Multimédia
Comunicação |
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Multimédia (português europeu) ou multimídia (português brasileiro) é a combinação, controlada por computador (computador pessoal, periférico e dispositivo móvel), de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação).[1][2] Díaz Noci e Salaverría (2003) e Salaverría (2005), afirmam que, para que uma mensagem seja considerada verdadeiramente multimídia, as diferentes linguagens não devem ser apenas justapostas, e sim verdadeiramente integradas.[3]
Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, facto que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregues de maneira coordenada, a saber:
- Som (voz humana, música, efeitos especiais);
- Fotografia (imagem estática);
- Vídeo (imagens em pleno movimento);
- Animação (desenho animado);
- Gráficos;
- Textos (incluindo números, tabelas, etc.).
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs (CD-ROM, mini CD, CD-CARD) e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos/ficheiros digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos,exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática.
Tipos de multimédia
Natureza espaço-temporal
- hipertexto- Texto com suporte a elos (hyperlink);
- Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos;
- Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico;
- Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D;
- Devem ser transmitidos processados e apresentados em taxas fixas;
- Processamento e comunicações devem satisfazer requisitos de tempo-real.
Origem
- Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
- Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
Interação
Existe quem diferencie as categorias de multimédia linear e não linear, outros ainda em anisotrópica.
- Na multimédia linear, o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo;
- A multimédia não linear oferece interatividade com o utilizador.
Divulgação
Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
- Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da World Wide Web;
- Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD.
Tipos de produtos multimédia
- Baseados em páginas
- São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos média tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
- Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produto, as componentes interativa e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
- Baseados no tempo
- São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
- Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
- A interatividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
- A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo), as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.
Referências
- ↑ Chapman & Chapman. 2000.
- ↑ Fluckiger. 1995.
- ↑ Díaz-Noci, Javier (2009). «Multimedia and Reading Ways: a State of the Art». Comunicar (em espanhol). 17 (33): 213–219. ISSN 1134-3478. doi:10.3916/c33-2009-03-013
Ver também
- Adobe Systems
- Macromedia
- Commons (armazenamento público de multimédia livre)
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