Auto
Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Ano novo, carro novo. Não um, mas 40. É assim, com várias mãos-cheias de novidades, que entramos em 2018. Se ainda está em ritmo de abrir prendas, aproveite o embalo e desembrulhe este artigo, onde lhe damos conta dos principais modelos a serem introduzidos no mercado neste ano que agora começa. Com tanta variedade, em termos de estilo, tamanho, preço e vocação, dificilmente não encontrará algo que lhe fique bem no sapatinho!
Resta saber se estas propostas merecerão, no final do ano, vir a figurar na lista dos modelos que mais agradaram a quem os comprou. Em 2017, o ranking dos melhores automóveis, na óptica dos clientes, foi este, segundo a Consumers Reports.
Adquirir um carro, porém, está a começar a mudar de formato. Aquela coisa de ir ao concessionário “namorar” o dito já era. Há cada vez mais lojas, tipo Media Markt ou Fnac, que também abraçam esta tarefa. E este é um fenómeno que tende a crescer, sobretudo, pela via do online. Contamos-lhe tudo aqui.
Para terminar, se acha que abusou do champanhe na contagem decrescente, sugiro-lhe que ponha os olhos neste 500: (também) tem champanhe, ouro e muito ginásio. E não é que lhe fica bem?
Menos bem devem ter ficado marcas como a Mercedes e a Audi, ao saberem que a China decidiu proibir uns quantos modelos de serem produzidos (e vendidos) no país, alegadamente por emissões excessivas. Uma notícia que, certamente, vai pesar no balanço deste ano das marcas afectadas, ou não fosse a China o maior mercado automóvel do mundo.
Até para a semana, sempre aqui.
A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS
VOLKSWAGEN
Volkswagen T-Cross. Dizemos-lhe o que esperar
Está quase a chegar o mais pequeno dos crossovers da Volkswagen, o T-Cross, que é apontado como um dos mais importantes lançamentos da marca para 2018. Saiba o que pode esperar desta proposta.
LAMBORGHINI
Aqui está o interior do Urus (ao pormenor)
Apesar de já à venda, a verdade é que ainda há aspectos pouco conhecidos do "Super-SUV" da Lamborghini, o Urus. Como o interior, que um vídeo vem agora desvendar.
LAND ROVER
Range Rover prepara primeiro automóvel eléctrico
Para alargar a oferta, a Land Rover mantém a Range Rover como marca dos SUV de luxo, mas prepara o seu primeiro automóvel 100% eléctrico, denominado Road Rover. Para combater Audi, BMW e Mercedes.
MERCADO
Satisfação. Estes foram os melhores carros de 2017
Já lhe dissemos qual a marca que mais agradou e o modelo que mais desiludiu em 2017. Veja agora que carros mais satisfizeram os compradores no ano que terminou. Tanto que até seriam comprados de novo.
EM MODO ELÉTRICO
ELÉTRICOS
Byton. Olhó SUV eléctrico chinês com ecrã gigante
Se o tema é mobilidade eléctrica, então, os chineses não param! Agora é a Byton, fundada por ex-executivos da BMW e da Nissan, que promete levar ao CES um SUV eléctrico com um ecrã de 1,27 metros!
TESLA
Primeiros supercarregadores da Tesla já chegaram
Esta é uma boa notícia, se tem um Tesla e está farto de recarregá-lo lentamente. Tem é de habitar ou passar por Fátima, onde a marca americana inaugurou a primeira estação de supercarregadores.
VOLKSWAGEN
Procura aumenta, produção do VW e-Golf duplica
O crescente incremento na procura por veículos eléctricos levou a Volkswagen a anunciar o duplicar da produção do seu e-Golf, dos actuais 35 carros por dia, para um total de 70.
MUITO À FRENTE
AUDI
Audi decreta: acabou-se o “copianço” no design
Acusada (por alguns) de uma estética demasiado repetitiva, a Audi prepara-se para dizer “basta!” Garante-o o seu director de design, anunciando o fim daquilo a que chama de “efeito Matrioska”.
MERCADO
Comprar carro? Esqueça o concessionário!
Aquilo de ir aos concessionários comprar um carro novo já era. Agora as aquisições fazem-se através da Internet, ou nas lojas onde até aqui adquiríamos outros produtos, bem mais pequenos e baratos.
MINI
Nada de ofensas. Mini diz "não" aos palavrões
A Mini criou um serviço de personalização que desafia os clientes a gravar, em 3D, palavras em diversas partes do modelo. Agora sabe-se que há uma lista de termos ofensivos que estão fora.
PONHA OS OLHOS NISTO
KOENIGSEGG
Quer ver como se destroem 1,6 milhões num segundo?
A Koenigsegg produz desportivos de sonho, exuberantes, potentes e relativamente baratos, embora custem, no mínimo, 1,6 milhões cada. Para saber se são seguros, atirou uns quantos contra a parede.
FIAT
Este Fiat 500 tem muito ginásio, champanhe e ouro
A personalização dos veículos permite todo o tipo de exageros. O italiano Romeo Ferraris concebeu este Fiat 500 Cinquone Qatar como se tratasse de um carro de corridas, mas com pormenores de Bentley.
VOLKSWAGEN
Que crise? VW produziu 6 milhões de carros em 2017
O Dieselgate já lá vai. A Volkswagen, que produz mais de 60 modelos em cerca de 50 fábricas, distribuídas por 14 países, atingiu em 2017 o valor recorde de 6 milhões de unidades fabricadas.
LEITURA AUTÓNOMA
CONDUÇÃO AUTÓNOMA
Rival da Uber leva transporte autónomo ao CES
Concorrente da Uber, a Lyft decidiu juntar-se à tecnológica britânica Aptiv, com o objectivo de apresentar, já no CES 2018, o seu primeiro serviço de transporte de passageiros em carro autónomo.
Mais pessoas vão gostar da Auto. Partilhe: