segunda-feira, 8 de julho de 2024

PROCÓPIO DE CITOPÓLIS - 8 DE JULHO DE 2024

 

Procópio de Citópolis

São Procópio
Afresco de São Procópio na Igreja de Chora em Istambul
Grande Mártir
NascimentoJerusalém
Morte7 de julho de 303
Cesareia Palestina
Veneração porIgreja Católica e Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica8 de julho
 Portal dos Santos

Procópio de Citópolis (m. 303) foi um santo. Era filho de Santa Teodósia, uma mártir cristã, e nasceu em Citópolis (Palestina). Lá foi ordenado sacerdote e foi um dos primeiros mártires durante a perseguição de Diocleciano. É comemorado a 8 de Julho.

Biografia

Foi uma das primeiras vitimas do imperador romano Diocleciano, feroz perseguidor dos cristãos na Palestina. O historiador Eusébio de Cesareia na História Eclesiástica conta como Procópio sofreu o seu martírio:

O primeiro dos mártires da Palestina foi Procopius, um homem cheio da graça divina que desde sua adolescência se devotou à castidade e à prática das virtudes e da humildade ... Ele vivia apenas com pão e água e somente comia a cada três dias e as vezes prolongava seu jejum por uma semana inteira. ... Enviado com seus companheiros para a Cesareia Palestina...

O motivo foi ter ultrapassado os portões da cidade, desrespeitando as leis romanas vigentes na época, que proibiam o acesso de cristãos em Jerusalém. Foi preso e julgado sumariamente pelo juiz local, um tal Flaviano, pois acreditava piamente em sua fé e dogmas cristãos e recusou-se a fazer oferendas, mesmo ao imperador. Condenado, foi decapitado, sendo o primeiro mártir executado em Cesareia.

Notoriamente, sua conversão é similar à de São Paulo. Quando estava preso converteu seus guardas e na presença dos juízes deixou-os boquiabertos com sua notável sabedoria e suas citações de PlatãoAristótelesGaleno , Homero e Sócrates, o que não impediu a sua morte.

Outra tradição

Popularmente, era originalmente chamado de Neanias. Nasceu em Jerusalém e foi feito Duque de Alexandria por Diocleciano que o enviou para combater os cristãos na Alexandria. A caminho, teve uma visão similar à de São Paulo, tornando-se cristão. Acorrentado, foi levado de volta para Cesareia, onde o governador Ulcião mandou torturá-lo. Com a morte repentina de Ulcião, sucedeu-o Flaviano, sob o qual, mesmo sob tortura e rica argumentação, acabou sendo executado.

Ligações externas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue