quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Spe Deus: Discurso integral do Santo Padre no Parlamento Eur...

Spe Deus: Discurso integral do Santo Padre no Parlamento Eur...: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vice-Presidentes, Ilustres Eurodeputados, Pessoas que a vário título trabalhais neste hemicicl...



TERÇA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2014

Discurso integral do Santo Padre no Parlamento Europeu, palavras fortes, brilhantes e interpelantes

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vice-Presidentes,
Ilustres Eurodeputados,
Pessoas que a vário título trabalhais neste hemiciclo,

Queridos amigos!
Agradeço-vos o convite para falar perante esta instituição fundamental da vida da União Europeia e a oportunidade que me proporcionais de me dirigir, por vosso intermédio, a mais de quinhentos milhões de cidadãos por vós representados nos vinte e oito Estados membros. Desejo exprimir a minha gratidão de modo particular a Vossa Excelência, Senhor Presidente do Parlamento, pelas cordiais palavras de boas-vindas que me dirigiu em nome de todos os componentes da Assembleia.

A minha visita tem lugar passado mais de um quarto de século da realizada pelo Papa João Paulo II. Desde aqueles dias, muita coisa mudou na Europa e no mundo inteiro. Já não existem os blocos contrapostos que, então, dividiam em dois o Continente e, lentamente, está a realizar-se o desejo de que «a Europa, ao dotar-se soberanamente de instituições livres, possa um dia desenvolver-se em dimensões que lhe foram dadas pela geografia e, mais ainda, pela história» .
A par duma União Europeia mais ampla, há também um mundo mais complexo e em intensa movimentação: um mundo cada vez mais interligado e global e, consequentemente, sempre menos «eurocêntrico». A uma União mais alargada, mais influente, parece contrapor-se a imagem duma Europa um pouco envelhecida e empachada, que tende a sentir-se menos protagonista num contexto que frequentemente a olha com indiferença, desconfiança e, por vezes, com suspeita.

Hoje, falando-vos a partir da minha vocação de pastor, desejo dirigir a todos os cidadãos europeus uma mensagem de esperança e encorajamento.
Uma mensagem de esperança assente na confiança de que as dificuldades podem revelar-se, fortemente, promotoras de unidade, para vencer todos os medos que a Europa – juntamente com o mundo inteiro – está a atravessar. Esperança no Senhor que transforma o mal em bem e a morte em vida.

Encorajamento a voltar à firme convicção dos Pais fundadores da União Europeia, que desejavam um futuro assente na capacidade de trabalhar juntos para superar as divisões e promover a paz e a comunhão entre todos os povos do Continente. No centro deste ambicioso projecto político, estava a confiança no homem, não tanto como cidadão ou como sujeito económico, mas no homem como pessoa dotada de uma dignidade transcendente.

Sinto obrigação, antes de mais nada, de sublinhar a ligação estreita que existe entre estas duas palavras: «dignidade» e «transcendente».

«Dignidade» é a palavra-chave que caracterizou a recuperação após a Segunda Guerra Mundial. A nossa história recente caracteriza-se pela inegável centralidade da promoção da dignidade humana contra as múltiplas violências e discriminações que não faltaram, ao longo dos séculos, nem mesmo na Europa. A percepção da importância dos direitos humanos nasce precisamente como resultado de um longo caminho, feito também de muitos sofrimentos e sacrifícios, que contribuiu para formar a consciência da preciosidade, unicidade e irrepetibilidade de cada pessoa humana. Esta tomada de consciência cultural tem o seu fundamento não só nos acontecimentos da história, mas sobretudo no pensamento europeu, caracterizado por um rico encontro cujas numerosas e distantes fontes provêm «da Grécia e de Roma, de substratos celtas, germânicos e eslavos, e do cristianismo que os plasmou profundamente» , dando origem precisamente ao conceito de «pessoa».

Hoje, a promoção dos direitos humanos ocupa um papel central no empenho da União Europeia que visa promover a dignidade da pessoa, tanto no âmbito interno como nas relações com os outros países. Trata-se de um compromisso importante e admirável, porque persistem ainda muitas situações onde os seres humanos são tratados como objectos, dos quais se pode programar a concepção, a configuração e a utilidade, podendo depois ser jogados fora quando já não servem porque se tornaram frágeis, doentes ou velhos.

Realmente que dignidade existe quando falta a possibilidade de exprimir livremente o pensamento próprio ou professar sem coerção a própria fé religiosa? Que dignidade é possível sem um quadro jurídico claro, que limite o domínio da força e faça prevalecer a lei sobre a tirania do poder? Que dignidade poderá ter um homem ou uma mulher tornados objecto de todo o género de discriminação? Que dignidade poderá encontrar uma pessoa que não tem o alimento ou o mínimo essencial para viver e, pior ainda, o trabalho que o unge de dignidade?

Promover a dignidade da pessoa significa reconhecer que ela possui direitos inalienáveis, de que não pode ser privada por arbítrio de ninguém e, muito menos, para benefício de interesses económicos.

É preciso, porém, ter cuidado para não cair em alguns equívocos que podem surgir de um errado conceito de direitos humanos e de um abuso paradoxal dos mesmos. De facto, há hoje a tendência para uma reivindicação crescente de direitos individuais, que esconde uma concepção de pessoa humana separada de todo o contexto social e antropológico, quase como uma «mónada» (μονάς) cada vez mais insensível às outras «mónadas» ao seu redor. Ao conceito de direito já não se associa o conceito igualmente essencial e complementar de dever, acabando por afirmar-se os direitos do indivíduo sem ter em conta que cada ser humano está unido a um contexto social, onde os seus direitos e deveres estão ligados aos dos outros e ao bem comum da própria sociedade.
Por isso, considero que seja mais vital hoje do que nunca aprofundar uma cultura dos direitos humanos que possa sapientemente ligar a dimensão individual, ou melhor pessoal, à do bem comum, àquele «nós-todos» formado por indivíduos, famílias e grupos intermédios que se unem em comunidade social . Na realidade, se o direito de cada um não está harmoniosamente ordenado para o bem maior, acaba por conceber-se sem limitações e, por conseguinte, tornar-se fonte de conflitos e violências.

Assim, falar da dignidade transcendente do homem significa apelar para a sua natureza, a sua capacidade inata de distinguir o bem do mal, para aquela «bússola» inscrita nos nossos corações e que Deus imprimiu no universo criado ; sobretudo significa olhar para o homem, não como um absoluto, mas como um ser relacional. Uma das doenças que, hoje, vejo mais difusa na Europa é a solidão, típica de quem está privado de vínculos. Vemo-la particularmente nos idosos, muitas vezes abandonados à sua sorte, bem como nos jovens privados de pontos de referência e de oportunidades para o futuro; vemo-la nos numerosos pobres que povoam as nossas cidades; vemo-la no olhar perdido dos imigrantes que vieram para cá à procura de um futuro melhor.

Uma tal solidão foi, depois, agravada pela crise económica, cujos efeitos persistem ainda com consequências dramáticas do ponto de vista social. Pode-se também constatar que, no decurso dos últimos anos, a par do processo de alargamento da União Europeia, tem vindo a crescer a desconfiança dos cidadãos relativamente às instituições consideradas distantes, ocupadas a estabelecer regras vistas como distantes da sensibilidade dos diversos povos, se não mesmo prejudiciais. De vários lados se colhe uma impressão geral de cansaço e envelhecimento, de uma Europa avó que já não é fecunda nem vivaz. Daí que os grandes ideais que inspiraram a Europa pareçam ter perdido a sua força de atracção, em favor do tecnicismo burocrático das suas instituições.

A isto vêm juntar-se alguns estilos de vida um pouco egoístas, caracterizados por uma opulência actualmente insustentável e muitas vezes indiferente ao mundo circundante, sobretudo dos mais pobres. No centro do debate político, constata-se lamentavelmente a preponderância das questões técnicas e económicas em detrimento de uma autêntica orientação antropológica . O ser humano corre o risco de ser reduzido a mera engrenagem dum mecanismo que o trata como se fosse um bem de consumo a ser utilizado, de modo que a vida – como vemos, infelizmente, com muita frequência –, quando deixa de ser funcional para esse mecanismo, é descartada sem muitas delongas, como no caso dos doentes terminais, dos idosos abandonados e sem cuidados, ou das crianças mortas antes de nascer.

É o grande equívoco que se verifica «quando prevalece a absolutização da técnica» , acabando por gerar «uma confusão entre fins e meios» , que é o resultado inevitável da «cultura do descarte» e do «consumismo exacerbado». Pelo contrário, afirmar a dignidade da pessoa significa reconhecer a preciosidade da vida humana, que nos é dada gratuitamente não podendo, por conseguinte, ser objecto de troca ou de comércio. Na vossa vocação de parlamentares, sois chamados também a uma grande missão, ainda que possa parecer não lucrativa: cuidar da fragilidade dos povos e das pessoas. Cuidar da fragilidade quer dizer força e ternura, luta e fecundidade no meio dum modelo funcionalista e individualista que conduz inexoravelmente à «cultura do descarte». Cuidar da fragilidade das pessoas e dos povos significa guardar a memória e a esperança; significa assumir o presente na sua situação mais marginal e angustiante e ser capaz de ungi-lo de dignidade .

Mas, então, como fazer para se devolver esperança ao futuro, de modo que, a partir das jovens gerações, se reencontre a confiança para perseguir o grande ideal de uma Europa unida e em paz, criativa e empreendedora, respeitadora dos direitos e consciente dos próprios deveres?

Para responder a esta pergunta, permiti-me lançar mão de uma imagem. Um dos mais famosos frescos de Rafael que se encontram no Vaticano representa a chamada Escola de Atenas. No centro, estão Platão e Aristóteles. O primeiro com o dedo apontando para o alto, para o mundo das ideias, poderíamos dizer para o céu; o segundo estende a mão para a frente, para o espectador, para a terra, a realidade concreta. Parece-me uma imagem que descreve bem a Europa e a sua história, feita de encontro permanente entre céu e terra, onde o céu indica a abertura ao transcendente, a Deus, que desde sempre caracterizou o homem europeu, e a terra representa a sua capacidade prática e concreta de enfrentar as situações e os problemas.

O futuro da Europa depende da redescoberta do nexo vital e inseparável entre estes dois elementos. Uma Europa que já não seja capaz de se abrir à dimensão transcendente da vida é uma Europa que lentamente corre o risco de perder a sua própria alma e também aquele «espírito humanista» que naturalmente ama e defende.

É precisamente a partir da necessidade de uma abertura ao transcendente que pretendo afirmar a centralidade da pessoa humana; caso contrário, fica à mercê das modas e dos poderes do momento. Neste sentido, considero fundamental não apenas o património que o cristianismo deixou no passado para a formação sociocultural do Continente, mas também e sobretudo a contribuição que pretende dar hoje e no futuro para o seu crescimento. Esta contribuição não constitui um perigo para a laicidade dos Estados e para a independência das instituições da União, mas um enriquecimento. Assim no-lo indicam os ideais que a formaram desde o início, tais como a paz, a subsidiariedade e a solidariedade mútua, um humanismo centrado no respeito pela dignidade da pessoa.

Por isso, desejo renovar a disponibilidade da Santa Sé e da Igreja Católica, através da Comissão das Conferências Episcopais da Europa (COMECE), a manter um diálogo profícuo, aberto e transparente com as instituições da União Europeia. De igual modo, estou convencido de que uma Europa que seja capaz de conservar as suas raízes religiosas, sabendo apreender a sua riqueza e potencialidades, pode mais facilmente também permanecer imune a tantos extremismos que campeiam no mundo actual – o que se fica a dever também ao grande vazio de ideais a que assistimos no chamado Ocidente –, pois «o que gera a violência não é a glorificação de Deus, mas o seu esquecimento» .

Não podemos deixar de recordar aqui as numerosas injustiças e perseguições que se abatem diariamente sobre as minorias religiosas, especialmente cristãs, em várias partes do mundo. Comunidades e pessoas estão a ser objecto de bárbaras violências: expulsas de suas casas e pátrias; vendidas como escravas; mortas, decapitadas, crucificadas e queimadas vivas, sob o silêncio vergonhoso e cúmplice de muitos.

O lema da União Europeia é Unidade na diversidade, mas a unidade não significa uniformidade política, económica, cultural ou de pensamento. Na realidade, toda a unidade autêntica vive da riqueza das diversidades que a compõem: como uma família, que é tanto mais unida quanto mais cada um dos seus componentes pode ser ele próprio profundamente e sem medo. Neste sentido, considero que a Europa seja uma família de povos, os quais poderão sentir próximas as instituições da União se estas souberem conjugar sapientemente o ideal da unidade, por que se anseia, com a diversidade própria de cada um, valorizando as tradições individuais; tomando consciência da sua história e das suas raízes; libertando-se de tantas manipulações e fobias. Colocar no centro a pessoa humana significa, antes de mais nada, deixar que a mesma exprima livremente o próprio rosto e a própria criatividade tanto de indivíduo como de povo.

Por outro lado, as peculiaridades de cada um constituem uma autêntica riqueza na medida em que são colocadas ao serviço de todos. É preciso ter sempre em mente a arquitectura própria da União Europeia, assente sobre os princípios de solidariedade e subsidiariedade, de tal modo que prevaleça a ajuda recíproca e seja possível caminhar animados por mútua confiança.

Nesta dinâmica de unidade-particularidade, coloca-se também diante de vós, Senhores e Senhoras Eurodeputados, a exigência de cuidardes de manter viva a democracia dos povos da Europa. Não escapa a ninguém que uma concepção homologante da globalidade afecta a vitalidade do sistema democrático, depauperando do que tem de fecundo e construtivo o rico contraste das organizações e dos partidos políticos entre si. Deste modo, corre-se o risco de viver no reino da ideia, da mera palavra, da imagem, do sofisma... acabando por confundir a realidade da democracia com um novo nominalismo político. Manter viva a democracia na Europa exige que se evitem muitas «maneiras globalizantes» de diluir a realidade: os purismos angélicos, os totalitarismos do relativo, os fundamentalismos a-históricos, os eticismos sem bondade, os intelectualismos sem sabedoria .

Manter viva a realidade das democracias é um desafio deste momento histórico, evitando que a sua força real – força política expressiva dos povos – seja removida face à pressão de interesses multinacionais não universais, que as enfraquecem e transformam em sistemas uniformizadores de poder financeiro ao serviço de impérios desconhecidos. Este é um desafio que hoje vos coloca a história.

Dar esperança à Europa não significa apenas reconhecer a centralidade da pessoa humana, mas implica também promover os seus dotes. Trata-se, portanto, de investir nela e nos âmbitos onde os seus talentos são formados e dão fruto. O primeiro âmbito é seguramente o da educação, a começar pela família, célula fundamental e elemento precioso de toda a sociedade. A família unida, fecunda e indissolúvel traz consigo os elementos fundamentais para dar esperança ao futuro. Sem uma tal solidez, acaba-se por construir sobre a areia, com graves consequências sociais. Aliás, sublinhar a importância da família não só ajuda a dar perspectivas e esperança às novas gerações, mas também a muitos idosos, frequentemente constrangidos a viver em condições de solidão e abandono, porque já não há o calor dum lar doméstico capaz de os acompanhar e apoiar.

Ao lado da família, temos as instituições educativas: escolas e universidades. A educação não se pode limitar a fornecer um conjunto de conhecimentos técnicos, mas deve favorecer o processo mais complexo do crescimento da pessoa humana na sua totalidade. Os jovens de hoje pedem para ter uma formação adequada e completa, a fim de olharem o futuro com esperança e não com desilusão. Aliás são numerosas as potencialidades criativas da Europa em vários campos da pesquisa científica, alguns dos quais ainda não totalmente explorados. Basta pensar, por exemplo, nas fontes alternativas de energia, cujo desenvolvimento muito beneficiaria a defesa do meio ambiente.

A Europa sempre esteve na vanguarda dum louvável empenho a favor da ecologia. De facto, esta nossa terra tem necessidade de cuidados e atenções contínuos e é responsabilidade de cada um preservar a criação, dom precioso que Deus colocou nas mãos dos homens. Isto significa, por um lado, que a natureza está à nossa disposição, podemos gozar e fazer bom uso dela; mas, por outro, significa que não somos os seus senhores. Guardiões, mas não senhores. Por isso, devemos amá-la e respeitá-la; mas, «ao contrário, somos frequentemente levados pela soberba do domínio, da posse, da manipulação, da exploração; não a “guardamos”, não a respeitamos, não a consideramos como um dom gratuito do qual cuidar» . Mas, respeitar o ambiente não significa apenas limitar-se a evitar deturpá-lo, mas também utilizá-lo para o bem. Penso sobretudo no sector agrícola, chamado a dar apoio e alimento ao homem. Não se pode tolerar que milhões de pessoas no mundo morram de fome, enquanto toneladas de produtos alimentares são descartadas diariamente das nossas mesas. Além disso, respeitar a natureza lembra-nos que o próprio homem é parte fundamental dela. Por isso, a par duma ecologia ambiental, é preciso a ecologia humana, feita daquele respeito pela pessoa que hoje vos pretendi recordar com as minhas palavras.

O segundo âmbito em que florescem os talentos da pessoa humana é o trabalho. É tempo de promover as políticas de emprego, mas acima de tudo é necessário devolver dignidade ao trabalho, garantindo também condições adequadas para a sua realização. Isto implica, por um lado, encontrar novas maneiras para combinar a flexibilidade do mercado com as necessidades de estabilidade e certeza das perspectivas de emprego, indispensáveis para o desenvolvimento humano dos trabalhadores; por outro, significa fomentar um contexto social adequado, que não vise explorar as pessoas, mas garantir, através do trabalho, a possibilidade de construir uma família e educar os filhos.
De igual forma, é necessário enfrentar juntos a questão migratória. Não se pode tolerar que o Mar Mediterrâneo se torne um grande cemitério! Nos barcos que chegam diariamente às costas europeias, há homens e mulheres que precisam de acolhimento e ajuda. A falta de um apoio mútuo no seio da União Europeia arrisca-se a incentivar soluções particularistas para o problema, que não têm em conta a dignidade humana dos migrantes, promovendo o trabalho servil e contínuas tensões sociais. A Europa será capaz de enfrentar as problemáticas relacionadas com a imigração, se souber propor com clareza a sua identidade cultural e implementar legislações adequadas capazes de tutelar os direitos dos cidadãos europeus e, ao mesmo tempo, garantir o acolhimento dos imigrantes; se souber adoptar políticas justas, corajosas e concretas que ajudem os seus países de origem no desenvolvimento sociopolítico e na superação dos conflitos internos – a principal causa deste fenómeno – em vez das políticas interesseiras que aumentam e nutrem tais conflitos. É necessário agir sobre as causas e não apenas sobre os efeitos.

Senhor Presidente, Excelências, Senhoras e Senhores Deputados!

A consciência da própria identidade é necessária também para dialogar de forma propositiva com os Estados que se candidataram à adesão à União Europeia no futuro. Penso sobretudo nos Estados da área balcânica, para os quais a entrada na União Europeia poderá dar resposta ao ideal da paz numa região que tem sofrido enormemente por causa dos conflitos do passado. Por fim, a consciência da própria identidade é indispensável nas relações com os outros países vizinhos, particularmente os que assomam ao Mediterrâneo, muitos dos quais sofrem por causa de conflitos internos e pela pressão do fundamentalismo religioso e do terrorismo internacional.

A vós, legisladores, compete a tarefa de preservar e fazer crescer a identidade europeia, para que os cidadãos reencontrem confiança nas instituições da União e no projecto de paz e amizade que é o seu fundamento. Sabendo que, «quanto mais aumenta o poder dos homens, tanto mais cresce a sua responsabilidade, pessoal e comunitária» , exorto-vos a trabalhar para que a Europa redescubra a sua alma boa.

Um autor anónimo do século II escreveu que «os cristãos são no mundo o que a alma é para o corpo» . A tarefa da alma é sustentar o corpo, ser a sua consciência e memória histórica. E uma história bimilenária liga a Europa e o cristianismo. Uma história não livre de conflitos e erros, mas sempre animada pelo desejo de construir o bem. Vemo-lo na beleza das nossas cidades e, mais ainda, na beleza das múltiplas obras de caridade e de construção comum que constelam o Continente. Esta história ainda está, em grande parte, por escrever. Ela é o nosso presente e também o nosso futuro. É a nossa identidade. E a Europa tem uma necessidade imensa de redescobrir o seu rosto para crescer, segundo o espírito dos seus Pais fundadores, na paz e na concórdia, já que ela mesma não está ainda isenta dos conflitos.

Queridos Eurodeputados, chegou a hora de construir juntos a Europa que gira, não em torno da economia, mas da sacralidade da pessoa humana, dos valores inalienáveis; a Europa que abraça com coragem o seu passado e olha com confiança o seu futuro, para viver plenamente e com esperança o seu presente. Chegou o momento de abandonar a ideia de uma Europa temerosa e fechada sobre si mesma para suscitar e promover a Europa protagonista, portadora de ciência, de arte, de música, de valores humanos e também de fé. A Europa que contempla o céu e persegue ideais; a Europa que assiste, defende e tutela o homem; a Europa que caminha na terra segura e firme, precioso ponto de referência para toda a humanidade!

Obrigado!

HYPE SCIENCE - 26 de Novembro de 2014


http://hypescience.com/




5 Roubos reais que são melhores do que os de cinema!


Publicado em 26.11.2014
Quem resiste a um bom filme de roubos? Eu nem tento mais. E eu sei que comigo vem uma legião de pessoas. E é fácil perceber o porquê. Acontece que com todas as perseguições emocionantes envolvendo os pequenos carros britânicos, a pirataria, o bonitão, aviões e helicópteros de Los Angeles, a coisa toda fica muito atraente. Mas, desculpe por trazer essa triste notícia, esse tipo de coisa não acontece na vida real.
Na vida real, os ladrões não precisam das engenhocas todas que a gente vê no 
cinema
. Eles só precisam de um plano ridículo e muita coragem para executá-lo.
Como por exemplo…

5. A gang francesa que cavou um túnel até o cofre de um banco e fez a festa lá dentro

roubos festa no cofre
Um dia no final de 1970, o fotógrafo francês e ex-paraquedista na Guerra do Vietnã Albert Spaggiari teve uns 5 minutos de loucura (quem nunca) e decidiu que fazer fotos de casamento realmente não era o que ele queria da vida. Então, ele se reuniu com um grupo de profissionais, incluindo alguns colegas da época do exército, um cara que havia tentado cometer um assassinato, e um avaliador de joias, para planejar um assalto que, se bem sucedido, iria ser o gran finale de todos eles e início de uma generosa aposentadoria. Ao longo de um fim de semana prolongado devido ao Dia da Bastilha, o grupo iria limpar o cofre do banco Société Générale.
Então o plano começou. Durante meses, os homens fizeram turnos noturnos de 10 horas para cavar um túnel de 30 metros sob o centro de Nice, cavando no modo lesma: 15 cm por noite. Até que em 16 de julho de 1976, a equipe ficou presa através da parede exterior do cofre do banco. Mas isso não era nada que um pouco de raciocínio rápido não pudesse resolver. Não demorou muito até que eles conseguissem entrar e se transformassem de assaltantes de bancos bem sucedidos em uns absolutamente desagradáveis.
Veja bem. Uma vez que eles chegaram lá, eles soldaram a porta da sala do cofre por dentro e, reza a lenda, vestiram camisas de marinheiro listradas e boinas vermelhas, enquanto cantavam em alto e bom som “oh-Ho-Hoh-Hoh”. Claro, estavam estavam armados para fazer uma boquinha também. Levaram pão, queijo e patê para a sala do cofre e fizeram a festa. Não sei como, nem porque, mas garrafas de vinho também estavam na cena do crime. E de alguma forma, durante toda essa farra, eles também encontraram tempo para entrar em centenas de caixas do depósito de segurança e roubar algo em torno de $8 milhões a $10 milhões em ouro, dinheiro vivo, joias e pedras preciosas.
Como se poderia esperar de um crime tão ridiculamente audacioso, não demorou muito tempo para que as autoridades apanhassem Spaggiari e forçassem uma confissão dele. Mas, eles ainda não tinham visto a verdadeira versão audaciosa dele ainda.
Olha só o que ele fez: enquanto no gabinete do magistrado, ele reclamou do calor e perguntou se poderia abrir uma janela. Quando seu desejo foi concedido, Spagster pulou a janela, caiu no teto de um carro 3 metros abaixo e, em seguida, pulou para a parte traseira de uma motocicleta em alta velocidade.
Ele foi condenado à prisão perpétua à revelia. Que é mais ou menos como aquele convite de jantar de uma tia distante: enquanto você não se incomodar em ir até lá, você nunca terá que lidar com essa situação. E só para esfregar sal na ferida, ele acabou passando todo seu tempo livre relaxando em sua casa de campo na Argentina (adquirido com dinheiro do assalto) para escrever um livro sobre tudo isso.

4. O cara que roubou um cofre usando chocolates, muitos chocolates (e dos bons)

roubos chantagem chocolate
Mais da metade do comércio de diamantes em todo o mundo fica no pequeno distrito em torno da estação de trem em Antuérpia, Bélgica. E aqui nós estamos falando de mais de US $ 23 bilhões de dólares que fluem por ali a cada ano. E como você pode imaginar, a segurança parece coisa de cinema: maletas algemadas aos pulsos, câmeras filmando as multidões de muitos ângulos, uma delegacia de polícia especial, e círculos de pilares de aço em ambas as extremidades do distrito são algumas das coisas vemos por lá.
Então, como alguém poderia furar uma esquema de segurança como esse? Bom, conseguir uma chave de acesso aos diamantes incrustados ao seu cofre certamente seria uma ideia indolor. E foi isso que esse cara fez.
Por mais de um ano, Carlos Hector Flomenbaum era um cliente muito querido e confiável do ABN Amro Bank, possivelmente porque eles não podiam deixar de amar um cara com um nome como Carlos Heitor Flomenbaum, ou possivelmente porque ele se parecia com o vovô de todos que trabalhavam por lá.
Ou ainda talvez fosse porque Flomenbaum passou aquele ano inteiro puxando o saco do pessoal, distribuindo chocolates caros para todos. Até o dia que alguém teve a brilhante ideia de retribuir tanta generosidade e dar uma chave VIP especial que lhe concedeu acesso completo aos bastidores do banco. Parece que até mesmo o maior dos sistemas de segurança de alta tecnologia não é páreo para um bom e clássico charme. Parece que não é só o par perfeito que se conquista pelo estômago.
Naturalmente, ele então utilizou a chave para entrar no cofre em um fim de semana em Março de 2007 e pegar de lembrancinha mais de 120 mil quilates de diamantes, estimados em algo em torno de US $ 28 milhões de dólares. Seu acesso era tão irrestrito que os funcionários não tinham nem certeza de exatamente quando ele fez isso. Só depois que ele foi muito longe alguém se deu conta de que (grande choque aqui) Carlos Heitor Flomenbaum era uma identidade falsa – algo que, aparentemente, não surgiu durante o processo de documentação para um passe livre ao cofre de um banco supersecreto… Pelo menos não se você estiver carregando com você a quantidade certa de chocolate. #FicaDica

