80% dos ladrões estão utilizando Facebook e Twitter no Reino Unido
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Como o Google acidentalmente descobriu uma máfia chinesa de ladrões de carro
AdWords é o núcleo do negócio do Google, oferecendo bilhões de
anúncios para navegadores web a cada ano. A maioria dos anúncios são
legítimos, mas não todos, e é trabalho do Google dizer qual é qual.
No ano passado, a empresa eliminou 224 milhões de anúncios da rede. A
maioria era fraudes que qualquer anti-spam decente daria conta. Mas, em
2010, no meio da reformulação do modelo de filtragem de anúncio, algo
estranho aconteceu. O novo modelo sinalizou um monte de anúncios
“inócuos” para carros usados.
O golpe
Após algumas investigações, constatou-se que eram carros reais, mas
nunca realmente comercializados. Os criminosos estavam tirando fotos de
carros na rua, e quando um cliente aparecia alguns dias depois
oferecendo dinheiro, eles roubavam um carro e entregavam como se fosse
deles. Até o momento que a vítima percebesse que tinha comprado bens
roubados, os criminosos já estavam longe, com o dinheiro. Na sequência,
os compradores faziam denúncias ao Google, alegando que propaganda
fraudulenta estava veiculando no site.
É um golpe lucrativo, e comum na China. “Essas pessoas são
profissionais”, diz Dahui Li, um especialista em sistemas de informação
da Universidade de Minnesota (EUA), especializado em fraudes online. No
caso do golpe do carro, ele diz que o componente off-line é a parte mais
importante, como uma forma de garantir aos clientes céticos que a venda
é legal. “O povo chinês quer ver o produto antes de pagar por ele”, diz
Li. Assim, o elemento criminoso desenvolveu um esquema que poderia
mostrar isso a eles.
Mas como que os algoritmos do Google identificaram a atividade?
Os algoritmos são decididos com base em inúmeros fatores. Mas o
sistema de ferramentas “crime-spotting” do AdWords não distingue entre
farsas online e offline. Eles estão apenas à procura de um comportamento
suspeito. Como muitos produtos do Google, o controle de qualidade
AdWords é gerido por um algoritmo de aprendizado de máquina enorme,
semelhante à função PageRank, o algorítimo analítico do buscador do
Google (Google Search).
O mais importante é que o sistema não leva em conta o prejuízo
humano. Baker e sua equipe não estavam à procura de carros ou ladrões de
carros. Foi o algoritmo que identificou um padrão de criação e
eliminação de novas contas para os mesmos anúncios. O sistema se revelou
capaz de chegar a todos os continentes e desvendar esquemas que seus
engenheiros nunca tinham sequer imaginado. As diferenças culturais podem
enganar os seres humanos, mas não a máquina.
No entanto, uma vez que o Google encontrou os golpistas, eles não
podiam fazer mais do que excluí-los do AdWords. A relação entre Google e
China é tão complexa e pouco amistosa que golpes como este geralmente
deslizam através das rachaduras da lei. Na verdade, o Google não está na
atividade do combate ao crime. Mas, como criminosos tentam manter
golpes usando sua rede, ele ficando muito perto disso. [
The Verge]
Analista e Desenvolvedor de Sistemas, e estudos pessoais com
ênfase em Astronomia, Química e Tecnologia, trabalhos na área da
programação orientada a objetos, animação 3D e projetos científicos.
Xadrezista, tem como atividades de lazer o futebol, livros e filmes, e
uma gama de gêneros musicais. Gremista oficial.
Uma frase: O tempo não espera por homem nenhum. "A.L."
Como o Google acidentalmente descobriu uma máfia chinesa de ladrões de carro
AdWords é o núcleo do negócio do Google, oferecendo bilhões de
anúncios para navegadores web a cada ano. A maioria dos anúncios são
legítimos, mas não todos, e é trabalho do Google dizer qual é qual.
No ano passado, a empresa eliminou 224 milhões de anúncios da rede. A
maioria era fraudes que qualquer anti-spam decente daria conta. Mas, em
2010, no meio da reformulação do modelo de filtragem de anúncio, algo
estranho aconteceu. O novo modelo sinalizou um monte de anúncios
“inócuos” para carros usados.
O golpe
Após algumas investigações, constatou-se que eram carros reais, mas
nunca realmente comercializados. Os criminosos estavam tirando fotos de
carros na rua, e quando um cliente aparecia alguns dias depois
oferecendo dinheiro, eles roubavam um carro e entregavam como se fosse
deles. Até o momento que a vítima percebesse que tinha comprado bens
roubados, os criminosos já estavam longe, com o dinheiro. Na sequência,
os compradores faziam denúncias ao Google, alegando que propaganda
fraudulenta estava veiculando no site.
É um golpe lucrativo, e comum na China. “Essas pessoas são
profissionais”, diz Dahui Li, um especialista em sistemas de informação
da Universidade de Minnesota (EUA), especializado em fraudes online. No
caso do golpe do carro, ele diz que o componente off-line é a parte mais
importante, como uma forma de garantir aos clientes céticos que a venda
é legal. “O povo chinês quer ver o produto antes de pagar por ele”, diz
Li. Assim, o elemento criminoso desenvolveu um esquema que poderia
mostrar isso a eles.
Mas como que os algoritmos do Google identificaram a atividade?
Os algoritmos são decididos com base em inúmeros fatores. Mas o
sistema de ferramentas “crime-spotting” do AdWords não distingue entre
farsas online e offline. Eles estão apenas à procura de um comportamento
suspeito. Como muitos produtos do Google, o controle de qualidade
AdWords é gerido por um algoritmo de aprendizado de máquina enorme,
semelhante à função PageRank, o algorítimo analítico do buscador do
Google (Google Search).
O mais importante é que o sistema não leva em conta o prejuízo
humano. Baker e sua equipe não estavam à procura de carros ou ladrões de
carros. Foi o algoritmo que identificou um padrão de criação e
eliminação de novas contas para os mesmos anúncios. O sistema se revelou
capaz de chegar a todos os continentes e desvendar esquemas que seus
engenheiros nunca tinham sequer imaginado. As diferenças culturais podem
enganar os seres humanos, mas não a máquina.
No entanto, uma vez que o Google encontrou os golpistas, eles não
podiam fazer mais do que excluí-los do AdWords. A relação entre Google e
China é tão complexa e pouco amistosa que golpes como este geralmente
deslizam através das rachaduras da lei. Na verdade, o Google não está na
atividade do combate ao crime. Mas, como criminosos tentam manter
golpes usando sua rede, ele ficando muito perto disso. [
The Verge]
Analista e Desenvolvedor de Sistemas, e estudos pessoais com
ênfase em Astronomia, Química e Tecnologia, trabalhos na área da
programação orientada a objetos, animação 3D e projetos científicos.
Xadrezista, tem como atividades de lazer o futebol, livros e filmes, e
uma gama de gêneros musicais. Gremista oficial.
Uma frase: O tempo não espera por homem nenhum. "A.L."
ANTÓNIO FONSECA
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