia estações de forma fácil e muito barata.
NISSAN
Leaf bate Zoe. O maior no mundo é líder na Europa
O Leaf há muito que gozava do estatuto de eléctrico mais vendido em todo o mundo. Mas, na Europa, o trono era do Zoe. Era porque já não é: o japonês bateu o francês no total de vendas do 1º semestre.
MERCEDES-BENZ
Este é o novo autocarro eléctrico da Mercedes
Dá pelo nome eCitaro e vai chegar ao mercado ainda este ano. Estamos a falar do primeiro autocarro eléctrico da Mercedes, que tem uma autonomia de apenas 150 km.
MUITO À FRENTE
RENAULT
Novo 1.7 dCi. Revolução nos diesel da Renault
Vem aí o WLTP e para construtor francês isto significa adeus ao 1.6 dCi. O 1.5 dCi fica, falta saber até quando, pois a nova arma da Renault é o 1.7 dCi, com versões de 120 a 160 cv e alguns truques.
MERCADO
BMW e VW: as primeiras a controlar tudo na China
A guerra comercial com os EUA obrigou a China a abrir mão da obrigatoriedade dos investidores estrangeiros oferecerem 50% das joint-ventures a locais. BMW e VW são as primeiras a controlar o negócio.
ROLLS-ROYCE
Os mecânicos mais pequenos do mundo são da Rolls
A Rolls-Royce, não o fabricante de automóveis, mas o de motores de aviões, tem dos melhores artífices do mundo. Passa agora a ter mecânicos do tamanho de insectos para reparar os complexos motores.
PONHA OS OLHOS NISTO
CURIOSIDADES AUTO
Hamilton tem 15 carros. O mais potente não presta
Tetracampeão do mundo de F1 e actual líder do campeonato, Lewis Hamilton é considerado dos melhores pilotos de sempre. Possui 15 carros de sonho, mas diz que um dos mais potentes é péssimo.
BMW
O maior exportador de carros dos EUA ameaça Trump
O maior exportador de automóveis dos EUA não é a Ford ou a General Motors. É a BMW que, devido à guerra comercial, já passou parte da sua produção para fora dos EUA. Vêm aí cortes e despedimentos.
SEGURANÇA
Condutor apanhado a desafiar cúmulo da ilegalidade
Uma cadeira no lugar do banco do condutor e um alicate de grifos para controlar a direcção, porque volante não havia. Um condutor achou que podia seguir viagem num autêntico chaço. Enganou-se a valer.
LEITURA AUTÓNOMA
CONDUÇÃO AUTÓNOMA
Olha quem fala: carros da BMW, Ford e PSA entre si
Não haverá veículos autónomos sem um sistema eficaz de comunicação entre eles e entre as infraestruturas e eles. BMW, Ford e PSA deram um passo em frente permitindo que os seus modelos falem entre si.
TECH AUTO
Ducati. As motos também querem falar com os carros
Já aqui lhe dissemos que a Audi, ou seja, o Grupo Volkswagen, está na linha da frente nas comunicações dos veículos com tudo o resto. Agora a Ducati, do mesmo grupo, vem que dizer que também quer.
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