3. A gang que roubou uma ponte inteira

roubo ponte de metal
Uma coisa é cometer um crime particularmente imprudente e depois ser pego. Outra coisa bem diferente é roubar algo que qualquer pessoa não insana perceberia a falta, como, por exemplo, digamos assim, uma maldita ponte de 10 toneladas. E, em seguida, estar a uma distância segura, até que todo mundo perceba o que está acontecendo.
Oi? Isso seria possível fora dos estúdios de 
Hollywood
?
Sim. E foi exatamente isso que uma quadrilha tcheca de ladrões de metal fez em abril de 2012.
Os ladrões foram até os empregados ferroviários em um depósito em Slavkov e apresentaram documentos falsos dizendo que eles haviam sido “contratados para demolir a ponte, e remover uma linha férrea indesejada para abrir caminho para uma nova rota”. Bastante convincente a história, temos que concordar.
Depois de realizar uma verificação de antecedentes nada consistente, os funcionários da ferrovia liberaram o tal serviço. E foi só depois que os homens haviam dirigido para muito longe com toneladas de metal a serem vendidas que os funcionários perceberam que hey, talvez uma ponte não seja tão “irrobável” assim.
Pois é.
O metal roubado foi estimado em torno de 6.300 dólares. Nem parece tanto, especialmente se a gente for pensar no custo total para a construção de uma ponte – que deve estar em torno de alguns milhões de dólares. Mas, mesmo assim, não é o tipo de roubo que deva passar desapercebido.

2. Julian Altman tocou durante meio século com violino roubado de US $ 4 milhões

roubos violino
Julian Altman era um talentoso violinista, mas – pelo menos de acordo com sua própria mãe – ele não tinha uma habilidade importante e necessária para fazer carreira: a capacidade de possuir um violino impagável.
Em 1936, Altman conseguiu um emprego para tocar em um bar não muito glamoroso em Nova York. Mas tinha a vantagem de ser perto do famoso e badalado Carnegie Hall. Ele, que não era bobo nem nada, logo fez amizade com os músicos e porteiros do local, comprando-os com charutos para que o deixassem entrar e assistir a concertos nas asas. Ele inclusive levou sua mãe e filha junto para fazer uma imagem do quão agradável ele era.
Até que um dia qualquer, o famoso violinista polonês Bronislaw Huberman estava na cidade, e era de conhecimento de TODOS que ele tinha um raro (e cobiçado) Violino 1713 Stradivarius. Depois de molhar a mão do porteiro com mais bons charutos e dizer que ficaria de olho na entrada enquanto ele fumava, Altman invadiu sorrateiramente o camarim de Huberman, deslizou o Strad sob seu traje cigano (talvez eu tenha esquecido de dizer que o bar onde ele tocava ali perto exigia uma fantasia de cigano), e saiu fora na maior cara de pau.
Depois de deixar o valioso violino em casa, ele ainda conseguiu voltar a tempo para seu trabalho e tocar uma música. O curioso é que ele jamais foi questionado em relação ao roubo. E Huberman simplesmente dançou conforme a música. Ele fez o espetáculo com seu outro violino reserva, eu também era ridiculamente valioso (a Guarnerius) e em sem grandes alardes recolheu o dinheiro do seguro.
Mas o que Altman fez com o instrumento? Bom, ele tocou com o Stradvarius. Por 50 anos. Ele nunca conseguiu chegar ao nível de Huberman de fato, mas na maior parte de sua vida, ele carregou seu Stradivarius roubado para bares, igrejas e encontros sociais. Até que finalmente, em 1985, Altman confessou em seu leito de morte que o violino que ele tinha tocado por toda a sua vida havia sido roubado.
Na época do roubo, contudo, ele havia alegado ter comprado o instrumento de um ladrão não identificado, mas mais tarde admitiu que era sua mãe a grande cabeça do crime. Sua história foi corroborada quando sua viúva encontrou recortes de jornais sobre o roubo dentro do gabinete do próprio violino.
Essa viúva também saiu ganhando nessa história. Ela embolsou uma quantia de nada menos que 6 dígitos, pagos pelo Lloyd’s of London, um mercado de seguro e resseguro britânico – que inclusive havia pago o dinheiro do seguro do violino por todos os anos em que ele esteve desaparecido. Depois, o instrumento foi comprado pelo solista Joshua Bell por quase US $ 4 milhões. Quatro milhões de dólares. Música para os ouvidos de quem recebeu toda essa grana.
Isso sem contar que, para disfarçar a peça roubada, Altman havia lambusado o violino com graxa de sapato preta. Imagina se ele estivesse intocado, quanto não iria custar.

