quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Os 10 Navios Mais Antigos do Mundo Que Ainda Navegam

A história naval coletiva ajudou a moldar o mundo em que vivemos hoje, mas, infelizmente, grande parte desse enorme patrimônio global se perdeu. Felizmente, existem organizações dedicadas e pessoas de todo o mundo que fazem o seu melhor para preservar navios historicamente significativos. Nesta lista, você encontrará navios de todos os tipos diferentes que têm uma coisa em comum: passaram mais tempo em alto mar do que a maioria de nós está vivo. Aqui estão 10 dos navios mais antigos que são capazes de navegar até hoje:
 
10. MV Astoria
Tipo: Transatlântico/navio de cruzeiro
Ano em que foi criado: 1946
Destaque: O navio de cruzeiro mais antigo ainda em atividade
Este navio tem uma longa história. Suas atividades tiverem início na Suécia, com o mesmo nome da capital do país, Estocolmo, e foi tristemente envolvido em um dos piores desastres marítimos da história. Em 1956, ele colidiu com um transatlântico chamado Andrea Doria durante um forte nevoeiro, próximo à ilha de Nantucket. O incidente levou ao afundamento do Andrea Doria e à morte de 46 pessoas. No entanto, o Estocolmo prossegiu seu rumo para a cidade de Nova York, com muitos dos passageiros restantes da embarcação atingida a bordo. Depois disso, ela foi vendida para o governo da Alemanha Oriental e usada como um transatlântico, depois se tornou um navio de quartéis para os requerentes de asilo noruegueses.
O próximo capítulo de sua história foi em Genova, Itália, navegando como Valtur Prima para Cuba. Desde 2002, a várias linhas de cruzeiros, e também mudou de nome várias vezes. Mais um incidente assustador envolvendo a embarcação, agora conhecida como MV Astoria, ocorreu em 2008, ao ficar cercado por pelo menos 29 barcos piratas no Golfo de Áden. Por sorte, a marinha dos Estados Unidos interviu e os piratas nunca embarcaram. Atualmente, ela é de propriedade da Cruise & Maritime Voyages e ainda possui algumas das rotas da empresa.
9. Sea Cloud
Tipo: Navio de cruzeiro a vela
Ano em que foi criado: 1931 
Destaque: Navio para passageiros mais antigo do mundo
No momento em que foi construído, o Sea Cloud foi o maior iate privado da história. Foi criado na Alemanha como um barco para a Marjorie Merriweather Post, uma socialite americana que era dona da General Foods Inc., uma grande empresa de alimentos. Depois que os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial em 1941, o Sea Cloud foi oferecido à marinha americana, mas o presidente Roosevelt o considerou bonito demais para entrar no serviço naval. Um pouco mais de um ano depois, a Marinha reconsiderou, e entrou no serviço naval como navio meteorológico. Neste ponto de sua história, seus mastros foram removidos e ele foi pintado de cinza. Foi o primeiro navio da Marinha dos Estados Unidos a ter uma equipe racialmente mista (o país ainda vivia a segregação racial na época).
O Sea Cloud foi retirado do serviço militar após o final da Segunda Guerra Mundial, foi pintado de branco e teve seus equipamentos originais de volta. Sua proprietária, Marjorie Merriweather Post, decidiu que era muito caro continuar com ele e o trocou por um avião Viking Viscount, que até então pertencia ao presidente da República Dominicana, Rafael Trujillo. O Sea Cloud então se tornou o iate presidencial da República Dominicana, e foi renomeado Angelita. Após a morte de Trujillo, ele se tornou uma navio escolar chamado Patria, antes de ser vendido para uma companhia de cruzeiros em 1966. Permanceu no porto por um total de oito anos antes de ser renomeado Sea Cloud, e atua como navio de cruzeiro desde 1979.
8. Kommuna
Tipo: Navio submarino naval
Ano em que foi criado: 1912
Destaque: O mais antigo navio naval ainda em atividade no mundo (excluindo navios com uma comissão naval honorária)
Levantar submarinos russos atingidos do fundo do mar é o nome do jogo para este navio centenário, que faz parte da frota do Mar Negro da Marinha Russa. O Kommuna é realmente um catamarã de casco duplo e foi colocado em atividade em São Petersburgo no ano de 1912. Ele levantou tudo, desde submarinos até rebocadores, torpedos e até mesmo aeronaves no decorrer de duas Guerras Mundiais, e mais 70 anos de serviço desde então.
Alguns de seus momentos mais decisivos foram a participação no cerco de Leningrado, quando levantou quatro tanques, dois tratores e 31 veículos do lago Ladoga. Eles tinham caído pela estrada de gelo, conhecida como a Estrada da Vida, que passou a ser a única via de abastecimento para Leningrado (São Petersburgo) durante o cerco. O Kommuna foi quase todo arrumado em 1984, no entanto, foi devolvido ao serviço naval em 1999, após uma remodelação completa.
7. Madiz
Tipo: Iate de aço
Ano em que foi criado: 1902
Destaque: Único barco no bundo a receber a classificação +100A1 no Llody’s Register.
Este lindo iate foi projetado no primeiro escritório de design do mundo criado exclusivamente para iates. Seu designer, G. L. Watson, projetou muitos iates de corrida bem-sucedidos da America's Cup. Ela é a última embarcação sobrevivente a ter sido desenhada pessoalmente por ele. É a única embarcação no mundo a ter a classificação no mundialmente famoso Lloyd's Shipping Register.
Ele foi construído no Firth of Clyde, na Escócia. Seu primeiro dono, James Coats Junior, só usufruiu dele por uma década antes da sua morte. Ele serviu como um iate de patrulha auxiliar durante a Primeira Guerra Mundial e como um iate de patrulha real durante a Segunda Guerra Mundial. O rei George VI e a rainha Elizabeth II o usaram por diversas vezes. O Madiz é considerado um dos dois navios ativos que estavam envolvidos na Batalha do Atlântico. Desde as guerras mundiais, passou por muitos proprietários diferentes e mudanças de nome.
6. Elissa
Tipo: Veleiro de três mastros
Ano em que foi criado: 1877
Destaque: Um dos quatro veleiros do século 19 no mundo ainda em atividade
O Elissa foi construído em Aberdeen, na Escócia, no final da era do navio a vapor. Ele navegou sob bandeiras marítimas britânicas, norueguesas e suecas durante sua história. Em 1970, estava abandonado em um pátio de salvamento no porto grego de Pireu. Felizmente, foi comprado pelo Museu Marítimo de São Francisco, antes de ser vendido em 1975 aos atuais proprietários, a Galveston Historical Foundation.
Nos anos seguintes, ele foi restaurado e preparado para um reboque oceânico. O grande dia finalmente chegou em 1979, e o Elissa foi rebocado para os Estados Unidos. Depois de seis anos, fez sua primeira viagem como um navio restaurado e navegou continuamente até 2011 antes de precisar de reparos no casco que estava ficando muito corroído. Ele ainda navega ocasionalmente até hoje.
5. James Craig
Os 10 Navios mais antigos do mundo ainda em atividade
Tipo: Veleiro de três mastros
Ano em que foi criado: 1874
Destaque: O veleiro mais antigo do mundo
Um dos navios de carga mais poderosos do século 19 conseguiu navegar em torno do Cabo Horn por no mínimo 23 vezes em 26 anos antes de ser vendido a um australiano chamado James Craig. De 1905 a 1911, o James Craig navegou carregando carga da Austrália para a Nova Zelândia. Infelizmente, devido à concorrência de navios a vapor naquele momento, foi aos poucos sendo abandonado.
Ele foi afundado por pescadores em 1932 antes de ser recriado em 1972 e rebocada para a cidade australiana de Hobart para reparos iniciais. Sua próxima parada foi Sydney em 1981, onde permaneceu por 25 anos completos sendo meticulosamente restaurado. Embora ainda tenha sede em Sydney, ele tem navegado regularmente desde a conclusão de sua restauração em 2001, e até mesmo navegou até Hobart por no mínimo quatro vezes desde então!
4. El Mahrousa
Os 10 Navios mais antigos do mundo ainda em atividade
Tipo: Super iate
Ano em que foi criado: 1865
Destaque: O mais antigo iate do mundo em atividade
O El Mahrousa é o iate presidencial egípcio, e levou pelo menos três líderes políticos egípcios para o exílio durante sua rica história. Além disso, foi foi o maior iate do mundo por nada menos que incríveis 119 anos antes de ser superado pelo Príncipe Abdulaziz em 1984.
Atualmente, ele só vai ao mar cerca de três vezes por ano, e geralmente apenas por um dia por vez. Ainda é usado como um iate presidencial, e o destaque de sua recente história recente foi a participação na inauguração do Canal de Nova Suez em agosto de 2015.
3. Star of India
Os 10 Navios mais antigos do mundo ainda em atividade
Tipo: Windjammer
Ano em que foi criado: 1863
Destaque: O navio mais antigo do mundo ainda em atividade regular
Este é o mais antigo navio mercante de casco de ferro do mundo que ainda navega com frequência. Começou a vida na Ilha de Man, sob o nome de Euterpe. Teve uma longa carreira navegando em alto mar entre o Reino Unido, a Índia e a Nova Zelândia, mas graves acidentes deixaram sua equipe em um forte estado de nervos.
Em sua viagem inaugural, ele colidiu com um bárbaro espanhol desarmado na costa do País de Gales, fazendo com que a tripulação se amotinasse. Em sua segunda viagem, a equipe foi forçada a cortar os seus mastros devido a um golpe enquanto navegava Golfo de Bengala. Ele se tornou a Estrela da Índia (Star of India) em 1901, depois de ser vendida para a Alaska Packers 'Association, e foi usado para transportar trabalhadores e salmão enlatados entre Oakland, Califórnia e Nushagak, no Mar de Bering. Foi restaurado na década de 1960 e muitas vezes pode ser visto navegando saindo de seu porto de origem em San Diego.
 
2. Charles W. Morgan
Os 10 Navios mais antigos do mundo ainda em atividade
Tipo: Baleeiro
Ano em que foi criado: 1841
Destaque: Navio mercante mais antigo do mundo em atividade
Embora este navio tenha passado a maior parte do tempo atracado, ele pode realmente navegar, porque passou por uma restauração completa que durou de 2010 a 2014. Durante o último ano, ele embarcou em um passeio bem-sucedido pelo porto da Nova Inglaterra.
Durante sua vida ativa, o Charles W. Morgan foi um navio baleeiro que realizava 37 viagens variando de 9 meses a cinco anos. Uma de suas tripulações realmente sobreviveu a um ataque canibal no Pacífico Sul em uma viagem. Embora seja algo terrível a considerar, ela trouxe para casa mais de 60 toneladas de osso de baleia e mais de 54 mil barris de óleo de baleia para casa, em seu porto de New Bedford, no estado americano de Massachusetts.
1. USS Constitution
Os 10 Navios mais antigos do mundo ainda em atividade
Tipo: Fragata de três mastros
Ano em que foi criado: 1797
Destaque: O navio naval mais antigo do mundo, e também o navio mais antigo do mundo
Este é nada menos que um símbolo de enorme orgulho nacional para os americanos, voltando aos dias de seus fundadores. Na verdade, foi o próprio presidente George Washington que o nomeou. Ele lutou durante a Guerra de 1812 contra os britânicos, antes de servir no Mediterrâneo e esquadrões do Pacífico.
Ficou em serviço ativo por mais de 100 anos de sua história, e mais recentemente retornou a uma condição navegável após a proposta do Comandante Naval David Cashman de garantir que pudesse viajar para marcar seu 200º aniversário em 1997. Foi um ícone do poder militar dos Estados Unidos, e hoje pode ser encontrado ancorado no Pier One do antigo Charlestown Navy Yard, na cidade de Boston.


CIDADES...

Veja 8 das Cidades Mais Impressionantes do Mundo

O mundo está cheio de lugares intrigantes. Alguns são incrivelmente únicos, e outros são tão extraordinários que é difícil acreditar que existem. Aqui estão as cidades mais estranhas do nosso planeta. Dê uma olhada:
 
1. Você não pode morrer nesta cidade
cidades únicas
Longyearbyen, Svalbard é uma das ilhas mais ao norte do mundo e um lugar onde você não pode morrer oficialmente. Embora haja um cemitério na cidade, não é usado há 70 anos. O clima gelado é o principal motivo, o que evita a decomposição de cadáveres e torna-os atraentes para os animais selvagens. Quando é possível identificar que uma pessoa está prestes a morrer, ela é transportada para algum lugar da Noruega de avião.
2. Uma cidade dividida entre dois estados
cidades únicas
Uma cidade que é compartilhada entre dois países é um fenômeno bastante comum, mas entenda porque este é o mais incomum. Büsingen am Hochrhein é um território alemão na Suíça. Economicamente, a cidade faz parte da Suíça, e administrativamente faz parte da Alemanha. É também a única cidade alemã com o franco suíço como moeda principal. Büsingen am Hochrhein tem dois códigos postais, bem como números de telefone suíços e alemães. Além disso, o FC Büsingen é o único time alemão que joga no campeonato suíço.
3. A cidade mais ‘infernal’ do mundo
cidades únicas
No estado de Michigan, nos Estados Unidos, existe uma cidade chamada Hell (‘Inferno’ em português). Embora a origem do nome seja incerta, os habitantes da cidade ficam felizes em manter essa imagem. Muitos turistas fazem selfies com sinais de "Bem-vindo ao Inferno" ao fundo.
4. Uma cidade austríaca na China
cidades únicas
Os chineses são conhecidos por fazer réplicas quase perfeitas de qualquer coisa no mundo, e isso também inclui cidades inteiras. Eles conseguiram reconstruir a aldeia austríaca de Hallstatt. A igreja foi construída primeiro, depois as ruas - ambas parecidas com as originais. A desvantagem? Os imóveis da Hallstatt chinesa são mais caros que os originais na Áustria.
 
5. A cidade-caverna
cidades únicas
As casas subterrâneas permanecem habitadas em Matmata, no sul da Tunísia. Enquanto as casas de superfície foram construídas aqui na década de 1970, muitos habitantes locais preferem viver em suas casas tradicionais.
 
6. Tudo azul
cidades únicas
Paredes, portas e até as escadas são pintadas de azul na incrível cidade de Chefchaouen, no Marrocos. Acredita-se que a cidade foi pintada por judeus que viviam aqui, sendo o azul uma cor sagrada para eles. Mesmo que não vivam mais ali, a tradição permanece.
7. Cidade em mar aberto
cidades únicas
Neft Daşları, ou 'Rochas de Petróleo', é uma cidade industrial no Azerbaijão, que foi construída em plataformas metálicas em mar aberto, acima de um campo de petróleo. Enquanto a cidade não tem residentes, cerca de 2 mil pessoas vêm trabalhar aqui em turnos por alguns meses.
8. Uma cidade dentro de uma rocha
cidades únicas
Setenil de las Bodegas, na Espanha, atrai turistas de todo o mundo. Sua característica mais cativante é que foi construída em uma enorme rocha basáltica. Em algumas das ruas, você verá rochas em vez de céu. Embora possa parecer que está prestes a cair, a cidade se mantém há séculos.
Imagens: 1, 2, 5, 6, 8  /  347 


JUULIO IGLÉSIAS

Seleção Musical: Aprecie 20 Grandes Sucessos de Julio Iglesias

Julio Iglesias é o artista mais bem-sucedido do cenário musical latino internacional. Com a impressionante marca de 200 milhões de discos vendidos e 2.600 discos de ouro e de platina, o cantor espanhol também já fez mais de 4 mil apresentações em mais de 500 cidades ao redor do mundo. Ele também fez e ainda faz um grande sucesso no Brasil, e inclusive já fez duetos com artistas como Daniel, Zezé di Camargo e Luciano e o Rei Roberto Carlos, de quem é grande fã. Selecionamos aqui 20 de seus grandes sucesso para que você possa usufruir da voz maravilhosa deste grande artista espanhol. Aprecie!

 
Foto de capa: wikimedia

IDADE MÉDIA

Muito Interessante: Mitos e Verdades Sobre a Idade Média

Quando muitos de nós pensam sobre a Idade Média, geralmente acabamos pintando um certo tipo de imagem em nossas mentes. No entanto, os historiadores afirmam que a maioria do que pensamos que sabemos sobre esse período histórico está errado, por causa dos muitos mitos espalhados que circulam há séculos. Abaixo, você encontrará 12 dos mitos mais comuns, juntamente com os motivos pelos quais eles não são realmente verdadeiros.
 
