As 8 Rotas de Trem Mais Perigosas do Mundo
1. Trem de Bambu (Camboja)
Grande parte das rotas de trem no Camboja foram originalmente construídas pelos franceses, mas a maioria delas foi destruída durante o regime do Khmer Vermelho. Os moradores então decidiram fazer uso de rotas de trem de bambu, usando carros artesanais nas trilhas. Era altamente perigoso na época, e muitas vezes levava a lesões ou até mesmo à morte. Hoje, no entanto, alguns carros foram fortificados e são relativamente seguros para serem usados como atração turística.
2. Ferrovia da Morte (Tailândia)
Se você já viu o histórico filme de guerra A Ponte do Rio Kwai, então provavelmente reconhecerá esta rodovia, já que é a mesma do filme. Localizada na província de Kanchanburi, na Tailândia, a construção da Ferrovia da Morte custou a vida de centenas de prisioneiros de guerra americanos e britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar da sua angustiante história, a ferrovia atravessa uma parte linda da Tailândia, com paisagens de florestas de tirar o fôlego. O país ainda oferece uma atração turística inusitada na capital Bangkok: um trem que passa no meio de um mercado de rua. Veja aqui!
3. Rota Aso Minami (Japão)
Você é corajoso o suficiente para fazer uma viagem de trem através de um vulcão ativo? Se a resposta for sim, então a linha Aso Minami é perfeita para você, já que ela passa diretamente pela região mais vulcanicamente ativa no Japão. Mesmo que as erupções sejam raras, a floresta queimada de lava ao redor da linha é uma prova clara do perigo iminente de que essa rota de trens enfrenta constantemente. Mas o Japão ainda tem outras paisagens lindas, como você pode ver clicando aqui.
4. Trem Nariz do Diabo (Equador)
Esta rota não tem esse nome estranho por acaso. Ela muitas vezes foi descrita como uma das viagens de trem mais aterradoras do mundo, e as pessoas que não estão acostumadas a isso com certeza não teriam coragem de embarcar em uma aventura tão perigosa. É considerada muito perigosa pois passa pela Cordilheira dos Andes a cerca de 9 mil metros de altura. Além disso, todos os candidatos a emoções fortes podem optar por embarcar em um vagão antigo, o que parece que pode cair montanha abaixo a qualquer momento!
5. Rota Chennai-Rameswaram (Índia)
Esta rota é relativamente curta, com um pouco mais de 2 quilômetros de extensão, e foi construída em 1914 para conectar o sul da Índia à ilha de Rameswaram. A trilha corre ao longo de uma ponte muito baixa e próxima do nível do mar, que dificilmente pode ser vista do interior do trem. Pode ser perigoso, mas é uma experiência incrivelmente emocionante para quem embarca.
6. Trem das Nuvens (Argentina)
Enquanto a maioria das jornadas de trem praticamente deslizam pela terra, esta aproxima os viajantes do céu. O Trem das Nuvens levou cerca de 27 anos para fica pronto, e seu caminho inclui uma espiral em ziguezague extremamente perigosa através de um sinuoso e traiçoeiro trajeto de montanha. A extensa rota passa por mais de 13 pontes espetaculares e 21 túneis, e em um ponto da viagem, no norte da Argentina, passa por lugares realmente altos, atingindo as nuvens.
7. White Pass e Rota Yukon (Alasca)
Esta ferrovia aterrorizante é nada mais do que uma rota de bitola estreita que liga Skagway, no Alasca, a Yukon, no Canadá. Muitas outras viagens de trem são tão precárias quanto esta, que praticamente abraça o alto penhasco no qual atravessa. Foi construída em 1898 durante o pico da corrida ao ouro no Klondike. Foi muito utilizado na época, mas hoje é usada apenas como atração turísticas para turistas corajosos.
8. Ferrovia Georgetown Loop (Estados Unidos)
A América do Norte tem uma série de ferrovias de bitola estreita, mas esta, que passa diretamente pelas Montanhas Rochosas, pode ser realmente a mais perigosa de todas. Localizada no condado de Clear Creek, no estado do Colorado, foi originalmente construída para ser usada por garimpeiros em busca das minas de prata da região. A parte mais deslumbrante da viagem é onde o trem passa pela Devil’s Gate Bridge (Ponte do Portão do Diabo, na tradução literal). Neste ponto, o trem precisaria desacelerar o máximo possível, pois pode literalmente causar um colapso na ponte.