1. Um homem japonês usa fantasia porcaria de policial e uma bomba de fumaça para roubar 300 milhões de ienes

roubos japão
O dia 10 de dezembro de 1968 começou como um dia típico para quatro funcionários do banco japonês Nippon Trust Bank. O motorista Sekiya Ryoichi levava o gerente do banco, Nakata Eiji, outros dois funcionários do banco e nada menos ¥ 300.000.000 pelas ruas de Tóquio. O destino era uma fábrica Toshiba. Só que, pela época, você deve imaginar que este não era um carro blindado ou qualquer coisa assim. Era apenas um carro regular com caixas de metal cheias de dinheiro no porta-malas.
Ao se aproximarem do local de entrega do dinheiro, um “policial” em uma motocicleta parou o carro (o que não era totalmente fora do comum, uma vez que a essa também era a rota de quem estava saindo de um presídio). O “oficial”, então, afirmou que a casa do gerente do banco tinha acabado de explodir e que, além disso, havia uma bomba debaixo do carro e eles realmente precisavam cair fora dali.
Coincidentemente (ou não), o gerente da agência tinham efetivamente recebido uma ameaça de bomba, poucos dias antes. Os quatro saltaram imediatamente para fora do carro e o policial se arrastou por baixo do veículo para dar uma olhada. Quase imediatamente, a fumaça começou sair do carro e o “oficial” começou a gritar enlouquecidamente: “É dinamite!!! O CARRO VAI EXPLODIIIIR! SALVE-SE QUEM PUDER!!!”.
Como os quatro funcionários do banco naturalmente correram para salvar suas vidas, o “policial” despreocupadamente entrou no banco do motorista e foi embora, deixando nada para trás – além, é claro, da bomba de fumaça que ele havia acionado em baixo do carro e uma motocicleta policial falsa.
Foi quando o grupo de funcionários do banco provavelmente parou, passou uma enorme quantidade de tempo olhando para o carro se afastando, depois olharam um para o outro, olharam de volta para o carro se afastando, e de volta para o outro antes de expirar um suspiro coletivo de “Ohhhhhh merda”.
O assalto resultou na maior investigação da história da polícia japonesa, com centenas de oficiais envolvidos na investigação (sendo que dois deles quase “morreram de cansaço trabalhando no caso”) e um gasto de três vezes o valor do dinheiro roubado. Mas, mesmo querendo muito, os policiais não conseguiram resolver o caso e a investigação só chegou a dois suspeitos reais, um dos quais se envenenou, e outro cujo álibi, eventualmente, foi comprovado verdadeiro.
Ou seja: acabou em pizza.[Cracked]

Autor: Gabriela Mateos
é publicitária e não passou sequer um dia de seus 25 anos sem procurar alguma coisa nova para fazer.
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Dedicado aos protestantes "católicos" de Canelas.

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JORNALDENEGÓCIOS.PT - 26 de Novembro de 2014



ATENÇÃO  -  Esta notícia já é de Abril, mas parece que ainda não foi ultrapassada a questão. Por isso repito-a aqui. AF.




Carlos Tavares: "Custos da electricidade em Portugal são 40% superiores aos de França"
03 Abril 2014, 11:13 por João Carlos Malta | joaomalta@negocios.pt
De visita a Portugal, após ser empossado presidente da PSA Peugeot Citroën, Carlos Tavares estará reunido com o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, para falar sobre energia e logística.
Carlos Tavares almoça esta quinta-feira, 3 de Março, com Sérgio Monteiro para falar sobre energia e logística. Um dos assuntos que será tratado durante o encontro será o desnível de preços da electricidade praticados pela indústria a nível europeu. "Os preços da electricidade em Portugal são 40% mais altos do que em França", afirmou Carlos Tavares durante uma mesa redonda com jornalistas portugueses.

“O custo da energia é 40% superior a França o que é uma penalidade muito grande, porque a indústria automóvel usa muita electricidade sobretudo na pintura. Os custos de energia para um país como o nosso têm de ser os mais baixos possíveis e é difícil, obviamente.”

“Este é um factor de não competitividade. Tudo o que puder ser feito para melhorar os preços da energia vai ajudar não só a indústria automóvel mas muitas outras indústrias. Temos uma força que é a nossa energia renovável, e podemos trabalhar para fazer com que a energia limpa baixe os custos para sermos mais competitivos”, salientou.

O presidente executivo do grupo de automóvel francês levantou o véu sobre os temas que discutirá com o secretário de Estado, Sérgio Monteiro, que além da energia incluirá assuntos relacionados com a logística. Neste aspecto, Carlos Tavares considera de vital importância a construção de uma linha ferroviária que permita escoar os automóveis da fábrica de Mangualde para o Porto de Vigo, onde posteriormente serão exportados.

Recorde-se que a PSA possui uma fábrica de produção automóvel localizada em Mangualde onde são produzidos os comerciais Berlingo e Partner.
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