1. Todos acreditavam que a Terra era um planeta plano
12 mitos sobre a Idade Média
Por uma questão de precisão, a ideia de um mundo plano estava realmente presente na Escandinávia pagã, mas desapareceu após a chegada do Cristianismo. No entanto, no Mediterrâneo e no resto da Europa, a maioria das pessoas da Idade Média já presumiu que nosso planeta era redondo. Na verdade, muitos textos e mapas da Idade Média demonstram claramente isso.
2. Cristóvão Colombo tentava provar que a Terra era redonda
12 mitos sobre a Idade Média
Este tópico vem para comprovar que grande parte das pessoas naquela época já previa que o planeta é redondo. O erro de Colombo em navegar para o Caribe em vez da Ásia Oriental apenas provou que o mundo era muito maior do que a maioria das pessoas percebia.
3. Vikings tinham chifres em seus capacetes
12 mitos sobre a Idade Média
É improvável que qualquer viking que se respeite se desgastasse usando um capacete com chifres, já que eles ficariam extremamente incomodados com isso, e tampouco seriam úteis no campo de batalha. Essa associação provavelmente surgiu por meio das obras de pintores escandinavos do século XIX, que os pintavam assim.
4. Homens e mulheres usavam cintos de castidade quando estavam distantes um do outro
12 mitos sobre a Idade Média
Muitas pessoas ouviram a afirmação de que as esposas de guerreiros e nobres foram obrigadas a usar cintos de castidade enquanto seus maridos estavam longe de casa. No entanto, o uso extensivo dessas construções de ferro aterrorizantes são, na verdade, um mito. Na verdade, esse mito é provado de uma fantasia erótica.
5. As pessoas raramente passavam dos 30 anos
12 mitos sobre a Idade Média
Ninguém vai contestar o fato de que a expectativa de vida média era muito baixa. No entanto, essa figura vem do fato de que muitas crianças pereceram a cada ano de doenças incuráveis. Se uma pessoa atingisse a idade adulta, havia uma alta possibilidade de que viveriam até cerca de 60 ou 70 anos.
6. Muitas pessoas não se limpavam
12 mitos sobre a Idade Média
Com o nosso constante acesso à água potável, não podemos esperar de forma realista que as pessoas da Idade Média tenham estado tão limpas quanto nós. Apesar disso, os historiadores dizem que praticamente todos os membros da sociedade lavavam-se diariamente, valorizando uma boa higiene, e mantinham distância de quem cheirava mal.
7. Mulheres não tinham muitos direitos
12 mitos sobre a Idade Média
As mulheres na Idade Média não eram tão livres quanto hoje, e muitas delas tiveram a escolha de se casar ou de seguir uma religião. Ainda assim, elas tinham o direito de administrar uma casa, podiam comprar e herdar bens, e muitas delas também ajudaram diretamente seus maridos ou pais com suas profissões. Há também muitos exemplos de governantes e outras mulheres influentes da Idade Média.
8. Talheres não existiam
12 mitos sobre a Idade Média
Enquanto muitos de nós têm uma imagem de homens e mulheres da Idade Média que se deliciavam em banquetes usando apenas suas mãos, os talheres na realidade já eram amplamente utilizados. Na verdade, os garfos apareceram na Itália no século 11, que já tinha 500 anos de atraso em comparação com os bizantinos.
9. A Igreja era um grande obstáculo no avanço da ciência
12 mitos sobre a Idade Média
Na Idade Média, a maioria dos cientistas era firmemente religiosa. Muitos deles foram realmente recompensados por sua sabedoria e conhecimento, e não há evidências de que uma única pessoa tenha sido queimada pela igreja por seus esforços científicos. A perseguição a Galileu Galilei foi mais sobre seu papel na Contra-Reforma sobre a relação entre a Igreja e a ciência.
 
10. Muitas mulheres foram queimadas por serem consideradas bruxas
12 mitos sobre a Idade Média
Pode parecer um pouco estranho, mas as pessoas da Idade Média, na verdade, não acreditavam que as bruxas existissem. De fato, a caça às bruxas atingiu seu pico muito mais tarde, entre os séculos XVI e XVII.
11. Reis feudais tinham ‘o direito de ter a primeira noite’ com suas esposas
12 mitos sobre a Idade Média
A maioria dos historiadores contemporâneos afirmam que nada disso aconteceu, uma vez que não há uma única prova que aponte que isso tenha sido verdade. A única explicação que os historiadores mostram é meramente o resultado de uma interpretação preguiçosa de textos históricos.
12. Cavaleiros eram muitos nobres e corteses
12 mitos sobre a Idade Média
Infelizmente, os documentos históricos parecem indicar o contrário. Quando os cavaleiros não estavam envolvidos em combate, muitas vezes eles foram encontrados aterrorizando a população, e até eram infames por estuprar mulheres que encontravam no meio do caminho.
Fonte
Imagens: 123456789101112
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