sexta-feira, 13 de setembro de 2024

SANTO EULÓGIO DE ALEXANDRIA - 13 DE SETEMBRO DE 2024

 

Eulógio I de Alexandria

Santo Eulógio de Alexandria
Iluminura de Santo Eulógio.
c. 985, no Menológio de Basílio II.
Patriarca grego ortodoxo de AlexandriaConfessor
Nascimentoséc. VI
Síria
Morte13 de setembro de 608
Veneração porIgreja Católica e Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica13 de setembro
 Portal dos Santos

Eulógio de Alexandria foi o patriarca grego ortodoxo de Alexandria entre 580 e 608. Ele combateu com sucesso muitas heresias então correntes no Egito, principalmente as várias fases do monofisismo. Ele foi um correspondente de São Gregório Magno, de quem recebeu muitos elogios e expressões de admiração.[1]

Vida e obra

Eulógio refutou os novacianos, que ainda mantinha algumas comunidades muito antigas em sua diocese, e justificou a união hipostática das duas naturezas de Cristo (tema que estava no cerne da controvérsia monofisista), contra Nestório e contra Eutiques. O cardeal Baronius[2] afirmou que Gregório desejava que Eulógio sobrevivesse a ele, reconhecendo-o como uma voz da verdadeira fé.

Além dos comentários contra as várias seitas monofisistas (severianos encratitasteodosianoscainitas e os acephali), Eulógio também deixou onze discursos em defesa do papa Leão I e do Concílio de Calcedônia, além de uma obra contra os agnoetae, submetida por ele, antes da publicação, à aprovação de Gregório que, após algumas observações, autorizou que fosse publicada quase que inalterada. Com exceção de um sermão e uns poucos fragmentos, todas as obras de Eulógio se perderam.

Ver também

Referências

  1.  E.g. Gregório, o Grande. «30». Epístolas (em inglês). VIII. [S.l.]: Ccel.org. Consultado em 27 de outubro de 2012
  2.  Ad Ann. 600, nº 5

Bibliografia

Ligações externas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue